Instituto de Cinema de SP

Documentário “Quem Te Penteia?” terá exibição exclusiva no Instituto de Cinema

No dia 22/06, o Instituto de Cinema realizará a exibição do documentário “Quem Te Penteia?” seguida de um debate com Naná Zalika e Nina Vieira, responsáveis pela produção. O evento acontecerá às 18:00 horas e a entrada é gratuita. O Instituto de Cinema fica localizado na Rua Teodoro Sampaio, 1121 – Pinheiros, São Paulo (SP). 


Para participar basta comparecer ao Instituto de Cinema no horário estabelecido e aguardar pelo início da exibição do documentário. A previsão de duração do evento é de 1 hora, sendo 30 minutos dedicados para a exibição e os outros 30 para o debate.


Sinopse“Quem te penteia?” é um documentário idealizado e realizado em casas e vielas de bairros da periferia de São Paulo com a intenção de traduzir qual é a relação que trançadeiras a domicílio, cabeleireiras, barbeiros e moradores das quebradas estabelecem com o cabelo, o território e as estéticas que nascem das bordas da cidade. Do corte chavoso às tranças, o documentário discute assuntos como autoestima, identidade de gênero, economia solidária, convivência comunitária e autoestima. Cada um dos nove personagens apresenta um universo diferente e a discussão sobre beleza e estética extrapola o que tradicionalmente é visto como um assunto de mulheres e atinge um debate de gênero mais amplo e complexo. O fio condutor é a busca constante de ser e viver a identidade preta e periférica da forma mais livre possível. 

voltar