Instituto de Cinema de SP

CRÍTICA | História de um Casamento

Esse ano a Netflix veio com tudo para participar dos eventos mais importantes do cinema. Além de O Irlandês e Dois Papas no catálogo, uma de suas produções mais comentadas, indicadas e premiadas é História de um Casamento. O filme que tem roteiro e direção de Noah Baumbach e atuações de Scarlett Johansson e Adam Driver - além de todo o elenco - é excepcional. 


Em suas produções, Noah Baumbach sempre tem um toque muito sensível com a realidade. Seus filmes não têm efeitos mirabolantes e causas políticas, por exemplo; no entanto, roteiro, atuação e direção formam uma tríplice poderosa ao nos introduzir em histórias reais e sentimentais. Baumbach trabalha muito bem o que é real e humano. Veja, por exemplo, o monólogo sobre amor que é feito por Greta Gerwig em Frances Ha. Simples, mas poderoso. Não à toa compartilhado tantas e tantas vezes nessa nossa vida de mídias sociais. 


Em História de um Casamento temos novamente uma narrativa real. É literalmente o que o título diz. A história de casamento de Nicole e Charlie, que passam por um momento tenso: o divórcio. Antes de adentrar a vivência atual do casal - que já não quer mais ser um, o diretor nos introduz ao filme com duas sequências poderosas de apresentação. 


O filme se inicia com Charlie lendo sua carta sobre Nicole e Nicole lendo a sua sobre Charlie. Eles escrevem sobre o que gostam um no outro. Em pequenas sequências descobrimos quem são os protagonistas e suas pequenas manias, talentos e trejeitos. De forma simples, Baumbach nos insere nesse universo sem ser absolutamente descritivo, mas também sem muitos rodeios. 


Pequenas manias e trejeitos dos personagens são postos pouco a pouco à medida que o filme se desenrola, o que nos mostra um roteiro bem construído e bem trabalhado pela direção. O trabalho feito com os atores é mais um dos frutos dessa direção competente feita por Noah Baumbach. Para não deixar de lado a técnica, o longa apresenta fotografia e montagem tão competentes quanto. A combinação de todas as áreas nos entrega um resultado incrível. 


História de um Casamento é dramático, afinal, de maneira sensível trata de um tema que nos toca; mas o legal é ver que existe espaço para um alívio cômico que é - e com o perdão na repetição do termo - bem trabalho. Aqui o humor é ocasional, estando em pequenas ações de personagens muito bem interpretados por nomes como Julie Hagerty, Wallace Shawn e Merritt Wever. 


Destaque também para a atuação de Laura Dern, que está mais uma vez impecável em tela. Aqui, Laura é Nora Fanshaw, advogada poderosa que Nicole contrata para o divórcio, mesmo que o combinado entre ela e o (ex) marido fosse fazê-lo sem interferência da justiça. Bem, é a partir daí que a briga se intensifica, Charlie também arruma uma “Nora” para si! A burocracia e gastos envolvidos num processo de divórcio são citadas diversas vezes. 


Toda essa burocracia e envolvimento jurídico leva o caos de vez entre os personagens, o que vemos muito bem em uma das cenas mais marcantes do filme, uma briga cheia de gritos, honestidade e choro protagonizada por Scarlett Johansson e Adam Driver. Todo o filme é prova da interpretação de qualidade vinda de ambos, como o monólogo de Nicole na primeira conversa com a advogada. Mas é nessa cena que vemos o ápice. 


Noah Baumbach constrói a história de um casamento que já não tem mais ar para respirar. Como já dito, em outros filmes trabalha bem com a realidade das situações. Aqui não é diferente. O fim faz parte de nossa vida, naturalmente. Ciclos se encerram, relacionamentos acabam. Assistir a História de um Casamento é mergulhar nisso. É quase como aqueles momentos onde a gente surta e logo depois vê tudo passar. É acompanhar duas pessoas que um dia se apaixonaram já não mais sentindo o mesmo, dois pais lutando pelo bem e pela guarda do filho. E por fim, se separando e seguindo a vida. É intenso. É verdadeiro. 


Não à toa está indicado em tantas premiações e é favorito na maioria delas, ao menos quando se trata dos atores e atrizes. O filme já está disponível na Netflix. Confira o trailer abaixo. 


Por Mariana R. Marques

voltar
Fale Conosco Ícone branco transparente WhatsApp