Instituto de Cinema de SP

Oficina de Documentário Criativo:
do projeto ao filme

  • online
  • todos

Sinopse:

O curso traçará caminhos possíveis e acessíveis de se pensar e produzir imagens relacionadas às questões a nossa volta. De que forma olhamos, o que queremos dizer e como podemos transformar desejo em filme. Finalmente chegando a questão primordial: o que é e o que pode ser o cinema?

Datas e calendário:

  • Próximas turmas: 05/10/2020
  • Dias da semana e horário: Seg, Qua, das 19:00 às 22:00 horas.
  • Duração: 8 encontros online AO VIVO.
  • Carga horária: 24 hrs.

OBJETIVO:

Através das imagens que estão a nossa disposição, no processo de confinamento na quarentena, traçar possíveis projetos e caminho fílmicos, analisando nosso olhar e usando outros filmes e reflexões como estudo e exemplos.

DIFERENCIAIS DO CURSO:

O curso Oficina de Documentário Criativo - do projeto ao filme Online AO VIVO, acontece exatamente como nossos cursos presenciais, permitindo total interação com os mestres proporcionando a melhor experiência de aprendizado a distância.
Em nossa plataforma online o professor utiliza lousa virtual, apresentação digital, pode apresentar vídeos e arquivos, e você pode interagir pela câmera e microfone ou pelo chat privado e coletivo, além do poder compartilhar sua tela e muitos outros recursos.
No Google Classroom, o Instituto poderá disponibilizar os arquivos digitais referentes a sua disciplina. Além disso, desde sua matrícula até o fim do curso, você estará em contato de nossa super. Equipe Educacional por e-mail, telefone e whatsapp diariamente das 8:00 às 22 horas, o lembrando do horário das aulas, respondendo dúvidas e muito mais.

PROGRAMAS:

1. O projeto.

Diferenças entre projeto financiável x o projeto desejado.
diferença de um projeto documental para um projeto de ficção.
O argumento/roteiro de um projeto documentário.
Exemplos de projetos.
O projeto de Os dias com Ele.

Maria Clara Escobar

Maria Clara Escobar

2. Levantando o filme.

Tamanho do projeto.
Produtora ou projeto ainda solitário.
Os laboratórios de projeto.
Os fundos possíveis - dentro e fora do Brasil.
A necessidade de teaser e material filmado (as possibilidade de construir um teaser com pouco material).
Equipe.
Formas diferentes de fazer um documentário: alguns filmes de exemplo.
Os diferentes teasers de Os dias com Ele.

Maria Clara Escobar

Maria Clara Escobar

3. Do projeto para o filme.

Diferença entre documentário "tradicional" e documentário "criativo".
Os diferentes documentários criativos.
Projetos que sofrem com a passagem do tempo; os acasos, o cerne do projeto.

Maria Clara Escobar

Maria Clara Escobar

4. Os percalços na realizaçãode um documentário.

O controle.
A troca com o acaso.
Exemplo de filmes.
Roteiros comparados à filmes.
Exemplos de decisões diversas diante de um mesmo obstáculo.
A relação de consciência com o personagem.
Que situações colocamos os personagens.

Maria Clara Escobar

Maria Clara Escobar

5. Eu personagem

Filmes que constroem a realizadora/ o realizador como personagem.
Incluir ou não o processo do filme no filme - os perigos e as vantagens.
Exemplos de filmes.
Narração?
Filme com debate.
Material de arquivo.
A hierarquia dos materiais
o que é arquivo?
Os arquivos pessoais.
Proposta de escolhermos um objeto / um ponto em casa. E filmar uma imagem.

Maria Clara Escobar

Maria Clara Escobar

6. Imagens que criamos

Como olhamos, porque olhamos assim, que referencia temos?
Com poderíamos transformar o objeto escolhido em projeto. Porque nos interessamos por esse objeto?
Análise e debate dessas imagens.
Proposta de escrevermos algo sobre essa imagem/objeto escolhido.

Maria Clara Escobar

Maria Clara Escobar

7. Análise de materiais e formatação de projetos

Pessoas que olharam para esses objetos que escolhemos, diferentes narrativas.
Análise dos materiais escritos.
Tamanho dos projetos. Possibilidades de produção.
Como a imagem gerou palavra e a palavra agora propõe imagem - traduções.
Análise de trechos de filmes que dialoguem com o que está sendo filmado.
Propostas de seguir filmando.

Maria Clara Escobar

Maria Clara Escobar

8. Fechando um projeto / um teaser.

Material escrito e as possibilidades de criar um teaser.
O material que temos, os caminhos que poderiam seguir.
análise do curso.

Maria Clara Escobar

Maria Clara Escobar

Investimento:

À vista R$ 700,00 ou 3x de 233,33

Para mais informações,envie um email para matricula@institutodecinema.com.br ou nos ligue no (11) 3062-2794.