Instituto de Cinema de SP

O que é a atuação para cinema?

A boa atuação é uma das peças imprescindíveis para que uma obra audiovisual tenha qualidade e se torne marcante, não por acaso alguns nomes de atrizes e atores se perpetuam na história e são, quase sempre, um dos principais motivos pelos quais lembramos de um filme. 


Um exemplo é a atuação de Renée Falconetti em A Paixão de Joana D’arc, em 1928. O filme é um dos mais importantes do cinema mudo e ganha uma interpretação de ouro da atriz, que se tornou uma das melhores atuações da história do cinema. Mesmo não ouvindo uma palavra vinda da atriz, suas expressões e lágrimas passam tudo o que precisamos sentir ao assistir o drama. 


A atuação no cinema não é singular, são diversos nomes, vindos de diversos gêneros e estilos, e justamente por isso não é tarefa simples definir quais são as melhores de todos os tempos. Mas você já parou para pensar no que é a atuação para cinema? 


No cinema utilizam-se alguns métodos vindos de estudiosos, que os formaram principalmente no teatro. Como é o caso de Stanislavski, que desenvolveu um sistema de atuação por muitas vezes replicado no cinema. O autor deixou alguns seguidores, como Lee Strasberg, que acreditava na atuação como fusão entre ator e personagem, onde o artista utiliza de emoções interiores, ou seja, pessoais, para potencializar seu papel. Outra técnica conhecida e que bebeu de Stanislavski é a Meisner, que aprofundou ainda mais o método e é também estudado quando se trata de atuação. Foi por esse caminho que grandes interpretações tomaram forma.


Mas para além da técnica utilizada, uma boa e memorável atuação tem muito a ver com quem a interpreta. Desde o roteiro, o artista em questão irá lapidar o personagem junto ao responsável pela direção. E, quase sempre, o que define uma boa atuação é a capacidade do ator/atriz de nos fazer esquecer por algumas horas o que está ao redor. Quando imergimos em uma interpretação e acabamos por esquecer que ela é, sequer, feita por alguém que estudou, decorou e interpretou um roteiro. É aquele trabalho minucioso com o subtexto.


É inegável que a atuação seja porcentagem crucial para definir se uma produção audiovisual será ou não de qualidade. E é pensando nisso, também, que o InC criou o curso de Atuação para Cinema; onde busca-se, através dos autores do cinema mundial, pesquisar e experimentar a atuação no cinema. 


Além da relação dos corpos/pessoas no espaço e a dramaturgia a partir de autores modelos do cinema mundia. É destinado a atores, atrizes, diretores, diretoras, estudantes e interessados e interessadas em atuação e direção de cena no cinema. No primeiro módulo do curso, serão estudadas as atuações e mise-en-scène à partir do cinema de John Cassavetes, que se tornou memorável por suas atuações em filmes como O Bebê de Rosemary (1969).


Um curso pensado em atuação para cinema, em específico, traz o que é necessário para se entender como funciona uma interpretação diante das câmeras e longe dos palcos. Algumas técnicas utilizadas na sétima arte vieram de autores que as pensaram para o teatro, e com a adaptação para o cinema, estudar e entender como funciona o trabalho de personagem diante das câmera é diferente e, portanto, necessário. 


Então, se você é ator/atriz ou diretor/diretora e deseja estudar essa que é uma das partes cruciais no desenvolvimento de uma produção audiovisual, entre na página do curso e conheça um pouco mais de seu programa. 


Por Mariana R. Marques

voltar
Fale Conosco Ícone branco transparente WhatsApp