Instituto de Cinema de SP

Curso Direção de Som:
Seg - Qua - Sex

  • áudio
  • todos

Sinopse:

O curso DIREÇÃO DE SOM pretende apresentar conceitos, reflexões e diferentes práticas de como fazer o som de um filme. Existe uma sonoridade no cinema brasileiro? Como podemos pensar uma outra escuta para o cinema? Quais as habilidades da direção de som? Com tais perguntas em mente pretendemos avaliar a influência do som como elemento estético, narrativo e dramático dentro de um filme. E dessa forma exercitar as etapas da produção sonora desde o roteiro, passando pelas variadas formas de captação do som direto até a construção do desenho de som. Debatendo a valorização, postura e aptidão do profissional de som dentro do mercado cinematográfico atual.

OBJETIVO:

- Abertura dos ouvidos para a percepção dos sons ao redor, com foco nas qualidades tipomorfológicas dos mesmos; Debater sobre o silêncio e ruído nos ambientes contemporâneos, a produção dos sons pelo homem e máquina nas cidades; e como isso afeta o estado emocional/afetivo. - Ouvir e identificar objetos sonoros sem visualização de sua fonte, a fim de introduzir um outro modo de escuta, ampliando a memória auditiva. - Conhecer uma breve história do som no cinema, o surgimento e as primeiras utilizações do som na narrativa cinematográfica, os diferentes estilos sonoros dos filmes. Em paralelo, a história da arte, o surgimento da música concreta como fonte primordial para o pensamento do som além da imagem. - Práticas de análises da relação áudio-visual. As tantas camadas que compõe a trilha sonora e as diferentes estéticas. Apresentação do roteiro sonoro no cinema. O profissional de som no mercado. - Conceitos e definições da direção de som, suas funções e habilidades. Debater a revolução tecnológica da década de 1970 – o som multipista e a espacialização sonora nas salas de exibição. A expressão sonora dentro da dramaturgia cinematográfica. - A prática da captação de som direto. Os diferentes gravadores e microfones do mercado atual. Modos de gravação em situações internas (estúdio) e externas. Dublagem e foley. A necessidade do mercado cinematográfico atualmente. - Apresentação introdutória da utilização de um software profissional de edição de som e suas possibilidades. Exercícios de gravação e montagem de uma narrativa sonora.

DIFERENCIAIS DO CURSO:

Com a possibilidade da utilização de gravadores multicanais, ou seja, uma grande variedade de diferentes microfones ao mesmo tempo, somados aos mais diversificados tipos de projetos cinematográficos com roteiros e variadas visões de mundo, onde realmente o som começa a ser pensado? Ou ele apenas segue a imagem? Quais vocações contemplam a direção de som de um filme? De que modo o som pode criativamente engrandecer a percepção de um filme? Nossa ideia é trabalharmos fundamentos e conceitos que são necessários para que o profissional de som realmente saiba “apertar o REC” de um gravador e tenha a abertura dos ouvidos para o desenho de som a partir da leitura do

Investimento:

R$ 600,00

Aguardando fechamento de turma, CLIQUE AQUI e receba nossas notificações de disponibilidade.