CinePop - A Cultura da Imagem - InC | Instituto de Cinema | Cursos de Cinema e Atuação

Instituto de Cinema de SP

CinePop:
A Cultura da Imagem

  • cultura fílmica
  • todos

Sinopse:

Você sabia que a Broadway foi milimetricamente calculada e que ela influenciou a Hollywood dos anos 30, que influenciou a indústria da música no começo da TV nos anos 1950, que influenciou a política dos anos 1960, que influenciou as séries de TV nos anos 1970, que influenciaram na criação da tv à cabo nos anos 1980, que influenciou no consumo de notícias nos 1990, que influenciou na indústria da música nos anos 2000, que influenciou na criação das plataformas de conteúdo dos anos 2010? Pois é! Aprendendo sobre como a indústria do show business se organizou e se criou, permitindo um boom da cultura de massa, você vai ter muito mais facilidade para criar e saber fazer o recorte mercadológico de público que vai te ajudar muito ao vender o seu projeto criativo, seja ele audiovisual, musical, teatral, podcastal!

Datas e calendário:

  • Próximas turmas: 15/06/2020
  • Dias da semana e horário: Seg, Qua, Sex, das 19:00 às 22:00 horas.
  • Duração: 6 encontros
  • Carga horária: 18h

OBJETIVO:

Propor um estudo da linguagem cinematográfica a partir de um olhar sobre a a cultura pop, promover uma ma divertida imersão sobre os produtos que nós adoramos consumir no dia-a-dia,

DIFERENCIAIS DO CURSO:

- O único curso que estuda mídia pelo ponto de vista mercadológico e cultural da Cultura Pop;

- Analisaremos números e métodos de comunicação que fazem com que um produto (um tênis, uma banda, uma série, um político) virem presença garantida no consciente coletivo;

- E estudaremos como você pode usar essas ferramentas para fazer o mesmo com o seu produto;

PROGRAMAS:

Primeiro Cinema e rádio

- A narrativa pop do século XIX, o folhetim
- Os Lumière e o nascimento do cinema
- Os movimentos vanguardistas de cinema
- O nascimento da rádio
- As radionovelas e a música dominam as rádios
- Começa a nascer a figura da Estrela, tanto na música quanto no cinema
- O cinema encontra a Broadway
- 1ª era de ouro de Hollywood

Chris Goldenbaum

Chris Goldenbaum

Guerra, política e imagem

- A televisão começa a se popularizar
- A música começa a se utilizar do Audiovisual através dos talk-shows e das revistas
- Os primeiros videoclipes, entre eles “A Velha a Fiar”
- A Tv começa a se popularizar
- A política descobre a TV
- A Fine Art começa a se comunicar com a linguagem da televisão
- Os festivais de música ganham a cultura pop no Brasil

Chris Goldenbaum

Chris Goldenbaum

A TV Cresce

- No final dos anos 1960, os canais americanos criam o conceito de LOP
- A televisão é usada para empurrar agendas liberais como em “Mary Tyler Moore”
- Grandes eventos começam a ser televisionados ao vivo, como a Copa de 1970,
o show do Elvis no Havaí e as Olimpíadas
- As telenovelas viram febre no Brasil, com a migração dos dramaturgos para a TV
- O cinema começa a perder espaço para a TV
- Star Wars surge como esperança e novo modelo de negócios

Chris Goldenbaum

Chris Goldenbaum

O Cinema Cult vira Pop

- A HBO inaugura a TV à cabo
- A MTV dá uma casa para a cultura POP, mudando os anos 1980 completamente
- Pulp Fiction leva a cultura pop de vez ao
cinema
- Movimentos Indie e Mumblecore surgem
- A cultura pop ganha as ruas com Basquiat, Keith Harring e afins
- A MTV chega no Brasil e dá voz à juventude
pós-ditadura

Chris Goldenbaum

Chris Goldenbaum

O Crime é POP, a TV é arte

- Grandes eventos criminosos passam a ser pensados para a imagem, como o 9/11
- A onda do terrorismo acompanha smartphones – o impacto de Guy Debord
- A TV começa a ficar complexa por causa da tv
à cabo
- A Lei do Audiovisual retoma o cinema nacional e Cidade de Deus vira fenômeno pop
- O cinema encontra sua força nas franquias de
blockbuster
- A televisão dá lugar para as plataformas
- A indústria da música no Brasil ganha nichos

Chris Goldenbaum

Chris Goldenbaum

Perspectivas futuras

- O Youtube muda completamente a indústria da música e, por tabela, da cultura pop
- A expressão artística ganha as redes sociais
- O cinema encontra sua força nas franquias de blockbuster
- O impacto 5g
- A dissipação do interesse
- Os novos mercados
- O Brasil é o rei das redes sociais

Chris Goldenbaum

Chris Goldenbaum

Investimento:

À vista R$ 600,00 ou 3x de 200,00

Para mais informações,envie um email para matricula@institutodecinema.com.br ou nos ligue no (11) 3062-2794.