Instituto de Cinema de SP

CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO:
PERSPECTIVAS DA ÚLTIMA DÉCADA (2008-2018)

  • todos

Sinopse:

O curso pretende discutir o recente cinema produzido no Brasil (2008-2018), voltando-se para as produções de longas-metragens e documentários, comentando as narrativas a partir da exibição de trechos dos filmes em cada aula para discussão em sala.

Datas e calendário:

  • Próximas turmas: 11/02/2019
  • Dias da semana e horário: Seg a Sex, das 19:00 às 22:00 horas.
  • Duração: 6 encontros
  • Carga horária: 18h

OBJETIVO:

As aulas terão como características debater as produções fílmicas se baseando em análises sociais sobre os filmes. A ideia consiste em apresentar aos alunos e alunas as possibilidades de interpretação sobre uma obra cinematográfica, organizando os exames a partir dos tópicos sociais apresentados pelas narrativas: vida urbana e rural, violência, relações de trabalho e formações familiares, entre outras abordagens.

DIFERENCIAIS DO CURSO:

A proposta consiste na interpretação dos filmes utilizando ferramentas de análise crítica vinculadas à teoria cinematográfica, assim como da perspectiva sociológica.Nesse sentido,busca-se examinar os filmese extrair desses o seu conteúdo narrativo para debate dos temas sociais.

PROGRAMAS:

Aula 1

Introdução ao curso, apresentando uma discussão sobre o cinema contemporâneo brasileiro da última década e o recorte dos filmes escolhidos por certas aproximações temáticas. Mostrar o panorama de filmes selecionados e resumir o conteúdo das próximas aulas.

Marcus Repa

Marcus Repa

Aula 2

Discussão sobre os aspectos da vida urbana nas cidades brasileiras com exibição de trechos dos filmes: “Falsa Loura” - Carlos Reichenbach, “Garapa” - José Padilha, “Os Inquilinos” - Sérgio Bianchi e “Eu receberia as piores notícias do mundo de seus lindos lábios” - Beto Brant e Renato Ciasca.

Marcus Repa

Marcus Repa

Aula 3

Apresentação do recente cinema pernambucano e as potencialidades narrativas, especialmente de dois cineastas. Exibição de trechos dos filmes “Febre do Rato” - Cláudio Assis e “O Som ao Redor” Kléber Mendonça Filho.

Marcus Repa

Marcus Repa

Aula 4

Debater a configuração “espaço social” apresentando os temas sobre periferia, configurações de trabalho e vida rural no cinema. Exibição de trechos dos filmes “Branco sai, preto fica” - Adirley Queirós, “Que horas ela volta” - Ana Mulyaert e “Boi Neon” - Gabriel Mascaro.

Marcus Repa

Marcus Repa

Aula 5

Medos sociais: ocupações de moradias e o sobrenatural na vida urbana. Exibição de trechos dos filme “Era o Hotel Cambridge” - Eliane Caffé e “As Boas Maneiras” - Juliana Rojas e Marco Dutra.

Marcus Repa

Marcus Repa

Aula 6

Finalização do curso e comentários gerais sobre as escolhas dos filmes. Apresentar as possibilidades de crítica e uma linha de continuidade entre os temas trabalhados pelos/pelas cineastas.

Marcus Repa

Marcus Repa

Investimento:

À vista R$ 300,00

Para mais informações,envie um email para matricula@institutodecinema.com.br ou nos ligue no (11) 3062-2794.