Instituto de Cinema de SP

Oficina de clipes:
produção, direção, fotografia e edição

  • workshop
  • todos

Sinopse:

Casa de Clipes consiste em proporcionar oficinas de direção, produção, fotografia e edição com foco em videoclipe. Um projeto princípio que procura elaborar através da formação técnica audiovisual o aluno/espectador, ampliando sua percepção e atuação sobre o meio e a existência, e aprimorando tanto seu poder de comunicação como a possibilidade de também passar a ser incorporado ao filme.

Datas e calendário:

  • Próximas turmas: 15/09/2018
  • Dias da semana e horário: Sáb, das 09:00 às 13:00 horas.
  • Duração: 4 encontros
  • Carga horária: 16h

OBJETIVO:

Com o fim da MTV Brasil como a conhecíamos, em 2010, os clipes já haviam encontrado seu novo espaço: o YouTube. O site diz ter atingido a marca de 98 milhões de usuários mensais no Brasil, com um adicional de 35 milhões nos últimos dois anos. Nesse espaço, não há linha editorial e foi isso que diferentes gêneros foram descobrindo aos poucos: um mercado audiovisual de nicho tão forte quanto uma emissora de TV. Agora é tudo multiplataforma, a identidade do artista é formada com o visual, a presença, o conceito, a história, não só o que ele canta. Os artistas mais populares do país nos últimos anos lançaram mais videoclipes do que álbuns, por exemplo. Porém, apesar do grande acesso, a distância ainda é muito grande pra quem assiste, poucas pessoas sabem como funciona a produção e pré-produção de um videoclipe. A proposta das oficinas é capacitar jovens de todas as mais diversas faixas etárias ao conhecimento técnico, teórico e prático na produção de um webclipe, inclusive focando também nos instrumentos que eles próprios têm em mãos, por exemplo celulares.

DIFERENCIAIS DO CURSO:

Ao término das oficinas, os alunos serão encaminhados para as especialidades que mais se identificaram e farão parte da equipe de um webclipe de um artista apoiador do projeto. O videoclipe será assinado com o nome do projeto e ainda será produzido um making of da gravação, feito inteiramente pelos alunos.

PROGRAMAS:

Programação das Aulas

- Direção: Nessa oficina serão abordadas técnicas de desenvolvimento de roteiro com base na música, direção de ator, figurino e maquiagem, escolha de locação e direção de arte;
- Produção: Conceitos de formação de equipe, planejamento (pré-produção da gravação), gerenciamento de equipe, lista de equipamentos e orçamento;
- Fotografia: Noções de enquadramento e montagem de luz. Formatos, diferenciais de câmeras de cinema, lentes. Introdução a equipamentos muito utilizados hoje no mercado como Steadycam e Drone.
- Edição: Introdução ao programa Adobe Premiere, seleção de cenas, finalização.

Gabi Jacob

Gabi Jacob

Investimento:

À vista R$ 1.100,00 ou 2x de 550,00

Para mais informações,envie um email para matricula@institutodecinema.com.br ou nos ligue no (11) 3062-2794.