O Universo dos Animes - 8 encontros - InC | Instituto de Cinema | Cursos de Cinema e Atuação

Instituto de Cinema de SP

O Universo dos Animes:
8 encontros

  • todos

Sinopse:

Animês são uma forma de linguagem muito elaborada e bastante peculiar, muito distante dos desenhos animados ocidentais, com os quais são erroneamente equiparados. Este curso visa examinar seus pressupostos conceituais e estruturais básicos, criando condições para que se entendam os animês em toda a sua magnitude e potencial criativo. Parte-se de animês clássicos e modernos e, por meio do exame de seus conceitos e recursos narrativos, examina-se o gênero e algumas obras significantes, que sejam representantes dos parâmetros que se deseja colocar em cena. Além disso, os alunos são estimulados a gerarem seus próprios conceitos e narrativas, sob supervisão do professor e em diálogo com os participantes.

Datas e calendário:

  • Próximas turmas: 17/06/2019
  • Dias da semana e horário: Seg, Qua, das 19:00 às 22:00 horas.
  • Duração: 8 encontros
  • Carga horária: 24h

OBJETIVO:

Fazer entender o conceito único dos animês e suas peculiaridades estruturais, examinando algumas estéticas do gênero como molas propulsoras de suas construções de significado. Analisar e discutir obras específicas, suas narrativas e elementos simbólicos, treinando a percepção dos conceptings de história, tão presentes nos animês, a fim de ampliar o horizonte cultural dos ingressante. Além disso, serão produzidos roteiros e storyboards para animês.

DIFERENCIAIS DO CURSO:

* Apresentação de um gênero artístico em suas peculiaridades mais características e profundas;
* Aprendizado de um método e de um conceito de criação que pode ser estendido para diversas linguagens;
* Discussão conceitual de animês conhecidos, não tão conhecidos e clássicos, em relação à sua própria linguagem e com sua simbologia posta em diálogo com conceitos e contextos de outras áreas.

PROGRAMAS:

Aula 1

Animês como gênero peculiar; características diferenciais; estrutura conceitual; referencial estético; o tratamento dos temas; a formação de comunidades; a simbologia dos órfãos. A princesa e o cavaleiro: a formação do cânone, a simbologia, o empoderamento feminino e a androginia. O mangá The God’s Lie e a formação de um novo heroísmo. Proposição criativa e draft de roteiro e personagens.

Luiz Marcelo Brandão Carneiro

Luiz Marcelo Brandão Carneiro

Aula 2

Kill la Kill, a história de superfície e a história profunda. O contestar das instituições. A lógica do coerente desde o princípio. A profundidade do concepting no animê. Proposição criativa e desenvolvimento de roteiro e personagens.

Luiz Marcelo Brandão Carneiro

Luiz Marcelo Brandão Carneiro

Aula 3

Elfen Lied e o conceito de uma nova raça. Relação com outros campos: o Frankenstein de Mary Shelley. O matriarcado de um novo desenvolvimento do humano. Esquizofrenia e construção da personalidade. A formação de comunidades. Proposição criativa e desenvolvimento de roteiro, início da escaleta.

Luiz Marcelo Brandão Carneiro

Luiz Marcelo Brandão Carneiro

Aula 4

Kujira no Kora: foragidos e o gerenciamento das emoções. Animê como ferramenta de educação emocional. Um modelo para pensar as relações humanas com generosidade e em profundidade. Tratar temas profundos de maneira leve. Proposição criativa e desenvolvimento de roteiro, término da escaleta.

Luiz Marcelo Brandão Carneiro

Luiz Marcelo Brandão Carneiro

Aula 5

Apresentação e discussão dos projetos. Sword Art Online I e II: as relações com os games e com o mundo virtual. O conceito de mundo dentro de mundo, a história de piratas em Watchmen (história em quadrinhos). A formação dos laços afetivos, a competitividade como mola da história. Desenvolvimento da roteirização e do storyboard.

Luiz Marcelo Brandão Carneiro

Luiz Marcelo Brandão Carneiro

Aula 6

Ghost in the Shell e a Vigilante do Amanhã: ficção científica, inteligência artificial. Relações entre animês e cinema: tradução intersemiótica. Lucy +
Blade Runner e Blade Runner 2049: o conceito e a estética do duplo. Desenvolvimento da roteirização e do storyboard.

Luiz Marcelo Brandão Carneiro

Luiz Marcelo Brandão Carneiro

Aula 7

Read or Die: construção de um conceito em relação com outras áreas. Gilmore Girls e a wicca. Simbologias cruzadas, fertilização cruzada. Another: conceito e estética do estar à margem. O mórbido e o gótico. Desenvolvimento da roteirização e do storyboard.

Luiz Marcelo Brandão Carneiro

Luiz Marcelo Brandão Carneiro

Aula 8

Finalização do roteiro e do storyboard. Apresentação dos trabalhos.

Luiz Marcelo Brandão Carneiro

Luiz Marcelo Brandão Carneiro

Investimento:

À vista R$ 797,00 ou 3x de 265,67

Para mais informações,envie um email para matricula@institutodecinema.com.br ou nos ligue no (11) 3062-2794.