Equipe
-
Fernando Alves Pinto
Paulistano, estudou Meisner Technique com X. Modica, Viola Spolin na New Actor’s Workshop e Yoga e Gyrokinesis com Julio Horvath em Nova Iorque. Há mais de 30 anos Fernando circula como ator e músico pelas Artes Cênicas e audiovisuais, onde participou de filmes expressivos na trajetória do cinema nacional, como Terra Estrangeira, 2 Coelhos e Nosso Lar. Em turnê nacional com a "Caravana Tonteria”, além dos streamings, onde também conta com inúmeros seriados e filmes como Sentença no Prime Video e HARD no HBO..
-
Cris Eifler
Gaúcha, atriz, diretora de arte e dançarina há 15 anos, é técnica em audiovisual e licenciada em dança pela UFRGS, pesquisa a performance nas artes e a relação entre corpo e espaço estendendo essa investigação em relação ao trabalho do corpo do ator e seu comportamento diante do olhar de um observador. Estudou oficina de direção de atores para atores e diretores em Bogotá, EICTV. Fez parte de diversos espetáculos de teatro, dentre eles “Bukowski, histórias da vida subterrânea”e "Ópera Açoriana", apresentado em Açores-Portugal. Trabalha como apresentadora e diretora de arte, além de atriz, e participou em curtas-metragens, longas e diversas séries..
-
Viny Arêas
Roteiro
Bacharel em cinema e em artes dramáticas. Atua como ator, standuper, autor e diretor tanto no teatro como no audiovisual. Atuou em várias peças publicitárias e na TV participou das produções “Terra Prometida”, "Jesus! e "O Rico e o Lázaro" (Rede Record), “Malhação.” – Rede Globo. Série “A Pang For Brazil”- Canal SBS (Austrália) e "Tô de Graça" Multishow. Atuou, dirigiu e roteirizou a web-série “18, 19... 30!” - indicada à 6 prêmios no Rio Webfest 2020 (incluindo Melhor Roteiro, Melhor Direção e Melhor Série Brasileira). Também concorreu ao mesmo festival na categoria Melhor Vlog e Melhor Série Educacional por “A Hollywood Nazista” do Canal Eu Cinemando. Esse ano ele foi indicado ao prêmio de Melhor Ator de Comédia no Rio Webfest 2021 pelo projeto cômico "Joke News" (mais de 3 milhões de visualizações). No teatro foi dirigido por Inez Viana, Cesar Augusto, Marcelo Valle e Antônio Guedes. Atualmente ministra aulas de Roteiro no Instituto de Cinema de São Paulo (InC)..
-
Silvia Gandolfi
Direção de Arte/Produção de Arte e Cenografia
Formada pela FAAP em Artes Plásticas, atua como Diretora de Arte e Cenógrafa desde 1991. Se especializou em dramaturgia para televisão e e tem como projetos mais relevantes: ’Sai de Baixo’, ‘Brasil Legal’, ‘Brava Gente Brasileira’, ‘Você Decide’, dentre outros. Recentemente atuou como Cenógrafa Titular na TV Globo em São Paulo nos programas ‘Altas Horas‘, ‘Conversa com Bial’ , ‘Domingão ‘ ; atuou na implantação do ‘Núcleo de Teledramaturgia no SBT dirigindo o Dep. de Cenografia , onde criou e construiu projetos como: ‘Carrossel’, ‘Corações Feridos’, ‘Uma Rosa com Amor’ e ‘Vende- se um véu de noiva’ . Na TV Cultura participou de projetos como ‘Castelo Rá-Tim-Bum’ (1992-94), ‘Vitrine’, ‘Qual é, bicho’, Clássicos e Cia. Em Cinema de longa metragem, trabalhou para filmes como – ‘Alma Corsária Alma Gêmea’, ‘ O Corpo’ e ‘Bicho de Sete Cabeças’.
-
Wilson Honório da Silva
Filosofia e Comunicação
Wilson Honório da Silva é historiador, formado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), com mestrado em Ciências da Comunicação – Cinema, pela Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Leciona há mais de duas décadas em instituições de ensino superior, tendo ministrado disciplinas como Estética da Comunicação, História da Arte, História da Moda, História do Cinema, Teoria da Comunicação, História da África e Fundamentos Filosóficos, Históricos e Sociais da Educação, dentre outras. Também já atuou como Arte-Educador em História da Arte, no Centro Livre de Artes Cênicas (CLAC, 2013/16) e desenvolve cursos de formação em torno de temas relacionados às opressões sociais, com destaque para a LGBTfobia e o racismo, organizados pelo Instituto Latino-Americano de Estudos Sócio-Econômicos (Ilaese) e destinados a entidades dos movimentos sociais. Foi editor assistente da revista “Livro Aberto” (1998-2001), especializada em Literatura, Artes e Cultura, e é autor de “O mito da democracia racial: um debate marxista sobre raça, classe e identidade” (Editora Sundermann, 2016, 2º edição)..
-
Cyntia Calhado
Fotografia/Semiótica no Cinema
Jornalista, crítica, curadora, pesquisadora e professora universitária dos cursos de Comunicação e Audiovisual. É doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) – onde desenvolveu uma pesquisa sobre intensidades da imagem em movimento, narrativa audiovisual e experiência estética no cinema contemporâneo –, e mestre pela mesma instituição. É uma das autoras do livro Extremidades: Experimentos Críticos (Estação das Letras e Cores, 2017), organizado por Christine Mello, e também da coletânea Cinematografia, Expressão e Pensamento (Appris, 2019), organizada por Marina Cavalcanti Tedesco e Rogério Luiz Oliveira. Organizadora, junto com Aline de Caldas Costa, e uma das autoras da coletânea Cinematografia, Expressão e Pensamento - Volume 2 (Appris, 2021).Jornalista, crítica, curadora, pesquisadora e professora universitária dos cursos de Comunicação e Audiovisual. É doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) – onde desenvolveu uma pesquisa sobre intensidades da imagem em movimento, narrativa audiovisual e experiência estética no cinema contemporâneo –, e mestre pela mesma instituição. É uma das autoras do livro Extremidades: Experimentos Críticos (Estação das Letras e Cores, 2017), organizado por Christine Mello, e também da coletânea Cinematografia, Expressão e Pensamento (Appris, 2019), organizada por Marina Cavalcanti Tedesco e Rogério Luiz Oliveira. Organizadora, junto com Aline de Caldas Costa, e uma das autoras da coletânea Cinematografia, Expressão e Pensamento - Volume 2 (Appris, 2021)..
-
Felipe Lopes
Direção/Produção/Negócio Audiovisual
Formado em Cinema pela UFF e com especialização em Gestão Empresarial e Marketing pela ESPM, Felipe Lopes atua há mais de dez anos no mercado audiovisual, passando pelas áreas de produção, distribuição, festivais e gestão pública. Trabalhou por mais de cinco anos na Secretaria de Estado de Cultura do RJ, tendo sido Superintendente de Audiovisual. Coordenou a Première Brasil no Festival do Rio, atuou como Gerente de Programação e Marketing da ArtHouse Distribuição. Desde maio de 2019, está na Vitrine Filmes atuando como diretor da distribuidora e teve como principais lançamentos Bacurau, A Vida Invisível, Três Verões e O Farol. .
-
Márcia Bessa
Continuidade
Possui doutorado em Memória Social (UNIRIO), mestrado em Ciência da Arte (UFF), graduação em Comunicação Social - Habilitação Cinema e Vídeo (UFF) e licenciatura em Artes Visuais (FAMOSP). Desenvolveu estágio de doutorado no Department of Cinema & Media Studies (UChicago), sob a orientação de Tom Gunning. Tem experiência de mais de 20 anos nas áreas de Produção e Continuidade para Cinema e Audiovisual, de Educação Superior e de Pesquisa Científica. Atualmente é artista A/v no Coletivo DUO2X4, docente na Escola de Cinema Darcy Ribeiro (ECDR/IBAv) e pós doutoranda em Cinema e Audiovisual (PPGCINE/UFF)..
-
Daniel Celli
Negócio Audiovisual
Há 15 anos atua no setor audiovisual, tendo trabalhado por 10 anos em festivais e mostras internacionais de cinema e na construção de eventos de coprodução internacional. Nos últimos anos se dedicou à gestão pública, pensando ações dentro de políticas públicas que estimulassem o mercado audiovisual. Dentre elas a criação da São Paulo Film Commission, departamento da Prefeitura de São Paulo, que funciona como agente facilitador, com a missão de atrair e dar assistência para a realização de produções audiovisuais na Cidade de São Paulo. Atualmente, além de consultor em políticas públicas para o audiovisual e economia criativa, trabalha na construção, formatação e na estratégia comercial de projetos audiovisuais. Atuando assim, para estimular o empreendedorismo e inovação no público e no privado, o matchmaking e a pensar em novos modelos de negócio..
-
Gabriel Gurman
Fundamentos da Comunicação/História das Mídias e Audiovisual em Publicidade /Direção
CEO da Galeria Distribuidora, empresa criada em 2018 com o objetivo de inovar o setor nacional de produção e distribuição de conteúdos audiovisuais ao apostar em diferentes gêneros e se envolver, de forma colaborativa, com os produtores em todas as etapas do projeto. A atuação da Galeria Distribuidora é focada em títulos nacionais e internacionais com forte apelo comercial. Formado em Comunicação Social na ESPM e com MBA em Film Business pela FGV, Gurman iniciou sua carreira no setor audiovisual há 10 anos, na Reserva Cultural de Cinema e, na sequência, atuou na área de programação da rede Cinemark. Também trabalhou na Paris Filmes em que, entre outros cargos, foi diretor de Marketing e liderou o lançamento de mais de 200 longas, como “A Cabana” e a saga “Jogos Vorazes”. Gurman é coprodutor de "A Menina Que Matou Os Pais" e "O Menino que Matou Meus Pais", case inédito no mercado cinematográfico brasileiro..
-
Marcio Desideri
Caracterização de Personagens
Marcio Desideri é Caracterizador de Efeitos Especiais, e Visagista, Mestre da maquiagem em Hollywood na CINEMA MAKEUP SCHOOL - LOS ANGELES. Também é Mestre em Artes Visuais pelo instituto de Artes da Unesp. , em pesquisas sobre maquiagem. Aprendeu com os grandes mestres da maquiagem de Hollywood como Vi Niel, Mike Spatoula, Nelly Rechia, Rod Maxwell, Joe Harlow, entre outros. Trabalha com maquiagem de caracterização e beleza, para televisão, filmes, eventos, publicidade, musicais e etc. Realiza trabalhos de bodypainting, concept art, esculturas, aplicações de pelos faciais, barbas, life casting, envelhecimento, bald caps, aplicação de perucas, próteses de silicone, latex, foam latex e Pros-Aid Transfer. Representou no Brasil o seriado americano The Walking Dead pelo canal "Fox Chanel Brasil" e o reality show "Face Off" do canal Syfy pela Universal Chanel Brasil para filme publicitário internacional, também em eventos e congressos como Campus Party e Comic Con..
-
Alice Coutinho
Oficina de Projetos
Produtora, gestora cultural e pesquisadora, é professora na pós graduação de Gestão, Política e Produção Cultural da Unicamp. Mestre em Sociologia da cultura pela UNIFESP, tem pós graduação em Gestão de Projetos Culturais pela Escola de Comunicação e Artes - USP e graduação em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista, UNESP. Iniciou seu trabalho com Produção Cultural em 2005, quando criou a Bendita Produções, que já assinou a produção executiva de músicos do cenário independente de São Paulo e Rio de Janeiro. De 2008 a 2009 trabalhou na produtora Barracão Cultural, responsável pela produção e elaboração de projetos de espetáculos musicais e teatrais. Fundou e editou o site de programação cultural Uia Diário e seu programa de rádio de 2007 a 2017. De 2011 a 2019 foi sócia e diretora executiva do Cultura e Mercado, escola e produtora de conteúdo sobre gestão cultural. De 2015 a 2018 foi professora no curso de Produção Cultural da FMU, e de 2018 a 2020 nos cursos de pós graduação em Gestão Cultural e Arte-Educação do Senac SP. É também compositora, e tem letras suas gravadas por músicos como Elza Soares, Lia de Itamaracá, Juçara Marçal, Romulo Fróes, entre outros..
-
Roberta Augusto
Distribuição Cinematográfica
Roberta Augusto brasileira de 40 anos, que mora em Los Angeles há 17 anos. Trabalha na Indústria Cinematográfica desde 2005. Formada pela UCLA em Film Business com especialização em Marketing & Distribuição, sua carreira começou na Summit Entertainment lançando filmes como Mr. & Ms. Smith, Sahara, entre outros. Atualmente, trabalha como Vice-Presidente Senior de Marketing, Distribuição e Publicidade na IDC, que é a divisão de America Latina do estúdio de cinema Lionsgate, e é responsável por mais de 20 países na América Latina. Lançou mais de 150 filmes nos cinemas até o momento sendo responsável por franquias de sucesso na América Latina, como The Twilight Saga (Saga Crepúsculo), The Hunger Games (Jogos Vorazes) e outros filmes, incluindo os vencedores do Oscar La La Land, Wonder (Extraordinário), Knives Out (Entre Facas & Segredos) e Bombshell (O Escândalo)..
-
Luis B. Vargas Gómez
Distribuição Cinematográfica
Lic. en Ciencias de la Comunicación por la Universidad Intercontinental (México) con Diplomado en Comunicación Audiovisual e Impactos Mediáticos por la Universidad de Salamanca (España). Entre los diferentes puestos que ha ocupado destacan: Analista Político para IBOPE AGB en las elecciones del 2006; manejo de la Mercadotecnia y Licencias de los clubes de fútbol Chivas y Pumas (éste último arrancando por primera vez su esquema de licenciamiento nacional), gerencia de la licencia *Major League Baseball* en México; lanzamiento por primera vez en DVD del Catálogo del Cine de Oro Mexicano en Alter Films y, posteriormente, en On Screen Films. Como funcionario público en Correos de México (SEPOMEX) tuvo bajo su responsabilidad las Ventas Corporativas del Organismo a nivel nacional así como del producto Mexpost. Los últimos diez años se ha desempeñado en la compañía líder a nivel mundial en medición de la industria cinematográfica, laborando actualmente como Vicepresidente para Latinoamérica en Comscore. .
-
Camila Kertzman
Roteiro
Camila é advogada de formação e roteirista por vocação. Formada pela PUC-SP, ela tem um mestrado em Escrita Criativa pela Full Sail University e uma especialização em Roteiro para Cinema e TV pela UCLA Extension. Camila escreve roteiros para filmes, séries de TV e vídeos para o Youtube, além de trabalhar com desenvolvimento de projetos audiovisuais e realizar serviço de script doctoring..
-
Diogo Ferreira
Produção de Casting
Diogo Ferreira começou sua carreira no final dos anos 90, agenciando atores e descobrindo novos talentos no teatro e na pesquisa de rua, até ajudar a fundar o departamento de casting da MIXER Filmes. Em 2010 montou sua própria empresa, a +ADD Casting, especializada na produção, direção e coordenação de elenco de projetos audiovisuais. Somando diversos profissionais entre assistentes de casting e agências, produziu inúmeras publicidades e projetos de ficção, entre eles, foi diretor de elenco das séries: "A Garota da Moto" (SBT, 2018); "Rio Heroes" (FOX, 2018); "3%", (NETFLIX, 2016); “3 Teresas” (GNT, 2013); “Julie e os Fantasmas” (Band/Nickelodeon, 2011) e Mothern (GNT, 3 temporadas entre 2006 e 2008). No cinema, foi diretor de elenco do longa-metragem "Jogo das Decapitações" (2013) do diretor Sérgio Bianchi e de diversos curtas-metragens, entre eles o premiado: “O Melhor Som do Mundo” (2015) do diretor Pedro Paulo de Andrade. Suas produções de elenco mais recentes foram para a série: “Escola de Gênios” (Gloob - terceira, quarta, quinta e sexta temporadas, 2018/2019) e para o longa metragem "Sobre Girassóis" da diretora Caroline Okoshi Fioratti (2019/2020)..
-
Gustavo Herthel Nascimento
Antropologia e Psicanálise
Vive e trabalha na região metropolitana de São Paulo. Formado no curso de licenciatura plena em História pela FIG (Faculdades Integradas de Guarulhos). Estudante de graduação no curso de Bacharelado/Licenciatura em Ciências Sociais pela USP (Universidade de São Paulo). Pesquisador na área de educação, trabalho, socialização e política da Faculdade de Educação (FEUSP), sob orientação da Prof.ª Dra. Kimi Tomizaki, tendo participado da produção e publicação de artigos sobre socialização e política. Participação em congressos nacionais sobre trabalho. Fotógrafo profissional. Diretor, roteirista e produtor do documentário O olhar de baixo que tem a previsão de lançamento para o ano de 2021. Possui formação extracurricular em teoria, linguagem e crítica cinematográfica (2019) e análise do discurso cinematográfico e o uso do cinema em sala de aula (2019), oferecidos respectivamente por Pablo Villaça e Prof. Wilson Honório da Silva..
-
Vera Oliveira
Produção de Arte e Cenografia
Vera Oliveira : Diretora de Arte e Cenógrafa, formou-se em Arquitetura pelo Mackenzie, SP e depois cenografia pelo CPT-SESC e pós graduação na UPC Barcelona. Atualmente assinando trabalhos para tv , TURNER e WARNER e direção de arte para filmes publicitários . Tem muita experiência em novelas, e já assinou 1 minissérie , Z4, Disney Netflix e 1 longa OBRA . Foi professora de cenografia e direção de arte na FAAP e IED..
-
Juli Monteiro Minicucci
Figurino
Juli Monteiro Minicucci se formou em Publicidade e Propaganda em 2005 pela Universidade Fumec de Belo Horizonte/ MG. Cursou Teatro Universitário na UFMG e no T.U.A. Fumec e atuou em algumas peças. Mudou-se para o Rio de Janeiro e trabalhou com marcas de moda, também realizou alguns cursos na área: Modelagem, Pesquisa de Moda, Consultoria de moda e Técnicas em Tecidos e Tratamentos de jeans. Já em São Paulo, em 2008, foi convidada para ser assistente de Stylist de Matheus Mazzafera para algumas revistas de moda nacionais. Em 2009 ingressou como figurinista no mercado de filmes publicitários para grandes produtoras e marcas e trabalhou com personalidades como Gisele Bündchen, Eduardo Sterblitch, Marcelo Rosenbaum, entre outros. Em 2017 foi a figurinista do longa metragem premiado internacionalmente: “Todo Carnaval Tem Seu Fim”, lançado em 2019 pela O2 Play. Além de filmes publicitários e longa metragem, também cria figurinos para eventos corporativos e videoclipes..
-
Marco Escrivão
Roteiro
Marco Escrivão é mestrando em Meios e Processos Audiovisuais da Eca/ USP. Trabalhou na Radio UFSCar, onde ganhou o APCA 2010 com o projeto "Tenho uma Banda!". Atua no campo do resgate da memória e justiça desde 2011 coordenando o projeto "Memórias da Resistência", tendo lançado um livro em 2012 e um documentário em 2014. Fundador da Comitiva Paracatuzum de São Carlos com a qual desenvolve atividades de formação pelo interior paulista. Dirigiu institucionais para organizações como PNUD da ONU e a FIAN Brasil. Como realizador, dirigiu o curta experimental “Colônia Penal” e os documentários “Dia da Mentira” e “Procura-se Irenice” com Thiago B. Mendonça além de “O Nó da Cana Também da Garapa” e “Lauri e a Subversão”, com circulação por mais de 60 festivais nacionais e internacionais, mais de 20 prêmios conquistados e licenciamento por canais de televisão públicas e privadas. Atualmente finaliza seu novo curta "Aliança por Eldorado"..
-
Paulo Yanko
Roteiro
Paulo Yanko, administrador e publicitário. Conduz a gestão de marketing de três empresas. Além da paixão pela propaganda, também adora narrativas. É curador e organizador de um dos eventos TEDx no Brasil. É um grande defensor da "Jornada do Heroi". Também foi diretor de campanhas publicitárias em toda américa latina. Começou sua carreira na gestão com 17 anos quando se tornou gerente de um dos restaurantes do Burger King. Saiu de São Paulo para o Paraná a convite de uma rede de superemercados que precisava de um gestor para implantar as cafeterias nas lojas da rede. Aos 21 anos começou a trabalhar numa locadora de vídeo, onde se apaixonou pelo audiovisual. No meio da faculdade de administração tomou a decisão de dedicar a carreira ao marketing e a publicidade. Foi Head de Marketing da Bestway Global Holding no Brasil. Empresa chinesa de infláveis. Ficou responsável de produzir toda gestão da marca no Brasil e lançou campanhas veículadas em toda a América Latina. Há cinco anos é organizador e curador do TEDxParqueDoIngá e TEDxPinheiros. Se tornou Speaker Coach e além de produzir mais de 100 pessoas nesse período, treina pessoas a falar em público e escrever o texto impecável. Já produziu mais de 20 campanhas de marketing e atualmente além de ser Gerente de Marketing de uma empresa de colchões, também é consultor de negócios, produtor e empresário..
-
André Miskalo
Som para Cinema
Com ampla formação acadêmica focada em ensino, atua na área musical a quase trinta anos, com dedicação exclusiva desde 2010. Com constante preocupação com o aprendizado e aprimoramento profissional, participou de diversos cursos e workshops na área. Formado pelo IAV, presta serviços para estúdios comerciais, onde teve a oportunidade de trabalhar com alguns músicos e bandas de renome (Golpe de Estado, Carro Bomba, Luiz Carlini, Nuno Mindelis, Warrel Dane, Roy Z, André Frateschi, 14 Bis, Willy Verdaguer, Casa das Máquinas, Cachorro Grande, Patrulha do Espaço, entre outros) - Tanto em ambiente de estúdio, quanto em "ao vivo", nos processos de gravação, edição e mixagem..
-
Alexandre Escanfella
Direção de Fotografia
Diretor de fotografia, sócio membro da ABCine, Fundador e Coordenador do Evento Segunda Segunda SP (@segundasegundasp). Especializado em Operação de câmeras pela ACO (UK), especializado em Direção de Fotografia pela Hurlbut Academy (USA), Stein, Academia Internacional de Cinema e B_arco. Começou a fotografar em 2012 com um curta metragem contemplado pelo Prêmio Estímulo (PROAC), também premiado como melhor filme artístico da ASFF 2017 (UK). Tem atuado no mercado filmes publicitários de big players como Shell, Chevrolet, Pepsi, Seda, Mastercard, Visa, filmes documentais, vídeos musicais, filmes corporativos, séries de TV, videos para web/apps e filmes independentes. Vegano, cicloativista e grande entusiasta por VFX, games e unreal engine..
-
André Correia
Imersão em Atuação
Pós graduado em direção teatral pela Faculdade de Artes Célia Helena. Iniciou sua carreira como ator em 1978, tendo trabalhado com os seguintes diretores: Antunes Filho (“Trono de Sangue/Macbeth", de Shakespeare), José Celso Martinez Corrêa, ("Ham-let", de Shakespeare), Antônio Gilberto (“Maria Stuart”, de Schiller), Mauro Mendonça Filho (“Deus", de Woody Allen), Willian Pereira ("Romeu e Julieta", de Shakespeare), Roberto Lage ("A Mandrágora", de Maquiavel), Samir Yasbek ("O Fingidor", do próprio Yasbek), Marco Antônio Rodrigues ("História de Dois Amores", de Carlos Drummond de Andrade), Antônio Abujamra ("O Casamento", de Nelson Rodrigues; "A Resistível Ascensão de Arturo Ui", de Bertolt Brecht; "Essa Noite Se Improvisa", de Luigi Pirandello; “Os Possessos”, baseado no romance “Os Demônios”, de Dostoiévski,), Marcelo Lazzaratto (“Ensaio Sobre a Queda”, de Carlos Canhameiro; “Ricardo III, de Shakespeare), entre outros. Em cinema, trabalhou nos curtas "Jogos de Azar", de Paulo Boccato, "Os Noivos", de Nelson Rodrigues e "Mundo Não Tem Porteira", baseado na obra de Oswald de Andrade. Protagonizou o telefilme “A teu Lado Leve”, com direção de Flávia Moraes e atuou no longa “Uma noite em Sampa”, com direção de Ugo Georgetti. Na televisão, atuou em mais de 100 filmes publicitários, tendo trabalhado ao lado de diretores como Cláudio Torres, Breno Silveira, Andrucha Waddington, Flávia Moraes, João Daniel, Tadeu Jangle, entre outros. Na Rede Globo, atuou nas novelas "O Profeta", "Pé Na Jaca", "Zazá", "Suave Veneno", "Filhas da Mãe", "Torre de Babel", "O Amor está no Ar" , nas minisséries "Um Só Coração", "Labirinto", "Hilda Furacão", “Dalva e Helivelto” e no especial “Por Toda Minha Vida”, sobre Cartola. Fez Assistência de Direção para Antônio Abujamra em "Gertrude Stein", de Alcides Nogueira e em "Mephistópheles", de Goethe. Dirigiu os espetáculos “Passional”, baseado em contos de João do Rio e “Sobre o desejo”, baseado na obra de Denis Diderot. Em 2014, dirigiu o documentário “Filhos de Abraão” para a produtora Canal Azul e dirigiu a websérie “Esquizofrenia”. Em 2015, fez a preparação de elenco da Minissérie “A Garota da Moto”, dos canais SBT/ Fox e do longa “Como se tornar o pior aluno da escola, de Danilo Gentili. Entre 2017 e 2019, fez a preparação de elenco da série “Escola de Genios”, para o Gloob/Globoplay e dirigiu o piloto da série “Genial”, com Oscar Filho. Atualmente, dirige a série “Ligação Direta”, para VTV-SBT e, em Agosto, fará a preparação de elenco da série “La Voyeur”, uma produção da Mixer para a Netflix..
-
Gui Andrade
Roteiro/Direção
Gui Andrade é diretor e roteirista. Dirigiu e escreveu três curtas, sendo eles: "A Página" (2015), que passou por mais de 55 festivais, foi selecionado pro 44o Festival de Cinema de Gramado; "Fragmentos de uma Metrópole" (2016), vencedor da Silver Remi no "51o WorldFest-Houston" (EUA); de "Ouroboros" (2017), que foi selecionado para mais de 28 festivais, dos quais recebeu 12 prêmios, incluindo "Melhor Direção" e "Melhor roteiro". Recentemente, lançou o média-metragem, “Não me esqueças, me ame para sempre”. Na TV, participou da sala de roteiro de duas séries e dirigiu um episódio do seriado “Buscando Buskers”, exibida na Sony. Em 2022, vai lançar seu primeiro longa-metragem documental, "Pinah". Sua primeira serie ficcional, “As Aventuras de Lampião” está em desenvolvimento e seu primeiro longa de ficção, “O Silêncio das Estrelas” está em pré-produção..
-
Felipe Lima Torres
Fotografia/Edição
Fotógrafo e realizador audiovisual há mais de 10 anos. Formado em Cinema em 2013 pelo Centro Universitário Senac, também estudou Digital Photography (Harvard) certificado pela plataforma Alison, e certificado em edição, motion graphics (After Effects) pela DRC Treinamentos. Experiência em direção, direção de fotografia, direção de arte, áudio, cinegrafista, fotografia, narração, dublagem, edição, montagem, motion, cor e finalização. Trabalha com cinema, teatro, clipes, musica, publicidade, institucional, educação. Diretor da produtora Arte União Filmes. Trabalha em projetos junto com a ONU, Google, Oracle, SESC, Teatro Oficina, Prefeitura de São Paulo, Festival Divercidade, Parada LGBTQIA+ de São Paulo..
-
Thiago DaDalt
Direção
Thiago é um premiado roteirista, diretor e diretor brasileiro. Começou sua carreira no cinema como primeiro curta-metragem “The Postman”, em 2007, aos 22 anos. Ganhou inúmeros prêmios com “Chocolate”, qualificado para o Oscar em 2018, um curta-metragem sobre o início precoce da doença de Alzheimer em uma comunidade de sem-teto em L.A. Seu projeto mais recente, DUKE (sobre autismo grave) foi oficialmente selecionado no "Emerging Filmmaker Showcase" no American Pavilion em Cannes 2019, vencedor do concurso Stage 32 exibido no HollyShorts, Raindance e Austin Film fest 2019, e qualificado para o Oscar 2019. Thiago concluiu seu primeiro longa-metragem documental em 2020, sobre Nancy Paulikas, que foi diagnosticada com Alzheimer precoce: "Onde está Nancy?". Venceu como melhor documentário no Cinequest 2020, prêmio Vitruvian no festival de cinema Davinci em 2020 e oficialmente selecionado no festival de cinema de Manchester 2021. Thiago passa seu tempo durante a pandemia trabalhando em outro documentário sobre Tamara Mark, uma mãe solteira de dois meninos autistas não verbais..
-
Ursula Rösele
Mercado Brasileiro
Ursula Rösele é Doutora em Cinema (Belas Artes/UFMG) e Mestre em Comunicação (FAFICH-UFMG). Durante o seu mestrado estudou a performance no documentário contemporâneo (em específico o filme Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho), e no Doutorado estudou a apropriação da imagem videográfica para o cinema, a partir da obra de Michael Haneke. Foi crítica de cinema pela Revista Eletrônica Filmes Polvo – cobriu diversos eventos de cinema, dentre eles as mostras de Tiradentes, Ouro Preto, Forumdoc.bh e o Festival de Cannes (2007-2013). Foi membro da comissão de seleção da Competitiva Brasileira do Forumdoc.bh em 2010, membro do Júri da Competitiva Brasileira do FestcurtasBH em 2011, e comissão de seleção das Competitivas Brasileira e Internacional do FestcurtasBH em 2012, 2013 e 2014. Trabalhou como assessora da Gerência de Cinema da Fundação Clóvis Salgado (BH/MG) entre os anos de 2011 e 2013. Trabalha com produção cultural, tradução e legendagem. Compôs a coordenação do Lumiar Festival Interamericano de Cinema Universitário (2014, 2016, 2017) e a curadoria do festival (2018). Atuou como docente no Centro Universitário UNA (Graduação) de 2013 a 2020. É escritora e publica seus textos no site www.meusanareagua.com e @meusanareagua..
-
Zaira Brilhante
Direção
Produtora de FX e formada em jornalismo, Zaira Brilhante é conhecida por seu trabalho como Diretora de Set de Produção em The Lion King (2019) e, mais recentemente, pelo trabalho de VFX dos personagens em MPC. Zaira nasceu no Rio de Janeiro e desde 2008 reside no Reino Unido, onde fez mestrado em Film Directing, na Universidade de Westminster, em Londres. Depois de trabalhar como produtora de set, iniciou seu trabalho em VFX em 2013 e desde então trabalha em obras como Animais Fantásticos e Onde Habitam ( Fantastic Beasts and Where to Find Them) (2016) e ganhou o premio "Academy Award" na categoria Efeitos Visuais por The Jungle Book (2016). .
-
Marcelo Zanuto
Edição/Publicidade e propaganda
Formado em publicidade pela FAAP. Em 2015 iniciou o projeto do canal de Youtube para a Rádio Antena 1, um ano depois foi convidado para completar o quadro de editores do Grupo Jovem Pan, assumindo projetos como Morning Show, Pânico Responde, 3 em 1, Pingos nos IS e Jornal da Manhã. Em 2018 entrou para o Sistema Globo de Rádio, com projetos de Youtube junto com Otaviano Costa, Maju Coutinho, Adriane Galisteu, Léo Jaime, Rodrigo Rodrigues, Rudy Landucci, entre outros. No mesmo ano fez parte da equipe de edição de jornalismo da Rede Globo com o programa matutino Bom Dia SP. Em 2019 foi convidado para retornar ao Grupo Jovem Pan como editor chefe do Programa Pânico, onde atua até hoje, em paralelo com o canal de economia apresentado por Dony De Nuccio e Samy Dana, Investnews, também como editor chefe..
-
Bruno Mezzena
Introdução ao Marketing
CEO da Vibezz, empresa focada em inteligência de Marketing. Com Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP e MBA em Gestão Empresarial pela FIA. Atua à mais de 15 anos criando e desenvolvendo soluções criativas para o Mercado de Cinemas sempre pensando na integração de ponta a ponta, ou seja, do roteiro até a pipoca, buscando sempre uma experiência única ao consumidor. .
-
Camila Pacheco
Introdução ao Marketing
Nascida em Campinas, São Paulo, é pós-graduada em Gestão Cultural e Eventos pela Universidade de São Paulo, tem extensão em Digital Marketing Strategy pela Harvard Extension School e é formada em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), com especialização em Marketing e Publicidade, além de atriz formada pela Oficina de Atores Nilton Travesso. Entrou em 2004 na Fox Brasil, onde atuou, por três anos, como gerente de promoções das áreas de Cinema e Vídeo. Neste período, desenvolveu uma série de ações em parceria com empresas como McDonalds, Nestlé, Unilever, P&G, Claro, Visa entre outras. Há quatro anos, vinha acumulando as posições de gerente sênior de promoções para Brasil e de gerente da área digital para América Latina. Em 2011, passou a ocupar o cargo de Diretora de Marketing da Fox Film do Brasil, lançando filmes recordistas de bilheteria como A Culpa das Estrelas, Saga X-Men, Rio, A Era do Gelo 4, entre outros. Em 2019, passou a responder como Diretora Executiva de Marketing pela Sony no Brasil supervisionando os lançamentos de cinema como Jumanji: Próxima Fase, Bad Boys e Adoráveis Mulheres..
-
Eduardo Chang
Direção
Administração de Empresas pela PUCSP, MBA de Gestão Empresarial pela FGV e Management Development pela Harvard Business. Trabalhou por 8 anos na Cinemark Brasil atuando na área de Operações, Concession e Programação e 7 anos na Cinepolis Brasil como diretor de Programação, onde trabalha atualmente..
-
Maria Paula Silveira
Direção de Arte
Maria Paula Silveira é escultora e aderecista que trabalha há 27 anos nos mais diversos segmentos do audiovisual, como cinema, emissoras de TV, publicidade, séries, e afins. Unindo escultura com o conhecimento de adereços adquiridos ao longo da carreira em especial na TV Cultura, se especializou em mockups e props, tendo como trabalho de destaque mais recentes a participação no seriado da Netflix “Cidade Invisível” onde produziu aves hiper realistas para a narrativa. .
-
Igor Kupstas
Direção
Igor Kupstas é hoje o diretor da O2 Play, distribuidora da O2 Filmes, produtora de Fernando Meirelles, Paulo Morelli e Andrea Barata Ribeiro. Entrou na empresa para criar o departamento em 2013. É professor do Curso de Pós-graduação da FAAP de Gestão de produção e Negócios Audiovisuais desde 2018. Jornalista com pós graduação em marketing, começou a carreira em 1999, no site de cinema e-Pipoca. Em 2003 inaugurou o departamento de marketing digital da Europa Filmes..
-
Leonardo Edde
Produção/Direção
Sócio-fundador da Urca Filmes, com mais de 20 anos de experiência como produtor e diretor, Leonardo criou, produziu e realizou dezenas de séries de TV, filmes e conteúdos multimídia. Entre seus trabalhos mais importantes destacam-se longas como “Tropa de Elite 2”, "Loucas para Casar", “O Filme da Minha Vida”, “Os Desafinados”, “O Mamute Siberiano”, “O Engenho de Zé Lins”. É presidente do SICAV, membro do Conselho Superior do Cinema, e representante do Brasil na FIPCA..
-
Rebeca de Paula
Produção/Negócio Audiovisual
Com uma trajetória diversa, traz na bagagem experiência por toda a cadeia do audiovisual: dos festivais, passando por produtoras, distribuidoras e rede de cinemas. Publicitária por formação, dirigiu curtas e videoclipes, assina a produção de médias e longas-metragens e também a produção executiva em 4 edições dos prestigiados festivais de cinema de Minas Gerais – Mostra Tiradentes, CineOP, CineBH e Brasil CineMundi. Na exibição, esteve na programação da Cinemark por mais de dois anos. Em distribuição, fez parte da equipe da independente Imovision e do estúdio Sony Pictures. Hoje gerencia a programação de lançamentos da Diamond/Galeria, uma integração da brasileira Galeria com a maior distribuidora da América Latina..
-
Daniel Campos
Introdução ao Marketing
Executivo de marketing com 18 anos de carreira. Tem sólida formação em bens de consumo, passou por Nestlé/DPA (lácteos refrigerados), Natura (inovação & perfumaria), Schincariol - (atual Brasil Kirin) em bebidas não alcoólicas e Grupo Três Corações (bebidas não alcoólicas & inovação). Em todas as experiências como gestor de marketing, sempre foi entusiasta da construção de marcas fortes, liderando projetos de estratégia e posicionamento das marcas que geria. Essa característica fez com que mudasse a direção de sua carreira para a consultoria de Branding. Em 2012 assumiu a diretoria de planejamento da Touch Branding onde participou de 25 projetos de posicionamento de marca nos mais diversos setores. Em outubro de 2014 retomou a carreira de executivo, pela primeira vez no setor de serviços. Assumiu o desafio de estruturar a diretoria de produtos e inteligência de mercado na Dotz, um de seus antigos clientes. Em três anos de Dotz montou a Diretoria de produtos, agregou algumas gerências como Campanhas, Atendimento e Clientes. Em Novembro de 2016 incorporou também a diretoria de Marketing e Inteligência de mercado para consolidar as frentes que cuidam da vida dos usuários do programa – Diretoria agora nomeada Marketing e Experiência do Cliente. Em Fevereiro de 2019 assumiu o desafio de montar a Diretoria de Marketing Digital, CRM e CX na Cinemark e em 2020 assumiu a Diretoria de Marketing, incorporando a parte off-line ao escopo anterior. .
-
Vitória Durazzo
Introdução ao Marketing
Desde 2013 no mercado cinematográfico, atua como Gerente de Marketing na Paris Filmes, maior empresa brasileira independente do setor. Durante esse período, já foi responsável por diferentes áreas como imprensa, mídia, eventos, promoções e planejamento. Participou de grandes lançamentos e franquias nacionais e internacionais de sucesso, como Jogos Vorazes, John Wick, A Cabana, Extraordinário; Até que a Sorte nos Separe, De Pernas Pro Ar, Detetive do Prédio Azul, Turma da Mônica - Laços. Vitória Durazzo é formada em Relações Públicas, tem MBA em Marketing pela FGV, e realiza diversos cursos técnicos nas áreas de marketing e cinema. Participou de grandes festivais de cinema como Cannes, Veneza, Tribeca e Cinemacon, e já foi convidada como professora/palestrante na ESPM, Academia Internacional de Cinema, Expocine e CineFest..
-
Ivan Boeing
Direção
Ivan Boeing é diretor geral da Diamond Films Brasil, a maior distribuidora independente da América Latina. Fundada em 2010, a empresa se destaca por distribuir os melhores filmes independentes da indústria cinematográfica. Antes da Diamond, Boeing teve passagem pelo Sun Distribution Group, como especialista em aquisições, e trabalhou por 20 anos na Imagem Filmes Distribuidora como Diretor de Aquisições Internacionais e Head de Relações Internacionais. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina, Administração pela Escola Superior de Administração e Gerência (ESAG) e Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Boeing é sócio proprietário da B&A Consultoria Empresarial, focada na capacitação e desenvolvimento de companhias públicas e privadas que queiram atuar no exterior. No ano 2000 o executivo concluiu o MBA em 'Trade Development and International Cooperation' na Universidade Moderna de Lisboa, Portugal..
-
Fabio Lima
Negócio Audiovisual
Fabio Lima é fundador e CEO da Sofa Digital, agregadora de dados e conteúdo para VOD. Graduado em Radio e Televisão pela Universidade Metodista de SP, trabalha desde 2000 com tecnologias digitais para o audiovisual..
-
Ian Perlungieri
Roteiro
Roteirista freelancer da Start Desenhos Animados desde 2016. Pós-graduado em Roteiro para Cinema e Televisão pela Fundação Armando Álvares Penteado (2018), já teve projetos selecionados no FRAPA (2017), ROTA (2018), WIS (2020), Usina do Drama (2020), ProAC Expresso LAB Nº 56/2020 e Histórias para Unir o Brasil (2021), com destaque para “Vira-Latas”, contemplado em 1º lugar pelo ProAC nº 29/2019. Foi curador no ROTA (2020) e roteirista do curta-metragem “Ao som da chuva” (2014) e da 2º temporada de “Buzzu na Escola Intergaláctica” (Globoplay e Nat Geo Kids, 2019)..
-
Cesar Ishikawa
Direção de Fotografia
Diretor de fotografia com base em São Paulo, desde 2012 atuando no mercado audiovisual. Foi assistente de câmera em diversas produções publicitárias e cinematográficas e desde 2017 trabalha como fotógrafo e operador de câmera, especialmente em séries infantis. No seu portfóilo estão séries como "Zoo da Zu", "Buuu! - Um chamado para a Aventura" e "Mal me Quer"..
-
Gui de Lucca
Direção
Especializado pela New York Film Academy (Los Angeles/CA), atua como diretor, roteirista e produtor na Sealab Filmes. Escreveu e dirigiu diversos comerciais para TV, com destaque para o filme da cadeia americana de restaurantes Applebee’s, exibido no intervalo do Super Bowl. Também criou, escreveu e dirigiu a série Ido!, rodada em Los Angeles, com atores norte americanos, mexicanos e brasileiros. Na televisão, produziu o Reality Show “The Best Barber Brasil” e o programa de varidades “Sempre com Você”, ambos para a SBT. Foi responsável pela criação da TV Guarani para o canal Premiere. Atualmente dirige e produz a série “Bora”, reality show que está indo para a 3ª temporada no Travel Box Brazil e está sendo exibida na TV de países africanos, além das séries Katoosh e Travel and Fun, também realities, para YouTube..
-
Débora Ivanov
Produção/Captação de Áudio
Produtora audiovisual paulistana, foi sócia da Gullane Entretenimento de 2000 a 2015. Em outubro de 2015 passou a integrar a diretoria colegiada da Ancine. Ficou interinamente no cargo de presidente da Ancine até janeiro de 2018. Ao fim do seu mandato, em setembro de 2019, desligou-se da Agência. Sua trajetória inclui a realização de mais de 60 obras audiovisuais - entre curtas, médias e longas-metragens, telefilmes e séries para televisão , projetos que participaram dos mais importantes festivais nacionais e internacionais, acumulando mais de 200 prêmios e conquistando as maiores bilheterias do cinema nacional nos anos de 2012 e 2014. . Foi membro do Conselho Consultivo da SPCine, empresa pública de cinema vinculada à prefeitura e ao governo do Estado de São Paulo. Por indicação do Conselho Superior do Cinema foi titular do Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual. Fundou e foi Diretora Executiva voluntária do Instituto Querô, organização sem fins lucrativos, dedicado à capacitação e inserção no mercado audiovisual de jovens em situação de risco social na região portuária de Santos..
-
Lula Carvalho
Direção de Fotografia
Diretor de Fotografia. Iniciou sua carreira no cinema nos anos 1990, na chamada retomada do cinema brasileiro. Tem se destacado como diretor de fotografia de filmes brasileiros premiados em festivais, como “Tropa de Elite” 1 e 2, e também internacionais, como “Robocop” (2014) e “Tartarugas Ninja” (2014). Em 2008 ganhou o Kikito de ouro por melhor fotografia no Festival de Gramado, com o filme A Festa da Menina Morta. E, além de possuir uma vasta filmografia que inclui títulos como “O Céu de Suely’, “Cidade de Deus” e “Carandiru”, foi responsável por fotografar os seriados “Narcos” e “O Mecanismo”..
-
Júlia Rezende
Direção
Estreou na direção de longas metragens em 2013 com “Meu Passado Me Condena”, comédia romântica estrelada por Fabio Porchat e Miá Mello, que levou 3,2 milhões de espectadores aos cinemas. Em 2015, Julia lançou “Ponte Aérea”, com Caio Blat e Letícia Colin e “Meu Passado Me Condena 2". No ano seguinte lançou "Um Namorado Para Minha Mulher", adaptação do filme argentino de mesmo nome, com Ingrid Guimarães, Caco Ciocler e Domingos Montagner. Em 2017 levou aos cinemas a adaptação da peça ”Como É Cruel Viver Assim", de Fernando Ceylão, com Fabiula Nascimento, Marcelo Valle, Silvio Guindane, Debora Lamm e Paulo Miklos. Em 2019 foi a vez de “De Pernas Pro Ar 3” e em 2020 prepara-se para lançar “Depois A Louca Sou Eu”, comédia dramática protagonizada por Debora Falabella, baseada no livro de Tati Bernardi. Seus filmes já levaram mais de 8 milhões de espectadores aos cinemas..
-
Fernando Coimbra
Direção
Fernando Coimbra formou-se em Cinema na Universidade de São Paulo, Brasil. Seu primeiro longa, O LOBO ATRÁS DA PORTA, estreou no Festival Internacional de Cinema de Toronto em 2013. O filme ganhou o prêmio Horizontes Latinos no Festival Internacional de Cinema de San Sebastián e ganhou prêmios em muitos outros festivais internacionais, incluindo Havana, Miami, Guadalajara e Rio de Janeiro. Para o mesmo filme, Coimbra foi nomeado para Melhor Direção de Primeiro Longa-Metragem no DGA Awards em 2016. Em 2015, dirigiu dois episódios para a primeira temporada da série da Netflix NARCOS. Seu primeiro longa nos EUA, SAND CASTLE, estrelado por Nicholas Hoult, Henry Cavill e Logan Marshall-Green, tornou-se um Netflix Original e estreou em abril de 2017 na plataforma de streaming. Em 2017, ele dirigiu um episódio da OUTCAST da Cinemax / Fox, criado por Robert Kirkman e mais dois episódios de NARCOS na terceira temporada. Em 2018 fez a direção geral, além da direção de dois episódios, da série TERRORES URBANOS, primeiro projeto de terror o a TV Record, também exibido pelo Warner Channel e Space. Ainda em 2018, dirigiu um episódio da série DILEMA, estrelada por Rene Zellweger, para a Netflix..
-
Kenia Maciel Tomac
Introdução ao Marketing/Publicidade e propaganda
Graduada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda e Pós-Graduada em Administração de Marketing pela FAAP/SP. Atual Coordenadora de Parcerias e Projetos do MAM – Museu de Arte Moderna. Gestora de políticas públicas por mais de 15 anos, com experiência em gestão de programas e projetos culturais e sociais desde 2006. Após coordenar o ProAC Editais por mais de 5 anos, trabalhou por 6 anos como programadora e produtora cultural na APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte) realizando a gestão de programas relevantes, tais como a Virada Cultural Paulista e o Festival Paulista de Circo. Depois coordenou a área de editais da Spcine (Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo) e nesta trajetória como gestora pública, em 2018 foi responsável pela implementação do Programa Cultura Ensina, realizado pela FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) em toda a rede pública de escolas estaduais. Em 2019 trabalhou no Sebrae SP fazendo gestão de projetos no Centro de Refência em Inovação e Economia Criativa. Participa de comissões de seleção de projetos culturais e sociais desde 2010..
-
Caco Ciocler
Atuação/Direção
Ator, diretor e autor do romance Zeide, começou sua carreira profissional em 1995 depois de mais de dez anos de teatro amador. Já nesse ano ganhou o prêmio de melhor ator coadjuvante pela peça PIRAMO E TISBE e o prêmio APCA como ator revelação pela novela O REI DO GADO. No cinema, fez sua estreia como diretor no curta TRÓPICO DE CÂNCER, vencedor do festival do minuto e depois no longa ESSE VIVER NINGUÉM ME TIRA, eleito o melhor documentário no Los Angeles Film Festival em 2015. Nos últimos anos escolheu intercalar seus trabalhos na TV e no cinema com linguagens de pesquisa no teatro. Depois dos monólogos 45 MINUTOS e A CONSTRUÇÃO, ambos dirigidos por Roberto Alvim, integra agora o grupo ULTRALÍRICOS, coordenado por Felipe Hirsch, cuja A TRAGÉDIA E A COMÉDIA LATINO-AMERICANA rendeu o prêmio SHELL de melhor diretor além de ser escolhida a melhor peça do ano pelo prêmio BRAVO! SELVAGERIA, nova montagem do grupo, é novamente finalista entre as cinco melhores peças do ano pelo mesmo prêmio..
-
Caroline Fioratti
Direção
Roteirista e diretora, formada em cinema pela FAAP, com 15 anos de experiência no mercado audiovisual. Assina a direção e roteiro do longa-metragem Meus 15 Anos, produção da Paris Filmes, que foi uma das maiores bilheterias de 2017. Criou, roteirizou e dirigiu a série infanto-juvenil A Grande Viagem (TV Brasil), indicada ao Internacional Emmy Awards – Kids 2019. Dirigiu as duas temporadas da série médica, Unidade Básica, para o Universal Channel. Atualmente finaliza um novo longa-metragem como diretora, a comédia Canta Pra Subir e assina a direção-geral da série policial investigativa, Os Ausentes, para a TNT, ambos com lançamento previsto para 2020. Terminou as filmagens e está em montagem de seu terceiro longa-metragem, como roteirista e diretora, o drama autoral, Sobre Girassóis..
-
Sérgio Rizzo
Crítica
Jornalista, mestre em Artes/Cinema, com uma dissertação sobre a obra de Woody Allen, e doutor em Meios e Processos Audiovisuais, com uma tese sobre a formação de professores para a educação audiovisual, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. É crítico do jornal "O Globo", produtor associado da produtora de audiovisual Parece Cinema, diretor do documentário de curta-metragem "Passo" (2018) e do segmento brasileiro do longa-metragem colaborativo "A Living Tree, Means a Living Planet" (2019). É membro do comitê de seleção do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários. Dá aulas na graduação e na pós-graduação da FAAP, na Casa do Saber, na FIA (Fundação Instituto de Administração), no Espaço Itaú de Cinema, em unidades do Sesc-SP e no modelo "in company", em escritórios de advocacia (Pinheiro Neto, Machado Meyer) e organizações privadas (Associação dos Promotores do Estado de São Paulo, PricewaterhouseCoopers, Sociedade Harmonia de Tênis, Delboni Auriemo). No exterior, fez palestras nos EUA (Harvard University), França (Sorbonne), Portugal (Instituto Politécnico do Porto, Universidade de Coimbra, Festival Filmes do Homem) e participou da equipe de programação da Bergman Week (Suécia). Autor dos livros "Cinema e Educação - 200 Filmes sobre a Escola e a Vida" (Editora Segmento), "Família e Educação - Quatro Olhares" (Editora Papirus) e "Vitória - Ayrton Senna" (Editora Melhoramentos)..
-
Bruno Bock
Locução para Rádio, TV e publicidade
Formado em Rádio e TV é especialista em Youtube tendo recebido treinamento do Google no Brasil e nos EUA (Youtube, Los Angeles). Criador da marca Pipocando é sócio-fundador da Blues, e ganhador de 3 "Plays de Ouro" e diversos "Plays de prata" (Prêmios do Youtube). Criador da nova grade de programação do canal do assinante SKY, atualmente é diretor criativo e apresentador do Zapeando (SKY) e do programa "Dobro de Manteiga" (Comedy Central). Autor do livro: "Pipocando, os Bastidores do maior Canal de Cinema da América Latina" escreveu o "Manual de Sobrevivência para o Youtube" vendido em todas as livrarias. Também faz parte do corpo gestor da Blues, produtora com mais de 60 colaboradores e 4 estúdios em SP e os canais Pipocando..
-
Roberta (Bobbie) Salles
Semiótica no Cinema
Roberta Salles, também conhecida como Bobbie, é jornalista, roteirista, além de trabalhar há quase dez anos com marketing digital e no universo da publicidade e propaganda. Estudou Letras na PUC SP e se apaixonou por semiótica, semântica e toda a riqueza inserida em idiomas e linguagens. É também uma das criadoras do Dedilhadas Vlog, um dos primeiros canais LGBTQIAP+ do YouTube. Como boa contadora de histórias e perspicaz em linguagem imagética, vai inserir os alunos nos maravilhosos mundos da semiótica no cinema e roteiro..
-
Mauricio Eça
Direção
Cineasta ,formado em Cinema pela FAAP. Diretor de centenas de comerciais de TV e mais de 200 videoclipes para artistas como : Maná,Racionais Mc’s,Pitty,Frejat,CPm22,Marcelo D2,Projota entre outros...Destaque para o videoclipe “Diário de um detento” dos Racionais Mc’s considerado um dos maiores videoclipes da história brasileira. No cinema, destaque para os dois filmes que dirigiu sobre o caso Richthofen “ A menina que matou os pais” e “O menino que matou os meus pais” com lançamento previsto para 2020, também dirigiu os 2 longas-metragens infanto juvenis da franquia Carrossel com mais de 5 milhões de espectadores , o media metragem “A felicidade de margo” baseado em conto de Drauzio varela, a comedia “O troco” com lançamento previsto para o segundo semestre de 2019 e roteirizou, produziu e dirigiu o longa metragem “Apneia” ..
-
Leonardo Medeiros
Atuação
Leonardo Medeiros Estudou teatro na USP e na British Theatre Association (Londres). Foi aluno do Professor Luther James do Actor's Studio Los Angeles. Estudou Licenciatura em Artes nas Faculdades Santa Marcelina. Professor de estética, teatro e interpretação, foi Coordenador do Curso Profissionalizante de Formação de Atores da Fundação das Artes de São Caetano do Sul de 1990 até 1993. Ministra aulas de interpretação para cinema. Dirigiu 19 peças de teatro em suas passagens pelo Grupo de Teatro da Cultura Inglesa (1984/1986), o Grupo 9 da USP (1986/1989), e o teatro comercial. A partir dos anos 1990 dedicou-se a uma frutífera carreira de ator no teatro, cinema e TV, tendo recebido mais de 15 prêmios por suas atuações em mais de 50 filmes longa-metragem. Foi celebrizado nos últimos anos por sua participação em inúmeras novelas e séries da TV Globo. Em 2012 fundou o Teatro da Rotina..
-
Adhemar Oliveira
Distribuição e Exibição
Cineclubista da geração dos anos 80, sua empresa de exibição, a Espaço de Cinema, em 2008, totalizou 72 salas, ficando em sétimo lugar entre os maiores exibidores do país. Exibidor, distribuidor e principalmente um agitador cultural que preservou as características de um amante dos cineclubes e as aliou às de um moderno executivo de cinema, capaz de aproveitar criativamente as vantagens das novas tecnologias da exibição e adaptá-las a conceitos inovadores, como o do arteplex, um multiplex voltado para os filmes de arte. É um dos grandes responsáveis pela transformação do circuito exibidor de filmes de arte no Rio de Janeiro e em São Paulo nos últimos 20 anos. Em meados dos anos 80, começou a programar o Cineclube Bexiga, em São Paulo, para pouco depois passar para o Cineclube Macunaíma, no Rio de Janeiro. Em 1985, foi um dos fundadores do Cineclube Estação Botafogo, que, com uma exibição heterogênea e de qualidade formou uma nova geração de cinéfilos, e, em seguida, expandiu-se para outras salas e cidades. Em 1989, participou da criação da então Mostra Banco Nacional de Cinema, que se tornou um dos eventos cinematográficos mais importantes do calendário carioca. Projetos de expansão do Estação levaram Adhemar para São Paulo, onde criou em 1993 o Espaço Unibanco, um projeto que transformou um decadente cinema de rua em três salas, com livraria e café. Pouco depois de trazer este mesmo conceito para o Rio, Adhemar acabou desligando-se do Grupo Estação. Em pouco tempo, o Espaço Unibanco se transformou no circuito mais cultuado de São Paulo, recebendo cerca de um milhão de espectadores por ano e investindo também no espectador do futuro por intermédio do Projeto Escola, que tem coordenação de Patrícia Durães, colaboradora de Adhemar em diversas atividades há muitos anos. Dentro do novo conceito de Arteplex, a Espaço de Cinema inaugurou salas nas cidades de Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. Em janeio de 2009, abriu a primeira sala IMAX (de tela gigante) no Brasil, localizada no Espaço Unibanco Pompéia, em São Paulo. Figura entre os maiores exibidores do país, possuindo salas ao redor do Brasil..
-
Suzana Lobo
Distribuição e Exibição
Administradora de empresas, Advogada e Produtora Cultural. Especialista em Propriedade Intelectual (FGV) e Mestre em Gestão de Empresas no segmento de Artes Criativas (LCC – London College of Communication). Há 20 anos trabalha no setor de entretenimento, onde já participou na implementação de projetos para Mercedes Benz, Vogue, Bienal, MASP, FAAP e SP Fashion Week. Ela também tem laços com a família da pintora Tarsila do Amaral., estando envolvida na coprodução internacional do primeiro longa-metragem sobre a vida da pintora, como produtora, além de já ter trabalhado em exposições, desenvolvimento de licenciamento de produtos e projetos especiais da artista. Pioneira e determinada por natureza, foi a produtora executiva do primeiro filme de animação em Stop Motion feito na América do Sul, distribuído pela Fox no mundo. Hoje trabalha para o Grupo Quanta, maior grupo latino Americano de Complexo de Estúdios de filmagens, locação de equipamentos e pós produção, onde séries de TV, longas metragens e eSports são realizados. Dentro do grupo, trabalha na Quanta DGT, como diretora de operações e é diretamente responsável pelo projeto de conversão digital dos cinemas brasileiros, em parceria com a AAM - Arts Alliance Media – Empresa com sede no Reino Unido. .
-
FELIPE BRAGA
Produção/Direção
Felipe Braga é criador de Samantha! e co-criador de Sintonia, séries produzidas pela LB Entertainment para a Netflix, de Lov3 (em pré-produção para a Amazon) e também de Latitudes e A Vida Fora dos Campos -- ambas nomeadas ao International Emmy. Selecionado recentemente pela Variety como um dos "Novos Talentos Emergentes da América Latina", e palestrante no SXSW por quatro anos consecutivos, Felipe tem como trabalhos mais recentes a direção do documentário da HBO Primeiro Bailarino, filmado no Royal Ballet, em Londres, e o roteiro de Marighella, filme dirigido por Wagner Moura -- que teve a sua estréia mundial no Festival de Berlim. Foi roteirista de séries da HBO como Mandrake (nomeada para um Emmy Internacional) e Destino, e longas-metragens como Legalize Já e Cabeça a Prêmio. Seu primeiro trabalho como diretor foi em B1, um longa-metragem documental, seguido pelo filme de ficção Latitudes, parte de um projeto cross-media em parceria com o YouTube e TNT, exibido no Festival de Locarno. Felipe Braga, sócio fundador da LB com Rita Moraes, trabalhou como roteirista para empresas de produção no Brasil como a O2 (Cidade de Deus), e outras internacionais como a Working Title (Trash - A Esperança vem do Lixo, de Stephen Daldry)..
-
Dennison Ramalho
Direção/Roteiro
Diretor e roteirista, formado pela Columbia University. Em 2018 lançou sua obra prima "Morto Não fala", assinando a direção e o roteiro. Roteirista de "Carceireiros". Dirigiu curtas autorais como Nocturnu (1999), Amor só de Mãe (2002) e Ninjas (2010), que marcaram o gênero no Brasil e a co-produção de Encarnação do Demônio (2008).
-
Fernanda Soares
Cinema, YouTube e Cultura Pop
Além de figura pública de grande sucesso no Youtube, Fernanda também é roteirista de seu canal e formada em Comunicação Social com habilitação em Cinema pela FAAP. Foi diretora e roteirista do canal no Youtube OK! OK!. Também trabalhou como chefe de pauta do Morning Show, na RedeTV, foi diretora do Acesso MTV, repórter da Rolling Stone Brasil e da Revista Caras. Atualmente, trabalha como apresentadora e roteirista dos programas Tretas TNT, Girl Power X Mundo Treta TNT e também é youtuber para o canal Hollywood Forever TV. .
-
David Turkie
Distribuição e Exibição
Diretor de Vendas Fox / Warner Bacharel em Economia (PUC SP), Pós-Graduado em Business Administration (CEAG FGV) e com MBA em Management & Marketing (Leonard N. Stern School of Business- NYU). Foi Gerente Regional de Operações da Cinemark Brasil, Gerente de Programação na Playarte, Diretor de Vendas da Fox Film e atualmente é Diretor de Vendas da Joint Operation Fox Film & Warner Bros Theatrical..
-
Roberto Gonçalves de Lima
Distribuição e Exibição
Roberto Gonçalves de Lima trabalhou na Ancine por 11 anos como Assessor da Diretoria Colegiada e como Diretor da Ancine, tendo participado dos processos de formulação dos Programas Especiais de Fomento, dos Fundos de Financiamento da Indústria Cinematográfica Nacional, do Prêmio Adicional de Renda, do Programa Cinema Perto de Você e das instruções normativas de regulamentação da Lei 12.485/2011, contribuindo na formulação e avaliação dos principais mecanismos de fomento e instrumentos regulatórios. Foi Coordenador da I Conferência de Cultura de São Paulo e da I Conferência Nacional de Cultura, Gerente de Participação Social da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura. Desde 1987 desenvolve atividade de produtor cultural em diversas áreas. Atualmente é CEO da Pyxis Produções Artísticas, palestrante e docente..
-
Rodrigo Aragão
Produção
A trajetória de Rodrigo Aragão é permeada pelo crescimento da sua produtora, a Fábulas Negras Produções; pelo seu trabalho criativo e prático nas mais variadas produções audiovisuais. Em 2005 rodou o seu primeiro curta premiado (Chupacabra), e em 2008 lançou o seu primeiro longa metragem. Mangue Negro lhe trouxe reconhecimento internacional e novos prêmios. Depois: A Noite do Chupacabras (2011), Mar Negro (2013) e As Fábulas Negras (2015). Consagrou-se como um dos mais prolíficos diretores do gênero brasileiro. Em 2018 lançou A Mata Negra – seu primeiro filme em 4k – e rodou o épico O Cemitério das Almas Perdidas, estreando no segundo semestre de 2020; este é o maior filme já realizado no seu estado de origem, o colocando num lugar de notoriedade. Com produções onde os efeitos práticos brilham pela sua perfeição, a filmografia de Aragão é marcada por uma notória evolução técnica. No comando da Fábulas Negras Produções há catorze anos, Rodrigo já escreveu, dirigiu e produziu seis filmes de longa duração e cinco curtas metragens. No currículo, participação em mais de 100 festivais ao redor do mundo e 23 prêmios; além de distribuição nacional e internacional, nas mais variadas plataformas de exibição. Com muitos projetos ambiciosos em mente, o seu objetivo é sempre renovar o cinema de gênero Brasileiro, levando a cultura regional para os mais diversos pontos do nosso globo..
-
Kátia Coelho
Direção de Fotografia
Primeira mulher a dirigir a fotografia de um longa metragem no Brasil, recebeu mais de 30 prêmios em festivais nacionais e internacionais. Com "Tônica Dominante" ganhou os prêmios Kodak Vision Award-Woman in Film em Los Angeles e APCA-Associação Paulista de Críticos de Arte. Dirigiu a fotografia de "A Via Láctea", filme que representou o Brasil em Cannes. Fez mestrado e foi professora de Cinematografia na USP por 7 anos. Atualmente, faz parte do núcleo de projetos da Veríssimo Produções, onde desenvolveu o roteiro e fez a produção executiva do longa metragem Terra de Ciganos, dirigido por Naji Sidki, em finalização. Seu último trabalho como diretora de fotografia foi o longa metragem Diário de Viagem, dirigido por Paula Kim, uma produção Sam Ka Pur/Dezenove Som e Imagem, em finalização..
-
Marco Alves
Humor/Roteiro para TV
Marco Alves nasceu em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, uma cidade com menos de 400 mil habitantes. Por volta de 1998 se reuniu com um grupo de amigos na casa de seu companheiro de classe e parceiro criativo Fausto Fanti. Visando apenas diversão começaram a escrever roteiros e produzir pequenas esquetes satirizando a pornochanchada, comerciais de televisão, entre outros. Em uma época pré-Youtube, onde atrair a atenção da mídia era tarefa quase impossível, enviaram uma fita VHS pelo correio para a MTV, que logo se interessou pelo trabalho. Foram então contratados e juntamente com seus companheiros formaram o grupo Hermes e Renato, emplacando 11 temporadas na emissora, escrevendo centenas de esquetes de humor e criando diversos personagens, entre sátiras de televisão e musicais. Trabalhou no grupo por 2 anos em um quadro no programa Legendários da Rede Record e em uma nova temporada do programa Hermes e Renato no canal FX. Escreveu a peça teatral Uma Tentativa de Show e até hoje compõe e excursiona por todo o Brasil com a banda Massacration. .
-
Lilian Solá Santiago
Documentário
Documentarista, Pesquisadora e Professora Universitária. Como documentarista, atua principalmente com a temática afro brasileira, tendo realizado os premiados filmes “Família Alcântara” (2004, com Daniel Santiago), “Balé de Pé no Chão” (2005, com Marianna Monteiro), “Graffiti” (2009), "Eu tenho a palavra" (2011), “Batuque de Graxa” (2012), entre outros. É doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA-USP, onde participa do LabArteMídia (Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologia), sob orientação do Professor Almir Almas, desde a sua fundação, em 2016. É Mestre em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (2005), com graduação em História (1998) pela mesma Universidade. Suas pesquisas em Cinema Expandido e História resultaram no conceito de “Documentário Social de Exposição”, uma metodologia participativa que une história e audiovisual expandido, sendo que o primeiro a ser instalado foi em Salto - SP (2016), com apoio da Funarte – a Casa da Memória Negra de Salto (em exposição no Museu da Cidade até 2020)..
-
Bruno Risas
Direção de Fotografia
Bruno Risas trabalha como realizador, diretor de fotografia, produtor e educador. É co-fundador da empresa SANCHO&PUNTA. Como diretor de fotografia, dentre os filmes que realizou estão DESTERRO, de Maria Clara Escobar; A ROSA AZUL DE NOVALIS, de Gustavo Vinagre; ERA O HOTEL CAMBRIDGE, de Eliane Caffé, entre outros. Como realizador, exbiu os curtas CAJAMAR, VENTANAS DEL AYER e OS CEGOS, que também fez parte da exposição Deus e sua Obra na América Latina, ocorrida em 2014 no Museu dos Direitos Humanos do Mercosul, em Porto Alegre/RS. Seu primeiro longa metragem como realizador é ONTEM HAVIA COISAS ESTRANHAS NO CÉU, recentemente exibido no 37º Torino Film Festival, em Turim, Itália; e na Mostra Aurora da 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Como educador, ministrou a disciplina Formação do Olhar - Cinema, na SP Escola de Teatro..
-
Thiago Macedo
Produção Executiva
Produtor executivo e sócio da FIlmes de Plástico. Junto a produtora, participou de mais de 200 eventos entre festivais e labs no Brasil e no mundo. Estudou o curso técnico de Formação em Cinema na Escola Livre de Cinema, em Belo Horizonte. Debutou no cinema com a produção de Filme de Sábado (2009), curta dirigido por Gabriel Martins. Se destacou no cenário cinematográfico nacional ao produzir os premiados longas Elon Não Acredita na Morte (2016), Arábia (2017), Temporada (2018) e No Coração do Mundo (2019)..
-
Bruna Nogueira
Maquiagem
Com mais de 70 filmes em Hollywood e 10 séries de TV, Bruna Nogueira é uma das maquiadoras emergentes da indústria audiovisual americana. Entre seus trabalhos estão “CSI: Nova York”, “Teen Wolf”, e “Jogos Vorazes – Em Chamas” (EUA) e no Brasil “Meu Amigo Hindu” e “Abe”. Além disso, se dedica em produções executivas, com projetos como “The Open House” (Netflix), “Summer Night” (Atlanta Film Festival) e “Duke” (Festival de Cannes). Formada em cinema na Escola Panamericana de Arte, Bruna trabalhou com produção artística no MIS (Museu da Imagem e do Som) e há mais de 10 anos integra o time de maquiadores da ‘Union Local 706’, cujos membros são autorizados a trabalhar em sets de filmagens em Hollywood e por todo o mundo. Também é proprietária da conceituada escola de técnicas para maquiagem com efeitos especiais Hollywood Makeup Lab, que deu origem ao livro homônimo que escreveu. Bruna ainda é designer da linha de pincéis Special FX Brush Set da Sigma Beauty. De jovem em início de carreira em Sampa à maquiadora artística de sucesso em Hollywood, Bruna trilhou um longo caminho para construir a bagagem e expertise que procura dividir com aspirantes e profissionais de cinema. É dessa troca nos famosos Makeup Labs que ela divide suas experiências, inspirando diferentes gerações de maquiadores a seguir seus sonhos. .
-
Emmanuelle Dias Vaccarini
Direção de Arte
Doutora em Artes Visuais pela UFRJ, Mestre em Educação pela UFJF e especialista em Educação e Diversidade, Arteterapia e Design de Interiores, é artista multimídia graduada em Artes e em Cinema, TV e Mídia Digital. Desde 2004 atua como diretora de arte, produtora cultural, designer e arte educadora. A partir de 2009 abriu novas frentes, atuando também na curadoria e agenciamento de filmes para distribuição comercial e cultural, participando de bancas sobre o mercado de curta-metragem, no Brasil e exterior. Atualmente leciona nos cursos de Cinema da UNILA/PR e AIC/RJ e nos cursos de Jornalismo e Publicidade da Unicarioca/RJ, além cursos de curta duração para festivais e projetos de extensão, sempre com enfoque para análise e produção de imagem para a Direção de Arte de obras audiovisuais. .
-
Alice Alves
Figurino para Cinema
Alice Alves é uma figurinista que começou sua carreira em 2002 na novela “O Clone” com figurinos assinados por Marília Carneiro. De lá pra cá são 17 anos realizando o incrível trabalho de contar histórias através dos figurinos em novelas, filmes e séries. É sua especialidade a criação de figurinos de época porque tem paixão pela pesquisa em profundidade e pelo desafio atrelado à construção de um figurino com muitos detalhes. Também elabora figurinos contemporâneos por entender a importância de comunicação da roupa com o espectador. Criou um curso livre de Figurino que ministra há 7 anos e ensina todas as metodologias que aprendeu e aprende durante sua carreira. Afinal não é só de criação que vive uma figurinista. Tem um blog onde escreve sobre os processos criativos de figurinistas renomados no cenário internacional, desse aprendizado tira lições para aplicar em seus figurinos. É dona da Figurino Shop, loja virtual que vende produtos importados criados especialmente para agilizar e profissionalizar o trabalho no audiovisual. .
-
Luiza Lusvarghi
Crítica
Luiza Lusvarghi é jornalista, pesquisadora e crítica de cinema, com Doutorado e Pós-Doutorado em Comunicação pela ECA USP. É coorganizadora e autora do livro "Mulheres Atrás das Câmeras, cronologia sobre as cineastas brasileiras de 1930 a 2018" (2019) e "O crime como gênero na ficção audiovisual brasileira" (2018), membro do Coletivo Elviras de Críticas de Cinema e da Abraccine..
-
Edileuza Penha de Souza
Documentário
Historiadora, pesquisadora, curadora e documentarista, é doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB, 2013). Desde 2006 desenvolve pesquisas na área de cinema, com ênfase no Cinema Negro. Idealizadora e organizadora da Mostra Competitiva de Cinema Negro – Adélia Sampaio. .
-
Sérgio Alpendre
Crítica
Crítico de cinema, professor, pesquisador, curador e jornalista. Escreve na Folha de S.Paulo desde 2008 (Ilustrada, Mais, Guia Folha e Guia livros, discos, filmes). Doutor em Comunicação/Cinema pela Universidade Anhembi-Morumbi, com bolsa da CAPES (incluindo bolsa sanduíche para onze meses em Portugal). Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA – USP, com bolsa da CAPES. Edita a Revista Interlúdio (www.revistainterludio.com.br) e o blog de cinema sergioalpendre.com. Participou como palestrante dos Encontros Cinematográficos, na cidade de Fundão, em Portugal (março de 2015 e maio de 2017). Ministrou uma Master Class na UBI - Universidade da Beira Interior, em Covilhã, Portugal (março de 2015). Foi coordenador do Núcleo de História e Crítica da Escola Inspiratorium (de 2011 a 2017). Foi curador da edição de 2014 do festival FICBIC – Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba. Foi redator do Roteiro Cinesesc, de janeiro a março de 2015. Foi oficineiro do programa Pontos MIS (de 2012 a 2015). Fundou e editou a Revista Paisà, publicação impressa de cinema (de 2005 a 2008). Editou a 4ª edição da Revista da Programadora Brasil (2010). Editou o catálogo da IV Mostra de Cinema Grego. Já escreveu para importantes veículos de imprensa como UOL, Contracampo, Cineclick, Foco, MOVIE, Taturana, Cinequanon, Revista E, Bravo e Filme Cultura. Foi curador das mostras Por Dentro do Blockbuster, A Portuguesa Rita Azevedo Gomes, do FICBIC (Festivel de Cinema da Bienal Internacional de Curitiba), Retrospectiva do Cinema Paulista e Tarkovski e seus Herdeiros. Participa de seleções e juris em festivais de cinema, além de ministrar cursos de história do cinema e oficinas de crítica por todo o Brasil..
-
Alice Riff
Direção/Produção Executiva
Alice Riff, 1984, é cineasta. Ela dirigiu e produziu os filmes Meu corpo é político, Eleições e Platamama. É produtora executiva de Histórias que nosso cinema (não) contava, de Fernanda Pessoa. Os filmes estiveram em festivais como Visions du Reel, Dok Leipzig, Rencontres de Toulouse, Festival de Brasilia e Mostra de Tiradentes..
-
Paula Pripas
Produção
Produtora da Filmes de Abril, com premiados filmes de longa e curtametragens, como Os dias com ele, dirigido por Maria Clara Escobar; Páginas de menina, por Monica Palazzo e Depois do almoço por Rodrigo Diaz Diaz, foi professora de produção executiva e direção de documentário na Escuela Internacional de Cine de Cuba (EICTV). Produziu episódios para o programa Sala de notícias, do Canal Futura e lançou, em 2014, o primeiro longametragem de sua produtora, o documentário Os dias com ele, premiado no Pitching DocMontevideo 2011, vencedor do edital Histórias que ficam, da Fundação CSN e premiado na 16ª Mostra de Cinema de Tiradentes e DocLisboa. De 2017 à 2019 geriu o Núcleo Criativo Filmes de Abril, com os longas Explode São Paulo, Gil?, Golpe, Dilema, O estranho e a série documental, Primeira Humanidade. É professora de produção do curso FilmLab, do Instituto de Cinema de São Paulo. Em 2020, estreou o longa ficcional Desterro, dirigido por Maria Clara Escobar, na mostra competitiva Tiger, do Festival Internacional de Cinema de Roterdã. O filme é fruto do investimento do Programa ibermedia e Prodecine 05/2014, em coprodução com a Terratreme de Portugal e Frutacine da Argentina. Também lançou recentemente o longa documental Êxtase, dirigido por Moara Passoni, no prestigiado festival do gênero, CPH:DOX. Atualmente está finalizando o longa documental Mambembe (Proac 2018), dirigido por Fábio Meira..
-
Renan Rovida
Atuação
Ator, diretor e roteirista em cinema e teatro. Atuou em "Os Sonâmbulos", de Tiago Mata Machado (melhor filme da mostra Caleidoscópio no 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro), “Baixo Centro”, de Ewerton Belico e Samuel Marotta (melhor filme na 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes), “Arábia”, de Affonso Uchôa e João Dumans (melhor filme no 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro). Também trabalhou como ator com os cineastas Adirley Queirós na série "Fantasmas da Casa Própria", Thiago B. Mendonça no longa-metragem "Jovens Infelizes ou um homem que grita não é um urso que dança" (melhor filme na 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes), Bruno Mello Castanho e Adriana Barbosa no curta-metragem "Ferroada" e no longa-metragem "Madrigal para um poeta vivo" e André Carvalheira, no longa-metragem "New Life S/A" que estreou na Competitiva Oficial do 51º Festival de Brasília do Cinema brasileiro, entre outros diretores e diretoras em curtas e longas-metragens. Lecionou diversas oficinas dentre as quais se destacam a oficina de Atuação Realista na 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes e a Oficina de Atuação no II Encuentro La Posible Actualidad de Brecht, em Buenos Aires - Argentina. Em teatro, trabalhou por 5 anos na Companhia do Latão e participou da criação das peças "Ópera dos Vivos" e "O Patrão Cordial". Atua na peça "Fome.doc" da Kiwi companhia de Teatro e dirigiu o trabalho "Granizo, o pão de trigo escurece o céu" com o coletivo Novo Teatro em Ruínas. Integrante do Coletivo Tela Suja Filmes, dirigiu o longa-metragem SEM RAIZ que pré-estreou na Mostra Aurora da 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes e integrou a Competitiva de Novos Realizadores do 36º Festival Cinematográfico Internacional do Uruguai e o Panorama Latinoamericano do 5º Festival Latinoamericano de Cine de Quito no Equador, além do Festival Cineuropa em Santiago de Compostela. Também dirigiu o curta-metragem ENTRE NÓS, DINHEIRO selecionado para a competição oficial do 34º Festival del Nuevo Cine Latino Americano de Havana em Cuba, entre outros festivais. Dirigiu e atuou no curta-metragem COICE NO PEITO, selecionado para a competição oficial do 33º Festival Cinematográfico Internacional do Uruguai e premiado pelos júris na 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes, 1º Festival de Cine de Caracas, Semana Paulistana do Curta-Metragem, Goiânia Mostra Curtas e pelo público no 3º Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba. Atualmente trabalha no projeto SUA CASA, MINHA VIDA, roteiro desenvolvido junto ao Núcleo Criativo Ceicine, finaliza o longa-metragem PÃO E GENTE e o curta-metragem A PROPRIEDADE É SAGRADA, e prepara seu próximo longa-metragem A VINGANÇA DE KUNHÃETÉ..
-
Leandro Lima
História das Mídias e Audiovisual em Publicidade
Carioca, ele cresceu no berço do cinema brasileiro. Faz parte da geração que promoveu uma verdadeira revolução no som feito em cinema no Brasil e ajudou a elevar o status da produção local. É o responsável pelo som direto de diversos filmes, entre eles, importantes expressões do cinema nacional como Tropa de Elite 1 e 2, Estamira, Diários de Motocicleta, Cidade Baixa, O Céu de Suely. E o mais premiado profissional de som direto no Brasil. De tanto ouvir, novas histórias nasceram. .
-
Cris Lyra
Fotografia
Cris Lyra é diretora de fotografia em São Paulo. Atua desde 2010 e já fotografou diversos curta-metragens, documentários e videoclipes. Atualmente filma seu 1º longa metragem. Recentemente dirigiu e fotografou o curta-metragem Um Homem Satisfeito - 2015 (26º Festival Internacional de Curtas de São Paulo, 19º Festival Internacional de Cine de Punta del Leste), assina a direção de fotografia dos documentários Quem Matou Eloá (seleção oficial no IDFA e HOT DOCS, melhor curta-metragem no ATLANTIDOC, Genni Awards e Semana Paulista de Curta Metragem). Graduada pela FAAP em 2009 e com residência em direção de fotografia pelo Maine Media College em 2010..
-
Matheus Parizi
Direção de Atores
Roteirista e diretor atuante desde 2010 com experiência prévia como diretor de teatro. Diretor dos curtas-metragens Primeiro Ato (Festival de Roterdã 2019; menção honrosa - Cine Tamoio), Bruma (Prêmio Estímulo 2015) e O Afinador (Festival de Veneza 2012; prêmio de aquisição RTP2; menção honrosa - Havana e LA Latino), cujas seleções incluem Toulouse, BFI, IndieLisboa, Tiradentes, Aspen, Cine Ceará, Melbourne, Hong Kong e instituições como o Museu de Belas Artes | Boston, Brown University, Yale University, Instituto Moreira Salles e a Cinemateca Uruguaia. Roteirista/diretor das temporadas 1, 2 e 3 da série de humor No Divã do Dr. Kurtzman (Canal Brasil; 2013-2015). Como roteirista, foi selecionado pelo Torino Film Lab 2013 e contemplado pelo Núcleos Criativos 2016. Atualmente finaliza seu filme-ensaio Enquanto Falávamos Sobre Performatividades Políticas Eu Ocasionalmente Furtava Vozes e Rostos (obra comissionada pela 6a Mostra Internacional de Teatro de São Paulo), desenvolve os roteiros de dois longas-metragens baseados respectivamente em seus curtas Primeiro Ato e O Afinador, e prepara-se para filmar seu novo curta, Menos do que Queremos Levar. Desenvolve também seu projeto de dissertação de mestrado, enfocando a obra de Leon Hirszman..
-
Bacco Andrade
Operação de Câmera/Fotografia
Fotógrafo e operador de câmera há 17 anos no mercado audiovisual brasileiro e internacional com experiência em cinema, televisao e publicidade e sócio da Locadora Lox Camera desde 2014. Desde 2010 tem trabalhado com Walter Carvalho em diversos projetos como foquista e operador de câmera entre eles as séries "Amores Roubados "(Globo), "O Canto da Sereia"(Globo), "Narcos"(Netflix) e filmes como "Raul: O Início, o Fim e o Meio" e "O Filme da Minha Vida. Chegando a dividir a fotografia em alguns documentários como "Quanto Tempo o Tempo Tem"(Netflix) e "À Queima Roupa". Já fotografou diversos clipes, institucionais e filmes como o "Estrada de sonhos" (indicado a Melhor Fotografia Documentário Prêmio ABC 2019). Seus projetos mais recentes como operador de câmera foram o filme "Vai que Cola 2: O Começo"(Globo Filmes), a série "Tudo ou Nada: Seleção Brasileira "(Amazon Prime) e a novela "Amor de Mãe"(Globo).
-
Carlos Primati
Crítica
Crítico e pesquisador especializado em cinema fantástico. Publicou artigos em livros sobre a obra do cineasta José Mojica Marins, sobre o Horror no Cinema Brasileiro e sobre o cineasta Carlos Hugo Christensen, em mostras dedicadas à produção nacional no gênero, e nas revistas Filme Cultura, Preview, Cineplot, Acrobata, LumeScope e Teorema. Membro da Abraccine, colaborou com artigos para os livros sobre animação brasileira e curtas-metragens organizados pela associação. Ministra cursos de cinema sobre Alfred Hitchcock, Expressionismo Alemão, Cinema de Horror, Ficção Científica da Década de 1950, Horror Independente, Zé do Caixão, Horror Ficção Científica e Fantasia no Cinema Brasileiro, Apocalipse Zumbi, Horror Britânico, entre outros..
-
Ricardo Severo
Som para Cinema
Compositor, produtor musical e publicitário. Compõe para cinema, teatro, TV, dança, musicais e publicidade. Foi contemplado com mais de 20 prêmios por suas trilhas musicais, incluindo um kikito de Melhor Música no Festival de Cinema de Gramado e o Prêmio Shell de Teatro de Melhor Música de SP. Produziu algumas das trilhas instrumentais das novelas “Jóia Rara” e “Além do Horizonte”, da TV Globo. Entre seus últimos trabalhos para audiovisuais está a música dos documentários "Work In Progress – por dentro da OSESP" e “50 Anos do Balé da Cidade de São Paulo”, da Prodigo Films, dirigidos por Diego de Godoy. Foi professor de Sonorização no Curso de Especialização em Cinema da PUCRS. É um dos artistas-formadores do Curso de Sonoplastia para Teatro na SP Escola de Teatro. Está cursando a Pós-Graduação na Universidade de São Paulo com uma pesquisa sobre “novos caminhos para uma dramaturgia original no Teatro Musical Brasileiro”..
-
Rodrigo EBA
Storyboard para Comercial de TV/Como fazer Storyboard/photoboard
Rodrigo EBA! ganhou prêmio do Anima Mundi 2013 com seu curta Graffiti Dança, na categoria de melhor animação brasileira pela votação do público de São Paulo. Também foi um dos diretores do longa metragem Peixonauta - O Filme, ao lado de Celia Catunda e Kiko Mistrorigo. É animador desde 2003, dirigindo e animando curtas-metragens. Participou do coletivo Graffiti com Pipoca, que explorou a linguagem de graffiti e animação pelas ruas de São Paulo. Em 2011 ganhou o segundo lugar do concurso Água em Movimento, do Anima Mundi, com o curta Cachoeira, stop motion feito com gotas d’água. Como storyboarder EBA! trabalhou em vários projetos na produtora TV Pinguim, incluindo o próprio Peixonauta, o Filme..
-
Vellas
Direção
Diretor de publicidade e sócio da Saigon Filmes, uma das principais produtoras de comerciais do mercado brasileiro, sendo representado mundo afora por produtoras renomadas como PrettyBird, Anorak, Blur, Rebolucion e Frenzy. Ganhou Cannes e D&AD com seu filme Leica - “Alma”, em 2013, além de ser escolhido como Saatchi New Director no mesmo ano. Vellas foi eleito o melhor diretor do Brasil em 2018 e 2019 pelo prêmio Whext, o maior prêmio de produção publicitária no Brasil. Trabalhou como designer e diretor de arte nas produtoras Ogilvy e DM9. .
-
Dora Figueiredo
Mídias Sociais
Graduanda em Nutrição pela Universidade de São Paulo. Formada curso Cinema Total do Instituto de Cinema, criou um canal no YouTube do zero e em menos de 1 ano bateu a marca de 150 mil inscritos, estudando a plataforma através de cursos, workshops do YouTube e Google, e eventos voltados para criadores e em 2017 Palestrou na Rio Content Market como um case de sucesso do YouTube Space. .
-
Steve Johnson
Maquiagem
Maquiador de Hollywood, especializado em efeitos especiais, trabalhou em grandes obras cinematográficas como Caça Fantasmas, Spider Man II, A Hora do Espanto, O segredo do Abismo, Um Lobisomem Americano em Londres, Greystoke: A Lenda de Tarzan, Os Aventureiros do Bairro Proibido, O homem Bicentenário, A filha do General, Homem Aranha II, a Vila e a série Stargate SG-1. Por quatro décadas, o vencedor do Emmy, Steve Johnson, transformou matérias-primas elementos, tecnologia de ponta e pensamento puro em criações surpreendentes. É responsável pelos efeitos de maquiagem em mais de duzentos filmes, inúmeros programas de televisão, comerciais e vídeos musicais. Superou enormemente as expectativas do público e da crítica com personagens inacreditáveis e efeitos especiais impressionantes. .
-
Mirella Oliveira
Maquiagem/Crítica/Curadoria
Mirella é a responsável pelo portal de curadoria, marketing e pesquisa audiovisual “2001 Indica”, fundadora do portal de noticias e informações sobre maquiagem cinematográfica “Maquiagem no cinema” e sócia-proprietária do Ateliê e Estúdio MIRRA, espaço colaborativo que une fotografia, maquiagem e cinema como meios de expressão artistíca. Além de ser maquiadora de cinema e publicidade há 6 anos, Mirella trabalha há mais de 20 anos na indústria audiovisual..
-
Eliane Caffé
Direção/Palestrante
Graduada em Psicologia pela "Pontifícia Universidade Católica de São Paulo"; cursou o mestrado no "Instituto de Estética y Teoria de las artes" - Universidade Autonoma de Madrid/ Espanha. Dirigiu curtas e longas metragens premiados no Brasil e em Festivais Internacionais dos quais se destacam “Kenoma”, “Narradores de Javé”, “O Sol do Meio dia”. Atualmente está em fase de lançamento do novo filme “Era o Hotel Cambridge”. Na televisão, Eliane dirigiu minisséries e documentários com um viés experimental,como a serie “O Louco dos Viadutos”. Paralelamente, coordena oficinas de audiovisual em zonas de conflitos em diferentes regiões do país..
-
Natalia Piserni
Roteiro
Natalia Piserni é uma das roteiristas da série “Minha Mãe É Uma Peça” para o Globoplay e colaboradora do longa-metragem "Minha Mãe É Uma Peça 3" (Migdal Filmes). É roteirista do sitcom "Matches" (Migdal Filmes), para a Warner Channel e da série “cominf of age” de 8 episódios para a Netflix, ainda em fase de desenvolvimento pela Boutique Filmes/Ocean Films. Escreveu os roteiros da série infantil "Amazonita" (Giros) para o canal ZooMoo TV. É criadora da série infantil de animação "Kika nas Estrelas" (selecionada para o pitching do Big Festival de 2018 e para o Anima Coaching de 2019). Nos últimos anos também foi roteirista da novela "Jesus" (Record TV), da minissérie “Lia” (Record TV) e da novela infantil “Carinha de Anjo” (SBT). Foi roteirista do sitcom infanto-juvenil “Que Talento! 3˚ Temporada” (CineFilm) para o Disney Channel, fez parte da equipe de roteiristas do programa “MÓV3L MTV” (Conspiração Filmes) para a MTV Brasil e da série policial "DDM - Delegacia de Mulher” do núcleo criativo PRODAV 3/2016 da Operahaus. Foi roteirista colaboradora do longa-metragem adolescente “Alice e Gabriel”, de André Rodrigues. E, em 2011, ganhou o 1˚ lugar no prêmio Ibram/Minc com o roteiro de telefilme infanto-juvenil “A moça do quadro de Almeida”. É formada em Cinema e pós-graduada em Roteiro pela FAAP..
-
Mario Jannini
Operação de Câmera
Formado em engenharia elétrica, trabalhou por 18 anos em locadoras de vídeo e cinema digital. Entrou na ARRI em 2011 e atualmente é o Diretor Técnico de Serviços da ARRI Brasil, primeira filial da ARRI na América Latina em São Paulo. É o responsável pelo suporte de vendas e manutenção da linha de câmeras digitais e luzes de LED da ARRI para a América Latina..
-
Cris Façanha
Direção/Produção
Há 11 anos no mercado, começou a trabalhar com audiovisual em Paulínia, na época que foi criado na cidade um pólo de cinema (2009). Formada em jornalismo, fez o curso da FGV – Gestão dos Processos da Criação e Produção em Cinema e TV. Trabalhou como estagiária, assistente e coordenadora de produção em filmes como Salve Geral, De pernas pro Ar, Corações Sujos, O Homem do Futuro, Felizes para Sempre, Crepúsculo, Serra Pelada e Trash. Em 2015 tornou diretora de produção e tem em seu currículo os longas metragens Malasartes, Talvez uma História de Amor, Mulheres Alteradas e Marighella. Em séries: Irmandade, Boca a Boca, PSI e Pacto de Sangue..
-
ANA PAULA ARAUJO
Produção/Produção para TV/Produção Executiva
Formada em Administração de Empresas, MBA em Formação de Executivo em Cinema e TV pela FGVSP. Com mais de 15 anos de experiencia na área de Cinema e TV, iniciou em 2002 na TVE Rede Brasil no Rio de Janeiro, em 2005 na TV Cultura de SP onde se manteve por 10 anos, assim passou por diversos departamentos dentro da emissora, sempre atuando na área produção/administrativa. Coordenando na gestão de Projetos de Produção Independente, Co-produção, Fomento, Aquisições de Conteúdos entre outras. Em 2015 familiarizada com as Leis de Incentivos do Audiovisual passou a atuar na área de cinema na Produção Executiva, Controller, Prestação de Contas e consultoria para projetos incentivados de diversos gêneros..
-
ANA LÍGIA CORADI
Assistência de Direção/Continuidade
Continuísta. É formada em Rádio e TV pela Universidade Metodista de Piracicaba | SP. Começou sua carreira como assistente de produção, mas logo se rendeu ao fascínio da continuidade, área em que se especializou. Em 10 anos de intensa vida profissional, trabalhou em parceria com grande nomes do cinema brasileiro, tais como: Bruno Barreto, José Alvarenga Júnior, Andrucha Waddington, Halder Gomes, Paulo Halm, Reynaldo Boury, Sandra Kogut, Pedro Amorim, entre outros. Hoje, coleciona em seu vasto currículo: 15 longas-metragens; 11 séries para televisão; 2 novelas e 2 curtas-metragens. Trabalhou em obras como “O Juízo”, direção: Andrucha Waddington (longa-metragem | ficção | 2019); “Cine Holliúdy 2 - A Chibata Sideral”, direção: Halder Gomes (longa-metragem | ficção | 2018); “Irmandade”, direção: Pedro Morelli (série | Netflix | 2019-presente); “O Hóspede Americano”, direção: Bruno Barreto (série | HBO | 2018); “Me Chama de Bruna”, direção: Octavio Scopelliti e Pedro Amorim (série | FOX Prime | 2016-2020); “Chiquititas”, direção geral: Reynaldo Boury (novela | SBT | 2012-2013); “Carrossel”, direção geral: Reynaldo Boury (novela | SBT | 2011-2012); entre outros títulos..
-
Fernando Brito
Crítica
Doutor em Literatura Inglesa pela Universidade de São Paulo, Fernando Brito é pesquisador e crítico de cinema, tendo colaborado ao longo de sua carreira com diversas publicações. Desde 2002, trabalha como curador da Versátil Home Video, a principal distribuidora de cinema europeu, clássicos e filmes cult do Brasil, tendo idealizado e supervisionado o lançamento de mais de 600 títulos em DVD e Blu-ray, incluindo coleções temáticas de terror/horror, como “Obras-Primas do Terror”, “Vampiros no Cinema”, “Zumbis no Cinema”, “Edgar Allan Poe no Cinema”, “Lovecraft no Cinema" e "Giallo”..
-
DANIELA SENADOR
Introdução ao Marketing/Fundamentos da Comunicação
DANIELA SENADOR É graduada e Mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP), com MBA Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios (FGV-SP) e, atualmente, aluna ouvinte na pós-graduação stricto sensu em Administração da FEA-USP. Em mais de quinze anos, liderou uma centena de projetos nas áreas de Comunicação e Marketing para agências, consultorias, organizações nacionais e multinacionais privadas, públicas e do terceiro setor. Foi Gerente de Mídias Digitais da Editora Cosac Naify, sócia-fundadora da Soneto, agência de marketing digital, e, atualmente, é consultora independente e professora. Entre os principais clientes atendidos estão ANBIMA, Ballantine’s (Pernod Ricard), BayerHealthCare, BM&FBovespa, Bradesco, Bunge, Citibank, Citroën, dr.consulta, Editora Unesp, Editora Nacional, Eurofarma, FTD Educação, Grupo Anchieta, Hospital Sírio-Libanês, Itaú Cultural, Livraria Martins Fontes Paulista, McDonald’s, Natura, Ricardo Almeida, Promon Engenharia, Santander, Serasa Experian, Sesc, SESI-SP e SENAI-SP Editoras, SPC Brasil, TAM Linhas Aéreas, Tribunal de Justiça 3ª Região, Tribunal Regional do Trabalho 2ª Região, Walmart e World Animal Protection..
-
Alice
Roteiro/História das Mídias e Audiovisual em Publicidade
Bacharel em Cinema e Audiovisual pela UFF, roteirista do longa Modo Avião (o filme de língua não-inglesa mais assistido na Netflix) e das séries Vai Que Cola (Multishow), A Vila (Multishow) e uma série de comédia com viagem no tempo para GNT/Globoplay. Desenvolve projetos originais como o longa de terror Casa da Mata (Talents Buenos Aires - Ateliers Proyectos en Desarrollo; Curitiba_Lab 2019; Menção Honrosa no Cabíria Prêmio de Roteiro 2019), a série infantil de animação As Flutuantes Histórias (Laboratório de Roteiros Audiovisuais da 18a Goiânia Mostra Curtas; Anima Mundi Coaching 2019) e o curta-metragem de fantasia Nina e o Abismo (Laboratório de Projetos do Festival Curta Cinema 2018, contemplado no Edital de Fomento ao Audiovisual nº 08/2019 de Niterói). Participou como roteirista do Talents Buenos Aires 2019 e escreveu e dirigiu os curtas Todas As Memórias Falam de Mim e Na Esquina da Minha Rua Favorita com a Tua, exibidos em mais de 40 festivais e mostras no Brasil e no exterior, dentre eles a Mostra de Cinema de Tiradentes. Coordenou o desenvolvimento da bíblia da 8a temporada de Vai Que Cola e foi assistente de roteiro de Magnífica 70 (HBO, indicada ao Emmy Internacional). Estudou roteiro cinematográfico na Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV) em Cuba no taller do professor Eliseo Altunaga. Já atuou como professora de roteiro na Academia Internacional de Cinema no Rio de Janeiro, no 21º Festival Brasileiro de Cinema Universitário e no coletivo Ritornelo..
-
Rafael Mattos
História das Mídias e Audiovisual em Publicidade
Formado em Comunicação Social com habilitação em Cinema e Domínio Adicional em Empreendedorismo pela PUC-RJ(2014).Pós graduado em Cinema e Linguagem Audiovisual pela Estácio de Sá(2017). Atuação no mercado na área audiovisual com expertise em mais de 12 filmes no circuito comercial incluindo "Minha Mãe é uma peça 3","Amarração do Amor","M-7 Quando a Morte Socorre a Vida", "Não se Aceitam Devoluções" e "Amor.com", e também de ter produzido o Plano de Ensino da disciplina de Pós Produção do curso de Graduação de Cinema e Rádio e TV da Estácio de Sá..
-
Anderson Sanchez
Direção de Arte
Faz desenvolvimento visual para séries de animação é ilustrador e designer. Está no mercado de ilustração a mais de 10 anos no segmento editorial e publicitário e há 06 anos no mercado de animação. Participou da produção de dois longa metragens nacionais: O menino e o Mundo (concorrente ao Oscar 2016 de melhor filme de animação) e Peixonauta o filme, assim com das séries: O Show da Luna! (1ª, 2ª, 5ª e 6ª temporadas), Cantando com Ping e Pong e Charlie o Entrevistador de coisas..
-
Thiago Eva
Direção
Dirigiu diversos videoclipes de artistas renomados, com linguagens visuais e narrativas inovadoras. Como Alok, Anitta, Mc Zaac, Vintage Culture, Manu Gavassi, Zeeba, Projota, Selva e outros. Dirige filmes publicitários e trabalha com produção de conteúdo para grandes produtoras, agências e clientes do nosso mercado. Eva tem um olhar intrigado, que busca o novo. Um olhar apurado, que preza por uma estética diferenciada. Um olhar inovador, com experiência e técnica em pós-produção..
-
Laila Pas
Produção
Graduada em São Paulo em 2010 no curso de Cinema da FAAP, assina a produção de variados projetos de longas, curtas e séries. Entre os trabalhos mais recentes, destacam-se os longas-metragens de ficção "Cidade Pássaro" (Matias Mariani), e "Última Cidade" (Victor Furtado), dos quais foi coordenadora de produção e diretora de produção respectivamente; o longa documental "Como fotografei os Yanomami" (Otávio Cury), também diretora de produção; a série "A Vida Secreta dos Casais 2 - HBO" (criada por Bruna Lombardi), da qual foi coordenadora de produção; e o curta-metragem "Tea For Two" (Julia Katharine), uma produção associada da Filmes sem sapato, da qual é sócia-fundadora. Em 2019, lecionou produção audiovisual na Vila das Artes, escola de artes vinculada à Prefeitura de Fortaleza. Laila é também atriz e cantora, tendo atuado em filmes como o longa-metragem "Permanência" (Leonardo Lacca), atualmente disponível no Netflix Brasil, e pelo qual ganhou o prêmio de melhor atriz coadjuvante no 19º CinePE..
-
Marcos Carvalheiro
iluminação e Cenografia /Direção de Arte
Após se formar em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de São Paulo (FAU USP), em 1991, se especializou em Direção de Arte e Cenografia. Trabalhou em filmes de curta e longa-metragem. Colaborou com o Diretor de Arte Ucho Carvalho e com Bia Lessa. Trabalhou como cenógrafo na EXPO 2000 em Hannover - Alemanha, no Pavilhão Brasileiro. Em 2002 trabalhou como Diretor de Arte em Lisboa-Portugal, em filmes comerciais pela Prodigo Films. Foi representado na Europa pela agência de talentos Ruhe Management entre 2017 e 2020. Atualmente trabalha como Diretor de Arte e Cenógrafo em filmes, séries de TV, vídeo clipes, filmes comerciais e televisão, como “Coisa Mais Linda”- Série de TV (2 a Temporada) - (Direção Geral-Caito Ortiz) - 2019; Netflix "Felizes Para Sempre?" - Série de TV - (Direção Geral-Fernando Meirelles) - 2015.
-
Claudia Andrade
Direção de Arte
Diretora de arte, com mais de 10 anos de experiência na indústria do cinema , criando um portfólio diversificado com filmes de época, contemporâneos e Sci Fi.Ela é uma designer altamente criativa e prática que ama o processo de fazer filmes e contar histórias. Já trabalhou em uma ampla variedade de locais no país e no exterior . Os trabalhos mais recentes incluem o filme “Talvez uma História de Amor “, “Vida Secreta dos Casais Segunda Temporada “Serie para HBO. Ela mora em São Paulo é formada em Cinema pela FAAP e PósGraduação em Direção de Arte para cinema na London Film School em Londres. .
-
Cassiana Umetsu
Produção
Formada em audiovisual pela Universidade de Brasília, estudou pelo mundo fotografia e pós-produção. Trabalhou em diversas propagandas premiadas e videoclipes, além do recém foco em entretenimento, com longas e séries. Começou sua carreira na Rede Globo Brasília, passando pela Vetor Zero e o2 Filmes..
-
Marvin Franco
Direção de Arte
Ingressou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo no segundo semestre do ano de 1994, e já no segundo período, começou a estagiar em um pequeno escritório de arquitetura voltado para a área de computação gráfica em AutoCAD e 3DS Max. Posteriormente, já em outro escritório maior, foi responsável pelo design de todo o material gráfico e alçado ao título de gerente de cursos de CAD, tendo foco na criação de uma apostila básica que posteriormente foi lançada em Livro pela empresa. Alguns anos depois, já mais experiente em computação gráfica, começou a fazer parcerias de trabalhos em projetos de arquitetura e apresentações em 3D. Em decorrência deste conhecimento "digital", em 2001, passou a se encaminhar para a cenografia de eventos e stands, prestando serviços para cenógrafos e empresas. Em 2005, começou a trabalhar na Rede Globo como "oficineiro" de Cenografia. O cenógrafo era o Raul Travassos, e logo em seguida emendando com a novela Belíssima, com a cenografia de May Martins. Foram diversos programas, entre novelas, séries, minisséries, programas de variedades, especiais e etc. Trabalhou com quase todos os cenógrafos e diversos diretores. Sempre em busca de novos desafios criativos, nunca fazendo “mais do mesmo”. Após oito anos de empresa, em 2012, resolveu pedir o desligamento da empresa, e se lançar no mercado audiovisual, a fim de buscar novos e desafiadores objetivos na área da cenografia e direção de arte. Foram mais de 20 novelas, 2 minisséries e diversos programas de variedades, girando em torno de 32 programas até aquela data. No dia 2 de outubro, começou a pré-produção do longa-metragem "Pixinguinha", e posteriormente um comercial da "Nike", dando início, assim, à sua trajetória como cenógrafo titular em diversas produções audiovisuais e artísticas. Nesses anos como autônomo, foram 4 longas-metragens assinando com o cenógrafo titular, 10 comerciais, além de grandes shows, eventos e produções culturais. Assinou projetos em outras emissoras e canais por assinatura, mas sempre mantendo o vínculo com a Globo. Voltou como prestador de serviço em produtos como "Tá no Ar - 1ª temporada" e na novela "Eta Mundo Bom". Além de atuar como cenógrafo assistente “freelancer” em diversos produtos, ajudando na conceituação e visualização em 3D, ou criando e detalhando projetos específicos, a pedido dos cenógrafos que conhecem meu trabalho. Em Janeiro de 2018, retornou à empresa como funcionário, no cargo de Cenógrafo Assistente III, para a equipe da novela "Verão 90", de direção de Jorge Fernando. E agora, faz parte do time da cenografia de Malhação – Transformação, mas sempre mantendo vínculos com outros profissionais do mercado de trabalho. E simultaneamente, está assinando como cenógrafo as próximas temporadas do programa do canal Gloob, Detetives do Prédio Azul, com direção de arte de Nathalia Siqueira. .
-
Paloma Buquer
Direção de Arte
Formada em História, atua no Dept de Arte há 14 anos no Mercado Audiovisual, tendo experienciado diversas plataformas: Cinema (curtas e longas), Tv Globo, Tv paga, Publicidade e Clipe. Conduziu a Disciplina Direção de Arte e Cenografia por 3 anos, na graduação de Cinema e Audiovisual da ESPM - Rio..
-
Rafael Nunes
Direção/Produção Executiva
Rafael Nunes é formado em cinema pela SUNY (State University of New York). Em Nova Iorque participou da equipe de produção da novela “I Love Paraisópolis”, quando da gravação de cenas na cidade Americana. No retorno ao Brasil, foi responsável pela produção de locação de filmes como “Magal e os Formigas”, “Não se Aceitam Devoluções”e “Cidade Pássaro”, selecionado para o festival de Berlim, e de séries para a HBO, Sony, Neflix e Warner. Como autor e diretor, Rafael criou e dirigiu a comédia “Já Foi Mais Fácil”. É um dos autores da série “Anjo da Guarda” e “É Tudo Nosso” e, ainda como produtor, atuou em festivais de música como SWU, Lollapalooza e em eventos em Paraisópolis, SP..
-
Giovanna Moretto
Figurino
Giovanna Moretto é figurinista de Cinema, Teatro e Televisão, destacando-se no Cinema Publicitário com importantes campanhas brasileiras e internacionais. Ganhou medalha de Bronze por Costume Design no Ciclope Festival de Berlim em 2017 pela campanha “Watermopilasgrado” da Mitsubishi Motors Brasil. Em 2018 ganhou o prêmio Whext Festival por Produção de Figurino. Produz figurinos para as maiores produtoras do Brasil como Saigon Filmes, Hungryman, Barry Company, Delicatessen, entre outras..
-
Ricardo Góis
video assist
Video Assist desde 2016, trabalhou na produção geral e de set, principalmente em ficção. Participou dos projetos Carcereiros 2a Temporada, Ninguém Tá Olhando, Boca a Boca ( Netflix, a lançar ) e Turma da Monica - Lições ( a lançar ).
-
Gabriela Akashi
video assist
Formada em Audiovisual pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com especialização em fotografia. Atuante no mercado como assistente de câmera desde 2012, foi video assist de longa-metragens e séries para Netflix, Globo, HBO e Fox. .
-
Kelly Cristina Spinelli
Roteiro/Documentário
Roteirista e documentarista. Vencedora de dois editais PROAC 2019 para produção do documentário Dançarinos de Aluguel,e desenvolvimento do roteiro do drama As Origens. Dirigiu e roteirizou dois curtas-metragens premiados em editais: A Festa da Joana e Parece Comigo. Foi coordenadora de conteúdo, editora e pesquisadora de programas de televisão por diferentes produtoras paulistanas. Tem paixão por personagens femininas e projetos que abordam questões de gênero..
-
Antonio Irivan
Produção
Atua na área de produção de cinema há mais de 23 anos; 18 deles em São Paulo. Começou como produtor de locação e Platô no filme Villa Lobos: Uma Vida de Paixão, na fase rodada no Ceará (minha terra natal). Depois, teve uma experiência como Assistente de Produção e Platô nos filmes O Invasor e Seja o Que Deus Quiser. Fiz a Direção de Produção (production manager) dos filmes: Acquaria, Viva Voz (2ª unidade), Antonia, 5 Frações de Uma Quase Historia , de um epsódio da série Cidade dos Homens e de toda a segunda temporada da série Antônia, A Deriva, Eu e Meu guarda-chuva e Nada a Perder 1 e 2. É Produtor Executivo (line producer) nos filme Elis, Legalize Já, Nada a Perder, O Amor da Voltas, Os Parças 2, A Suspeita e da Série Elis: Viver é Melhor que sonhar..
-
Vanderlei Henrique Mastropaulo
Produção/Cultura Fílmica
Produtor cultural e pesquisador de cinema, geógrafo pela FFLCH/USP e mestre em Comunicação e Cultura pelo PROLAM/USP (Programa de Integração da América Latina), com dissertação defendida em 2009. Desde 2015, ministra cursos livres sobre cinema brasileiro e de outros países da América Latina. Também ministrou cursos e palestras sobre os cineastas Wim Wenders, Ingmar Bergman, François Truffaut, Akira Kurosawa e Wong Kar Wai. Dedicado à realização de documentários independentes, dirigiu o curta-metragem Portunhol: um guia prático (2019), sobre este idioma informal utilizado em situações de desespero. Atualmente, dirige o longa-metragem Penso, logo animo, sobre a trajetória do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, na ativa desde 1975..
-
Paulo Gustavo Pereira
Crítica
Formado em Jornalismo e começou sua carreira na Radio e TV Tupi, passou pela Globo, Bandeirantes, Record, Manchete e Cultura, como assistente da redação, repórter, editor e chefe de reportagem. No SBT, dirigiu as transmissões da festa do Oscar a partir de 1994. Repetiu a dose na TNT, direto dos estúdios da emissora em Atlanta/EUA, em 2007. Foi colaborador no Jornal da Tarde, Folha de S.Paulo, Estadão, Jornal do Brasil e diretor de redação da revista Sci-Fi News por 11 anos. Escreveu os livros livro Almanaque dos Seriados, pela Ediouro, e Almanaque dos Desenhos Animados, pela Matrix. Apresentou os programas Loucos Por Séries, no canal Vivo; Talk TV, do canal Like, além de fazer ao vivo toda a semana, o Balanço das Séries, no Facebook e Youtube. É editor do site BesTV e escreve no blog Freakpop, da Joven Pan. .
-
Ana Lucília Rodrigues
Crítica
Psicanalista, mestre em Psicologia Clínica. Membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA) e do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (Latesfip/USP). Autora do livro Pedro Almodovar e a Feminilidade (Escuta, 2008) e co-autora do livro Cinema - o Divã e a Tela (Artes e Ofícios, 2011). Organizadora do Jornada Paulista de Psicanálise e Cinema. Organizadora da coleção Cinema e Psicanálise. .
-
Wellington Pingo
Produção Executiva
Há 35 anos no mercado de produção audiovisual, Wellington Pingo passou pelas maiores produtoras e trabalhou com diretores consagrados do cinema brasileiro, tais como Fernando Meirelles, Walter Salles, Daniela Thomas, Bruno Barreto, Alain Fresnot, Nando Olival, Heitor Dhalia, Paulo Morelli, Luciano Moura, Hugo Prata, Kátia Lund, João Daniel Tikhomiroff, Roberto Gervitz, Amora Mautner, Fábio Mendonça e Jayme Monjardim. Como diretor de produção, encabeçou filmes e séries como O casamento de Romeu e Julieta; Serra Pelada; O tempo e o vento; Família vende tudo; Lula, o filho do Brasil; Felizes para sempre; e a coprodução internacional Trash, dirigida pelo premiado Stephen Daldry. Como produtor executivo, assina séries como Pacto de sangue (Space), Rua Augusta (TNT), Assédio (Globo) e a aclamada Sintonia (Netflix). Seu mais recente trabalho, ainda em fase de finalização, é a produção executiva da série Conquest (nome provisório), produzida por Keanu Reeves e dirigida pelo inglês Carl Erik Rinsch..
-
Nette Cabral
Produção de Locação
Formada e pós graduada em Marketing pela ESPM, seu primeiro trabalho foi no departamento de MKT da Rede Globo, atuando junto a área comercial. passando de pesquisa à Direção de Arte em novelas de época, para o SBT e TELEFE - Chiquititas (Argentina); foi premiada no Festival de cinema de Maringá, pela Direção de Arte do Longa, Amores Imperfeitos. Foi produtora de locação, para cinema nos longas - Apneia, GLS, O Contador de Histórias, O Galã, Depois dos Quarenta, A Menina que Matou os Pais. Já para séries, fez a produção de locação de diversas produções como Gigantes do Brasil, Matarazzo, Guinle, Martinelli, Farquar e Barão de Maua (History Channel), Programa Rafinha Bastos (Fox), série Assedio (Rede Globo), Mal me quer (Warner), 3%, Coisa Mais Linda e Spectrus (Netflix), assim como para o reality The Bridge, de produção da Endemol..
-
Vanessa Paraguassú
Produção e Production Service
Iniciou trabalhos de produção para algumas embaixadas em Brasília e órgãos internacionais (ONU, Conselho Britânico). Trabalhou como produtora para a Trattoria, TV Zero, O2 publicidade e digital, Laje, Film Planet (atual DOMO). Produziu para a T4F, trabalhando com o Cirque du Soleil. Atuou como platô - Go Brasil Go, dirigido pelo Spike Lee..
-
Paulo Abel
Produção
Formado em Cinema pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) em 2003 depois de ter feito dois anos no curso de Publicidade e Criação pelo Mackenzie, teve sua experiência aprimorada em diversas áreas da produção de filmes a partir de 1997: produção geral, câmera, edição, locação e assistência de direção de filmes publicitários passando por diversas produtoras da capital paulista como exemplo, O2 Filmes, Gullane, Mixer, Zohar, Conspiração Filmes, Paradiso Filmes, Sentimental, CasaBlanca Productions, Aurora Filmes, Biônica, Tangerina Entretenimento, Rede Globo, Paranoid BR, Boutique Filmes, Academia de Filmes, BossaNova Films, Movie&Art, Olhos de Cão. Trabalhou com alguns nomes consagrados do cinema nacional como Fernando Meireles (em ‘Cegueira’), Guel Arraes (em ‘Romance’), Heitor Dhália (de ‘Cheiro do Ralo’), Paulo Sacramento (em ‘O Olho e a Faca’), André Klotzel (em ‘Sem Pai nem Mãe’), Daniel Rezende (em ‘Bingo’), Mauricio Farias (em ‘Hebe – O Filme e A Série’). Desde o ano 2000 começou a produzir seus próprios curtas-metragens, em 2008 criou a produtora Escalada cinematographica realizando (como roteirista e diretor audiovisual) filmes institucionais, videoclipes, shows e curtas-metragens; entre eles ‘Ecos da Terra’, seu último trabalho de ficção, que teve grande repercussão em importantes festivais de cinema no Brasil e no exterior. O documentário ‘Por Quem As Águas Correm’ feito em 2018 também é um importante projeto sobre a Transposição do Rio São Francisco e suas consequências sociais. Hoje em dia, além dos trabalhos autorais realizados pela sua produtora, atua também como produtor de locação, produtor de frente e Platô (produtor de set) em longas-metragens e séries para televisão vinculados nos canais HBO, NETFLIX, GNT, FOX, MTV, SONY, GLOBO, RECORD, HISTORY CHANNEL, CANAL BRASIL. Dessas, algumas produções como, "Destino SP", "O Negócio", "PSI", "A menina sem qualidades", "Três Terezas", "Lili a Ex", "Bingo", "Marighella", "Vá de Retro", "Sem pai nem mãe", "Carrossel 2", 'Desencontros", "Carcereiros - 2a temporada", "Todxs", "Hebe - A Série", "Ninguém tá olhando"..
-
Alice Drummond
Direção de Fotografia
Alice Andrade Drummond é graduada em jornalismo e em cinema, mestranda em Cinema. Além de ser pesquisadora e professora também trabalha como diretora de fotografia desde 2009. É membra co-fundadora do Coletivo de Diretoras de Fotografia do Brasil - DAFB. Já dirigiu a fotografia de mais de 20 curtas exibidos e premiados em festivais nacionais e internacionais, dentre os quais se destacam Rã de Ana Flávia Cavalcanti e Julia Zakia, A Passagem do Cometa, de Juliana Rojas, Plano Controle de Juliana Antunes, Vitória, de Ricardo Alves Júnior, Médico de Monstro de Gustavo Teixeira. Fotografou também o longa-metragem El Mate de Bruno Kott, e as séries de TV Habitação Social - Projetos de um Brasil de André Manfrim e Transando com Laerte, de Claudia Priscilla e Pedro Marques, todos distribuídos no circuito comercial do país. Como diretora realizou em 2018 o curta Mesmo com Tanta Agonia, vencedor dos prêmios ABRACCINE e Canal Brasil de melhor filme, melhor atriz e melhor fotografia no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, entre outros. Em 2015 realizou o curta Sem Você a Vida é uma Aventura, exibido em diversos festivais pelo país e mundo, premiado como melhor filme no Curta Cinema e na Semana Paulistana do Curta metragem. .
-
Leam Ricétto
Cultura Fílmica
Mestrando em Comunicação e Semiótica na PUC-SP, com pesquisa na construção audiovisual na telenovela brasileira (sua grande paixão, desde menino!) dos anos 70 à atualidade. É especialista em Roteiro de Ficção Audiovisual pelo SENAC-SP e bacharel em Letras (Português/Italiano) pela USP. Atua como professor de língua e cultura italianas no Mackenzie Language Center, na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Também trabalha com produção cultural há mais de dez anos, na elaboração de projetos variados para leis de incentivo e editais; além de suas atividades como roteirista (e com script doctoring), escritor e ator. Em 2017, publicou seu primeiro romance, Lima, Limão, Limoeiro..
-
Guilherme Bryan
Produção
Professor dos cursos de graduação de jornalismo, Rádio e Televisão, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Artes Visuais e Produção Fonográfica e de pós-graduação em Direção de Arte e Cinema e Vídeo do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Além disso, é diretor, roteirista e pesquisador da série 100 anos de samba, exibida pelo Canal Brasil, diretor e roteirista da série Os anos 80 estão de volta, exibida pelos canais Curta! e Viva, e professor de Introdução à História do Videoclipe, no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo. É doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e mestre em Comunicação e Cultura pela ECA-USP. Também é autor do livro Teletema - a história da música popular através da teledramaturgia brasileira, da editora Dash, com Vincent Villari, e do Quem tem um sonho não dança - cultura jovem brasileira nos anos 80, editora Record. Foi chefe de Jornalismo da Rádio Brasil 2000 FM e subeditor da revista Cult, com textos publicados em jornais e revistas, atuando, principalmente, nos seguintes temas: videoclipe, cultura brasileira, televisão, cinema e música. .
-
Ana Paula Ferraz
Crítica
Doutoranda no Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, onde pesquisa bioescritas. Em 2018, foi contemplada com bolsa de pesquisa da Cátedra Jaime Cortesão em parceria com o Instituto Camões para realização de estudo em narrativas de vida na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, em Portugal. Formada em Jornalismo pela Cásper Líbero, escreveu autobiografias como ghostwriter e também desenvolve projeto de escrita experimental. Em 2016, lançou em Nova York a coletâneas de textos Moonless Summer. .
-
Vania de Brito
Atuação: onde está o seu ator?
Há 16 anos dirige a Barnabé Agenciados, com atuação no Rio de Janeiro e São Paulo, no agenciamento de atores e atrizes, priorizando sempre o artístico. Lançou no mercado nomes como de Paulo Gustavo, Juliano Cazarré, Julio Machado, Julio Andrade, Rodrigo Pandolfo e Bruna Linzmeyer. Vania também é roteirista há 4 anos e trabalha como coaching de atores. Escreveu dois roteiros em co-produção com Argentina (Olhos D’Água, com Victor Atherino; e Margem, com Teresa Donato) e hoje está em fase de ensaio da peça Cuide dos Pais Antes que Seja Tarde, um solo com texto adaptado do livro de Fabrício Carpinejar. Depois de produzir mais de 20 oficinas, Vania sentiu a necessidade de estar em sala de aula para auxiliar o desenvolvimento de atores. Hoje ela traz toda sua bagagem profissional para esse processo investigativo para o ator..
-
Izabella Bicalho
Atuação
Com mais de 30 anos de carreira, a atriz Izabella Bicalho, indicada melhor atriz pelos prêmios Shell, Aptr, Cesgranrio, Contigo e Premio Bibi Ferreira, vem na ultima década se destacando no cenário dos grandes musicais do teatro brasileiro. Entre eles produziu e protagonizou o musical Gota D`agua, direção de João Fonseca. Estrelou em montagens de sucesso como: Tim Maia – o musical, Bilac Vê estrelas, O beijo no asfalto - o musical, Era no tempo do rei e Sambra - 100 anos de samba. Também foi dirigida por Miguel Falabella em South American Way e Império, e por Nei Matogrosso no emocionante musical, Somos irmãs. Na televisão, quando criança encantou interpretando a narizinho, no Sitio do Pica Pau Amarelo. Depois seguiu sua carreira atuando em novelas da rede globo, tais como: Sangue Bom, Ti Ti Ti Remake, Negocio da China, História de Amor, Pacto de Sangue, Roque Santeiro, Sétimo Sentido, Agua Viva. Nas mini-series: Capitu, Hoje é dia de Maria, O Memorial de Maria Moura e Anos Dourados. Nas series: Mulher, A Vida como Ela é, O caçador e Homens são de Marte. Em 2017 estava no elenco de ON LINE , espetáculo de Paulo Gustavo. Atualmente em cartaz com seu ultimo projeto, o musical em homenagem a uma das maiores cantoras brasileiras Elizeth Cardoso, o musical Elizeth_ A Divina, em temporada no Rio de Janeiro..
-
Marcelo Hessel
Roteiro
Marcelo Hessel, jornalista, 37 anos. Nascido em São Paulo, SP. Crítico e redator do Omelete desde 2001, ingressou na Associação Paulista dos Criticos de Arte, a APCA, em 2002, e desde 2016 integra o quadro de críticos do Guia da Folha. Atualmente é o editor-chefe do Omelete. Co-autor dos livros "101 Bares para Beber Antes de Morrer" e "Almanaque do Cinema"..
-
Carolina Caffé
Documentário
Antropóloga e documentarista. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade PUC (SP), estudou Documentário Social na escola Observatório del Cine (BA) e realizou pós-graduação na New York Film Academy (NYC). Dirigiu e escreveu campanhas documentais como Recicla Sampa #SupportRight2City; #NossaVozResiste. Entre as marcas para as quais produziu branded content estão: Brahma, Sabesp, Colgate, Shell, Hendricks, Perrier e AMZ Projects. Carolina também dirige e roteiriza mídias artísticas, documentários e filmes etnográficos para TV e cinema, além de mini-documentários para revistas e jornais como Folha de São Paulo, Portal R7, Revista Brasil, Vibrant Magazine, National Geographic entre outras..
-
Murilo Barbelli
Pós-Produção
Formado em Comunicação e Multimeios pela PUC-SP e atua desde 2011 como editor de vídeo e motion designer, passando por produtoras e agências de publicidade e atendendo clientes como Heineken, Carrefour, Rede Globo, Nestlé, GM, entre outros. Possui experiência na docência de cursos nas áreas de Design, Edição de Vídeo, Motion Graphics e Animação. Atualmente desenvolve projetos para a Discovery Kids e Disney Channel pela Mono Estúdio de Animação..
-
Talles Hasegawa
Fotografia
Atuante no mercado desde 2012, faz parte de diversas equipes e gravações na função de 1º assistente de câmera e edição. Especializado em diversos equipamentos, englobando também movimento, drones e gravações em High Speed. Conjuntamente, trabalha na Elitecam dando apoio e tirando dúvidas técnicas quanto aos equipamentos de gravação.
-
Emília Sauaia
Direção de Fotografia
Formada em Radio e TV, Emília iniciou sua carreira como produtora de conteúdo para um dos maiores canais de televisão no Brasil. Passando por diversas áreas dentro da TV, como criação de roteiro para programas, design, análise de resultado e IBOPE até direção de programa. Em 2011, resolveu mudar um pouco e se especializou em direção de fotografia em Nova Iorque, onde morou e trabalhou durante 7 anos. Fotografando curtas e longas metragens, clipes musicais, programas de TV, novelas e documentários, Emília viajou para diversos lugares como Alaska e Qatar para fotografar e dar aulas. Reconhecida em festivais pelo mundo, conseguiu prêmios por seu diferencial em iluminação e composição em seus trabalhos na fotografia dentro do cinema..
-
Kiko Rieser
Editais e Leis de Incentivo
Diretor, autor e produtor teatral. Escreveu e dirigiu “Amarelo distante”, “A vida útil de todas as coisas” (diversas indicações no Prêmio Aplauso Brasil) e o infantil “O que fica das pessoas que vão”. Dirigiu “Capitu, olhos de mar”, “A dama da noite” e os infantil “Braguinha – sons, canções e histórias” (4 indicações no Prêmio São Paulo). Também produziu vários desses espetáculos, além de “Cabarezinho”, “Consertando Frank” (indicado a melhor espetáculo no Prêmio APCA), “Volpone”, o infantil “Moinhos e carrosséis”, “A cabala do dinheiro”, “Esperando Godot” (Grupo Garagem 21, indicado ao Prêmio Shell 2017 de Melhor Figurino, diversas viagens) e a produção local de “Alair” (com Edwin Luisi). Produziu também o livro “Amor ao teatro”, críticas de Sábato Magaldi, finalista do Prêmio Jabuti 2015. Em cinema, escreveu e dirigiu o curta-metragem “Deixe a porta aberta ao sair” (com Lucélia Santos e João Victor D’Alves). É autor de “Lapsos” (poemas, Ed. Patuá, 2017) e “Átimo” (romance, Ed. Instante, 2018)..
-
Danilo do Valle
Edição/Direção de Fotografia
Formado em Audiovisual pela USP, trabalha há 10 anos como montador e diretor de fotografia. Montou, junto com Mair Tavares, o longa de ficção Tatuagem, de Hilton Lacerda; documentários de longa-metragem (Retrato de Grupo, Entretempos) e inúmeras séries de documentário para TV (Memória Ativa, Teimosia da Imaginação, Designers do Brasil, Linhas Abertas e República da Poesia - nessa última, assina, junto com Hilton Lacerda, a direção do episódio Murilo Mendes). Atualmente, trabalha na montagem de um documentário sobre o artista plástico Siron Franco. Tem experiência nas áreas de motion, 3d e finalização de vídeo..
-
Pedro Poema
Atuação
Pedro Poema é ator, músico e preparador de elenco. Bacharel em teatro pela Universidade Candido Mendes, no teatro atuou e assinou a direção musical do espetáculo ARRESOLVIDO, texto de Érida Castello Branco e direção de André Paes Leme, espetáculo vencedor do quinto Seleção Brasil em Cena do CCBB em 2012. Como ator integra o elenco do espetáculo XAMBUDO, direção de Ticiano Diógenes e texto de Aderbal Freire Filho, espetáculo vencedor do Festival de Teatro da Cidade do Rio de Janeiro; do infantil A HISTÓRIA DO BARQUINHO, direção de André Paes Leme e texto de Ilo Krugli, espetáculo indicado a 7 categorias no prêmio Zilka Salaberry de teatro infantil e selecionado entre os 4 melhores de 2015. Recentemente atuou no solo de comédia física O PATO com direção de Diego de Abreu, segundo melhor espetáculo pelo júri popular na sétima edição do Festival de Breve Cenas de Manaus no Teatro Amazonas e atualmente é preparador de atores no Studio Fátima Toledo..
-
Yan Della Torre
Roteiro/Produção
Roteirista e Produtor De Cinema, é Especialista em Script Writing, pela City Academy London, na Inglaterra. É Bacharel e Licenciado em Teatro e Artes Dramáticas. Foi Cast Member do Walt Disney World, na Florida, onde foi treinado em Disney Traditions, na Disney University. Co-escreveu com Jaqueline Vargas e é co-autor da série “Quadro Negro - A Vida Secreta Dos Professores”(Operahaus Produções). Estudou com Rafael Lessa, Thais Fujinaga, Eduardo Mattos e Roney Freitas. Teve aulas especiais com Felipe Sholl, Leandro Saraiva e Sérgio Rizzo. Participou de Masterclasses com os Roteiristas Guillermo Arriaga (Indicado ao Oscar por “Babel”) e James V. Hart (“Bram Stoker’s Dracula”), com as Autoras De Telenovelas Thelma Guedes e Duca Rachid (TV Globo), com o com os Produtores Executivos Simon Eagan (Oscar por "The King's Speech") e Rodrigo Teixeira (Indicado ao Oscar por “Call Me By Your Name”), com a Diretora De Arte Brigitte Broch (Oscar por "Moulin Rouge"). Participou de Mesas De Debates com a Atriz Geraldine Chaplin (Indicada ao Globo De Ouro por "Doctor Zhivago"), com o Ator Louis Garrel ("The Dreamers") e com o Ator Jesse Eisenberg (Indicado ao Oscar por “The Social Network”). É fundador da Lavanda Films e colaborador da White Wolfy, reconhecidas mundialmente pelos curtas-metragens “Poente” (Afterglow), “Top 10 Lugares em São Paulo” (Top 10 Places in São Paulo) e “PRO”, indicados em importantes Festivais, como Toronto, Vancouver, San Francisco Frameline, Cannes Short Film Corner e Mix Brasil..
-
Stephanie Degreas
Roteiro
Stephanie Degreas é atriz, roteirista e dramaturga. Mestra em Theatre Lab pela Royal Academy of Dramatic Art, formou-se em Audiovisual pela Universidade de São Paulo e no curso técnico para atores do INDAC Escola de Atores. Trabalhou como autora de séries e filmes para diversas produtoras, entre as quais Rede Globo, Loma Filmes e O2 Filmes. Entre os projetos de que participou destacam-se as séries "A Teia" e "Supermax". Como atriz, participou do longa "Albatroz" (Loma Filmes/Globo Filmes), da série "Terrores Urbanos" (Sentimental Filmes/Record) e esteve em cartaz com peças como "Despertar Elétrico" (The Living Theatre, SESC Consolação) e "30" (dir.: Renato Andrade, Satyrianas 2019) em São Paulo, com "Fear" e "Old Joe's Fish 'n' Chill" em Londres e, na Grécia, com "Women of Troy"..
-
Toni Venturi
Direção
FICÇÕES: . Latitude Zero – Representante brasileiro no 51º Berlinale, Mostra Panorama, Alemanha (2001); . Cabra-Cega - Melhor Filme latino no 2º Syracuse International Film Festival, EUA (2005); . Estamos Juntos - Melhor Direção e mais seis prêmios no 15° Cine-PE (2011); . A Comédia Divina - Lançado nacionalmente no dia 19 de outubro de 2017. _DOCUMENTÁRIOS: . O Velho - A História de Luiz Carlos Prestes - Vencedor do 2º Festival É Tudo Verdade (1997); . Dia de Festa - Coprodução com a televisão francesa (2006); . Rita Cadillac - A Lady do Povo - Coprodução com o SBT (2007); . Vocacional - Uma Aventura Humana - Coprodução com o SescTV (2011). .
-
Alethea Miranda
Atuação
Iniciou sua carreira em 1989 na minisérie Capitães da Areia (Dora) da TV Bandeirantes com direção de Valter Lima Jr e Roberto Bomtempo. Em seguida estreou na Rede Globo na série Riacho Doce (Elvira) direção de Luiz Fernando Carvalho e Paulo Ubiratã. Em 1992 foi atriz coadjuvante no longametragem internacional Kickboxer 3 - direção Rick King. Formada em direção cinematográfica pela Academia Internacional de Cinema, realizou sete curta-metragens. Entre eles TRUST selecionado para integrar o Projet Gesamt concebido por LARS VON TRIERr, escolhido para abertura do Copenhagen Art Festival 2013. Ainda na direção, juntamente com Michel Dubret, realizou o longa documentário Paixão, Suor e Graxa para a emissora de televisão ESPN com narração de Emerson Fittipaldi. Em 2010 recebeu o prêmio de Melhor Atriz no curta metragem “RUÍDO” (onde tb assina roteiro e direção), no Festival de Curtas da Academia Internacional de Cinema, com júri composto pela premiada roteirista e diretora Gabriela Amaral Almeida e o crítico Sérgio Rizzo. Também foi premiada como Atriz Coadjuvante no Festival Mundo Maior de Cinema com o curta “Além da Janela” atuando ao lado de Sandra Corvelonni..
-
Michel Dubret
Atuação
Formado pela FAAP e com 15 anos de experiência na área do audiovisual, Michel Dubret participou de inúmeros projetos como preparador de atores. Durante cinco anos trabalhou com preparação de atores ao lado de Fátima Toledo, em filmes como O céu de Suely(2006), de Karim Aïnouz, e Linha de passe (2008), de Walter Salles e Daniela Thomas. Estreou como diretor no curta Buraco de 2008, e na sequência “Além da Janela”, em 2009. Como preparador de elenco ao lado de Alethea Miranda trabalhou em Vazante, 3%, Assédio, PSI, Meus 15 Anos, entre outros, além do longa documentário sobre Emerson Fittipaldi “Paixão, Suor e Graxa”, produzido pela ESPN..
-
Caio Brandão
Atuação
Caio Brandão é formado em Comunicação Social Jornalismo pela PUCPR, venceu os prêmios Brasília Photo Show e URBS de fotografia, e foi premiado também no Concurso Nacional Novos Poetas Editora Poetize em 2017. Colabora sazonalmente como colunista no Jornal Folha de Rio Verde, e recebeu publicação na 3 edição da Revista Argumento Cena Hum com o monólogo autoral “Imóvel Na Chuva”. Trabalhou como Câmera e Editor no Studio Fátima Toledo em 2017, e dirigiu, escreveu e atuou no curta documentário Sobreviventes no mesmo ano. Também foi assistente de câmera em duas campanhas nacionais publicitárias (Bradesco e Governo Federal) em São Paulo-SP. Ator Profissional DRT 29216/SATED PR. Formou-se no curso livre Formação de Atores na Cena Hum Academia de Artes Cênicas em Curitiba-PR. Recentemente premiado Melhor Ator no AFIC Festival Internacional de Cinema em Acreúna-GO com o curta Mente Em Conflito (Dir. Márcio Cabral) em 2018. Atuou profissionalmente em duas novelas A Terra Prometida (2017) e Apocalipse (2018) na Tv Record-Rj e na montagem “Engolir a Escuridão” no Teatro Club Noir, São Paulo-SP. Cursou com os preparadores Fátima Toledo (SP), Sérgio Penna (RJ), Fernando Leal (SP) e Bruce Ducat (EUA). Atualmente desenvolve conteúdos específicos para a preparação e direcionamento de atores no cinema. .
-
Eduardo Raccah
Produção Executiva/Produção
Eduardo Raccah é graduado em Novas Mídias na Hochschule für Künste Bremenna Alemanha. Entre 2005 e 2013 gerenciou a produtora atelier Kfofo Productions em Berlin Mitte onde criou obras audiovisuais de autoria própria, fez curadorias de exposições e mostras, produziu conteúdo em diversos formatos para diversas mídias, além de ter trabalhado como distribuidor e agente de vendas internacional. Em 2013 voltou para São Paulo para colaborar na implementação da Spcine, a empresa municipal do audiovisual, onde exerceu o cargo de coordenador internacional até 2017..
-
Jeff Fleck
Produção
Produtor de locações com mais de 20 anos de expertise. Atuou em longas, curtas, novelas, séries, videoclipes, publicidades, documentários e fotos em produções da O2, Sentimental Filmes, Conspiração Filmes, Produtores Associados, Revolucion e outras..
-
Rita Catunda
Roteiro/Roteiro para TV
Roteirista e Assistente de Direção, trabalha com conteúdo infantil pela Pinguim Content desde 2015, tendo participado de séries como O Show da Luna! (3ª, 4ª, 5ª e 6ª temporada), Cantando com Ping e Pong, Charlie o Entrevistador de Coisas e dos longas Tarsilinha e Nihonjin (em desenvolvimento). É formada em cinema pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado - SP - 2012) e mestre pela EHESS (École des Hautes Études en Sciences Sociales – Paris - 2015). .
-
Roberta Fraissat
Introdução ao Marketing
Diretora de Marketing da Walt Disney Bacharel em Business (FAAP), Pós-Graduada em Film Business (FGV) e com MBA em Marketing (USP). Há 22 anos na Walt Disney, foi Creative Product Development Coordinator, Marketing Supervisor, Marketing Manager, Senior Marketing Manager Studio Group e atualmente é Theatrical Marketing Director..
-
José Carlos Maron
Captação de Áudio
Sócio da produtora "Never On A Thursday - Music Management”, professor/coordenador no “IAV - Instituto de Áudio e Vídeo” e professor do "INC - Instituto de Cinema”. Especializou-se na pós-produção de áudio, tendo realizado diversos cursos nas áreas de edição, mixagem e masterização. Já trabalhou com operação de shows de grandes nomes da música brasileira (Nelson Ayres, Angela Ro Ro, Jane Duboc, Arismar do Espírito Santo, Jay Vaquer, entre outros). Possui experiência também no teatro musical, tendo operado adaptações de famosos musicais da Broadway (Um Violinista no Telhado, O Mágico de Oz, etc), quanto premiados espetáculos nacionais (Elis - A Musical, Rock In Rio - O Musical, etc). Há alguns anos trabalha exclusivamente no estúdio: na produção de áudio/musical de bandas independentes brasileiras, sound design de games e pós-produção de áudio para cinema..
-
Eduardo Bordinhon
Atuação
É ator e pesquisador de cinema. É doutorando em Multimeios e Mestre em Artes da Cena pela Unicamp (2015), pesquisando a interpretação e a direção de atores para cinema, sendo hoje membro do Grupo de Estudo do Ator no Audiovisual (GEAs - Unicamp). Como ator, trabalhou nos longas “Corte Seco” (Renato Tapajós – 2014), “Hamlet” (Cristiano Burlan – 2015) e "Na Selva das Cidades" (André Sousa e João Sousa Cardoso - 2017), além de diversos curtas, nos quais trabalhou como ator ou preparador de elenco. Realiza documentários em Super 8, com destaque para "Trabalhadores no feriado do Dia de Trabalho" (2018) e "28 de outubro de 2018" (2019). No teatro, foi membro da Cia de Teatro Acidental e hoje é ator no espetáculo LOBO. É professor convidado no curso de Pós-graduação em História da Arte da Faculdade Belas Artes e no módulo de interpretação para cinema do curso Técnico em Teatro do Senac São Paulo. Em 2018, foi membro do comitê de seleção do 29º Curta Kinoforum e, em 2019, foi membro do Júri do 3º Curta Suzano. Realiza oficinas e palestras na área do audiovisual com destaque para UNICAMP (Campinas, 2015/2018), SENAC (Ribeirão Preto, 2015), Segunda Segunda (São Paulo, 2017), CINESESC (São Paulo, 2017/2018), 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes (Tiradentes, 2018), LAB Audiovisual Fuligem (Rib. Preto, 2018), Casa Guilherme de Almeida (São Paulo, 2018) e Pontos MIS (SP, 2018/2019)..
-
Drix Barsali
Mídias Sociais
Drix Barsali é formado em rádio e televisão e pós-graduado Faculdade Belas Artes em direção de arte. Começou sua carreira em 2002 criando pequenos sistemas em linguagens bem básicas.Trabalhou tanto como artista e desenvolvedor durante os anos, em diversas empresas como Chevrolet como diretor de arte, Figueira produções onde cuidou de toda parte tecnológica, entre outras. Atualmente criou a empresa Lab n’ Biz que desenvolve tecnologia interativa para Clientes como Disney, Fox, Warner, Omelete entre outras. Alem disso é responsável por uma parte do sistema de uma das maiores empresas de RH do mundo, a Korn Ferry..
-
Gabi Jacob
Oficina de Clipes
Gabi Jacob é diretora desde 2011. Além da publicidade tem uma grande paixão pela área musical, são mais de 50 projetos musicais gravados. Em 2019 ganhou o Prêmio de Melhor Diretora de Videoclipe pelo WME Awards. Em 2017 teve dois de seus videoclipes concorrendo ao Prêmio de Melhor Videoclipe Nacional no Festival de Brasília. Já trabalhou com artistas como Emicida, Rael, Pabllo Vittar, Xenia França, Kamau, entre outros. Além disso, já dirigiu também pelo selo Kondzilla. Sobre o Casa de Clipes no Instituto de Cinema: A primeira turma do Casa de Clipes no INC participou da gravação do clipe do artista Rodrigo Ogi chamado Barra Pesada, a turma trabalhou com croma key e o clipe já conta com quase 50mil visualizações: https://www.youtube.com/watch?v=3GKae7lRCg8 A segunda turma, além de trabalhar na produção, fez parte também do elenco. O videoclipe foi do artista Nill, em dose dupla, das músicas Aqualtune e Alluka. O clipe já conta com quase 200 mil visualizações : https://www.youtube.com/watch?v=3GKae7lRCg8 A terceira turma do INC fez parte da equipe do clipe da Laylah Arruda. O clipe ganhou o Prêmio de Melhor Videoclipe Nacional pelo Skatapla: https://www.youtube.com/watch?v=cXVrPtCsGUE A quarta turma participou da produção do clipe da Tati, integrante da banda Rimas e Melodias. O clipe estreia em março de 2020..
-
Fábio Naito
Edição/Edição e Pós Produção em Cinema
Educador, Diretor de Montagem e Fundador e CEO do Studio La Luz, centro de habilidades criativas na pós-produção, design digital e tecnologia imersiva. Atualmente desenvolve projetos sócio-educacionais na área de arte e entretenimento, como capacitação pedagógica aos profissionais do mercado e direção de equipes de pós-produção audiovisual..
-
Thais de Almeida Prado
Atuação
Thais de Almeida Prado, cineasta, atriz e artista transdisciplinar, desenvolve um trabalho nas fronteiras entre as artes visuais, o cinema, o teatro, a dança, a música e a literatura. Recentemente realizou uma residência artística na Saline Royale d’Arc et Senans, na França, onde desenvolveu a instalação Aller/Retour. Passou um período na Alemanha onde colaborou com a artista sul-coreana November Wong, com a artista norte-americana Rachel Alliston, com o artista espanhol Lee Cofa, além de ter trabalhado com Bianca Mendonça e Katharine Geyer na criação do espetáculo Co2 e outras Toxinas. No Brasil, em 2019 dirigiu e montou o longa-metragem "Nowhere"; em 2014 criou a videoinstalação “Icamiaba-Beatnik” junto com Lucas Bambozzi. Co-dirigiu o filme Sobre o Assistir – um filme testemunho em minissérie”, um olhar poético ao trabalho artístico desenvolvido por Dedé Pacheco. Dirigiu o filme “Exercice du Regarde”, e os vídeos-dança “Passagens” (integrante da Mostra Dança em Foco) e “Sohl Canal”. Em 2010 foi colaboradora do projeto “Viva Pagu”, videoinstalação de Ruda K. Andrade em homenagem aos 100 anos de Patrícia Galvão. Colaborou nas performances audiovisuais “IntranspoRníveis” (mostra Cineme-se e Festival Live Cinema em 2010); “Pixo Pixel” (Sesc Pompéia, MIS 2011 e Live Cinema 2010) e “Ciclopoliclop” (Sesc Campinas e Mostra Instante 2011). Em 2012, co-dirigiu o curta-metragem os barcos, contemplado com o prêmio do 16° Festival Cultura Inglesa. No mesmo ano, com a Cia Auto-Retrato, foi contemplada com o edital de FOMENTO ao teatro, com o projeto “Origem/Destino” - espetáculo de intervenção urbana. Em 2007, no 16º Festival Videobrasil, criou a performance "A Adormecida que...", para a exposição Tulse Luper Suitcases, do cineasta britânico Peter Greenaway – solo resultou em um livro-performance. Fez parte do Coletivo Corrosivo, com os quais desenvolveu os projetos "Caminhos do Sal"; "Corrosivo no Hangar"; “Olhares entre Caldeiras”..
-
Pedro Riera
Roteiro
Pedro Riera é formado em Comunicação pela FAAP ( 2013), estudou dramaturgia no Núcleo de Novos Autores do SESI- SP ( 2015) e princípios da realização cinematográfica na FAMU - PRAGA ( 2018). Como roteirista de séries de ficção, trabalhou nas seguintes equipes: Amigo de Aluguel ( Universal TV); Escola de Gênios (Gloob); Vizinhos (GNT); Que Monstro Te Mordeu? ( TV Cultura, NetFlix e Discovery Kids) e As Micro Aventuras de Tito e Muda (TV Cultura e Discovery Kids). Foi assistente de roteiro do programa de humor Comédia MTV ( temporada 2011) e roteirista e redator final da primeira temporada do Canal da História (programa infanto-juvenil sobre a história do Brasil no Futura). No cinema, foi colaborador de roteiro no novo longa-metragem do diretor Pedro Amorim - A Próxima Canção é uma comédia romântica produzida pela Querosene Filmes ( previsão de estreia é 2020). Em 2019, finalizou seu primeiro curta-metragem documentário como diretor e roteirista. Meio Filme de Família. Meio Filme de Viagem é um documentário dramédia e que foi selecionado para diversas mostras/festivais brasileiros e ganhou menções honrosas pela linguagem do roteiro no 13º SMVC 2019 – Festival de Santa Maria e também no 15º Cine Fest Gato Preto 2019. No teatro, já publicou dois textos. O primeiro é Patagônia pela Editora Sesi-SP. E em 2019 foi selecionado para a primeira chamada de inéditos da Editora Efêmera onde vai publicar a comédia O Último Supermercado do Mundo..
-
Germana Belo
Roteiro
Germana Belo é cocriadora, coprodutora e corroteirista da websérie RED (2014), vencedora dos prêmios de Melhor série brasileira no Rio Web Festival 2017 e Melhor série dramática no Rio Web Festival e no New York Web Festival 2017. Corroteirista da websérie Sui Generis (2017), uma coprodução Brasil-Nova Zelândia. Escreveu e dirigiu o curta-metragem N.50 (The Cleaners) (2015), produzido na New York Film Academy. Ministra palestras e workshops sobre criação de conteúdo audiovisual para a web e temas relacionados em universidades e instituições de ensino brasileiras..
-
Tatiana Bornato
Produção
Formada em Relações Públicas atua no mercado como produtora audiovisual há quase vinte anos. Seu portfólio engloba vídeos publicitários, corporativos, institucionais, longas e curtas de ficção e documentários, videoclipes, programas de televisão, produção de livros, eventos, apresentações corporativas, formatação de projetos para leis de incentivo à cultura, editais e captação de recursos. Como Produtora Executiva participou de diversos festivais de cinema pelo mundo, desde o É Tudo Verdade com o longa-metragem documental Coração do Brasil, ao Festival internacional de Toronto com o curta-metragem Ao Vivo. Já teve produtora em Goiânia e em São Paulo, trabalhou agências de publicidade, em produtoras e, nos últimos anos, atua cada vez mais em iniciativas de transformação social. Em 2017 participou da 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo por meio de uma oficina de arquitetura audiovisual para jovens em situação de vulnerabilidade social. Tal evento despertou o interesse em trabalhar na área educacional a fim de democratizar o acesso ao conhecimento audiovisual no Brasil. Nos últimos anos trabalhou simultaneamente em diferentes projetos: foi diretora de produção do Estúdio Macarrão - produtora de conteúdo voltada ao segmento pet e trabalhou na Ganga Prod, uma produtora audiovisual só de mulheres que produz conteúdo para mulheres do Hip-Hop. Atualmente ministra aulas de produção no Instituto de Cinema, trabalha na Substrato Filmes - produtora de conteúdo e de branded entertainment, é Produtora Executiva da Rapper Souto MC, que lançou seu primeiro disco em 2019 por meio de um edital da Natura Musical. É diretora do Instituto Mojo que traduz, edita, publica e distribui obras de domínio público gratuitamente, e, em paralelo, faz uma EAD de Filosofia..
-
Emily Hozokawa
Assistência de Direção
Formada em Ciências Sociais e pós-graduada em História da Arte, trabalha como assistente de direção, diretora e professora. Entre as produções que fez assistência de direção destacam-se: Antes do fim (2016), ganhador do Prêmio Especial do Júri do APCA; Elegia de um crime (2018), selecionado para a mostra competitiva do É Tudo Verdade 2019, dirigidos por Cristiano Burlan; a animação Historietas Assombradas - o filme (2017), vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro; e as séries As Microaventuras de Tito e Muda (2019), vencedor do Anima Latina 2019 e Paulo Freire, um Homem do Mundo (em finalização). Dirige ao lado de Jean-Claude Bernardet e Rubens Rewald o ensaio Eagoraoque (em produção) e o documentário Tomies, sobre as mulheres da imigração japonesa. Foi coordenadora comercial e de marketing do Copa Studio, um dos maiores estúdios de animação da América Latina. Oferece oficinas de audiovisual na periferia de São Paulo e é professora no Instituto de Cinema (InC). Além de ser curadora e produtora da Desvairada - feira de poesia de São Paulo. .
-
Marcus Repa
Documentário/Crítica
Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas na Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Pesquisou a epistolografia do cineasta brasileiro Glauber Rocha no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP) e o cinema documental de Peter Frank Davis, Corações e Mentes, documentário sobre a Guerra do Vietnã, na Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP). Mestrando em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia na Universidade de São Paulo (PPGS/USP) com a dissertação sobre a cinematografia do diretor Sérgio Luiz Bianchi. Membro do Núcleo de Produção e Pesquisa em Audiovisual/ImaRgens (NUPEPA/USP). Curador audiovisual e organizador do I Festival de Curtas-Metragens NUPEPA/ImaRgens..
-
LEANDRO NEVES
Fotografia
Fotógrafo, filmmaker e educador há 10 anos. No começo de 2012, mudou para Londres e para Paris para trabalhar como fotógrafo e retocador de imagens. Já realizou trabalhos para as empresas EasyJet London, Seguros Unimed, Unimed Odonto, GO Eyewear, Comgás, NET, Pernambucanas, Banco Santander, Estadão, Folha de São Paulo, Maxie Sports, Voith Hydro, Way Models, Revista L’Officiel Brasil, Revista Exame, Revista Status e Revista VIP. Pelo quinto ano é palestrante no Photoshop Conference, que é considerado pela Adobe Systems como o maior evento de Photoshop da América Latina e também já ministrou Workshops de Fotografia, Iluminação e Pós-produção em vários estados do Brasil além de Reino Unido e Japão..
-
Joyce Pais
Crítica
Joyce Pais é jornalista, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. Atuou no jornal O Estado de S. Paulo e no Museu da Pessoa. Criadora e editora-chefe do portal Cinemascope, membro do Coletivo Elviras - Mulheres Críticas de Cinema, curadora do Cine Doppelgänger, já ministrou aulas na Casa Guilherme de Almeida e Casas das Rosas. A convite do Canal Brasil integrou júris em festivais pelo país como o CineramaBC, Mix Brasil, É Tudo Verdade e Kinoforum. Diretora e roteirista do documentário em produção, Iracunda, que discute o cinema brasileiro sob o olhar de mulheres que fazem parte dele. .
-
Daniele Torres
Produção Executiva/Oficina de Projetos
Daniele Torres é carioca, museóloga, com pós em: História da Arte, Gestão da Cultura e Comunicação Empresarial. Atuou em diferentes empresas como produtora e gestora de espaços culturais, bem como em organizações sociais. Foi coordenadora de projetos culturais da Fundação CSN e gestora de patrocínios da VALE. Integrou o Conselho Municipal de Cultura em Volta Redonda. Prestou serviços para Prefeituras como as de Búzios e Volta Redonda. Foi consultora das ONGs Instituto Rio (RJ) e RENCTAS (DF). De 2012 a 2015 foi gestora responsável pela captação de recursos do Instituto Brasileiro de Gestão Cultural e do Instituto Brasil Leitor. É sócia da Companhia da Cultura desde 2004 e do Cultura e Mercado desde 2016. Atualmente é diretora do Instituto AES..
-
Gustavo Minicucci
Edição
Gustavo Minicucci é um profissional do audiovisual com 20 anos de experiencia. Desde os 19 anos vem realizando trabalhos de efeitos visuais, motion, roteirização, direção de arte e cenas em filmes institucionais, publicitários e documentais. Como artista visual trabalhou para grandes produtoras do mercado brasileiro. Dirigiu filmes e peças multimídia para marcas como Nokia, Petrobras, Continental Pneus e Samsung. Trabalha com o Davinci Resolve em seus principais projetos desde da sua primeira versão lançada pela Blackmagic Design.
-
Bruno Carmelo
Crítica
Mestre em Teoria de Cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III, autor de duas dissertações de mestrado sobre a evolução da crítica de cinema. Crítico de cinema pelo AdoroCinema, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e curador de mostras sobre o cinema belga contemporâneo e sobre o documentarista Frederick Wiseman. .
-
Luiz Marcelo Brandão Carneiro
Animação
Luiz Carneiro não suporta que chamem animês de “desenhinhos japoneses”. É tio da Helena e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUCSP, com dissertação sobre a narrativa da história em quadrinhos Watchmen. É professor há mais de 20 anos (mesmo assim, PROÍBE que xs alunxs o chamem de “senhor”) e atua principalmente com jovens e no estudo das linguagens e da produção de sentidos, nos campos da narrativa, roteiro, games, animês e séries de TV. É docente regular da Casa Guilherme de Almeida, desde 2010. .
-
Rudifran Pompeu
Atuação
Ator, diretor, produtor e dramaturgo. Presidente da Cooperativa Paulista de Teatro. Fundador do Grupo Redimunho de Investigação Teatral, coletivo que trabalha com processos direcionados à linguagem do homem do campo e o universo de Guimarães Rosa. Como dramaturgo, produziu os textos Lágrimas na Chuva, Diálogos Numa Tarde Cinza, A Casa, Vesperais Nas Janelas, Marulho: o Caminho do Rio, Broken Moon, Tareias, A Barragem de Santa Luzia , dentre outros. Ganhador do prêmio APCA em 2006, 2011 e 2017 por suas dramaturgias em “A Casa”, “Marulho: O Caminho do Rio” e “Siete Grande Hotel”, respectivamente. Ganhador do prêmio Acontece, da editora Globo, no Rio de Janeiro, na categoria Melhor Diretor por Vesperais Nas Janelas, espetáculo transformado em um longa metragem dirigido por Renato Chiapetta..
-
Belisa Figueiró
Produção
Mestre em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutoranda em Ciência, Tecnologia e Sociedade, na mesma instituição. É autora do livro “Coprodução de Cinema com a França: Mercado e Internacionalização” (Editora Senac São Paulo, 2018). Foi produtora de informação e imagem do Programa Cinema do Brasil/ApexBrasil e editora assistente da Revista de Cinema, na qual mantém uma coluna atualmente. Desde 2007, escreve sobre a indústria e o mercado cinematográficos, tendo colaborado com os jornais Folha de S. Paulo e Los Angeles Times.
-
Ana Paula Caldas
Criação na Publicidade
Diretora Executiva do Grupo Kino Bacharel em Publicidade e Propaganda (PUC), Pós-Graduada em Gerência de Marketing (ESPM), Especialista em Marketing de Relacionamento (FGV), com MBA em Comércio Internacional (USP FEA) e Especialista em Captação e Viabilização de Recursos (GESC USP FIA). Foi Supervisora de Conteúdo da HBO, Gerente de Programação da Cinemark, Gerente de Marketing da Warner Bros, Diretora de Marketing do Grupo Binda, Diretora de Programação e Vendas da Playarte e atual Diretora Executiva do Grupo Kino. .
-
David Trejo
Distribuição e Exibição
Nascido em Santiago do Chile em 1968, David Trejo estudou contabilidade e auditoria na Universidad Tecnológica Metropolitana de Santiago. Começou no Chile trabalhando para a indústria automobilística e, em seguida, em seguradoras, e em 1996 foi contratado pelo grupo Chilefilms para criar o departamento de auditoria interna. O grupo, criado em 1942, estabeleceu-se também na Argentina, em 1995, com o laboratório Cinecolor e a finalizadora Videocolor, onde David trabalhou no ano de 1997. Em 1998, no Brasil, o grupo comprou o laboratório Curt e Alex da Kodak, e, em 2000, associou-se aos Estúdios Mega na criação da finalizadora Megacolor. A partir de 2002, o laboratório Curt-Alex mudou a razão social para Cinecolor do Brasil e passou a ocupar uma nova sede, com instalações modernas e novos equipamentos, em Alphaville, São Paulo. No ano 2000, David Trejo participou também da expansão do grupo Chilefilms para o México.
-
Ana Rita Bueno
Direção de Arte
Ana Rita Bueno é formada em arquitetura pela FAU-USP. Estreou profissionalmente no curta Franksteinpunk de Eliana Fonseca e Cao Hamburger. Trabalhou na Itália em produções para RAI e de volta ao Brasil assinou projetos para televisão tais como: Cidadão Brasileiro na Rede Record e programas da TV Cultura e MTV. No cinema assinou a direção de arte dos longas, Se Deus Vier que Venha Armado de Luis Dantas, Reflexões de um Liquidificador, do diretor André Klotzel, Super Nada de Rubens Rewald e Rossana Foglia, Jogo das Decaptações de Sérgio Bianchi, Hora de Perigo mini-série dirigida por Julien Trousselier, A Divina Comédia longa metragem dirigido por Toni Venturi, Toda Forma de Amor série dirigida por Bruno Barreto entre outros. Já ministrou cursos e palestras para Faculdade Belas Artes, FMU, Unesp São Carlos, Unimonte -Santos e no projeto É Nóis na Fita..
-
Vinícius Toro
Edição/Direção
Vinícius Toro se formou em Audiovisual na ECA-USP, especializando-se em Direção de Cinema. Realizou sua monografia sobre a direção de atores crianças, que resultou no filme Fim de Semana Sim, curta-metragem que participou de vários festivais e projetos de exibição pelo país, sendo visto por mais de 20 mil pessoas. Como docente ministrou cursos de montagem no Senac Scipião, e no projeto de formação audiovisual Multimeios, do Instituto Ressoar da TV Record. Trabalhou em iniciativas híbridas, que uniam formação e realização audiovisual, entre elas estão três episódios do projeto Filmando a Odisseia, a produção do vídeo Mudando de Vida, ganhador do prêmio Agente Jovem de 2012, do Ministério da Cultura e onze curtas realizados pelo projeto Circuito Cultural,entre eles o filme Até Onde, no qual a história de estudantes de uma escola pública se tornou um curta-metragem vencedor de prêmios internacionais. Nos últimos anos tem realizado diversos projetos em meio as aldeias indígenas Guarani do Sul e Sudeste. Entre eles estão o videoclipe A Todo Povo de Luta, o documentário de longa-metragem Guata Porã - Belo Caminhar e o longa de ficção Para’í, selecionado para o Vittorio Veneto Film Festival, na Itália e o Human Rights Film Festival, de Barcelona..
-
Luciana Bueno
Direção de Arte
No seu currículo tem espetáculos de Teatro como IFIGÊNIA e JARDIM DAS CEREJEIRAS dirigido por Marcelo Lazzaratto, TRIBOS com Antônio e Bruno Fagundes, ENTREDENTES de Gerald Thomas com Ney Latorraca e ATRAVÉS DE UM ESPELHO, com Gabriela Duarte e direção de Ulysses Cruz. Fez a Cenografia e a Direção de Arte para shows de CLAUDIA LEITE, CHITÃO & XORORÓ, SAMBÔ dentre outros. Seus cenários estiveram nas telas do Canal BIS com a série musical MINHA TRILHA SONORA e LOUNGE e na TV SONY com BREAKOUT BR-2014 e nas redes com a séries MARIAS e AP da BERÊ, além de inúmeros filmes comerciais..
-
Leticia Santinon
Distribuição e Exibição
Leticia Santinon é programadora e curadora de Cinema. Desde 2017 gerencia o Circuito Spcine, a rede de salas públicas de cinema da Prefeitura de São Paulo. Em março de 2019 o projeto completou três anos de atividades realizando mais de 30 mil sessões e atingindo um público superior a 1,4 milhões de pessoas. Entre 2015 e 2016 atuou na avaliação e seleção de filmes brasileiros na distribuidora Vitrine Filmes e programou as salas do Centro Cultural São Paulo entre 2010 e 2015. .
-
Melanie Schroot
Distribuição e Exibição
Melanie Schroot é General Manager da Comscore Movies no Brazil desde 2016. Atua no segmento de cinema a mais de 17 anos quando assumiu a Gerência de Marketing do Grupo Severiano Ribeiro, atual Kinoplex. Iniciou sua carreira na Mesbla S/A e posteriormente atuou no mercado alimentício durante 12 anos em empresas multinacionais. Foi responsável pela Nielsen EDI entre 2006 até 2010 e Rentrak Brazil entre 2010 a 2016. Formada em Comunicação Social e pós-graduada em Marketing, fez especialização em Film & Business Management pela FGV e Mídia & Tecnologia da Informação pela PUC Rio. .
-
Vitor Galletti
Direção
Ex-aluno do Instituto de Cinema, Vitor Galletti se formou também no curso de produção fílmica da Toronto Film School, tendo atuado como continuísta e editor na indústria cinematográfica canadense..
-
Carolina Serra Azul
Roteiro
Carolina Serra Azul é pesquisadora e professora de literatura. Bacharel em Letras (francês/ português -USP), durante a graduação passou um semestre na Sorbonne (Paris IV), com foco nas relações entre literatura e cinema. É mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela FFLCH-USP, com dissertação sobre as relações entre Guimarães Rosa e o primeiro modernismo brasileiro. Atualmente, é doutoranda na mesma instituição, onde pesquisa os nexos entre cinema e literatura no período pós-1964. Em 2018 fez um estágio de pesquisa na Université Lumière Lyon 2, também com o objetivo de pesquisar as relações entre as duas artes em questão..
-
Carlos Eduardo Magalhães
Produção
É diretor, montador, roteirista e produtor em projetos autorais e por encomenda. É assessor de projetos no laboratório internacional BOLIVIALAB desde 2015. Com o filme Ara Pyau Primavera Guarani recebeu o Prêmio Rigoberta Menchú de Melhor Filme no 28o Festival Présence Autochtone 2018 - Montreal Canadá..
-
Julia Alquéres
Roteiro
Julia Alquéres é roteirista e professora de literatura e cinema em escolas e cursos livres. Formou-se em jornalismo pela Cásper Líbero, estudou a poesia de Herberto Helder no mestrado em Teoria Literária na USP e dirigiu azul vazante, seu primeiro curta-metragem, em 2018. Indicado para o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2019, o curta foi exibido em cerca de 30 festivais pelo mundo, recebeu o prêmio de melhor direção na 2a Mostra Lugar de Mulher é no cinema (Brasil, Salvador) e de melhor filme na Mostra Quatro Estações, voltada para temáticas de diversidade sexual e de gênero, no 25o Festival de Cinema de Vitória. .
-
Sherlon Adley Araujo
Distribuição e Exibição
Diretor Comercial e de Programação da Cinesystem Bacharel em Admnistração pela Universidade Federal do Pará, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, MBA em gestão de Projetos pelo IBMEC, MBA em Gestão de Varejo pela UFRJ, Consultor Organizacional pela FGV e Professional Coach pelo IBC. Com larga experiência no varejo Brasileiro, foi Gerente de Operações da C&A e Riachuelo, Retail Director da Brasif e Dufry Duty Free Shop, Diretor Comercial dos Shoppings Center Sá Cavalcante, Ancar Ivanhoe e Lojas Leader. .
-
Luiz Gonzaga Assis de Luca
Distribuição e Exibição
Presidente da rede Cinépolis. Vice-presidente da Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas (FENEEC) e professor de pós-graduação. Foi um dos fundadores do Cineclube da GV (1974) e da distribuidora independente Dinafilmes, ligada ao movimento cineclubista. É um dos profissionais que fizeram da distribuidora Embrafilme a líder do mercado durante três anos seguidos, no fim dos anos 1970 e início dos 1980. Nos anos seguintes, voltou-se para o setor de exibição, exercendo diversas funções no Grupo Severiano Ribeiro, até chegar a diretor-superintendente, cargo que ocupou até agosto de 2010. Executivo paulista nascido em 1954, formou-se em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e fez doutorado em cinema pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Trabalhou na Superintendência de Comercialização da Embrafilme e na direção executiva da Maurício de Sousa Produções. Foi diretor de operações da F. J. Lucas Vídeo e diretor de expansão do Circuito Sul de Cinemas, empresa exibidora de São Paulo. Estudioso da história cinematográfica brasileira, concluiu doutorado em Cinema Digital, e lançou os livros Cinema Digital - Um novo cinema? (2004), A hora do cinema digital (2009), Uso de las nuevas tecnologías em el audiovisual de América Latina, da Fundación del Nuevo Cine Latinoamericano (FNCL) e Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo (AECID) (2008-2009), Film & Television Business - o negócio do cinema (em parceria com Rodrigo Saturnino Braga e Iafa Britz, 2010) e Cinema digital e 35mm - Técnicas, equipamentos e instalação de salas de cinema (2011), entre outros..
-
Ilda Santiago
Distribuição e Exibição
Sócia do Grupo Estação, circuito exibidor de filmes de arte no Brasil, é diretora de seleção, diretora executiva, e relações internacionais do Festival do Rio, um dos mais importantes da América Latina. Estudou jornalismo e cinema na Universidade Federal Fluminense e lá fundou o Cineclube PEBA, ao lado de Marcelo Mendes. Depois, no Cineclube Macunaíma, na ABI, conheceu Nelson Krumholz e Adhemar Oliveira, e destas atividades cineclubistas nasceu, em 1985, o Cineclube Estação Botafogo. Com rápidas passagens pelo jornalismo, como estagiária de O Globo e Jornal do Brasil, assumiu o posto de jornalista responsável pela publicação Tabu, editada pelo Estação de 1986 a 1990. Participou também da expansão do grupo e da criação do Espaço Unibanco. No Grupo Estação integrou a organização de eventos internacionais - como a Mostra Banco Nacional e depois a Mostra Rio, que com a fusão com o Rio Cine Festival transformou-se no Festival do Rio. Organizou ainda retrospectivas de realizadores como Ingmar Bergman, François Truffaut, Louis Malle, Nelson Pereira dos Santos e Jean-Luc Godard. Hoje é responsável também pela distribuidora Pagu Pictures e lançou títulos como Aos teus olhos (2017) de Carolina Jabor e Sequestro relâmpago (2018) de Tata Amaral..
-
Adriano Pereira
Distribuição e Exibição
Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda, Adriano começou a trabalhar com midia off line no SBT em 1997, onde ficou por 8 anos nos departamentos de marketing e comercial da emissora. Em 2004, entrou para o segmento de publicidade em sala de cinema, nu momento em que se iniciava a digitalização como um meio de facilitar as publicidades nas grandes telas. Hoje é diretor comercial da Preshow Midia em cinemas, uma empresa que representa mais de 120 exibidores por todo o território nacional..
-
LUFE STEFFEN
Crítica
Cineasta e jornalista. Dirigiu dois longas documentais, os premiados “São Paulo em Hi-Fi” (2016) e “A Volta da Pauliceia Desvairada” (2012), ambos sobre a noite LGBT paulistana. Roteirizou e dirigiu “Cinema Diversidade”, série documental para TV em 10 episódios, sobre o cinema brasileiro LGBT do século XXI, exibida pelo canal Prime Box Brazil em 2018, e inspirada em seu próprio livro “O Cinema que Ousa Dizer Seu Nome” (2016, Editora Giostri). Publicou ainda o livro “Tragam os Cavalos Dançantes” (2008). Acaba de rodar seu 1º longa de ficção, o musical queer “Nós Somos o Amanhã”. Atualmente ministra oficinas de cinema, versando sobre temas como Literatura x Cinema, LGBTs no Cinema Brasileiro e Cinema Queer Mundial. Em 2018 criou e realizou o 1º Workshop de Roteiro Audiovisual para Pessoas Trans; e em 2019 inaugurou a mostra cinematográfica Queer Terror..
-
Jorge Gonçalves
Distribuição e Exibição
Jorge Gonçalves é graduado em Novas Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro e mestre em Comunicação Multimídia pela Universidade de Salamanca. Tem também pós-graduação em Gestão e Negócio Audiovisual pela Media Business School e MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas. Começou a sua carreia como produtor transmídia na beActive, uma empresa focada em desenvolvimento e produção de projetos digitais. Em 2011, rumou a Londres para trabalhar como produtor executivo na Pure Grass Films, uma empresa do grupo Endemol. Em 2012 regressou a São Paulo para trabalhar no Bando Studio/Mosquito Project como gerente de projetos. Em 2013 assumiu a produção executiva e direção financeira do estúdio de animação e games Split Studio. Em 2015 foi convidado para trabalhar com política pública na Spcine, tendo atuando na empresa paulista como coordenador de desenvolvimento econômico, sendo o responsável pela concepção e gestão dos principais programas de investimento e de formação da empresa no período. Em 2016 se junta à equipe da Vitrine Filmes onde ocupou o cargo de diretor de negócios da distribuidora. Durante o periodo de quase 2 ano que permaneceu na empresa, ajudou a expandir o market share da distribuidora e consolidar a empresa como um dos principais players nacionais do mercado de distribuição cinematográfica no Brasil. Movido pelo desejo de trabalhar com distribuição de conteúdo audiovisual num ambiente digital e altamente tecnológico, desde Junho de 2018 se juntou à equipe da Sofa Digital, a principal agregadora audiovisual da América Latina, onde participa diariamente da transformação que o streaming está trazendo para o mercado audiovisual. .
-
Luiz Roberto Lopreto
Direção de Arte
Poeta, Artista Plástico, Ator e Diretor de Teatro formado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Ministra Cursos Especiais de Arte, Expõe regularmente Pinturas e Desenhos e apresenta Espetáculos Transdisciplinares desde os anos 80. Atualmente ministra aulas em cursos livres ofertados por Instituições de Ensino de Cinema..
-
Barbara Sturm
Produção Executiva
Barbara Sturm é formada em moda e em cinema, foi selecionada como Distribuidora para um curso de jovens talentos do mercado cinematográfico realizado pelo Berlinale, em 2013. Foi programadora do “Cine Caixa Belas Artes”, Programadora da Competição Internacional do 27º Kinoforum, é fundadora e curadora do CINERAMABC – Festival Internacional de cinema em Balneário Camboriú. Foi diretora de Planejamento da distribuidora “Pandora Filmes”, onde era responsável pela aquisição e criação de estratégias de lançamento no Brasil de filmes nacionais e internacionais. Atendeu a importantes mercados da indústria do cinema mundial como Berlinale, Cannes Film Festival, Rotterdã Internacional Film Festival, Venice Film Festival, San Sebastian Film Festival. Foi responsável pelos lançamentos no Brasil dos filmes: Que Horas Ela Volta? (Anna Muylaert), Sr. Kaplan (Álvaro Brechner), Os Filhos do Padre (Vinko Bresan), Espuma dos Dias (Michel Gondry), A Visitante Francesa (Hong Sang-Soo), Barbara (Christian Petzold), Tomboy (Celine Sciamma), entre outros..
-
Jorge Lee
Identidade Artística
Jorge Lee é profissional criativo e pesquisador da “Gente Produtiva – Arte, Cultura e Comunicação para Motivar, projeto liberal e independente, que conta com a parceria de profissionais de vários segmentos para desenvolver Atividades Lúdicas e Educativas, Ações Motivacionais, Produções de Espetáculos e Projetos específicos do Universo Imagético, sempre relacionados ao entretenimento. Inconformado com acomodações em zonas de conforto, desenvolve cursos, oficinas, workshops e palestras com propostas alternativas para capacitar e qualificar pessoas que buscam aperfeiçoamentos específicos nem sempre encontrados nas grades curriculares acadêmicas e que desejam ser empreendedoras. Profissional empírico e prático, curioso e multifacetado, extravasa suas aptidões em Textos Criativos, Vídeos e Criações Gráficas Artesanais; Apresentação de Eventos e Cerimoniais, Canto Popular, Interpretação de Personagens, Criação e desenvolvimento de Atividades Lúdicas; Construção e Animação de Bonecos, Teatro de Sombras; Pesquisa, Simulação e Construção de Objetos de Cena – Desenho, Impressão, Refile, Costura, Colagem, Marchetaria, Bricolagem, Marcenaria, Moldagem, Pintura, Modelagem, Papietagem e Adereçamento; Soluções com Traquitanas, Estruturas, Urdimentos e Engenhocas; Pesquisas e Estratégias para Construção de Imagem e Identidade Artística..
-
Daniela Aun
Produção Executiva/Produção para TV/Produção
Produtora executiva com longa experiência no mercado, no momento está produzindo o longa de ficção “Te Desejo o Abismo”, em fase de captação de recursos e desenvolvendo duas séries para TV, uma delas de ficção, “O Clube”, vencedora do edital PRODAV 04/2014, e outra de documentário, sobre sustentabilidade. Recentemente se uniu a outras três produtoras executivas do mercado, formando o coletivo intitulado c/as4atro, que oferece serviços de orientação e produção de produtos audiovisuais. Daniela possui em seu portfólio a produção dos documentários “Cidade Cinza”, de Marcelo Mesquita e Guilherme Valiengo; “São Silvestre”, de Lina Chamie; “Surfar é coisa de Rico”, de Guga Sander; “A Viagem de Yoani”, de Peppe Siffredi e Raphael Bottino e da série de TV “Eu Me Movo” para o Sportv (Medalha de ouro no 2017 NY International Television and Film Awards). Assina ainda executiva dos filmes de ficção “Rosa Morena”, de Carlos Oliveira; “Artigas” de Cesar Charlone e “ASTRO” de Paula Trabulsi; e trabalhou na produção dos filmes “Desmundo” de Alain Fresnot, “Castelo Rá- Tim-Bum” de Cao Hamburger, “Através da Janela” de Tata Amaral; “Blindness” de Fernando Meirelles; “Fla x Flu” de Renato Terra e do telefilme “O Primeiro Bailarino” de Felipe Braga, para a HBO..
-
Eduardo Chatagnier
Documentário
Formado em Audiovisual pela Universidade de São Paulo com ênfase em montagem e roteiro. É sócio da produtora MEUS RUSSOS e trabalha como montador e roteirista em projetos para cinema e TV. Montou diversos curtas premiados nacional e internacionalmente, entre eles “A Boneca e o Silêncio”, de Carol Rodriguês, “Sobre Chás e Vinhos”, de Lucas Barão, “The Best of Lambada”, de Yuri Amaral, além dos curtas “Serra do Mar”, de Iris Junges, e “Zeit to the Geist”, de Diogo Faggiano, pelos quais recebeu prêmios de melhor montagem. Montou o longa-metragem “The Revolution of The Year”, ganhador do prêmio de melhor filme no Festival Latin-Arab e exibido no Festival de Toulouse, Festival do Rio, entre outros. Atuou também como montador e roteirista de diversas séries de televisão, tanto no Brasil, quanto na Argentina, entre elas: “E-24″ (Bandeirantes), “Perdidos na Tribo” (Bandeirantes), “Vida de Estagiário” (Warner Channel) e “A Garota da Moto” (FOX). .
-
Camila Tarifa
Roteiro/Roteiro para TV
Mestre em Guion pela EICTV-Cuba (2014), é graduada em Cinema pela FAAP (2007). Realizou direção de arte de vários curtas, (“Navalha do Avô” de Pedro Jorge e “Onde você vai?” de Victor Fisch) e assistência e produção de arte em longas e séries de TV (“Alice” HBO, “As melhores coisas do mundo” de Laís Bodansky”). Em 2014 desenvolveu seu primeiro projeto de longa-metragem “Silêncios de Marta”, que foi selecionado para “Nuevas Miradas 8” do 36º Festival Latinoamericano de Havana. É roteirista do documentário “Circo é...Circo” para o SescTV. Produtora do Cinefest Gato Preto em Lorena. Além de coordenar oficinas culturais metropolitanas desde 2013..
-
Erica Martinelli Munhoz
Atuação
Especialista em Arte e Educação pela Escola Superior de Artes Célia Helena e bacharel em Letras pela Universidade de São Paulo, atua como professora de teatro para crianças e adolescentes e realiza pesquisa de mestrado em Teoria e História Literária na Unicamp. Em sua formação teatral participou de cursos técnicos em instituições como a Fundação das Artes de São Caetano, e de oficinas de interpretação e diferentes técnicas teatrais, dentre elas o Teatro do Oprimido, cursos livres de interpretação para teatro e cinema com professores como Sérgio Pena e Georgette Fadel, além de estágios e workshops sobre interfaces entre arte e terapia, como o Psicodrama e a Drama Terapia, em encontros como o Expressive Therapies Summit, nos anos de 2012 e 2013, e a North American Drama Therapy Conference em 2015, ambos em Nova York, EUA. De 2011 a 2014 atuou como educadora colaboradora no projeto de *teatro terapêutico* junto à Equipe de Atendimento Terapêutico Novo Olhar. É professora de teatro para crianças e adolescentes na Billar e Cia. Escola de Artes. Pesquisa as interfaces entre Pedagogia do Teatro e a Drama Terapia, bem como o teatro e a literatura no ensino..
-
Roberto "Pena" Spinelli
Direção de Fotografia/Fotografia
Pianista, Físico e Historiador Medieval pela Universidade de São Paulo, Roberto encontrou no cinema a chance de contar suas histórias e se completar técnica e artisticamente. Já dirigiu e fotografou diversos curta-metragens, tendo seu média-metragem "O Caso do Paciente Paulo Eduardo Kelley" selecionado para o Festival de Cannes de 2015. Além da carreira de diretor e cinematógrafo, Pena é sócio-diretor da produtora Labirinto Filmes e professor de fotografia do Instituto de Cinema, onde contribui para a formação de novos cineastas..
-
Gabriel Gallindo
Roteiro/Roteiro para TV/Mídias Sociais
Graduado em Publicidade pela ESPM-SP e Pós-Graduado em Roteiro de Cinema e TV com passagens pelas faculdades de Cinema da FAAP, UCLA Film School e Filosofia na FFLCH-USP.Entre 2008 e 2010 escreveu e dirigiu três curtas, dois premiados e um deles *vencedor* de Juri Popular do Claro Curtas. Escreveu e dirigiu mais de 500 peças corporativas/publicitárias. Em 2011 fundou a *Storyland*, uma das primeiras produtoras boutiques no Brasil especializada em roteiro. Roteirista do clipe de “The City is Waiting” da banda “Aldo” dirigido por *Brenno Castro* e produzido pela *ParanoidBR* em 2014. Sócio-diretor de dois canais de *Youtube*: "Cozinha do Edu", do Chef Celebridade Edu Guedes e "Contra Regra", da Atriz e Cantora Barbara Riethe com mais de cinquenta vídeos. Diretor da “Paródia Feminista do MC Biel #QueMico” finalista do *RioWebFest 2016*. *Finalista* do *Edital de Desenvolvimento da Prefeitura 2013* e *finalista* de duas edições do *Edital de Núcleo de Desenvolvimento do Fundo Setorial 2014 e 2015* com séries próprias. Roteirista da série *"Repulsão"* do *Núcleo Operahaus*, *vencedor* do *Edital de Núcleo de Desenvolvimento do Fundo Setorial 2015*. Co-roteirista do *longa* “Com Quantos Caracteres Se Escreve Amor” em fase de captação em 2017. Diretor e roteirista *vencedor* do *Festival de Curtas TNT 2016*. Roteirista da série *"Matches"* criada por *Marcelo Andrade e Carol Castro* adquirida pela *Migdal Filmes *em 2016. Script Doctor do longa *“Carlinhos & Carlão”* da *Migdal Filmes* que será dirigido por *Pedro Amorim* em 2017. Diretor e roteirista do canal 5 minutos, da Kéfera..
-
Carolina Kazumi
Produção Executiva
Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo com especialização em Audiovisual – Projetos e Negócios pelo SENAC. Atua como advogada e gestora de projetos nas áreas de cultura e audiovisual. Já ministrou aulas na Academia Internacional de Cinema, Cultura e Mercado e PUC-SP/Cogeae..
-
Gastão Coimbra
Cinematografía Avançada 4K
Gastão Coimbra, aos 47 anos, é diretor e produtor com 23 anos de experiência no mercado, tendo como ênfase em boa parte de sua formação, a montagem e composição de efeitos especiais, operação e movimentação avançada de câmera, com início ainda nas câmeras Arriflex 35mm. Não se esquecendo do contato com o elemento humano, e visando o aprimoramento em direção de cena, estudou teatro durante três anos e um ano no afamado e polêmico método da grande preparadora de atores, Fátima Toledo, de Cidade de Deus, Tropa de Elite, Carandiru e muitos outros. Em 2016 dirigiu um programa diário de televisão, veiculado na Rede Record e entre diversos outros trabalhos, dirigiu 9 curtas-metragens, entre eles´´Cérbero´´ que lançou no cinema, a atriz Débora Nascimento, e no mesmo ano de 2016, teve seu primeiro longa-metragem distribuído em 90 países, pela O2 play, braço distribuidor da O2 filmes, do cineasta Fernando Meirelles..
-
Julio Santi
Direção
Fundador da Urano, Films, Julio Santi é formado em letras pela Universidade de São Paulo, tem mestrado em literatura brasileira pela Unicamp, é bacharelado em língua chinesa e formado ator pelo teatro escola Célia Helena. Em 2011, roteirizou e dirigiu dois curtas-metragens, “O Caso da Banheira” e “O Medo da Morte, este selecionado para o Festival Internacional de Tocula e para o Festival Internacional de Amposta. Em 2012, dirigiu seu primeiro longa-metragem, “O Circo da Noite”, premiado no Festival de Oaxaca, no México, Festival Internacional de Cinema de Rengo, no Chile, e no Novna Film Festival, na Colômbia. Atualmente, Julio está finalizando seu segundo longa-metragem, “O Caseiro”, quinto filme brasileiro a contar com a distribuição da MGM, em parceria com a Europa Films..
-
Bruno Cucio
Direção/Produção/Roteiro/Cultura Fílmica
Graduado pela FAAP em Cinema, mestrando do departamento de artes da UNESP e sócio da Travessia Filmes, desde 2009 atua em projetos audiovisuais voltados à produção artística e à formação de público. Foi produtor executivo em Para'í (2017), longa-metragem dirigido por Vinicius Toro e produzido pela Travessia Filmes. Dirigiu o curta-metragem Um Homem Satisfeito (2015), exibido no Festival Internacional de Cine de Punta del Este (2016), 26º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, entre outros; Até Onde (2013), exibido no canal CINEBRASILTV, ganhador de menção honrosa de melhor filme no 7º Festival Ojo del Sancocho (2014, Colômbia), selecionado para a 17ª Mostra de Tiradentes, entre outros; Será (?) (2012), realizado em parceria com o grupo de teatro Caixa de Imagens e exibido no Centro Cultural São Paulo e no Festival de Cinema de Paranapiacaba. Coordenou o projeto socioeducacional Circuito Cultural, de 2010 até 2013, além de dar aulas de roteiro e direção em escolas e instituições de ensino, como: POIESIS, IED - Instituto Europeu de Design, Colégio Bandeirantes, Escola Oswald de Andrade e Escola Carandá Viva Vida. Foi produtor e curador dos festivais de cinema XI Cinefest Gato Preto, contemplado pelo ProAC Ações de Fomento, em 2014; e Move Cine Arte, em 2012..
-
Larissa Figueiredo
Direção/Produção/Roteiro/Documentário
Larissa Figueiredo é cineasta, produtora cultural e professora. Estudou Letras na UnB; Teoria do Cinema na Université Lumière Lyon 2, na França, e Artes Visuais/Cinema na Haute École d’art et design de Genève, na Suíça, onde teve aula com artistas como Miguel Gomes, Albert Serra e Apichatpong Weerasethakul. O Touro, seu primeiro longa-metragem como roteirista e diretora, recebeu o prêmio do IX Concurso de Roteiros Rucker Vieira, o prêmio Visions Sud Est, e teve sua estreia mundial no 44º Festival de Roterdã, além de ter sido exibido em mais de 30 eventos nacionais e internacionais. Em 2016, escreveu e dirigiu, junto com Rafael Urban, o último episódio da série O Som e o Tempo, de direção geral de Caetano Gotardo e Marco Dutra e produção da Dezenove Som & Imagens. Atualmente, trabalha no desenvolvimento de duas séries televisivas, Inara, contemplada no Prodav 04/2014 e Meninas de Santo, contratada pelo CineBrasil TV, com previsão de produção para 2018. Além destes trabalhos, Larissa desenvolve o roteiro de dois longas-metragens de ficção: Agontimé e Matar um dragão na Capadócia. Agontimé recebeu o Prêmio FIDLab Sublimage e foi aprovado dentro da Carteira de Projetos da produtora Sto Lat Filmes, contemplada com o Edital de Núcleos Criativos PRODAV 03/2014, e conta com a consultoria de roteiros de Lucrecia Martel, Karim Aïnouz e Rodrigo Moreno. Desde 2016, Larissa está à frente da Cazumbá Filmes, tendo produzido e distribuído projetos de diversas tipologias, desde obras de curtas e longas-metragens, até projetos mais experimentais. Atualmente também assina a produção executiva dos longas-metragens Continente, de Tomás von der Osten, Tu i Tam, de Rafael Urban, e o colombiano Tantas Almas, de Nicolás Rincón Gille, todos em fase de desenvolvimento e pré-produção. Larissa é professora na Pós-Graduação Cinema: Projetos, processos e reflexões, da Universidade Positivo de Curitiba, e colabora como assessora no Curso Regular da EICTV, em Cuba..
-
Jaqueline Souza
Roteiro
Jaqueline M. Souza é formada em Cinema pela Faculdade de Artes do Paraná e atua como produtora, oficineira e roteirista. Roteirizou produções variadas, destacando-se a animação “Julieta de Bicicleta” de 2012, selecionada em diversos festivais de cinema nacionais e internacionais, indicada ao Prêmio Brasil de Cinema Infantil, ao Prix Jeunesse Ibero Americano (ComKids) e ganhadora do Prêmio de Público no Festival Divercine, no Uruguai. Contribuiu com textos, curadoria ou mediações para mostras como Trilogia Flamenca, Ciclo Vicent Price, Tati por Inteiro, Mostra de Cinema Contemporâneo realizadas pelo Sesc Paraná. Em 2015, fundou a Tertúlia Narrativa, espaço colaborativo de estudos, criação e aprimoramento de roteiros cinematográficos, do qual é roteirista e editora-chefe. Foi membro do comitê de seleção do Cabíria – Prêmio de Roteiro em sua primeira e segunda edição e membro do Juri Oficial do Concurso de Longa-metragem do FRAPA (Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre) em 2017. Atualmente, trabalha na escrita do roteiro de longa-metragem Incubo, um dos argumentos premiados no Edital de Desenvolvimento de Roteiros - Novos Roteiristas-2017 do Ministério da Cultura. .
-
Ana Arantes
Mídias Sociais
Especializada em conteúdo digital para diferentes plataformas, edição de vídeos, métricas e planejamento de ações no curso Mídias Digitais Sociais no Centro Universitário Belas Artes em São Paulo. Em 2011, meu blog " Bolas de Meia " entrou no ar. Lá compartilha as paixões e novidades no universo lifestyle..
-
André Manfrim
Fotografia/Direção de Fotografia
André Manfrim é formado em Audiovisual pela ECA USP. Atualmente cursa graduação em História e desenvolve pesquisa de mestrado no programa de pós-graduação em meios e processos audiovisuais da ECA USP. Atua como diretor, assistente de direção e diretor de fotografia no mercado audiovisual de cinema e televisão, com particular interesse pelo campo do documentário. Dirigiu e roteirizou a série documental Habitação Social - Projetos de um Brasil (exibida na TV Cultura, na TV Brasil e atualmente disponível on demand na plataforma NET NOW). Atualmente desenvolve a série documental Brasil Memória. Dirigiu a fotografia do documentário Casa da Xiclet (dir. Sofia Amaral, Melhor média-metragem 16º REcine Festival Internacional de Cinema de Arquivo), da série Onde nascem as ideias, (dir. por Carolina Sá, exibida pelo Canal Curta!) e do longa-metragem documental O Barato de Iacanga (dir. Thiago Mattar, em exibição na Netflix, prêmio de Melhor Filme Prêmio do Juri 11º In-Edit Brasil), entre outros projetos..
-
Airo Munhoz
Mídias Digitais
Diretor e produtor audiovisual, mestre em comunicação e cinema pela Universidade Anhembi Morumbi/SP, também possui diploma de bacharel em Mídias Digital pela UMESP, Filmmaking pela New York Film Academy e Direção de Atores pelo Instituto Stanislavsky. Em sua carreira, já participou da produção de mais de 70 curtas, videoclipes e vídeos institucionais, além de 2 longas-metragens independentes. Destacam-se sua participação como diretor de fotografia da premiada websérie “Romeu & Romeu”, a direção do especial musical “Nasi Egbé” para o Canal Brasil, além da direção da websérie “3/4" e a direção de produção do curta-metragem “Tira-Manchas”, selecionado para Short Film Corner do Festival de Cannes 2018. Como educador ministrou aulas no Latin American Film Institute, Núcleo Cinematográfico de Guarulhos e Instituto de Cinema, além de ministrar palestras sobre criação de conteúdo e representatividade no cinema em universidades e centros culturais. Teve passagem por agências de publicidade e comunicação, atendendo clientes como LATAM, Pepsico, Locaweb, Tribunal de Justiça de São Paulo, até fundar sua própria produtora, a Substrato Filmes, onde produz e dirige conteúdo de brand entertainment para Editora Globo, GE do Brasil, Rock In Rio, Santander, Porto Seguro e outros clientes..
-
Felipe Torres
Humor
Sou Felipe Fagundes Torres, ator e roteirista à 16 anos. Escrevo para tv sempre com ênfase no humor. Comecei a trabalhar com humor pois sempre adorei o genero. As referencias humoristicas que me levaram a desenvolver a minha escrita no humor são várias, desde o Trapalhões (clownesco) , Tv Pirata ( sátiras) , Mel Brooks, Irmãos Zucker, Monthy Phyton. Na literatura tenho apreço por uma escrita mais marginal, como a dos beatnicks Willhian Burroughs, Jack kerouac, Alan Ginsberg. Mas meu preferido é o poeta, romancista Charles Bukowski. Mas entram no balaio clássicos como Jonh Steinbeck, Jonh Fante, Machado de Assis, Nelson Rodrigues, entre outros. Minhas referências cinematográficas são bem heterogêneas, vão desde os clássicos holiwoodianos como: Jonh Ford, Orson Wells, Charlie Chaplin, Billy Wilder, Alfred Hitchcock, Stanley Kubrick. Mas Gosto também dos realizadores alternativos dos 60 e 70, como Francis Ford Coppola, Roger Corman ,Martin Scorsese, Sam Pekinpah. Tenho influencia dos realizadores europeus como Frederico Felini, Luis Bunuel, pela atmosfera onírica em seus roteiros e filmes. No cinema nacional gosto do cinema da Atlantida , as Chanchadas. Gosto também do "Cinema Novo" tenho predileção por Glauber Rocha pela estética e narrativa anárquica. Os realizadores do vulgo cinema "Marginal" como Rogério Sganrzela, Nevile de Almeida, Ivan Cardoso e também as Pornachanchandas. Também gosto bastante de cinema de horror, de Tod Browning, José Mojica, Tobe Hopper, Lucio Fulci, George Romero, Wes Craven. Atualmente admiro os roteiros de séries como Breaking Bad, Mad Men, Eastbound and Down..
-
Ana Carolina Capozzi
Produção Executiva
Advogada formada pela Faculdade de Direito da USP e atriz formada pelo Curso Profissionalizante Célia Helena. Foi assessora jurídica da Fundação Theatro Municipal de São Paulo em 2016. Em 2017, atua na área de direito do entretenimento e cultura, no escritório Cesnik, Quintino & Salinas Advogados, onde também trabalhou de 2013 a 2015. Membra da Comissão de Mídia e Entretenimento do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) e Professora do Instituto de Cinema. Também atua na área de produção teatral. .
-
Anderson Mendes
Mídias Sociais
Formado em Comunicação Social, é o responsável pela área de Media Training do Youtube Space – espaço criado pelo Google para dar treinamento para os influenciadores digitais. Atua na área de vídeos para internet desde 2000, atendendo contas como: Disney, Youtube, UOL, Facebook, Citibank, Accenture, Uol, Paypal, entre outros. .
-
Lucas Zacarias
Roteiro
Graduado em Audiovisual pela Universidade de Brasília e formado em Roteiro Cinematográfico pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Trabalha como videomaker, roteirista e redator no site Omelete, onde desenvolve o programa Segredos do Cinema, uma série de vídeo-ensaios sobre o uso de ferramentas narrativas nos filmes. É roteirista da série documental NaRede.Br, a ser lançada no canal Prime Box Brazil em 2017 e escreveu a H Zoom, lançada em 2016. Já trabalhou como roteirista em projetos de produtoras como Conspiração, Lusco Fusco e Bit Content. Além disso, trabalhava como assistente de edição de vídeo para as séries Boas Vindas (GNT), Oficina Motor (+Globosat) e O Bagulho é Doido (Canal Brasil)..
-
Aida Cortez
Direção de Arte
Aida Cortez, artista plástica, diretora e produtora de arte, formada na escola superior de Artes Plásticas de Varsóvia, com mestrado em Gravado e Pintura. Desde o ano 2000 trabalha na direção de arte de cinema e televisão, realizando diversos filmes na Venezuela, nos quais os mais destacados foram: “Uno, dos y tres mujeres”,”Zamora: filme de época”, “La pura mentira”, “La Precursora”, entre outros. Também teve um longo empenho em novelas e series de televisão, na rede de Caracas de Televisão. Como artista plástica ganhou reconhecimentos de vários prêmios em Varsóvia - Polônia. Atualmente se dedica como docente na cátedra de direção de arte na Escola de Cinema da Faculdade Simón Bolívar, Caracas - Venezuela..
-
Clayton Galvão
Mídias Sociais
É radialista formado pela Unimonte, em Santos, e pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Senac, em Santo André. Já trabalhou em emissora de televisão, em produtora independente e durante 4 anos desenvolveu um trabalho no canal oficial do YouTube do Santos Futebol Clube. Na Santos TV, atuou como editor, cinegrafista e durante 2 anos coordenou a equipe. Nesse tempo, o projeto conseguiu alcançar a marca de mais de 140 milhões de visualizações e se tornou a quarta TV de clubes com mais inscritos no mundo, atrás de Barcelona (Espanha), Real Madrid (Espanha) e Manchester City (Inglaterra). Ao sair do futebol, em 2015, começou a atuar como consultor de mídias digitais, tendo o YouTube como sua especialidade. Atualmente, ministra workshops que ajudam criadores e empresas a desenvolverem melhor seus projetos na internet ao estruturarem um planejamento de conteúdo, desenvolvendo suas audiências, conhecendo o YouTube como plataforma e compreendendo mais das opções técnicas de equipamento disponíveis no mercado..
-
Caroline Marie
Atuação
Fez cursos livres de cinema na França (ESRA), assim como de atuação (Cours Viriot). Graduada em Comunicação Social pela FAAP, e atriz pela Escola Teatro Célia Helena. Realizou, nesse percurso, pesquisas que relacionam Cinema e Psicanálise (FAPESP) - através da obra do diretor independente norte-americano John Cassavetes - e Mestrado em Meio Ambiente (PUC-SP), através do caso de Belo Monte, hidrelétrica que afeta diretamente territórios indígenas. Em paralelo ao estudo de técnicas diversas de atuação, sempre esteve presente o desejo de estudar o mundo, assim como os objeto artísticos que falam deste mesmo mundo..
-
Diogo Cronemberger
Roteiro/Direção/Edição
Formado em Audiovisual pela Universidade de São Paulo e mestre em Direção/Roteiro de Cinema pela Columbia University, onde recebeu a Hollywood Foreign Press Association Fellowship e foi assistente dos professores Jane Gaines e Richard Peña, participou do Talents Buenos Aires e tem experiência como diretor, montador e roteirista (neste caso, em diversas plataformas: curtas, YouTube, projeto interativo). Escreveu e dirigiu os premiados curtas “O Forasteiro” e “Todas as Tardes”..
-
Dafne Amaro
Mídias Sociais
Dafne Amaro tem 30 anos, é Instrutora de Yoga certificada pela Kaivalyadhama Yoga Institute (Índia), Relações Públicas pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e MBA em Marketing pela Universidade Nove de Julho. Trabalha com produção de conteúdo para a internet desde 2015 e é criadora dos canais do YouTube Saúde na Rotina e Organiza Dafne..
-
Junia Lemos
Produção Executiva
Junia Lemos é advogada formada pela Faculdade de Direito da USP e Técnica em Produção Dramática e Interpretação pelo Indac. Desde sua graduação, trabalha com Produção Executiva no Audiovisual, se especializando em elaboração de projetos para editais, contratos e diálogo com o poder público..
-
BARBARA RIETHE
Atuação
Atriz, fundadora e diretora geral da NO1 Filmes e do N8 Coletivo Teatral. É escritora, roteirista e intérprete. É membro da Academia de Letras, Ciências e Artes de Londrina, como sócia colaboradora cultural. Formou-se pela escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CAC-ECA- USP), em Interpretação - Bacharelado em Artes Cênicas. Possui pesquisa sobre o Trabalho do Ator para a Câmera – Uma abordagem corporal. Ministra cursos de Interpretação para a Câmera na NO1 FILMES e na Sala Crisantempo em São Paulo. Possui pesquisa em biomecânica, voz e neurociência na Universidade de São Paulo, foi orientada pela professora Yedda Chaves. É coaching de atores. Fez o curso de Interpretação para Cinema e TV, Oficina Cultural Oswald de Andrade, ministrado por Cynthia Falabella em 2014. Ficou em cartaz com "Noites Brancas" desde 2012 a 2014. Ministra oficinas teatrais e de dança com a NO1 Filmes e N8 Coletivo Teatral (Casa das Rosas, Oficina Cultural Oswald de Andrade). É atriz do Grupo Vozes, dirigido por Betty Milan. Participou da Fliporto 2012 com a peça A Vida É Um Teatro" a qual fez apresentações com temporada na Livraria da Vila e na Livraria Cultura no mesmo ano. Foi atriz do grupo COMUCO, de pesquisa com narração e criação dramatúrgica. É formada pela Escola Municipal de Teatro de Londrina..
-
Celina Lerner
Documentário
Celina Lerner é documentarista independente desde 1998. Formada em jornalismo e mestre em sociologia pela Universidade de São Paulo, trabalhou na TV Globo, TV Cultura e diversas produtoras como jornalista, roterista e diretora de documentários. Entre seus curta-metragens destaca-se "Parece Não" (2000), sobre moradores de um trem abandonado exibido no festival Mix Brasil e na TV Cultura..
-
Dárida Mirella Faggi
Direção de Arte
Designer gráfica pela Universidade São Judas Tadeu e pós-graduada em Direção de Arte em Comunicação pelo Centro Universitário Belas Artes, fundadora da Moinho de Inventos Produções e agente cultural e de mídias sociais no estúdio Fujocka Creative Images. Passou pelo teatro musical, projetos em stopmotion, espaço expositivo de artes, e é responsável pela direção de arte, e making ofs de diversos curta-metragens, trabalhos editoriais e vídeos institucionais. Em extensão a sua formação universitária, concluiu diversos cursos em fotografia, linguagem visual e animação. Dárida foi diretora de arte e figurista do curta-metragem “Perto e Profundo”, indicado a 11 a prêmios no Festival de Cinema Online, que acontece no CCBB de Brasília, e dentre elas estão as categorias melhor direção de arte e melhor figurino. Dárida também concluiu recentemente o vídeo receita com a Chef Carole Crema, para o Canal Le Creuset Brasil..
-
Diego Paladini
Mídias Sociais
Diego Paladini tem 34 anos, é professor de Educação Física pela Universidade de São Paulo, MBA em Marketing, especialista e mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho. Trabalha com produção de conteúdo para a internet desde 2013 e é criador dos canais do YouTube Saúde na Rotina e Organiza Dafne. .
-
Cacau Ras
Edição
Radialista, Jornalista e Produtor Audiovisual, Cursou Tecnologia e Gestão em Rádio e Televisão, Cinema e Arte contemporânea da America Latina e Cinema e literatura pela Universidade UNESP, criador da primeira Radioescola de Sao Paulo ” Radio filó “ no ano de 1993 no tradicional Colégio Condessa Filomena Matarazzo. Educador em projetos socioculturais de multimeios, em 2009 uniu-se ao colaborador da TV Globo Alessandro Buzo para montar o espaço Suburbano, mantido pelo Itau cultural, nesse mesmo ano se juntou ao G.P.P - Grupo de Politicas Publicas da USP, realizando o projeto Imagens da Cidadania. Correspondente no Projeto Mural da folha, blog hospedado na Folha de São Paulo há 5 anos que recentemente tornou-se primeira agência de Jornalismo das Periferias, com aproximadamente 70 correspondentes abrangendo a grande São Paulo. Prêmios: Guttemberg de Jornalismo pelo portal Central Leste Noticias. 2015 Noite Odara 2015 pelo Portal Cultura Leste Galgo Alado em 2009 com o Filme “Profissão Mc” , (melhor fotografia). Top blog 2013, 2014 com Jornalismo Hiperlocal pelo Mural do Jornal Folha de São Paulo . .
-
Fábio Takeo
Atuação
Fábio Takeo é ator, pedagogo teatral e roteirista. No cinema atuou no longa metragem “O Caseiro” (2016), de Julio Santi. Em 2013 foi indicado ao prêmio de melhor ator no London International Film Festival pelo seu trabalho no longa-metragem “O Circo da Noite”,de Julio Santi. Em 2017 participou do longa "Nada a Perder" da Paris Filmes. No teatro, em 2015/2016, sob direção de Ron Daniels, fez parte, juntamente com Thiago Lacerda, Giulia Gam, Marco Antonio Pâmio e grande elenco do Repertório Shakespeare composto pelas peças “Macbeth” e “Medida por Medida” de W. Shakespeare. Foi co-fundador, em 2008, da “Cia da Memória”, à convite do diretor Ruy Cortez. De 2013 até 2015, integrou o elenco da Fraternal Cia de Arte e Malas-Artes dirigida por Ednaldo Freire. Atuou nos espetáculos “Borandá”, “Sacra Folia” e “A Gira da Rainha”. Trabalhou também em parceria com outros renomados profissionais das artes cênicas, como o premiado dramaturgo Luís Alberto de Abreu e o ator e diretor Celso Frateschi. Como pedagogo, criou em 2015 o "Estúdio Stanislávski”, fruto de sua pesquisa de mais de 10 anos como ator, cujo foco está no aprimoramento da técnica do ofício do ator a partir da última fase de trabalho de Konstantin Stanislávski, ator, diretor e pedagogo russo. A base do Estúdio e dos seus cursos, oficinas e palestras é fundamentada em três pilares: 1 - A pesquisa de mais de uma década sobre o "Sistema" de Konstantin Stanislávski, principalmente sobre o último período de vida e trabalho do mestre russo. A base são os livros "El Último Stanislávski" de Maria Knébel e "Stanislávski in Rehearsal" de Vassili Toporkov (ambos lançados recentemente em português no Brasil com tradução direta do russo) 2 - A investigação prática do Sistema através dos estudos no Brasil e na Rússia com o professor Valentin Teplakov, além da parceria de trabalho de oito anos com o diretor e pedagogo Ruy Cortez, notório estudioso e pesquisador da obra de Stanislávski. 3 - A Psicologia Simbólica Junguiana, através da obra do psiquiatra e professor Carlos Byington, com ênfase nos livros: "Psicologia Simbólica Junguiana", "Dimensões Simbólicas da Personalidade", "Estrutura da Personalidade" e "A Viagem do Ser em Busca da Eternidade e do Infinito" Ator formado pelo Teatro-Escola Célia Helena, também estudou interpretação em Moscou (Rússia), no GITIS (Instituto Estatal de Artes Teatrais) com o professor decano Valentin Teplyakov; Estudou também com Mario Biagini diretor associado do Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards e com Robert Castle professor do Lee Strasberg Institute de Nova Iorque. .
-
Diogo Ferreira
Produção
Diogo Ferreira trabalha com produção de elenco desde de meados de 2000. Trabalhou em todas as etapas da cadeia, como booker, assistente de casting e ficou conhecido por buscar no teatro atores desconhecidos, que trazia para o audiovisual. Entre 2005 a 2010 atuou como produtor de elenco a coordenador de departamento da holding MIXER. Em 2010 fundou sua própria produtora, a ADD Casting. Produziu o elenco de diversas peças publicitárias. Para a TV e produziu o elenco das séries Gigantes do Brasil (History Channel), Descolados (MTV) e Mothern (GNT), além da primeira temporada de 3% (NETFLIX) para a web. Produziu também o elenco dos longas metragem “Jogo de decapitações” de Sergio Bianchi, “Comeback: um matador nunca se aposenta” de Erico Rassi e “Meus 15 anos” de Carol Fiorati. .
-
Donny Correa
Direção/Cultura Fílmica/História da Arte
Cineasta e poeta, é mestre e doutorando em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo (USP), bacharel em Letras – tradutor e intérprete pelo Centro Universitário Ibero-Americano (Unibero). Realizou os curtas experimentais Anatomy of decay, Braineraser, ambos em 2008, Totem (selecionado para a 34ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e Prêmio Canal Brasil) e In carcere et vinculis. Além disso, já dirigiu três videoclips para a banda de música eletrônica britânica SEVERIN, entre 2011 e 2012. Ministra periodicamente cursos de teoria e prática em vídeo e cinema, história do cinema, e oficinas de videopoesia para instituições como: SESC, Unesp, Funcadi, Casa das Rosas e Casa Guilherme de Almeida. Publicou os livros de poesia: O eco o espelho (2005), Balletmanco (2009), Corpocárcere (2013) e Zero nas veias (2015). Em março de 2016, lançará o volume de crítica cinematográfica escrita pelo poeta Guilherme de Almeida, nos anos de 1920, para o Estadão, que organizou e preparou a edição comentada..
-
Ingrid Berger
Produção Musical
** Palestrante da nossa parceira OnStage Lab ** Produtora de eventos com mais de 25 anos no mercado, iniciou nessa profissão como intérprete de bandas. Logo depois, passou a ser produtora executiva e, como sempre gostou de cuidar dos artistas e da parte de decoração e catering, acabou direcionando seu trabalho sempre para área de camarins e catering. Atualmente, Ingrid é uma das principais produtoras de backstage do mercado, e seu trabalho é cuidar de toda a parte de trás do palco, como os escritórios de produção, camarins, catering , área de imprensa etc… Foi produtora de grandes festivais, como Free Jazz, Hollywood Rock, Tim Jazz, Monsters of Rock, Skol Beats, UMF, e por 20 anos trabalha como coordenadora de camarins no Rock in Rio (Lisboa, Madrid, Rio de Janeiro e Las Vegas) além de inúmeros shows internacionais como Madonna, Iron Maiden, Beyoncé, Rhianna, Alanis Morissette, Metallica, Paul McCartney, Elton John, Amy Winehouse e outros..
-
Edson Castro
Mídias Sociais
É jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e criador do Manual do Homem Moderno, um dos maiores portais voltado ao público masculino da internet brasileira. Já trabalhou em emissora de televisão e trabalha desde 2009 com criação de conteúdo para a Internet. Durante 4 anos, fez parte da equipe do Grupo RBS. Nessa passagem pela empresa, atuou como Business Intelligence e Editor dos portais Guia da Semana e ObaOba. Ao sair da empresa, em 2014, começou a trabalhar exclusivamente com o Manual do Homem Moderno. De lá pra cá, o MHM passou de 700 mil visitas por mês, para 3 milhões, e se tornou o maior canal voltado para o público masculino da internet brasileira. Entre as marcas que já anunciaram no projeto estão Havaianas, Gillette, 51, Boticário, Dove, Smirnoff, L'Occitane, Fox, PayPall, Intell, entre outras. .
-
Fábio Medeiros
Fotografia
Diretor, fotógrafo e ator, Fabio Medeiros nasceu na década de 70 na capital paulista. Mas foram os ares de Nova York que despertaram seu interesse pela fotografia durante o tempo em que lá viveu. Em 2002, começou a sua trajetória na profissão, que o levou diretamente à sua especialidade, algo que faz com singular ousadia: fotografia para moda e publicidade. Teve inclusive o seu trabalho exposto em Nova York na exposição “The Story of the Creative”. Depois de uma década clicando as mais belas modelos e campanhas publicitárias de diversas agências brasileiras, decide estudar cinema em 2008, dedicando-se com especial atenção à filmes publicitários e curtas metragem..
-
Heloisa Pontes
Roteiro/Roteiro para TV
Heloisa Pontes é pós-graduada em Roteiro para Cinema e Televisão pela FAAP. Iniciou sua carreira na publicidade, possui grande experiência na criação de conteúdo para marcas (*branded content*) e sua relação com o público ( *storytelling*), área na qual trabalha atualmente. Integra o coletivo de cinema independente, Caco de Tela, especializado em documentários e curtas metragens, por dois anos consecutivos ganhador do Prêmio Cultural Plínio Marcos/Mostra de Artes. Nesse momento, dedica-se ao estudo aprofundado dos 3 campos narrativos, criados pelo teórico norte-americano David Bordwell, e trazido para o Brasil pelo Mestre José Carvalho..
-
Chris Goldenbaum
Videojornalismo
Formado em Cinema, Chris Goldenbaum já morou e trabalhou em Nova Iorque, Jerusalém e Londres. Começou sua jornada no audiovisual aos 19 anos, ao produzir o Festival de Cinema Judaico de Curitiba. Em Nova Iorque, trabalhou para um fundo de cultura na área de documentários. Em Jerusalém, para o programa American Academy in Jerusalém, que promovia residências para artistas americanos naquela cidade. Como jornalista, Chris já produziu vídeos e textos para veículos como National Geographic, VICE, Channel News Asia, entre outros. Cobriu as Olimpíadas no Rio 2016 e a tragédia da Chapecoense. Atualmente, é correspondente do Channel News Asia em São Paulo e produz matérias para diversos veículos, tanto em vídeo como em texto. Como roteirista, Chris já fez diversos cursos, incluindo no Gotham Writers Club in Nova Iorque e na Roteiraria, em São Paulo. No momento, participa da sala de desenvolvimento de um projeto de série para TV e desenvolve outros projetos individuais junto com canais e produtoras..
-
Fernando H. Mazzuco
Direção de Fotografia/Fotografia
Defensor de um cinema natural e orgânico. Fernando H. Mazzuco trás em sua bagagem 11 curtas - metragens. Quais desses, 2 foram selecionados na exibição da semana Corner Cannes da França em 2015 e 2016 (edição). Trabalha há 15 anos no mercado filmmaker, onde desenvolve trabalhos em direção, direção de fotografia, edição, color grading e making of. Realizando vários Pilotos de programas, clipes e documentários. Conhece bem o mercado de making ofs publicitarios e corporativos com mais de 40 making ofs. Foi assistente de edição de grandes series de televisão como Sessão de Terapia, Food Truck a Batalha, Na Mira do Crime, Santo Forte e A Vaga. E esta sempre sorrindo para um desafio novo na área..
-
José Peroza
Direção/Produção
Formado como Cineasta especializado em Direção e com vários cursos relacionados na área de direção de atores, Jose Peroza tem se desenvolvido em diferentes áreas do fazer audiovisual. Se destaca como Assistente de Direção para vários longas e séries de TV Venezuelana como "Mar Afuera" dirigida por Billy Cass e "Nos vemos en el Espejo" dirigida por Lilita Pestana. Entre outras produções, fez Coordenação de Estúdio para novelas destacando uma co-produção Venezuela-Colombia-México intitulada "Las Bandidas" que foi vendida à Telemundo Internacional Estados Unidos. Em trabalhos no departamento de produção destacam "Azu" dirigida por Luis Alberto Lamata (Venezuela) e "La Buena Vida" de Andrés Wood (Chile) ganhadora dos prêmios Goya como melhor filme estrangeiro do ano 2008. Na atualidade trabalha como assistente de direção para publicidade e videoclips destacando o clip “Contatinho” do Nego do Borel com Luan Santana e “Não me olhe Assim” de Capital Inicial, e publicidades para Bradesco, Polenghi, Lupo entre outras marcas..
-
Helga Silva
Mídias Sociais
Graduada em design digital pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Cinema, Vídeo e TV pela Faculdade Belas Artes de São Paulo. Realizou cursos livres como artes visuais na Academia Brasileira de Artes, caligrafia, produção de vídeo para internet, métricas para YouTube e cursos variados. Desde 2009 atua na área, começando como assistente de estúdio, passando por todas as etapas de design – júnior, pleno e sênior – na Rede Record, Editora Abril, Anhembi Morumbi, até ser contratada como diretora de arte do Estúdio Globo. Atualmente, presta serviços de direção de arte, vídeo e produção de conteúdo para empresas..
-
Ibirá Machado
Produção
Ibirá Machado trabalha com produção e distribuição de cinema independente há mais de dez anos. Na Vitrine Filmes, onde trabalhou por três anos, conduziu a distribuição de filmes como "O Som ao Redor" e "Frances Ha". Atualmente é sócio da produtora Miríade Filmes e segue realizando lançamentos de forma independente, tendo acabado de fundar sua própria distribuidora, a Descoloniza Filmes.* .
-
Mariana Tesch
Roteiro
Mariana é roteirista e professora de roteiro em São Paulo. Seu roteiro de longa-metragem *Amém* foi o grande vencedor do Festival de Roteiro de Língua Portuguesa - Guiões 2016 e segundo lugar no concurso do Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre - FRAPA 2015. Seu roteiro de curta-metragem *NY, MG* é vencedor do primeiro Festival de Curtas TNT 2016 e está atualmente em fase de pré-produção. Mariana é mestre em roteiro de cinema, TV e teatro, com bolsa CAPES/Fulbright, pela Northwestern University, onde ministrou a disciplina “Fundamentos do Roteiro” para alunos da graduação; é mestre em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e é formada em Comunicação Social com habilitação em audiovisual pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente, faz parte do Núcleo Criativo Cinema de Impacto da Produtora Operahaus. Em 2014, estagiou na área de desenvolvimento criativo na Sentinel Pictures em Santa Monica, atuando na análise de roteiros e pesquisa de talentos e, no mesmo ano, coproduziu o festival de peças curtas *Why did you sleep with so many human people* com apoio do Trade City Pop Wagon e Pollution Studios, em Los Angeles. No mesmo festival, dirigiu sua peça curta *We do not segregate*..
-
Leandro Afonso
Direção
Professor, pesquisador, realizador. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Diretor dos curtas Nunca Mais Vou Filmar (2012), Lara (2013), Habeas Corpus (2014), Argentina, Me Desculpe (2015) e Toda Sombra Parece Viva (2019). Em pós-produção de primeiro longa, Tio Bruno (2021). Redator da Revista Rocinante. Oficineiro e palestrante dos Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som). Pesquisa encenação no cinema, gêneros cinematográficos, história do cinema brasileiro e cinema latino-americano. .
-
Jonathan Mendonça
Mídias Digitais/Direção/Roteiro
Roteirista e diretor duas vezes selecionado para a Short Film Corner do Festival de Cannes com seus curtas-metragens, também dirigiu a websérie ‘Romeu & Romeu’, que obteve 1,5 milhões de visualizações no YouTube, recebendo 7 prêmios internacionais e 18 seleções oficiais, e hoje distribuída nos EUA e Europa. Coordenou cursos de cinema no Latin American Film Institute por 3 anos, onde também participou da produção de 3 longas-metragens. Foi professor e coordenador do Núcleo Cinematográfico de Guarulhos, iniciativa da Secretaria da Cultura de Guarulhos que formou 60 cineastas durante um ano. Dirigiu programação para o Canal Brasil e Esporte Interativo, e webséries para marcas como LATAM Airlines, Microsoft e Anglo em colaboração com diversas produtoras. Também atua como roteirista, prestando serviços para agências e produtoras publicitárias, assinando conteúdo para marcas como Optimum Nutrition, Burger King e Saint-Gobain. Hoje cria e dirige conteúdo de branded content em sua própria produtora, a Substrato Filmes, trabalhando com clientes como Porto Seguro, Makro, Granado, Dell, entre outros..
-
Jorge Gustavo Pinna Rodrigues
Cultura Fílmica
Cientista Social graduado pela Universidade de São Paulo (USP), crítico e pesquisador de cinema, foi um dos idealizadores, responsável pelo conteúdo e docente das aulas de Cultura Fílmica no Instituto de Cinema de São Paulo até dezembro de 2015. Participou de cursos e seminários sobre a história do cinema, seguindo a abordagem do historiador Antoine de Baecque (ex-editor dos Cahiers du Cinéma), entre eles “O cinema americano dos anos 1970: a Nova Hollywood”, “A estética da violência em Sam Peckinpah” e “A Nouvelle Vague: escola ou movimento de cinema?”, ministrados no Museu da Imagem e do Som (MIS) e unidades do SESC e também publica suas críticas no blog “O beco do cinema”..
-
Juliana Mello
Produção
** Palestrante da nossa parceira OnStage Lab **Juliana Mello é produtora de shows e eventos com uma década de experiência e foco em logística artística. Hoje, atua como gestora de conteúdo dos cursos da On Stage Lab e trabalha como freelancer em shows internacionais e eventos corporativos. Juliana é formada em jornalismo e já trabalhou produzindo grandes eventos e shows nacionais e internacionais, além de atuar como colaboradora em festivais e outros projetos que envolvem música. Como jornalista, participou da cobertura de mais de 100 shows e eventos ao longo da carreira. Entre os shows e festivais em que já trabalhou estão Motörhead, Scorpions, Symphony-X, Coal Chamber, Lady Gaga, Planeta Terra, Natura Nós, Maquinária, SWU, Lollapalooza, Xxxperience, Muse, New Kids on The Block, Simple Plan, The Vaccines, Sky Ferreira, The Rolling Stones, Iron Maiden, entre muitos outros. .
-
Letícia Frungillo
Produção Executiva
** Palestrante da nossa parceira OnStage Lab ** Letícia é formada em artes cênicas e iniciou sua carreira em produção fazendo curta metragens e vídeos institucionais. Já são quinze anos trabalhando com produção, doze deles em eventos, com foco na produção executiva, elaboração de projetos, orçamentos, planilhas, execução e fechamento financeiro. Em seu currículo, Letícia somam quase 50 shows..
-
Elita Ribeiro
Maquiagem
Formada em Cosmetologia e Estética com ênfase em Maquiagem pela Anhembi Morumbi, Elita já participou de diversas produções nacionais como os curtas Impenetrável, o piloto da série As Donas do Condomínio, espetáculos como O poder da Dança,A Paixão de Cristo, videos publicitários da LeCreuset, fotografia de moda, além de participar de programas sociais de maquiagem como o Outubro Rosa. .
-
João Eduardo Hidalgo
Cultura Fílmica
Doutor em Comunicação (Cinema) pela ECA/USP e Universidad Complutense de Madrid. Professor da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP (Bauru). Dirigiu alguns curtas-metragens, e orientou a realização de mais de mais de cinqüenta. Autor de Cinema espanhol: nascimento, alguns caminhos, possibilidades (Daikoku, 2013) entre outros capítulos, artigos e crítica em periódicos..
-
Murilo Meola
Atuação
Murilo Meola é um ator e diretor humanista e estudioso que busca desenvolver sua capacidade artística aplicando de forma integrada o Sistema Stanislavski, suas derivações americanas (conhecidas como o "Método") e a técnica Chekhov. Possui experiência em distintos segmentos, tendo trabalhado, dentre outros, com diretores como Fernando Meirelles, Luiz Villaça e Rubens Ewald Filho. Atuou em peças teatrais e diversas campanhas publicitárias, além de ter participado das séries de TV "Som & Fúria" (Globo), Pedro & Bianca (TV Cultura), "FDP", "O Negócio" e "Psi" (HBO). Têm no cinema uma de suas maiores paixões, atuou em longas-metragens e diversos curtas. Em 2014, foi vencedor do prêmio de melhor ator no Oregon Underground Film Festival, Estados Unidos. Atualmente está em meio às gravações da novela “Cúmplice de um Resgate” no SBT. Paralelamente, se dedica ao desenvolvimento de projetos cinematográficos autorais de escopo humanitário e social..
-
Koji
Edição/Direção de Fotografia/Fotografia
Graduou-se na Tokyo Design Academy em 2010 e teve animação com professor Masatoshi Fukuyama. Atua no mercado audiovisual há mais de 12 anos criando vinhetas e animações para o mercado publicitário. Em 2017 participou do longa-metragem "3 Reis" assinando a Direção de Fotografia e a pós-produção da obra..
-
Rene Guedes
Cultura Fílmica
Graduado em engenharia pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), pós-graduado em economia pela FEA-FIPE (USP), especialista em planejamento e execução estratégica pela Universidade de Grenoble e London Business School, cinéfilo por vocação e crítico de cinema. Vem ministrando aulas de Cultura Fílmica no Instituto de Cinema de São Paulo desde 2012, onde também atuou na organização e preparação de editais, além do envolvimento na produção de projetos audiovisuais e fundou o blog de crítica o “O beco do cinema”..
-
Léo Bortolin
Som para Cinema
Léo Bortolin é diretor de som no cinema e músico. Formado em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (RJ), com especialização em Direção de Som pela Escola Superior de Teatro e Cinema – ESTC Amadora – em Portugal. Mestre pelo programa Multimeios da UNICAMP (SP) com pesquisa dedicada ao som no cinema brasileiro contemporâneo. Ganhou os prêmios de melhor som pelo curta-metragem Command Action, no 48° Festival do Cinema Brasileiro de Brasília 2015 e no 8° Curta Taquary – Festival Internacional de Curta Metragem – PE. Faz parte do grupo Kino-Olho assinando diversos filmes com carreira internacional, entre eles A moça que dançou com Diabo (2016), selecionado para a competição oficial Palme d’Or, no qual ganhou a “Menção especial do júri”. Ministrou oficinas de introdução cinematográfica em escolas públicas e associações de bairros na periferia de Rio Claro (SP), produzindo diversos filmes-exercícios coletivos. E também oficinas de desenho de som para cinema, ampliando a discussão da influência do som como elemento narrativo e dramático. Curador e Programador dos VI (2014) e VII (2015) FIIK – Festival Internacional de Cinema Independente Kino-Olho. Conta ainda com experiências na realização de cinema - o média-metragem Não Existem Profetas (2010), ganhador do "Prêmio Luis Espinal" da 6a Mostra CineTrabalho (Brazilian International Labour Film Festival) 2011; o curta-metragem Cor...O, Lida (2012), e o filme Oro Ari, ritmos da terra (2014)..
-
Letícia G. Forster
Edição
Letícia G. Forster é montadora, fotógrafa, finalizadora e coordenadora de estúdio Bacharel pelo Senac São Paulo. Atuou no 22º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo e no Prix Jeunesse iberoamericano 2011 como editora. Anglófila, estudou British Film and Television na University of East Anglia em 2012 e desde seu regresso atua na Industria Audiovisual Brasileira..
-
Liliana Junqueira
Atuação
Atriz formada pela Escola de Arte Dramática (EAD/ECA/USP) em 2008. Arte-Educadora pós graduada pela escola Superior de Artes Célia Helena em 2015 é também formada em Letras. Já participou de vários coletivos paulistanos tais como Cia Ocamorana de Teatro, Sociedade Baderna, Cia do Cisco e Coletivo Anônimo de Atuadores. Também atuou em cinema e publicidade. É professora de teatro desde 2006..
-
Luciana Romani
Atuação
Artista do corpo, atriz e bailarina. Graduada em Comunicação das Artes do Corpo - Dança pela PUC/SP e Formada em Teatro pela Oficina de Atores Nilton Travesso. Em Nova Iorque estudou na "The American Academy Of Dramatics Arts" e fez aulas em diversas escolas de dança tais como: Alvin Ailey, PMT, Broadway Dance Center. Pesquisadora de Técnica Corporal para Atores, de Jazz Dance e Dança Contemporânea, participa há 7 anos do um grupo de treinamento e pesquisa corporal “Obara” com a Técnica Klauss Vianna com Luzia Carion e faz parte do núcleo de dança contemporânea "Cia Experimento" com Claudia Gonçalves. Atua no mercado há mais de 10 anos já tendo feito peças teatrais, publicidade, cinema é professora de Jazz Dance, Técnica para o Movimento Consciente e Coordenadora do curso de Teatro Musical da Billar e cia escola de artes..
-
Luis Fernando
Edição/Som para Cinema
Produtor musical, montador, operador de som direto e produtor de set. Graduando em Comunicação Social pela Universidade Anhembi Morumbi. Compôs trilha sonora original e sound design para o curta-metragem "Tudo que você ama lhe será arrebatado", premiado em vários festivais pelo mundo, entre eles o "Festival de Cannes - Short Films" (2016). Assistente de Direção no curta-metragem "Impenetrável", também premiado em diversos festivais pelo mundo, vencedor no "London Independent Film Awards" (2017). Atualmente trabalha na produtora Operahaus Filmes e na agência Season Bookings..
-
Luis Villaça
Direção de Fotografia/Fotografia
Diretor de fotografia e documentarista desde 2002. Formado em Rádio e TV pela UNESP. Mestre em Audiovisual pela ECA-USP desde 2015, desenvolveu estudo sobre o cinema documentário e o filme-ensaio. Diretor de fotografia e operador de câmera com experiência em comerciais, longas documentários, séries de TV, vídeos institucionais e campanhas políticas. Vem realizando trabalhos para produtoras e emissoras de TV (HBO Latin America, TV Cultura, ESPN Brasil, History Channel, TV Record). Já operou câmera para os fotógrafos Carlos Pacheco, ABC, Lucio Kodato, ABC e Rodolfo Sanchez, ABC. Como professor de cinematografia, ministra cursos, palestras e oficinas em instituições como a UNIFESP, Centro de Pesquisa e Formação do SESC e Instituto Catitu – Formação Audiovisual Indígena. É autor de extenso material didático sobre iluminação audiovisual destinado ao Ensino Técnico Federal.Como fotógrafo, participa da agência Olhar Imagem. Membro da ABC - Associação Brasileira de Cinematografia desde 2006..
-
Victor Fisch
Roteiro
Victor Fisch é mestre em roteiro pela EICTV (Cuba) e graduado em Cinema pela FAAP, Victor Fisch é roteirista, diretor, montador, produtor cultural, curador e professor. Já ministrou oficinas de cinema de diversos temas e para públicos muito distintos: para jovens periféricos no Cine Inclusão; em cidades da região metropolitana de São Paulo nas Oficinas Culturais; em escolas de Franco da Rocha na Oficina de Stop Motion; em escolas de São Vicente e Guarujá no Videoarte Sustentável; em uma fábrica em Pindamonhangaba, entre outras. Está escrevendo o roteiro de seu primeiro longa-metragem, "Formigas que Voam". Foi montador do longa de Vinicius Toro, "Para'i". Seu curta-metragem "Onde Você Vai?" foi premiado no 22º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo. Além disso, Victor é curador do Cinefest Gato Preto e do Festival Cine Inclusão..
-
Ricardo Peres
Direção/Direção de Fotografia
Diretor, ator e fotógrafo, é Bacharel em Comunicação Visual pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Radialista e Operador de Câmera formado pela Centro de Comunicação e Arte do SENAC. Participou do III Ciclo de Workshops sobre Novas Tecnologias – direção – cursos coordenados por Hugo Kovensky, Felipe Daviña, Marina Person e Tatá Amaral. No Núcleo de Estudos Contemporâneos da Faculdade de São Bento fez os seguintes cursos de extensão: Kieslowski a Poética do Devir, sobre a obra do diretor polonês Krzystof Kieslowski; O Rosto e o Abismo, sobre a obra do diretor sueco Ingmar Bergman e As Aventuras da Linguagem, sobre o universo dos diretores Federico Fellini, Michelangelo Antonioni, François Truffaut e Glauber Rocha. Participou do curso Mito, Cinema e um Olhar Masculino, ministrado pela socióloga e membro da Joseph Campbell Foundation, Ana Figueiredo. Cursou Direção de Atores no Estúdio Fátima Toledo. Foi diretor de fotografia de diversos curtas, entre os quais: “Paranóia” e “Feliz Aniversário”, ambos dirigidos por Luiz Bach. Dirigiu o curta “Passeio Noturno”, adaptação do conto de Rubem Fonseca. Diretor das montagens: “Maldito Coração”, de Vera Karam, “O Ritual dos 7” – Luxúria -, de André L. Soares, “O Colecionador”, de John Fowles, adaptado por Mark Healy, “As Notas de Luiza”, Louise Cohen, “Café Hostel”, de Priscila Quedas. Fotografa e elaboração projetos de iluminação para peças de teatro e espetáculos de dança flamenca, destaque para as peças: “Cortes”, de Rodolfo Araújo, “Eles Não Usam Black-tie”, de Gianfrancesco Guarnieri e “Apneia”, de Zen Salles. Ministrou a oficina: A Formação do Olhar – A Dramatugia da Imagem, do texto ao Palco, no SESC Pinheiros. Participou da exposição fotográfica: ENTREATOS, na Galeria Augusta. Exposição realizada em homenagem ao autor e diretor de teatro Renato Andrade..
-
Rafael Paiola
Captação de Áudio/Produção Musical
Cantor, compositor, arranjador, técnico de áudio e mixador, estudou canto erudito na Fundação das Artes de São Caetano do Sul (FASCS), com a soprano Maria Cecilia de Oliveira, cantora e Doutora em Música pela USP. Foi corista e monitor de naipe do Coro de Repertório, também da FASCS. Atualmente, canta e auxilia na pesquisa de repertório vocal renascentista e contemporâneo, erudito e popular, junto ao Madrigal Uirapuru. Rafael também faz captação, edição e mixagem de áudio, e composição, sequenciamento e mixagem de trilhas sonoras instrumentais para vídeos institucionais, vinhetas, teasers e filmes. Dentre eles estão o média-metragem “O Caso do Paciente Paulo Eduardo Kelley” (2015), selecionado para o Cannes Short Film Corner, e o webchannel “Jogando Offline”. .
-
Luiz Augusto Buff
Produção Executiva
** Palestrante da nossa parceira OnStage Lab ** Luiz Augusto Buff é advogado, empresário e produtor musical. Mestre em Direito do Entretenimento, Mídia e Propriedade Intelectual pela UCLA School of Law, Luiz Augusto também possui graduação em Music Business pela Berklee College of Music. Sócio-Fundador e CEO da 1m1art, escritório de produção e gestão musical, Luiz Augusto desenvolveu sólida experiência no mercado musical trabalhando em empresas como Warner Bros. Pictures, Digital Cowboys, Soundtrack Group e The Kurland Agency. Luiz Augusto colaborou no desenvolvimento e atualmente leciona o curso Music Business Finance e Music Licensing na Berklee Online..
-
Natalia Machiaveli
Stop Motion/Direção de Arte/Direção
Natália Machiaveli é artista plástica, musicista e cineasta. Formada na “Gerrit Rietveld Academy”, em Amsterdam, dirigiu o documentário “Troca o Trópico”, exibido nos principais festivais de cinema da Holanda, como World Cinema Amsterdam, Nederlands Film Festival, entre outros. Em 2010, ganhou bolsa de estudos para aperfeiçoamento na Escola de Arte ARCO, em Portugal. Produziu e dirigiu as animações “Will”, “Planta”, “Metamorfoses” e “It Trims”, este último primeiro lugar no festival Curtacom em 2012. Além de dirigir, Natália é responsável pela composição das trilhas sonoras dos filmes. Compôs a trilha sonora e os vídeos do espetáculo “Urubus Noir”, da Cia. Quase Cinema em 2016 e trabalha na criação de vídeos para teatro e dança, como do espetáculo “Terra” (2012), da bailarina Marina Monteiro e “Gavião de Duas Cabeças” (2016), dirigido por Juliana Pautilla. Na música, fez parte da orquestra de Ricardo Zhoyo, cantou ao lado do pianista e compositor cubano Ramon Valle de 2009 a 2011 e desde 2012 é diretora artística e musicista compositora do espetáculo multimídia para crianças “Máquinamáquina”. Ministra a oficina de animação “Da animação à imagem!” para crianças e adultos em centros de cultura importantes de São Paulo, como o Museu da Imagem e do Som (MIS), Centro Cultural São Paulo (CCSP) e Sesc do Carmo. Desde 2013 trabalha na Mostra Internacional de Teatro de São Paulo – MITsp ao lado de Antônio (Tó) Araújo e Guilherme Marques, como Relações Internacionais (2013/2014), com criação dos vídeos institucionais (2015) e Coordenação Executiva das atividades pedagógicas e reflexivas da Mostra (2015/2016). .
-
Luiz Carlos
Artes Marciais
Coreografo de Lutas e Professor de Artes Marciais com mais de 20 anos de experiências. Atualmente promove a arte marcial para tv, cinema e evento gerais, através de aulas, palestras, workshops, buscando desenvolver e qualificar as pessoas para o mercado de trabalho. Dublê de Ação para o Cinema Nacional com o Filme “Coração de Cowboy” estréia 2017; Diretor Gui Pereira. Coordenou/Coreografou as cenas de ação/lutas para a série de TV “A Garota da Moto” Produção da Mixer para o canal SBT e FOX Life 2016. Coordenou e coreografou as cenas de ação/lutas para a novela infantil “Chiquititas”2014/2015 no SBT..
-
Marcelo Andrade
Roteiro/Roteiro para TV
Marcelo é formado em História pela Universidade Federal Fluminense e foi integrante convidado do EMIIE Lab, Laboratório de Narrativa Interativa, da SFU, Vancouver. É um dos roteiristas de Meus 15 Anos, lançado em junho de 2017, com direção de Caroline Fioratti, produção da Paris Entretenimento e distribuição Paris/Downtown. É co-autor da série Matches (Warner Channel/Migdal Filmes), em desenvolvimento, com estreia prevista para primeiro semestre de 2019. Escreveu o roteiro do longa Canta pra Subir em parceria com Carolina Castro, produção da Migdal Filmes e distribuição Paris/Downtown, atualmente em pré-produção. Ao longo de 2016 e 2017, participou de dois núcleos criativos (Operahaus-SP e Dédalo-RJ) onde desenvolveu um longa e três séries, entre elas A Dona Da Banca (CineBrasil TV/Dédalo/Raccord). Também é roteirista do projeto Música de Elevador, do Estúdio Radiográficos. Foi colaborador do roteiro do longa Malu de Bicicleta, dirigido por Flavio R. Tambellini..
-
Marcelo Santos
Direção de Fotografia/Direção
Possui graduação em Comunicação Social - Rádio e TV pela Universidade Católica Dom Bosco - MS (2002), Especialista em Comunicação Audiovisual pela PUC-PR (2004), Mestre e Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, atuando principalmente no seguinte tema: Poética do Cinema, autoria colocaborativa no cinema, Montagem, Cinematografia e Interpretação Fílmica. Produziu e dirigiu três documentários para TV UCDB sobre o povo pantaneiro em 2000 e 2001, tem um curta-metragem premiado em 2005 no 19˚ Festival de Vídeo de Santo André; possui um roteiro de longa-metragem selecionado no concurso de roteiros originais no Festival del Nuevo Cine Latino-Americano de Havana (Cuba) em 2006; além de roteiros para vídeos institucionais para empresas como Carrefour, Vivo, Banco Santander, Porto Seguros, entre outros. Em 2012, foi contemplado pelo Edital do MIS-MS para fomentar novas produções audiovisuais no Estado permitindo-lhe dirigir o curta-metragem “Corixo – A Mulher de Branco”. Em 2014, roteirizou, dirigiu e montou dois curtas-metragens “Arapuca”, selecionado no FestCine Amazônia, e “Noroeste”..
-
Melissa de Mendonça Moreira
Produção Executiva
**Palestrante da nossa parceira Cultura e Mercado** Melissa de Mendonça Moreira é bacharel em direito pela Universidade Paulista - UNIP; advogada militante na área do entretenimento e direito público; sócia de Cesnik, Quintino e Salinas Advogados, responsável pela área de incentivos fiscais; palestrante e conferencista em eventos e autora de artigos publicados em diversos veículos; professora do curso de Direito do Entretenimento, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ e “Audiovisual Business” do Instituto Europeu di Design. Coordenadora dos cursos Lei de Incentivo ao Esporte e Prestação de Contas de Projetos Incentivados pelo Cemec..
-
Rogério Corrêa
Cultura Fílmica
Formado em cinema pela ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES da UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (1980). Participou do I WORKSHOP DE NOVAS TECNOLOGIAS DE PÓS-PRODUÇÃO DE IMAGEM, Secretaria de Cultura do Município de São Paulo (1996) e cursou DIREÇÃO E ENCENAÇÃO TEATRAL na ESCOLA LIVRE DE TEATRO de Santo André, com o encenador Antônio Araújo (1999). Atualmente faz MESTRADO em Artes Visuais na UNESP (2015-16). Fez estágio como 2º Assistente de Montagem de Som do filme “LA LUNA” de Bernardo Bertolucci. (Roma, 1979) e 2º Assistente de Montagem de Som do filme “OGGETTI SMARRITTI” de Giuseppe Bertolucci (Roma, 1979/80). Dirigiu e produziu os seguintes filmes “ROÇAS” (1975), “TEM COCA-COLA NO VATAPÁ” (1977) (em parceria com Pedro Farkas), “OS QUEIXADAS” (1978) , “NEGRA NOITE” (1985), “ÍCARO” (1987), “NA GARUPA DE DEUS” (2002), “A CIVILIZAÇÃO DO CACAU” (2002) (só direção), “CARPINTEIROS DO MAR” (2005), “ANTES DO FUTURO” (2005), “DUPLO TERRITÓRIO” (2009), e o longa metragem “NO OLHO DA RUA” (2010), SELECIONADO pelo Festival Internacional de Montreal, Competição Mundial de Primeiros Filmes (2010) e o Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano, Seção Ópera Prima (Havana), 2010. Foi também convidado pela Seção Vertentes da Mostra de Tiradentes (2011) e o Festival Latino Americano de Chicago (2012). Indicado ao Prêmio Governador do Estado de 2011 pelo filme NO OLHO DA RUA. Em 2011 dirigiu e produziu o curta “POEIRA E LUZ” e o média “PERUS, UMA HISTÓRIA FEITA DE FERRO, CIMENTO E AMOR”, ambos selecionados por editais da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Ministrou inúmeras oficinas de cinema e vídeo em unidades do SESC (Natal, Porto Velho, Macapá, Araraquara, Pinheiros, Ipiranga), Oficinas Culturais de São Paulo (Presidente Prudente), Prefeituras (Piracicaba), Sebrae (Natal) e Usina de Arte João Donato (Rio Branco). Também realizou diversos debates sobre seu processo de trabalho no longa-metragem NO OLHO DA RUA em prefeituras (São Carlos, São José dos Campos) e unidades do SESC (Ribeirão Preto, São Carlos, Bauru, Palmas, Araçatuba). .
-
Silvia Venna
Produção Executiva
Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie (1986). Especialização em Direito Internacional Privado e Contratos de Comércio Internacional com ênfase em Propriedade Intelectual, pela Université de Paris 2 – Sorbonne Panthéon (1989). Advogada especializada em consultoria e contratos nas áreas de Direito Autoral, Entretenimento e Economia Criativa, com sólida experiência em assessoria compreensiva às produções nacionais e internacionais de obras audiovisuais e musicais, acompanhando o Produtor Executivo nas etapas de gestão de projetos. Atua, ainda, nas áreas de direito digital, gestão de patrimônio autoral, rights clearance e licenças de obras pré-existentes, além de prestar consultoria a empresas nacionais e estrangeiras para realização de negócios de entretenimento, arte e mídias digitais. Possui mais de 20 anos de atuação como advogada, gerente e diretora jurídica em empresas de comunicação e entretenimento como HBO Brasil, Grupo Folha, UOL, Provedor iG e Grupo Webforce Networks. Sócia fundadora do escritório Venna Kauffmann Advogados atualmente denominado Armani Venna Advogados, em São Paulo. Conselheira da ABRAWEB – Associação Brasileira de Web Designers e Webmasters. Membro da Comissão de Mídia e Entretenimento do Instituto dos Advogados de São Paulo – IASP..
-
Sérgio Spina
Direção/Direção de Atores
No cinema desenvolve atualmente, dirigindo, escrevendo e produzindo, os projetos da NaVeia Filmes, produtora que ajudou a fundar em 2015. Em fevereiro de 2016 teve o seu filme “RG” premiado como o melhor curta do Festival Internacional de Cine de Iquique, no Chile. Em 2014 realizou o seu primeiro longa-metragem, “Quando Para”, ainda em fase de pós-produção; Ao longo de sua carreira dirigiu inúmeros curtas, entre eles os premiados “O Datilógrafo” e “A Invenção da Cabeçada no Futebol”. Diretor de casting e assistente de direção cênica no Theatro Municipal de São Paulo entre 2013 e 2015, onde realizou dezessete óperas sob a direção artística do Maestro John Neschling, desenvolvendo o treinamento e a direção cênica com 368 artistas, entre atores, bailarinos, cantores, circenses, crianças e adultos. Entre as óperas realizadas destacamos: “Thaïs”, “Carmem”, “Otello”, “Don Giovanni”, “La Boheme”, “Tosca” e as premiadas “Aida” e “Salomé”. Entre os grandes diretores com quem trabalhou, destacamos: Stefano Poda (Itália), Antônio Abujamra (Brasil), Livia Sabag (Brasil), Marco Gandini (Itália), Caetano Vilela (Brasil), Filippo Tonon (Itália), Lineu Constantino (Brasil) e Davide Livermore (Itália) e Pier Francesco Maestrini (Itália). No teatro dirigiu as peças “Cacto” de sua autoria, “2 Horas da Tarde em Tóquio” de Luís Antônio, “O Santo Cupido” de Paulo Moraes e “Ponto Com” de Luciene Balbino. Como ator realizou 16 peças teatrais, destacando: “Arlecchino” de Dario Fo, “Deus” de Woody Allen, “A Lição” de Eugène Ionescu, “Alice e Gabriel” de Jaime Celiberto e o “Santo Inquérito” de Dias Gomes. .
-
Rodrigo Chacon
Produção Executiva
Formado em Direito pela PUC-SP e pós-graduado em Direito do Entretenimento, Mídia e Propriedade Intelectual na Escola Superior de Direito da OAB, Rodrigo Chacon advoga na área audiovisual do escritório Cesnik, Quintino e Salinas Advogados, onde atua tanto em sua parte consultiva, quanto contratual, assessorando os diversos agentes da indústria audiovisual brasileira como produtoras, emissoras, distribuidoras e programadoras brasileiras e internacionais. Rodrigo Chacon também já ministrou aulas sobre incentivo fiscal audiovisual como professor convidado nos cursos de produção executiva..
-
Rodrigo D. Frias
Animação
Diretor e professor de animação e há 6 anos atuando no mercado audiovisual, Rodrigo D. Frias é técnico em Computação gráfica pela Alpha Channel (2011) e Ilustração digital pelo SENAI (2010). Com uma extrema paixão pela área, somou sua capacitação em estudos como fotografia, stop-motion e cinema. Ex-aluno do curso Cinema Total do próprio Instituto, Rodrigo é professor de animação, ilustração e motion graphics desde o final de 2012, ministrando também palestras sobre animação cartoon (2015). Atuou na direção de animação da série musical infantil “Salpekas” e direção de arte e animação da HQ “Devotos Mirins”. Ativista pelos direitos animais e ambientais, dirigiu uma intervenção urbana para o documentário “Caminhando sobre a Terra” (2014)..
-
Taís Faraco
Edição/Logger
Formada em Audiovisual pelo Centro Universitário Senac, em 2013. Trabalha com edição de vídeo há 3 anos, tendo participado de projetos institucionais, musicais, making-ofs, cursos on-line e na finalização de um documentário de longa-metragem, ainda em andamento. Também atua como assistente de produção e participou, em 2015, da produção de 3 shows da banda japonesa Begin durante sua breve turnê por São Paulo, além de ficar responsável pela edição dos shows. Atualmente está iniciando a pós-graduação em Multimeios, na Unicamp, pois busca na continuidade dos estudos a possibilidade de um caminho para trabalhar na educação..
-
Taís Rios de Souza
Direção de Arte/Produção
Formada em Audiovisual, tem mestrado em Comunicação e Linguagem pela Universidade Metodista de São Paulo e especialização em Storytelling pela Universidade de Potsdam. Como profissional da área cultural, participou do desenvolvimento de obras como o longa-metragem de animação "Garoto Cósmico", peça de teatro "Cortes", campanhas publicitárias para "Coca-Cola", "McDonalds", Ïtaú" entre outros. A parte educativa sempre esteve presente em sua trajetória profissional. Foi professora e coordenadora dos cursos de Rádio e TV e Produção Audiovisual acompanhando o desenvolvimento de roteiros, gravações e apresentações em festivais universitários. Recentemente, está pesquisando e testando linguagens e formatos para o audiovisual na educação..
-
Vinicius Sperandio
Edição
Vinicius Sperandio é Editor, Finalizador, Animador de Motion Graphics e Designer Gráfico. graduado em Comunicação Social, aprofundou-se na linguagem Cinematográfica após estudar aqui no nosso Instituto, trabalhou em projetos participantes de festivais Nacionais e Internacionais, como o Short Film Conner de Cannes. Foi vencedor do premio de Audio Designer do festival Europeu 12 Months com o curta metragem "Tudo o que você Ama lhe será Arrebatado", uma adaptação do conto homônimo de Stephen King. .
-
Wallison Felicio
Mídias Sociais/Direção de Fotografia
Especialista em produção audiovisual, começou como assistente de fotografia trabalhando com grandes nomes da área como Luiz Tripolli, JR Duran, Andreas Heiniger, Daniel Klajmic entre outros o que lhe rendeu um constante exercício do olhar através de peças de moda e publicidade, experiência com diversas produções de vídeo, atuou na finalização de vídeos de grandes marcas como Renault, Nissan, Mitsubishi. Nos últimos 2 anos trabalhou com diversos canais do YouTube como Canal Canalha, Eu Fico Louco, LubaTv, Jout Jout, Kondizilla, Cauê Moura, Manual do Mundo, Coisas que Nunca Vivi, Manual do Homem Moderno, entre outros e atendeu o YouTube Space São Paulo prestando serviços de treinamento em Iluminação, Set design, Câmera, Live, 360, Chroma-Key, Áudio entre outros..
-
Yuri Amaral
Documentário
Yuri Amaral vive e trabalha em São Paulo. Se formou em Audiovisual na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com ênfase em Direção e Montagem, orientado pela montadora Vânia Debs. Seu primeiro curta, ELETROTORPE, de 2009 recebeu inúmeros prêmios em festivais brasileiros. Em 2010, ajudou a fundar a produtora PRETA PORTÊ FILMES e montou filmes como CORES E BOTAS, de Juliana Vicente. Em 2012, firma sua carreira como montador de documentários, com foco na experimentação de linguagens, trabalhando com a diretora Marcela Lordy em OUVIR O RIO: Uma escultura sonora de Cildo Meireles, com Juliana Vicente em LEVA e com Renê Guerra em QUEM TEM MEDO DE CRIS NEGÃO?. Em 2013, estreiou seu curta THE BEST OF LAMBADA na Mostra de Cinema de Tiradentes. Também produziu LA ULTIMA FRONTERA, com o qual recebeu prêmios no Curta Cinema e no Kinoforum. Em 2014 montou para o DocTV Latinoamérica o documentário GUATAHA, de Clarissa Knoll e o longa de ficção ANNA K., de José Roberto Aguilar, onde também trabalhou como Diretor Assistente. Trabalhou também na montagem e finalização do documentário SEM PENA, de Eugenio Puppo, premiado Melhor Filme pelo Júri Popular do 47º Festival de Brasília; finalizou HOMEM COMUM e EDUARDO COUTINHO 7 DE OUTUBRO, de Carlos Nader. Em 2015 montou o documentário A PAIXÃO DE JL, também de Carlos Nader, com o qual ganhou o festival É Tudo Verdade 2015, o Mix Brasil, além do Prêmio Especial do Júri no 37º Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana. Em 2017, montou MEU CORPO É POLÍTICO, documentário de Alice Riff, que teve estreia no Visions du Reel, e ganhou o prêmio de melhor filme brasileiro no 6º Olhar de Cinema, Festival Internacional de Cinema de Curitiba..