Instituto de Cinema de SP

Curso de Animação Digital - Técnicas Cut Out:
Segunda à Quinta

  • animação

Sinopse:

O curso tem como objetivo formar o aluno para o mercado de animação utilizando um dos softwares mais trabalhados na indústria, o Toonboom. Visando teoria e prática, o aluno terá experiência na pré produção e produção de séries de animação, participando de exercícios em animação clássica digital e cutout e utilizando de processos da área, o aluno trabalhará em equipe com seus colegas para a criação de um curta metragem animado, simulando o ambiente real de trabalho de um animador.

Datas e calendário:

  • Próximas turmas: 07/08/2017
  • Dias da semana e horário: Seg, Ter, Qua, Qui, das 19:00 às 22:00 horas.
  • Duração: 15 encontros
  • Carga horária: 45h

OBJETIVO:

Visando teoria e prática, o aluno terá experiência na pré produção e produção de séries de animação, participando de exercícios em animação clássica digital e cutout e utilizando de processos da área.

DIFERENCIAIS DO CURSO:

Material profissional (Storyboard , Animatic, roteiros, syleguide,etc), trabalho colaborativo, aulas de rig misto, facial, setup e a possibilidade de participação em festivais.

PROGRAMAS:

Aula 1

• Introdução à animação cut-out
• Etapas do processo e organização de trabalho
Explicação sobre o tema, o processo acadêmico e mercado. Conversa sobre os 3 processos, pré, pro e pós, como interpretar um Briefing, como realizar um brainstorm, moodboard, art book, style frame, Storyboard, Roteiro, Animatic, pencil test e organização das pastas de trabalho.

Rodrigo D. Frias

Rodrigo D. Frias

Aula 2

• Princípios da animação
• Introdução ao software
Conversa sobre os 12 princípios da animação:
Straight ahead and pose to pose
Overlap and follow trough
Easy in and easy out
Antecipação e Acomodação
Squash and strech
Timing
Arcs
Solid drawing
Ação secundária
Appeal
Exagero
Staging
Dicas de como melhorar cada item, como silhueta, espaços negativos, gestalt, simples vs composto, hold, etc.
Explicação geral do software.

Rodrigo D. Frias

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Aula 3

Aula 3
• Ferramentas de ilustração
• Bouncing Ball tradicional e gráfico de animação
• Extremos, intervalos e breakdown

Exercício de criação e finalização de um Sketch.
Exercício de bolinha pulando com gráfico guia e explicação dos Keys.
Explicação sobre troca de desenhos para mãos e expressões faciais. Explicação sobre o styleguide.

Rodrigo D. Frias

Rodrigo D. Frias

Aula 4

• Squash stretch tradicional
• Ferramentas de animação e pencil test

Exercício martelo batendo
Exercício bolinha pulando cut out usando o pencil test criado da aula anterior.
Ferramentas de animação cut-out.

Rodrigo D. Frias

Rodrigo D. Frias

Aula 5

• Hierarquia
• Follow trough e overlap tradicional

Exercício de braço segurando martelo usando ferramentas de animação, pencil test e gráfico.
Exercício bolinha pulando com cauda.

Rodrigo D. Frias

Rodrigo D. Frias

Aula 6

• Acomodação, antecipação e arcos

Exercício personagem pulando.

Rodrigo D. Frias

Rodrigo D. Frias

Aula 7

• Cycles e introdução à library
• Drawing substitution

Exercício Personagem caminhando e criação de símbolo.
Explicação sobre troca de desenhos para mãos e expressões faciais. Explicação sobre o styleguide.

Rodrigo D. Frias

Rodrigo D. Frias

Aula 8

• Lip sync e xsheet

Exercícios de sincronia labial, personagem falando. Ficha de animação.

Rodrigo D. Frias

Rodrigo D. Frias

Aula 9

• 2.5D e Setup
Exercício de criação de cenário 2.5D, múltiplano, adição do personagem caminhando em cena, arrumar o set de acordo com o Storyboard e Animatic entregues.

Rodrigo D. Frias

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Aula 10

• Introdução ao Rig
• Rig hierárquico vs Rig misto

Explicação sobre a network, module library e construção de um personagem entregue.

Rodrigo D. Frias

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Aula 11

• Rig facial e styleguide
Exercício para a construção facial do personagem utilizando um styleguide.

Rodrigo D. Frias

Rodrigo D. Frias

Aula 12

Aula 12
• Library
• Animando com roteiro, Storyboard e Animatic

Como construir uma biblioteca de um projeto animado e separar itens como: key poses, expressões faciais, blink e animação.

Rodrigo D. Frias

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Aulas 13, 14 e 15

• Finalização do curta metragem.
Exercício colaborativo com os colegas, o professor irá entregar alguns roteiros padrão para eles decidirem qual curta fazer, depois irão trabalhar como em um estúdio profissional, usando o Storyboard e Animatic os alunos terão algumas cenas para produzir e finalizar juntos. O professor poderá editar para os alunos o filme final.

Rodrigo D. Frias

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Investimento:

À vista R$ 1.200,00 ou 4x de 300,00

Para informações sobre prazos diferenciados, descontos, bolsas e outras formas de pagamento, envie e-mail para matricula@institutodecinema.com.br.

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  • Cinema

    Viva intensamente a sétima arte com nossos consagrados professores. Através de aulas práticas e teóricas, ao final do curso, você terá produzido dois curtas-metragens.

  • Televisão

    Com professores e profissionais de grandes emissoras de Televisão e Rádio, aprenda em aulas práticas e teóricas os principais conhecimentos do setor, ficando pronto para atuar no mercado de trabalho.

  • Outras Artes

    Cultura fílmica, Direito de Entretenimento, Teatro e outras mais voltadas sempre às artes.

  • E-Learning

    Para você que não tem condições de assistir as aulas presenciais, tenha acesso ao nosso conteúdo e metodologia de ensino consagrada de onde estiver.

  • InCompany

    O Instituto leva até o seu colégio, como curso extra-curricular, o pioneirismo da linguagem audiovisual moldada por professores que atuam no ensino médio a mais de 20 anos.

  • Ensino Superior

    Para quem, efetivamente, quer aprofundar seus conhecimentos na área. Ofereceremos, em breve, cursos de graduação e pós-graduação na área de Cinema e, Rádio e TV.

  • Avançados

    Destinado àqueles que procuram especializar-se, bem como atualizar-se nas mais diversas áreas do audiovisual.