Instituto de Cinema de SP

FilmLAB:
Formação profissional em Cinema

  • roteiro
  • produção
  • fotografia
  • direção
  • áudio
  • edição
  • todos
  • filmlab
  • profissionalizante

Sinopse:

Neste curso, alunas e alunos aprendem todos os processos relacionados à produção e inserção no mercado de um longa metragem. Trata-se de uma formação panorâmica e aplicada que abarca desde a concepção inicial do projeto, partindo de um argumento, até o lançamento do filme. Neste processo, o discente trabalha no desenvolvimento de um projeto de longa (até a inscrição em leis de incentivo), grava pelo menos 4 curtas e desenvolve o todo projeto de um curta metragem do roteiro a captação de recursos. Pensado para o mercado brasileiro, o curso aborda o modelo de produção industrial norte-americano (e variantes), mas volta-se às especificidades tupiniquins.

Datas e calendário:

  • Próximas turmas: 30/07/2018
  • Dias da semana e horário: Seg, Ter, Qua, Qui, das 09:00 às 12:00 horas.
  • Duração: 2 anos
  • Carga horária: 1080h

OBJETIVO:

Fornecer uma formação prática de todas as etapas da cadeia produtiva do cinema. A aluna e o aluno aprenderá sobre Produção, Direção de Fotografia, Direção Assistência de Direção e Direção de Atores, Direção de Arte, Captação de Áudio e Edição com aulas práticas e diversos exercícios. Em Roteiro, poderá escolher entre desenvolver o roteiro de um longa metragem ou a bíblia de uma série. Com as disciplinas de Documentário e Montagem explorará diferentes linguagens e códigos narrativos. Aprenderá, ainda, a captar fomento direto ou indireto para os seus projetos, na aula de Produção Executiva, realizando aqui a inscrição de um longa-metragem (desenvolvido nas aulas de roteiro) para captação em leis de incentivo. Aprenderá a vender bem o seu projeto e sobreviver no mercado audiovisual brasileiro com as aulas de Pitching, Business Model, Empreendedorismo e Mercado Audiovisual Brasileiro. Receberá uma formação Ao longo do curso o aluno realizará 4 curta-metragens (1 por módulo), sendo o último um projeto profissional no qual desenvolverá todo o projeto até a captação de recursos. Além da formação técnica e mercadológica, o aluno e aluna terá aulas de Filosofia e Comunicação, Cultura Fílmica e Antropologia Visual, a fim de adquirir capital cultural e referências que sofistiquem sua linguagem artística.

DIFERENCIAIS DO CURSO:

- Durante este curso alunos e alunas produzem 4 curtas metragens;
- Realizam diversos exercícios práticos e oficinas;
- Desenvolvem o roteiro de um longa ou a bíblia de uma série;
- Desenvolvem o projeto de um longa até o momento da captação de recurso;
- Desenvolvem do roteiro à pós-produção um curta-metragem profissional - incluindo neste processo a captação de recursos.
- Participam do Festival de Curtas do InC;
- Recebem uma formação focada no mercado audiovisual brasileiro, que prepara, em termos de competências técnicas, tanto para atuar em produtoras, quanto para montar e sustentar a sua própria produtora.
- Recebem uma formação teórica e estética consistente que dá subsídios à sua produção e reflexão artística autônoma.

PROGRAMAS:

Disciplinas

PRODUÇÃO
Nessas 18 aulas, são abordadas a hierarquia de toda a equipe de cinema, funções do produtor ou produtora e elementos que compõem cada uma das etapas de produção: pré-produção, produção e pós-produção.

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
Com carga horária de 210 horas de aula, este curso de direção de fotografia avançado se propõe a fomentar o desenvolvimento técnico e estético de seus alunos e alunas, detendo-se nos seguintes temas: a) luz, visão e representação; b) princípios da imagem digital em movimento; c) câmeras e monitoração; d) linguagem audiovisual e linguagem de câmera; e) iluminação; f) leitura e interpretação visual de um roteiro e g) ética e relacionamento de equipe.

DIREÇÃO
A disciplina direção se subdivide em 4 módulos, sendo que o primeiro tematiza hierarquia, logística e criação, apresentando as divisões e subdivisões dentro de um set, definindo as responsabilidades do diretor e uma gramática básica da encenação para cinema; o segundo se detém na relação entre as teorias e a prática, apresentando textos, teorias e filmes relevantes para história do cinema, visando, com eles, o amadurecimento e sofisticação do senso estético do aluno; o terceiro módulo se de debruça sobre gêneros cinematográficos e o último aborda direção de atores.

ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO
Nestas aulas alunos e alunas aprenderão sobre as funções do assistente de direção na pré-produção e na própria produção, no modelo de produção do cinema e publicidade. Aprenderá também a utilizar o Movie Magic, software facilitador das funções do/da AD.

DIREÇÃO DE ARTE
O Diretor de Arte é um profissional criativo, responsável por materializar a visão do Diretor em objetos, cenários, roupas, maquiagens e efeitos. É a partir de sua bagagem cultural, e de sua capacidade de relacionar conceitos, que o Diretor de Arte ajuda a contar a história do filme, a partir de elementos visuais concretos. Além da parte teórica, que apresenta os principais conceitos e elementos da Direção de Arte, o curso também possui fundamentação prática, focada na criação de um Projeto de Arte.

ROTEIRO
As aulas de roteiro acontecerão ao longo de dois semestres, fornecendo ao corpo discente os subsídios teóricos necessários ao desenvolvimento do roteiro de um curta metragem e depois a opção pela escrita de um longa-metragem ou a bíblia de uma série. As aulas apresentam diferentes manuais, propõem oficinas em sala e diferentes tarefas extra-classe.

DOCUMENTÁRIO
Através de uma abordagem teórico-prática, o curso visa provocar nos alunos a reflexão crítica sobre filmes, escolas, e práticas de gravação e produção caras à história do documentário, estimulando que os alunos encontrem sua própria voz e questionando os limites

ÁUDIO
Entenda e desmistifique o Som e a Captação de Áudio, que para um filme é algo fundamental. O curso apresenta com clareza as técnicas mais modernas de captação de som, com ênfase na demonstração prática com o uso de gravadores portáteis e diversos tipos de microfones.

EDIÇÃO
Este módulo explorará as possibilidades de uso do Pacote Adobe - Premiere, After Effects, entre outros - para a produção audiovisual, seja para o cinema, publicidade, televisão, ou, youtube. Durante o curso, todos as alunas e alunos terão contato com toda a interface dos softwares e aprenderão o necessário para dominá-la: montagem, colorização, edição multicâmera, chroma-key sonorização, sincronização, codecs e formatos.

MONTAGEM
Uma narrativa pode ser contada de diversas formas. O papel do montador é essencial na construção do filme. Por isso, este curso debruça-se 1) sobre a construção da narrativa; 2) sequências, planos, unidade de ação; 3) relações de espaço e tempo; 4) gêneros; 5) relações hierárquicas: roteiro, diretor(a) e montador(a); 6) trilha sonora.

FILOSOFIA E COMUNICAÇÃO
É possível empregar as palavras emancipação e produção audiovisual na mesma frase sem enfraquecer o seu sentido por força de antagonismos implícitos? Fazer um filme orientado à questões ou orientado à bilheteria? A arte pode ser conciliada a interesses comerciais? Este módulo tem por objetivo estabelecer provocações e sofisticar as reflexões dos alunos e alunas acerca de suas produções, partindo de Theodor Adorno e demais teóricos críticos, tendo como mote os temas indústria cultural, emancipação gênero e lugar de fala.

ANTROPOLOGIA E PSICANÁLISE
Baudrillard, Bourdieu, Goffman, Foucault e Lacan. Neste módulo partiremos da ideia de “simulacro”, elaborada por Jean Baudrillard para pensarmos as imbricações da sociedade de massas sobre o indivíduo. Perseguiremos essa linha com autores como Goffman, Foucault e Bourdieu e finalizaremos, já sob perspectiva psicanalítica, com textos de Lacan.

CULTURA FÍLMICA
Um panorama da produção cinematográfica dos últimos cem anos, subdividido de acordo com países e regiões do globo, passando por mais de 300 filmes.

PRODUÇÃO EXECUTIVA
Direito autoral, captação de recursos e distribuição. Neste curso os alunos e alunas estudarão todas as etapas da produção executiva e desenvolverão o projeto até o momento da captação de um dos longas elaborados na aula de roteiro.

EMPREENDEDORISMO CULTURAL
É perceptível a importância da economia criativa, que congrega empresas e profissionais que atuam na cadeia produtiva da produção cultural, para a economia de cidades complexas e cosmopolitas como São Paulo. Por isso cresce, cada vez mais, o interesse de pessoas e empresas na participação desse setor da economia. Além disso, as múltiplas oportunidades geradas pelas novas tecnologias de comunicação e o interesse crescente em novas formas de produção cultural, atraem cada vez mais pessoas interessadas em desenvolver suas habilidades culturais e, quem sabe, promover uma mudança nas suas vidas profissionais e pessoais.

MERCADO AUDIOVISUAL BRASILEIRO
Overview ministrado por profissionais do mercado, com foco em inserção.

BUSINESS MODEL
Estruturar o pensamento de empreendedores do campo cultural, determinar objetivos claros para os negócios e carreiras dos alunos e organizar iniciativas claras para a obtenção dos objetivos traçados.

PITCHINGS
Você sabe vender suas ideias? Serão três aulas de treinamento para pitchings, com vista a preparar os alunos e alunas a um bom desempenho nessas oportunidades.

OFICINA DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS
Nesta oficina, os alunos desenvolverão, sob orientação docente e iniciarão a captação de recursos de seus projetos individuais de curta metragem.

Murilo Meola

Murilo Meola

Rene Guedes

Rene Guedes

Rafael Paiola

Rafael Paiola

Ricardo Peres

Ricardo Peres

Sérgio Spina

Sérgio Spina

Vinicius Sperandio

Vinicius Sperandio

Camila Tarifa

Camila Tarifa

Mariana Tesch

Mariana Tesch

Roberto

Roberto "Pena" Spinelli

Jonathan Mendonça

Jonathan Mendonça

Eduardo Melo

Eduardo Melo

Luis Fernando

Luis Fernando

Eduardo Raccah

Eduardo Raccah

Daniela Aun

Daniela Aun

Leandro Afonso

Leandro Afonso

Luis Villaça

Luis Villaça

Koji

Koji

Lucas Zacarias

Lucas Zacarias

Jorge Gustavo Pinna Rodrigues

Jorge Gustavo Pinna Rodrigues

Investimento:

À vista R$ 16.800,00 ou 24x de 700,00

Para mais informações,envie um email para matricula@institutodecinema.com.br ou nos ligue no (11) 3062-2794.