Instituto de Cinema de SP

Fotografia Avançada para Cinema:
Módulo FilmLAB

  • fotografia
  • filmlab
  • todos
  • profissionalizante

Sinopse:

O curso avançado em cinematografia digital é voltado a um público já iniciado em iluminação e câmera no campo do audiovisual. O programa engloba a formação tanto técnica, quanto estética do aluno e aluna, a fim de privilegiar o exercício autônomo e consciente da profissão.

Datas e calendário:

  • Próximas turmas: 01/08/2018
  • Dias da semana e horário: Ter, das 09:00 às 12:00 horas.
  • Duração: 2 anos
  • Carga horária: 360h

OBJETIVO:

O objetivo do curso é capacitar tecnicamente o participante em toda a completude da atividade do diretor de fotografia, fornecendo formação técnica e estética de modo a permitir sua plena autonomia para realizar imagens em movimento a partir do uso dos suportes digitais.

DIFERENCIAIS DO CURSO:

• Módulo de Direção de Fotografia do curso completo FilmLAB, transmitindo assim um conteúdo exclusivo do tema e da função;
• Aulas ministradas por profissionais atuantes na área, com conhecimento aprofundado na função de Direção de Fotografia;
• Disponibilidade de uso dos equipamentos em aula;
• Localização privilegiada e de fácil acesso.

PROGRAMAS:

Programa

Módulo A – Luz, visão e representação
1. A visão humana: funcionamento, percepção e cognição. Arte e representatividade a partir dos aspectos culturais;
2. Luz e Cor: espectro visível, temperatura de cor e IRC, princípios de óptica física e geométrica, quantificação de luz (fotometria), propagação da luz, formação da imagem óptica, lentes e objetivas, tipos de lentes.

Módulo B – Princípios da imagem digital em movimento
1. Acuidade visual e resolução espacial (MTF), persistência retiniana. Cadência;
2. Latitude e informação visual no digital, profundidade de byte, o sensor e sua resposta à luz, gamma, linear x logarítmico;
3. Espaço de cor.

Módulo C I – Câmeras e Monitoração
1. Exposicão e Fotometria: o triângulo da exposição (tempo de exposição, diafragma e sensibilidade do sensor); tipos de obturação, escolha da curva de gamma, escolha da sensibilidade, filtros e aberrações, controle de contraste;
Módulo C II – Setup de Câmeras e Monitoração
2. O que regular em uma câmera e em um monitor – Setups;
3. Monitoração: flat e LUTs.

Módulo D – Linguagem audiovisual e linguagem de câmera
1. Sequência, plano e tomada;
2. Composição visual;
3. Decupagem, storyboard;
4. Ponto de vista;
5. Profundidade de campo;
6. Movimentação e operação de câmera;
7. Tamanho de plano;
8. Direção do olhar.

Módulo E – Iluminação
1. Tipos de luz e acessórios, quantificação e dimensionamento de luz no set;
2. Linguagem de luz: do roteiro à escolha dos equipamentos, preparação, pré-light, posicionamento, luz de três pontos, mapas e esquemas de luz;
3. Luz e cor: sabendo iluminar para melhores resultados na correção de cor;
4. Estúdio e locações, relacionamento com a direção de arte, trajetória da luz solar.

Módulo F – Leitura e Interpretação visual de um roteiro
1. Referencial e Repertório: as escolas artísticas, a pintura, as artes visuais, as componentes da imagem, a proporções de quadro;
2. A cadeia de Produção da Imagem: da preparação à pós-produção;
3. Análise técnica do roteiro: cinematografia e direção e o relacionamento com as demais áreas;
4. Escolha do formato de captação em relação ao destino das exibições.

Módulo G – Ética e Relacionamento de Equipe
1. Como se organiza uma equipe cinematográfica;
2. Equipe de Elétrica e Maquinária: segurança e conforto no set de gravação;
3. As responsabilidades do diretor de fotografia.

Roberto

Roberto "Pena" Spinelli

Luis Villaça

Luis Villaça

Koji

Koji

Investimento:

À vista R$ 10.150,00 ou 14x de 725,00

Para mais informações,envie um email para matricula@institutodecinema.com.br ou nos ligue no (11) 3062-2794.