Instituto de Cinema de SP

Drácula no cinema:
A criação vampiresca de Bram Stoker e suas traduções para o cinema

  • online
  • todos

Sinopse:

Publicado na década de ouro da literatura gótica vitoriana dois anos após a primeira sessão do cinematógrafo dos Irmãos Lumière em Paris, “Drácula” (1897), do escritor anglo-irlandês Bram Stoker (1847-1912), logo se tornaria um sucesso que transbordou das páginas para os palcos e para as telas do cinema, onde ganharia inúmeras versões a partir de “Nosferatu” (1922), obra-prima expressionista do alemão F.W. Murnau, curiosamente uma adaptação não autorizada do romance de Stoker. Não seria exagero afirmar que o personagem Drácula se transmutou em um dos ícones pop do terror no século XX justamente por causa de suas muitas vidas no cinema. Pensar a trajetória de adaptações cinematográficas do mais célebres dos vampiros literários dentro do seu contexto histórico, social e cultural é um exercício fascinante que nos diz muito sobre a relação entre cinema e literatura e, sobretudo, sobre como cada encarnação de Drácula é moldada por sua época.

Datas e calendário:

  • Próximas turmas: 06/10/2020
  • Dias da semana e horário: Ter, das 19:00 às 22:00 horas.
  • Duração: 4 encontros online AO VIVO.
  • Carga horária: 12

OBJETIVO:

Em quatro encontros com o pesquisador Fernando Brito, doutor em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da FFLCH – USP com especialização em romance gótico e curador da Versátil Home Video desde 2002, o curso pretende, a partir da leitura atenta de Drácula, romance do escritor anglo-irlandês Bram Stoker (1847-1912) publicado em 1897, compreender seu contexto histórico e sua importância para a literatura de horror, para então estudar as escolhas adotadas por diferentes cineastas para adaptar a obra para o cinema. Com este intuito, discutiremos diferentes versões realizadas ao longo de momentos distintos da história do cinema, sempre levando em consideração seus realizadores, o contexto de cada produção e analisando com vagar seus elementos narrativos, discursivos e estéticos.

DIFERENCIAIS DO CURSO:

- Curso ministrado pelo curador da Versátil e crítico Fernando Brito
- Interação direta com o professor*
- Curso do Mês do Horror no InC


*O Curso Drácula no Cinema Online AO VIVO, acontece exatamente como nossos cursos presenciais, permitindo total interação com os mestres proporcionando a melhor experiência de aprendizado a distância.
Em nossa plataforma online o professor utiliza lousa virtual, apresentação digital, pode apresentar vídeos e arquivos, e você pode interagir pela câmera e microfone ou pelo chat privado e coletivo, além do poder compartilhar sua tela e muitos outros recursos.
No Google Classroom, o Instituto poderá disponibilizar os arquivos digitais referentes a sua disciplina. Além disso, desde sua matrícula até o fim do curso, você estará em contato de nossa super Equipe Educacional por e-mail, telefone e whatsapp diariamente das 8:00 às 22 horas, o lembrando do horário das aulas, respondendo dúvidas e muito mais.

PROGRAMAS:

Aula 1

Das páginas de Bram Stoker ao “Nosferatu”, de Murnau
O vampiro na tradição gótica, o romance de Bram Stoker, a adaptação de F.W. Murnau dentro do contexto do Expressionismo alemão.

Fernando Brito

Fernando Brito

Aula 2

Drácula, ícone gótico da Universal e seu renascimento na Hammer
“Drácula” (1931), de Todd Browning com Bela Lugosi, a excelente versão em espanhol, “Drácula, o Vampiro da Noite” (1958), de Terence Fisher com Christopher Lee.

Fernando Brito

Fernando Brito

Aula 3

A humanização de Drácula nos anos 70
“Conde Drácula” (1970), de Jesús Franco com Christopher Lee, Drácula, O Demônio das Trevas (1974), de Dan Curtis com Jack Palance, “Drácula” (1979), de John Badham com Frank Langella.

Fernando Brito

Fernando Brito

Aula 4

Drácula por dois mestres: Herzog e Coppola
“Nosferatu, o Vampiro da Noite” (1979), de Werner Herzog, “Drácula de Bram Stoker” (1992), de Francis Ford Coppola. Drácula hoje.

Fernando Brito

Fernando Brito

Investimento:

À vista R$ 300,00 ou 3x de 100,00

Para mais informações,envie um email para matricula@institutodecinema.com.br ou nos ligue no (11) 3062-2794.