Instituto de Cinema de SP

Atuação para Cinema e Televisão:
Módulo II

  • atuação
  • todos

Sinopse:

O curso de Formação Livre em Interpretação para Cinema, Teatro e televisão visa formar, aperfeiçoar, fornecer ferramentas e experiências para atores somando os pilares das tradicionais técnicas de atuação com o que há de mais moderno no âmbito de gestão da carreira e formação de atores do mundo.

Datas e calendário:

  • Próximas turmas: 11/09/2018
  • Dias da semana e horário: Ter, Qui, das 14:00 às 17:00 horas.
  • Duração: 12 semanas
  • Carga horária: 72h

OBJETIVO:

Unindo teoria e prática de maneira responsável e embasada neste complexo projeto político-pedagógico de ensino de arte, o curso visa formar atores completos, preparados para atuar sob diversas circunstâncias, além de negociar, planejar a própria carreira e lidar com um ativo esquecido em cursos de atuação: a relação com o ócio de forma criativa e empreendedora.

DIFERENCIAIS DO CURSO:

Inspirado nas ementas de cursos que admiramos como a EAD-USP e cursos de parceiros internacionais como a Primary stages criamos um projeto de educação livre de amarras, único, unido de técnicas e práticas de métodos clássicos a disciplinas como leitura e técnicas de roteiro, produção para atores visando construir noções básicas de mercado para negociações e uma postura mais empreendedora; coatching: para o ator construir um plano de ação de sua carreira; workshops com agentes orientando no marketing pessoal; cultura fílmica, teatral e televisa - visando aprimorar o capital cultural referencial do ator; aspectos filosóficos e antropológicos para a construção de personagens (único no Brasil); entre outras disciplinas e palestras ao longo da formação.

PROGRAMAS:

Jogos Teatrais II

A disciplina de Jogos Teatrais contribuirá para a preparação do ator para a cena por meio dos jogos. No primeiro módulo o aluno será introduzido aos Jogos Teatrais de Viola Spolin, além de algumas experiências provindas de autores como Peter Slade em seus Jogos Dramáticos. E neste segundo módulo avança o trabalho em direção às propostas de Jean Pierre Ryngaert para os jogos dramáticos. I: Jogos Tradicionais II: Jogos de Estrutura Teatral: quem, onde, o quê, III: Jogos de comunicação verbal e não verbal IV: Jogos Dramáticos

Caroline Marie

Caroline Marie

Liliana Junqueira

Liliana Junqueira

Erica Martinelli Munhoz

Erica Martinelli Munhoz

Luciana Romani

Luciana Romani

Interfaces III Arquétipos Ocidentais e Orientais na Construção de personagens

Em breve mais informações

Luciana Romani

Luciana Romani

Interface IV - teatro e dança

Há muito que explorar no diálogo entre a dança e o teatro. Nessa disciplina os alunos terão a oportunidade de fazer um breve mergulho prático nessa interface, procurando estabelecer um diálogo entre princípios da dança e o trabalho do ator. Cada um terá a chance de desenvolver uma breve pesquisa nas possibilidades de criação que esse diálogo nos possibilita. I: Jogos teatrais e pesquisa corporal II: Partituras Corporais e Narrativas: como contar uma história através do corpo? III: Texto em movimento: transformação de texto teatral em movimento, e criação de textos a partir da partitura corporal.

Caroline Marie

Caroline Marie

Liliana Junqueira

Liliana Junqueira

Erica Martinelli Munhoz

Erica Martinelli Munhoz

Luciana Romani

Luciana Romani

Improvisação II

Apesar de serem disciplinas independentes, a disciplina de Improvisação será um aprofundamento do trabalho que é desenvolvido a partir dos Jogos Teatrais, propondo um desenvolvimento maior do trabalho do ator no que concerne a prontidão cênica, a interação com o outro, escuta, criatividade. A partir de Exercícios de Improvisação, motes e temas, os alunos aprofundam sua capacidade de construção de cena. A proposta é consolidar o trabalho dos jogos pensando a autonomia do ator e sua espontaneidade.

Caroline Marie

Caroline Marie

Liliana Junqueira

Liliana Junqueira

Erica Martinelli Munhoz

Erica Martinelli Munhoz

Luciana Romani

Luciana Romani

Fundamentos da Interpretação II e III

Dividida em módulos, a disciplina prática e teórica tratará de estudos acerca das técnicas de interpretação. O primeiro módulo tem como tema central o trabalho de Stanilslávski, Grotowski, dentre outros. No módulo II, a disciplina se concentra no estudo da interpretação teatral fundada nos conceitos do Teatro Épico, por intermédio de leitura de textos teóricos e dramáticos que possam servir de material para a prática. O terceiro módulo se fundamentará nos estudos sobre o trabalho do ator presentes nas visões de Artaud e diretores contemporâneos.

Caroline Marie

Caroline Marie

Liliana Junqueira

Liliana Junqueira

Erica Martinelli Munhoz

Erica Martinelli Munhoz

Luciana Romani

Luciana Romani

Corpo Cênico III- Técnica para o movimento consciente - Construção de personagem

Começa aqui um trabalho específico de composição de personagem. O aluno nesse módulo já terá uma autonomia do seu corpo e movimentação para então explorar as diferentes possibilidades de criação e composição de personagem. Com as ferramentas que o aluno já possui ele aprenderá a analisar sua personagem e criar corporalmente as suas características. Neste módulo propomos diversos exercícios e atividades com textos para que fique bem claro como podemos criar e compor, sempre trabalhando com o grupo como forma de ampliar as possibilidades de movimento e criação. O que eu quero para a criação? Como realizo as escolhas? Por onde eu começo? Estou no caminho certo? Essas perguntas são muito comuns quando temos um desafio de atuação e neste módulo encontraremos as respostas. Temas: Criação, Composição, Apoios, Escolhas, Peso, Corpo, Cena, Partitura Corporal. Bibliografia: Livro - A dança - Klauss Vianna; Texto - Corpo cênico, estado cênico - Eleonora Fabião; Livro - A escuta do corpo - Jussara Miller; Livro - O ator compositor - Matteo Bonfitto;

Caroline Marie

Caroline Marie

Liliana Junqueira

Liliana Junqueira

Erica Martinelli Munhoz

Erica Martinelli Munhoz

Luciana Romani

Luciana Romani

Corpo Cênico II - Técnica para o movimento consciente - Modificação dos padrões

Após a investigação do corpo cênico e suas particularidades nós investiremos na modificação dos padrões de movimentação. No estudo individual e coletivo teremos a oportunidade de trocar com os outros colegas e aumentar nosso repertório corporal. Entendendo que por hábito temos padrões corporais e algumas facilidades, neste módulo poderemos explorar outras formas, níveis, apoios no e do corpo e assim teremos outros vocabulários, aumentando a possibilidade de criação de cada ator. A alteração consciente do movimento é uma ferramenta fundamental para a construção de personagem, assim entendemos a importância de explorar nosso corpo e o do outro, entender nossas travas e nesse módulo conquistaremos autonomia para conseguir modificá-las. Temas: Exploração, Apoios (ativos e passivos), Níveis, Partitura Corporal, Vetores, Direcionamento ósseo, Olhar, Jogos, Formas e Volume.

Caroline Marie

Caroline Marie

Liliana Junqueira

Liliana Junqueira

Erica Martinelli Munhoz

Erica Martinelli Munhoz

Luciana Romani

Luciana Romani

Investimento:

À vista R$ 1.400,00 ou 2x de 700,00

Para mais informações,envie um email para matricula@institutodecinema.com.br ou nos ligue no (11) 3062-2794.