Instituto de Cinema de SP

Curso Texto x Dramaturgia :
Stanislávski para Roteiristas

  • roteiro
  • todos

Sinopse:

O curso “Texto x dramaturgia” tem como público-alvo roteiristas, dramaturgistas, diretores e diretoras de teatro, cinema e televisão.

OBJETIVO:

O curso oferece um conjunto de técnicas e conceitos que fará com que os participantes possam perceber a diferença entre “Texto” e “Dramaturgia”. Esse conjunto de ferramentas permitirá identificar as estruturas internas que sustentam e movimentam uma obra (dramaturgia), que vão muito além das palavras que são proferidas pelos personagens (texto).

DIFERENCIAIS DO CURSO:

A partir dos conceitos e princípios da obra de Stanislávski e da Psicologia Simbólica Junguiana, vamos realizar um mergulho na dramarturgia e no universo simbólico e arquetípico da peça “A Gaivota" de Anton Tchekhov.
Esse mergulho revelará como funciona a “carpintaria da dramaturgia”, essa engrenagem invisível e complexa, que faz a obra e os personagens se moverem, e que sustenta cada ação e cada palavra que compõe o texto da peça.
O curso "Curso Stanislávski para Roteiristas" tem como material base:
a) A obra do ator, diretor e pedagogo russo Konstantin Stanislávski - principalmente o último período de trabalho, onde ele criou os Estúdios, verdadeiros laboratórios para investigação do trabalho do ator e seu mergulho nas camadas profundas de uma obra;
b) A obra “A Gaivota” de Anton Tchekhov ;
c) A “Psicologia Simbólica Junguiana” a partir da obra do psicanalista e professor Carlos Byington;
Essa investigação permitirá descobrir as “linhas invisiveis” que estão submersas na dramaturgia: a linha de ação de cada personagem, a linha de inter-relação entre os personagens, além de fazer uma viagem rumo ao que Stanislávski denominava como a Supertarefa, Centro Luminoso, ou Cerne Espiritual da obra, e que Jung chamava de Arquétipo Principal.

Investimento:

R$ 840,00

Aguardando fechamento de turma, CLIQUE AQUI e receba nossas notificações de disponibilidade.