Documentário Avançado Online AO VIVO - Módulo FilmLab - InC | Instituto de Cinema | Cursos de Cinema e Atuação

Instituto de Cinema de SP

Documentário Avançado Online AO VIVO:
Módulo FilmLab

  • online
  • todos
  • filmlab

Sinopse:

Com 27 encontros que ocorrerão de forma Online e AO VIVO, este curso propõe um mergulho no universo do documentário, através de uma abordagem teórica da linguagem em conjunto da exibição e discussão com realizadores convidados de diversos títulos importantes do cinema documental. A partir das explorações teóricas, o aluno iniciará um processo de criação e produção de um curta-metragem.

Datas e calendário:

  • Próximas turmas: 17/08/2020
  • Dias da semana e horário: Seg, das 09:00 às 12:00 horas.
  • Duração: 27 encontros
  • Carga horária: 81h

OBJETIVO:

O curso busca explorar as diferentes formas de representação da linguagem cinematográfica documental. Através da exibição e análise dos diversos filmes relacionados, procura-se aprofundar-se nas propostas estéticas de cada diretor. Passeando por curtas e longas-metragens documentais, tentaremos entender as tentativas de representação nas obras audiovisuais, além de explorarmos as diferentes formas da linguagem documental. A partir dos questionamentos e provocações criadas pelas discussões apresentadas, o grupo desenvolverá um curta-metragem documental, passando por todo o processo criativo, desde a criação do roteiro até a montagem final.

DIFERENCIAIS DO CURSO:

Além de oferecer um grande repertório da linguagem documental, o curso permite ao aluno vivenciar o processo completo da realização de um curta-metragem, passando por todas suas etapas, desde a pesquisa até a montagem final, retirando assim dele qualquer medo ou receio inicial de produzir suas próprias criações.

*O Curso Documentário Avançado Online AO VIVO, acontece exatamente como nossos cursos presenciais, permitindo total interação com os mestres proporcionando a melhor experiência de aprendizado a distância.

Em nossa plataforma online o professor utiliza lousa virtual, apresentação digital, pode apresentar vídeos e arquivos, e você pode interagir pela câmera e microfone ou pelo chat privado e coletivo, além do poder compartilhar sua tela e muitos outros recursos.

No Google Classroom, o Instituto poderá disponibilizar os arquivos digitais referentes a sua disciplina. Além disso, desde sua matrícula até o fim do curso, você estará em contato de nossa super. Equipe Educacional por e-mail, telefone e whatsapp diariamente das 8:00 às 22 horas, o lembrando do horário das aulas, marcando reposições de suas faltas, respondendo dúvidas e muito mais.

PROGRAMAS:

Módulo 1

- Verdade e Mentira. Elaborações sobre forma e conteúdo, subjetividades e objetividades.
- Perspectivas históricas do documentário.
- A representação do indivíduo e da cidade.
- Construção do discurso documental. Registro e manipulação das imagens e da realidade.
- Em busca de personagens documentais.
- Documentário como processo pessoal e social.
- Diferentes modos de abordagens documentais.
- Exercício prático – realização de um vídeo documental individual

Filmografia - Um homem com uma câmera (Dziga Vertov – 1929); São Paulo, Sinfonia da metrópole (Adalberto Kemeny, Rodolfo Lustig – 1929); Olympia (Leni Riefenstahl – 1938); Dia de Festa (Toni Venturi e Pablo Georgieff – 2005); Notícias de uma guerra particular (João Moreira Salles – 1998); Ônibus 174 (José Padilha – 2002); Cabra marcada para morrer (Eduardo Coutinho – 1984); Nós que aqui estamos por vós esperamos (Marcelo Masagão – 1999); No instante agora (João Moreira Salles – 2018); Quem matou Eloá? (Lívia Perez – 2015); Chapeleiros (Adrian Cooper – 1983); Justiça (Maria Augusta Ramos – 2004); Elas Cantam (Maria Tuca Fanchin – 2019); Janela da alma (João Jardim e Walter Carvalho Jr. – 2001); E (Miguel Antunes Ramos – 2015); Edifício Máster (Eduardo Coutinho – 2002); O fim e o princípio (Eduardo Coutinho – 2002); Eleições (Alice Riff – 2018); Bixa Travesti (Kiko Goifman – 2018); O homem urso (Werner Herzog – 2006); Os dias com ele (Maria Clara Escobar – 2014); Quebramar (Cris Lyra – 2019); Os catadores e eu (Agnés Varda – 2000); Mataram meu irmão (Cristiano Burlan – 2013).

Bruno Cucio

Bruno Cucio

Vinícius Toro

Vinícius Toro

Carolina Caffé

Carolina Caffé

Módulo 2

O processo documental e o documentário como processo.
- Diferentes modos de abordagens documentais.
- O auto-documentário.
- A desconstrução do discurso documental.
- O falso documentário
- O hibridismo, entre a ficção e o documentário.
- Estrutura de roteiro documental.
- Elaboração de um projeto de documentário.
- Produção e acompanhamento dos projetos.

Filmografia: O prisioneiro da grade de ferro (Paulo Sacramento – 2003); Doméstica (Gabriel Mascaro – 2012); Jesus no mundo maravilha (Newton Cannito – 2007); Pacific (Marcelo Pedroso – 2009); Nanook, o esquimó (Robert Flaherty – 1922); Santiago (João Moreira Salles – 2007); Jogo de Cena (Eduardo Coutinho – 2007); Recife frio (Kleber Mendonça Filho – 2009); Zelig (Woody Allen – 1983); Branco sai, preto fica (Adirley Queirós – 2015); A vizinhança do tigre (Affonso Uchoa – 2014); Era o hotel Cambridge (Eliane Caffé – 2016) A rosa azul de Novalis (Gustavo Vinagre – 2019).

Bruno Cucio

Bruno Cucio

Vinícius Toro

Vinícius Toro

Carolina Caffé

Carolina Caffé

Módulo 3

- Análise do material bruto dos projetos.
- Montagem dos projetos.
- Finalização de cor e som no documentário.
- Exploração sobre o mercado audiovisual documental.
- Apresentação e debates sobre os projetos.

Bruno Cucio

Bruno Cucio

Vinícius Toro

Vinícius Toro

Carolina Caffé

Carolina Caffé

Investimento:

À vista R$ 2.200,00 ou 6x de 366,67

Para mais informações,envie um email para matricula@institutodecinema.com.br ou nos ligue no (11) 3062-2794.