Filosofia e Comunicação no Audiovisual - FILMLAB - InC | Instituto de Cinema | Cursos de Cinema e Atuação

Instituto de Cinema de SP

Filosofia e Comunicação no Audiovisual:
FILMLAB

  • cultura fílmica
  • filmlab
  • todos

Sinopse:

O curso de Filosofia e Comunicação ambiciona discutir a partir das teorias filosóficas e da comunicação as potencialidades do uso das imagens nas produções audiovisuais, buscando analisá-las pelos elementos que as constituem a fim de promover um debate acerca da composição filmográfica em seus estilos, significados e propostas de mensagem para os(as) espectadores(as). Este curso tem por objetivo estabelecer provocações e sofisticar as reflexões dos alunos e alunas acerca de suas produções, partindo de Theodor Adorno e demais teóricos críticos, tendo como mote os temas indústria cultural, emancipação gênero e lugar de fala.

Datas e calendário:

  • Próximas turmas: 06/10/2020
  • Dias da semana e horário: Ter, das 09:00 às 12:00 horas.
  • Duração: 9 encontros
  • Carga horária: 27 horas

OBJETIVO:

Durante o curso, os aspectos filosóficos, estéticos e da teoria da comunicação fazem parte de um módulo específico, objetivando despertar interesse no corpo discente por meio de reflexões oriundas desses campos do conhecimento, no sentido de enriquecer a reflexividade dos (as) alunos (as) acerca de suas produções audiovisuais. Para desempenhar esse propósito, parte-se da Escola de Frankfurt, a qual surgiu um novo formato de pensamento crítico sobre a sociedade industrial, abrangendo, inclusive, discussões teóricas pautadas nos temas da indústria cultural, a reprodutibilidade técnica, a emancipação pela educação, bem como as categorias sociais e posições nas estruturais nas sociedades modernas, nas quais as imagens são meios de difusão para concepções políticas, econômicas e sociais.

DIFERENCIAIS DO CURSO:

O curso pretende utilizar de conceitos filosóficos e da teoria da comunicação para incrementar o conhecimento acerca das produções audiovisuais, bem como fornecer meios de ensino reflexivo sobre as imagens cinematográficas.
Exibição de filmes e discussões em sala de aula.

PROGRAMAS:

Conteúdo Programático

Introdução à Teoria da Comunicação
Teoria Crítica
Michel Foucault
Gilles Deleuze
Raymond Williams
A semiótica de Julia Kristeva e Christian Metz.
A Filosofia Pop-Star de Slajov Zizek
Guy Debord
Edgar Morin

Marcus Repa

Marcus Repa

Investimento:

À vista R$ 650,00 ou 2x de 325,00

Para mais informações,envie um email para matricula@institutodecinema.com.br ou nos ligue no (11) 3062-2794.