Instituto de Cinema de SP

Provocação Artística para Atores:
Oficina de Atuação

  • atuação
  • todos

Sinopse:

É uma oficina de preparação de elenco para atores e interessados em fazer filmes ou se expressar melhor. Esta será uma provocação artística para atores que querem saber dialogar com o texto, o corpo e seu drama. Também funciona para pessoas que querem se expressar melhor em suas apresentações em geral.

Datas e calendário:

  • Próximas turmas: 19/05/2018
  • Dias da semana e horário: Sáb, Dom, das 09:00 às 17:00 horas.
  • Duração: Um final de semana
  • Carga horária: 16h

OBJETIVO:

Através de exercícios estabelecidos dentro de uma provocação, o workshop propõe a ampliação do autoconhecimento do ator enquanto indivíduo que interpreta a si. Partimos do psicodrama em grupo em que os atores escolhem os papéis que vão desempenhar na dramatização de uma situação com forte carga emocional, o que dá a ele a oportunidade de apreender os sintomas que afloram no relacionamento entre os participantes com aquilo que ele é. O processo acontece através de exercícios dramáticos do indivíduo como ser vazado. Um aprimoramento da coleção de apresentações aprofundadas com exemplos concretos e aperfeiçoados em práticas individuais e de grupo.

DIFERENCIAIS DO CURSO:

Cursos de treinamento para câmera, ou que simulam o ator em cena existem diversos. Mesmo os cursos de expressão corporal existem como uma forma amena de colocar o indivíduo em contato consigo mesmo. Este é um workshop que pretende estourar a bolha. Alcançar através de exercícios intensos uma nova lógica de contato do indivíduo com aquilo que ele representa. Ninguém está aqui para representar nada, mas ser. Um ser atravessado por estímulos que se permite encontrar-se consigo mesmo.

PROGRAMAS:

Cronograma

AULA 1: O eu vazado. O ato de ser. Permitir-se. Avançado. O lugar da não representação. Exercícios que desloquem o óbvio e que extrapole o corpo presente. Improvisando com o discurso aberto. O surgimento da fala, o lugar da palavra, a desapresentação no lugar de quem é. Exercícios corporais e de intensão. O criativo e o criador. Deixar a carne falar. Libertar-se da figura que atua. Despertando o potencial do ator-diretor. O dono da palavra.

AULA 2: Criação do personagem. Alcançando memórias emotivas e sensações através de cenas. Desenvolvimento da potência do eu vazado atravessado pelo outro – música, afeto, lembrança, vazio -, um eu que ao não fixar conteúdos, libera-os, justamente por vazar. A captação e a construção de significado através de textos, cores, formas, afetos, lembranças, palavras, sonoridades, forças em trânsito, que se esvaem, que afloram também, fora-dentro. O ser vulnerável que concorre consigo ora o personagem, ora o atuante, ora o indivíduo que quer falar em domínio do discurso. Exercícios com textos propostos e desenvolvidos no processo. Desapresentação final.

Marcello Sampaio

Marcello Sampaio

Investimento:

À vista R$ 280,00

Para informações sobre prazos diferenciados, descontos, bolsas e outras formas de pagamento, envie e-mail para matricula@institutodecinema.com.br.

Cursos do Instituto de Cinema:

  • Os 10 Mais

    Veja quais são os cursos mais procurados no Instituto.

  • Cinema

    Viva intensamente a sétima arte com nossos consagrados professores. Através de aulas práticas e teóricas, ao final do curso, você terá produzido dois curtas-metragens.

  • Televisão

    Com professores e profissionais de grandes emissoras de Televisão e Rádio, aprenda em aulas práticas e teóricas os principais conhecimentos do setor, ficando pronto para atuar no mercado de trabalho.

  • Outras Artes

    Cultura fílmica, Direito de Entretenimento, Teatro e outras mais voltadas sempre às artes.

  • E-Learning

    Para você que não tem condições de assistir as aulas presenciais, tenha acesso ao nosso conteúdo e metodologia de ensino consagrada de onde estiver.

  • InCompany

    O Instituto leva até o seu colégio, como curso extra-curricular, o pioneirismo da linguagem audiovisual moldada por professores que atuam no ensino médio a mais de 20 anos.

  • Ensino Superior

    Para quem, efetivamente, quer aprofundar seus conhecimentos na área. Ofereceremos, em breve, cursos de graduação e pós-graduação na área de Cinema e, Rádio e TV.

  • Avançados

    Destinado àqueles que procuram especializar-se, bem como atualizar-se nas mais diversas áreas do audiovisual.