Instituto de Cinema de SP

Cinema Total Férias:
Janeiro | Julho

  • férias
  • todos
  • cinema total

Sinopse:

O nosso Cinema Total de Férias é pensado para você que quer aproveitar as férias e fazer um mergulho intenso no universo da sétima arte. Com carga-horária de 100 horas distribuídas em 7 matérias, você vai aprender produção, direção de fotografia, roteiro, direção, direção de arte, som e edição. Durante as aulas, vai desenvolver o roteiro de um curta-metragem, aprender todos os processos de pré-produção e enfim, a gravação. De segunda a sábado, das 9h às 16h, durante três semanas seguidas (e para aquelas/es que sempre querem mais, tem ainda as monitorias de equipamentos gratuitas, para desenvolver habilidades com câmera, luz e som). E aí?! Vamos nessa?

Datas e calendário:

  • Próximas turmas: 07/01/2019
  • Dias da semana e horário: Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sáb, das 09:00 às 16:00 horas.
  • Duração: 03 semanas
  • Carga horária: 100h

OBJETIVO:

Oferecer a você um panorama do mercado audiovisual brasileiro, das etapas que envolvem a elaboração de um filme e de quais as áreas e carreiras disponíveis no mercado nas quais você pode aprofundar seus conhecimentos e experiências. Neste curso você desenvolve um roteiro e participa da gravação de um curta-metragem.

DIFERENCIAIS DO CURSO:

• Curso com 100 horas de cinema com o essencial para fazer um filme, começar sua carreira ou montar a sua própria produtora.
• Desenvolvimento de 1 curta metragem autorado e pronto para festivais.
• Sessões de monitorias com equipamento durante todo o curso.
• Mais de 10 professores convidados por turma. Profissionais do mercado, premiados e formados no Brasil e no exterior.
• O único curso livre de cinema com professores especialistas para cada disciplina.
• Aulas planejadas, com apresentações digitais em todas as aulas e material de apoio exclusivo.
• Projeto INC baseado na tríade ‘Sensibilidade, Técnica e Ação’ - o educando se sensibiliza, aprende e faz!
• Orientação a ex-alunos no planejamento da carreira, na montagem de suas produtoras e na realização de seus filmes. Faz parte do nosso foco e da nossa missão.
• Possibilidade de visitas técnicas a produtoras e sets, além de palestras com grandes personalidades do cinema durante todo o ano (sujeito a disponibilidade).
• Parcerias com grandes locadoras de equipamento com descontos especiais para alunos INC.
• Espaço incrível e bem localizado, com fácil acesso e segurança.
• A maior e mais engajada escola de cinema da cidade.

PROGRAMAS:

Roteiro

Roteiro: Contando Histórias no Cinema
Cinema: Uma estória contata a partir de imagens, sons, diálogos e descrições: Gêneros Narrativos, Elementos da narrativa, Roteiro Cinematográfico e Linguagem Visual
Personagem e Conflito: Ação, Objetivo, Obstáculo, Níveis de Conflito, Protagonista, Antagonista
Estrutura dos Três Atos + Formatação 1: Poética de Aristóteles, 3 Atos de Syd Field, A jornada do Herói, Forma do Roteiro Cinema, Softwares Formatação
Formatação 2 + Diálogo: Roteiro de Série – Comédia e Drama, Correção dos Roteiros entregues, Aprofundamento Formato, Texto e Subtexto, Exposição, Show X Tell
Cultura de Roteiro: Mercado Brasileiro e Internacional, Grandes Roteiristas, Grandes Teóricos, Estilos e Tramas, Sociologia e Psicologia (Jung e Bourdieu)
Ao longo do curso serão produzidos e revisados vários exercícios e 2 roteiros completos de curtas-metragens

Jonathan Mendonça

Jonathan Mendonça

Lucas Zacarias

Lucas Zacarias

Diogo Cronemberger

Diogo Cronemberger

Victor Fisch

Victor Fisch

Larissa Figueiredo

Larissa Figueiredo

Produção

Produção: Produzindo Filmes e Montando sua Produtora

Cinema e política: A Divisão do Trabalho no Cinema
Arte e Logística I: Processos básicos da Pré-produção e funções + “CASES”
Arte e Logística II: Processos avançados da Pré-produção, processos da produção + “CASES”
A espinha dorsal do set: Quebra + Cronograma
Over the rainbow: Pós-produção, Como distribuir seu filme, Como se inscrever em festivais
Produção Executiva I: Orçamento e Business Plan
Produção Executiva II: Captação de recursos, Leis de incentivo e Editais estaduais e federais
Tudo que você precisa saber para montar sua produtora

Eduardo Melo

Eduardo Melo

Eduardo Raccah

Eduardo Raccah

Bruno Cucio

Bruno Cucio

Direção de Cinema

Direção de Cinema: O Olhar central da Narrativa

O Contador de Histórias: História da Direção, Relações de trabalho: equipe criativa e de produção, Funções, Características Comuns a Grandes Diretores
Reconhecendo Histórias: Análise e interpretação de Roteiros a partir de técnicas de CloseReading e Storytelling
Contando a Sua História: Construção da linguagem, Relação Arte/Significado/Cinematografia, Estilos/Gêneros, Processos Criativo
Direção de Atores 1: História da Atuação, Objetivo, Conflito, Fluxo Orgânico + Workshop 1
Direção de Atores 2: Antecedentes, Circunstância, Relação, Texto e Subtexto + Workshop2
Workshop de Direção Completo

Ricardo Peres

Ricardo Peres

Sérgio Spina

Sérgio Spina

Jonathan Mendonça

Jonathan Mendonça

Leandro Afonso

Leandro Afonso

Bruno Cucio

Bruno Cucio

Fotografia e Iluminação

Fotografia para Cinema: A imagem, a luz e a tecnologia

Luz para Cinema: O que é luz, fotografia e cinematografia física e sensível
Back to the key: Iluminação + Workshop com Kit ARRIFLEX
Por trás das câmeras: Conceitos técnicos básicos + histórico + possibilidades atuais
A câmera: Funcionamento da câmera + conceitos avançados + demonstração das câmeras
Técnica e Arte I: Decupagem, enquadramentos + Workshop câmera
Técnica e Arte II: Decupagem de movimentos e ângulos + Workshop câmera
Técnica e arte III: Decupagem avançada + Lentes + Workshop câmera

Roberto

Roberto "Pena" Spinelli

Airo Munhoz

Airo Munhoz

Luis Villaça

Luis Villaça

Koji

Koji

Direção de Arte

Direção de Arte: Elementos cênicos contando histórias

O que é direção de arte? Equipe:cenografia, figurinista, maquiagem, fx, papel do diretor de arte, relação com o diretor, pré-requisitos: Capital Cultural, Austeridade, Semiótica
Montando um Projeto de Arte: Importância do Projeto de Arte, Referências, Como fazer um projeto de arte + Workshop

Ricardo Peres

Ricardo Peres

Camila Tarifa

Camila Tarifa

Som e Edição

Cultura de edição: O que é edição e montagem, Referências fílmicas, Relação Editor-Diretor, Ferramentas, Etapas do Processo de Edição, Roteiro, Corte e Decupagem, e Tecnologias.
Som para Cinema: Características físicas do som, Captação/Som Direto, Tipos de microfones, Acessórios de Captação para Cinema e Equipe. Montagem 1: Conceitos de montagem, Demonstração de softwares, Exemplos práticos, montagem + Workshop: Edição em duplas, ou trios, de material bruto para produção de um curta do Curso Completo de Cinema. Edição de Áudio: Demonstração de softwares, Efeitos, Equalização, Sincronização, Trilha, Mixagem + Workshop Montagem 2 e Finalização: Colorização, Key frames, Exportação e Plug ins + Workshop.

Koji

Koji

Diogo Cronemberger

Diogo Cronemberger

Vinícius Toro

Vinícius Toro

José Carlos Maron

José Carlos Maron

Investimento:

À vista R$ 2.000,00 ou 3x de 666,67

Para mais informações,envie um email para matricula@institutodecinema.com.br ou nos ligue no (11) 3062-2794.