InC | Instituto de Cinema | Cursos de Cinema e Atuação

Instituto de Cinema de SP

Sobre nós

O Instituto de Cinema é uma das mais reconhecidas escolas de cinema e audiovisual do país. São mais de 100 especialistas do mercado oferecendo 130 cursos diferentes para quem quer se profissionalizar ou aperfeiçoar seus conhecimentos em cinema e audiovisual.

Nossos alunos

De 2013 até aqui mais de 3,5 mil educandos passaram pelo INC. São ex-alunos que montaram suas produtoras, ganham prêmios nacionais e internacionais ou se inseriram no mercado em empresas como Globo, Gullane, O2, Conspiração, Academia de Filmes entre outras. Também contribuímos na formação de profissionais através de programas de órgãos governamentais como Spcine e Ancine e de um extenso programas de bolsas a instituições como Instituto Querô e Instituto Criar.

  • “Um dos melhores lugares onde já estudei. O melhor curso de cinema em São Paulo” - Rodrigo Santos, Cinema total

  • “...gravamos 2 curtas. Experiência transformadora. Parabéns a todos envolvidos no INC…” - Miya Zaki, Cinema total

  • “...Recomendo! Professores excelentes….estrutura maravilhosa…” - Flavio Santos, Showrunner

  • “...estudo YouTube, estou amando essa escola ambiente perfeito e os professores são nota 10...” - Lidia Neves, Youtube Experience

Hoje, cerca de 35% de nosso público vem da indicação de ex-alunos. São colegas, amigos e parceiros, que reconhecem nossa vontade de fazer você aprender de verdade, sem enrolação e com gente que trabalha no mercado e tem vontade de educar respeitando seu sonho, seu investimento e nosso projeto.

Nossos cursos

Com mais de 50 cursos na grade, o Instituto de Cinema disponibiliza diversas opções para quem quer estudar cinema, que vão de cursos básicos a cursos avançados.

Nossa missão é proporcionar uma formação completa independente do curso escolhido, prezando por uma visão panorâmica das possibilidades de atuação no cinema e na televisão de modo que o aluno tenha autonomia para testar sua vocação em diferentes áreas e escolher aquela em que se sente mais à vontade.

O Instituto de Cinema conta com cursos voltados às necessidades do mercado para que o aluno receba seu diploma e esteja pronto para trabalhar na área. Para isso, os cursos englobam exercícios práticos que visam colocar em prática a teoria aprendida em sala de aula, seja em sets de filmagem ou rodadas de pitchings com potenciais investidores.

Se você está em dúvida de qual curso fazer, separamos abaixo os cursos mais tradicionais do Instituto, cada um deles voltado para uma formação específica.

Cinema Total

O Cinema Total é a opção ideal para quem tem interesse em estudar e trabalhar com cinema, porém ainda não está decidido em relação à área de atuação. Afinal, as possibilidades são muitas: direção, direção de fotografia, roteiro, produção, edição, etc. Pensando nisso, o Cinema Total passa por todas as áreas que envolvem a produção de um filme, da concepção à finalização.

Neste curso, você aprende tudo sobre produção, roteiro, direção, direção de fotografia, direção de arte, áudio, edição e história do cinema. Além da parte teórica, também participa da gravação de 2 curtas-metragens em sua posição de preferência. No Cinema Total você também conta com monitorias especializadas caso tenha alguma dúvida relacionada a iluminação, áudio, câmeras, etc.

Nós temos ao menos 2 turmas do Cinema Total começando todos os meses, sempre com horários e dias flexíveis para se ajustar a sua agenda. Temos turmas de sábados, de semana e de férias para os horários da manhã, tarde e noite.

Saiba mais clicando aqui: Cinema Total

FilmLAB

O FilmLAB é nosso curso avançado de cinema voltado para diferentes públicos, desde quem não tem nenhuma experiência prévia na área até aqueles que já tem conhecimentos específicos mas buscam por uma formação mais panorâmica.

Neste curso, alunas e alunos aprendem todos os processos relacionados à produção e inserção no mercado de um longa metragem. Trata-se de uma formação panorâmica e aplicada que abarca desde a concepção inicial do projeto, partindo de um argumento, até o lançamento do filme.

Neste processo, o discente trabalha no desenvolvimento de um projeto de longa (até a inscrição em leis de incentivo), grava pelo menos 4 curtas e desenvolve o todo projeto de um curta metragem do roteiro a captação de recursos. Pensado para o mercado brasileiro, o curso aborda o modelo de produção industrial norte-americano (e variantes), mas volta-se às especificidades das produções nacionais.

Saiba mais clicando aqui: FilmLab

Showrunner - Curso de Séries de TV

Curso rápido e eficiente pra quem quer trabalhar com Série de TV. Em seis aulas de roteiro os professores passam por conceitos da construção de uma série de TV e da formação e liderança de uma sala de roteiristas. Em três aulas de produção você aprende sobre o mercado, precificação e pitching. Constrói um projeto de série junto aos professores e apresenta pra profissionais do mercado em um dia de pitching/rodada de negócios.

Já estiveram em nossos pitchings do Showrunner verdadeiras celebridades do mercado como Caio Gullane (Gullane Entretenimento - "Carcereiros", "Unidade Básica"), Zico Goes (VP de conteúdo da FOX), entre outros desenvolvedores e produtores super legais.

Há mais de 6 anos sendo ministrado, o curso já conta com mais de 30 edições realizada e diversos projetos desenvolvidos. A própria Operahaus, produtora ligada ao InC, investiu R$120 mil no desenvolvimento da série "Repulsão" criada por um aluno apresentada no showrunner.

Saiba mais clicando aqui: Showrunner

Palestras e Masterclass

Parte da vocação do INC é colocar pessoas em contato, fomentar grupos de interesse coletivo, fazer a ponte entre o aluno e o mercado. Já tivemos a honra de ter muita gente incrível por aqui, seja fazendo palestra, banca de pitching ou através dos projetos especiais do INC, como o “Mulheres no Audiovisual”.

Fernando Meireles
Fábio Moon
Paulo Morelli
Paulo Morelli
Mirna Nogueira
Carol Fioratti
Zico Góes
Débora Ivanov
Katia Coelho
Lais Bodanzky
Luiz Bolognesi
Rodrigo Teixeira
Rodrigo Teixeira
Coletivo DAFB

Muitos destes encontros são gratuitos. Acompanhe nossa programação no Facebook, Twitter ou Instagram.

Entrevista Fernando Meirelles https://youtu.be/wXkalPiml5w

Intercâmbio e parcerias internacionais

Nossa escola tem nome e DNA em português e é assim que representa nosso país com conexões e intercâmbios de renomadas instituições em grandes pólos de produção cinematográfica do mundo.

Esse reconhecimento internacional traz e leva professores, além de gerar excelentes oportunidades para alunos do INC estudarem lá fora.

Também somos internacionais, só não tá no nome e, na verdade, é coisa que a gente até acha meio cafona…

Contrato - Instituto de cinema e Modern School of Film
Robert Milazzo
Craig Bolotin
Craig Bolotin

Venha saber como estudar lá fora com nossa coordenação em contato@institutodecinema.com.br

O INC no resto do Brasil

Através de nossos cursos de extensão estamos em universidades dentro e fora de São Paulo, em estados como Rio Grande do Norte, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. Objetivo: um dia estar em todo o país! Se você não é de São Paulo, ajude nosso sonho a se tornar realidade!

Quer levar o INC para seu Estado? Entre em contato em pedagogico@institutodecinema.com.br

Infraestrutura

Nossa unidade em São Paulo está localizada na Praça Benedito Calixto, em Pinheiros. Trata-se de região central e acessível, com segurança e ampla oferta de ônibus e metrô.

Aqui são mais de 1200mts² com salas de aula, sala de edição, boulevard e estúdio. Nossa biblioteca é uma parceria com a Cultura e Mercado e a Choque Cultural com mais de 1500 volumes sobre arte e cultura.

Nosso equipamento é profissional. Canon, Arriflex, Senheizer, Blackmagic, Manfroto, Sigma, Bower, Rode. Além disso temos parcerias e descontos com as grandes locadoras como Elitecam e Bureau, entre outras.

Curtas e Festivais

No cinema fazer é fundamental, é por isso que nossos alunos produzem mais de 70 curtas por ano. Além disso, escrevem séries, curtas e longas. Muitos destes trabalhos concorrem a Festivais no mundo todo depois do curso.

Capa do curta - ANÚ
Capa do curta - Coragem
Capa do curta - Seiva
Capa do curta - Gotas de melancolia
Capa do curta - Mais do mesmo
Capa do curta - O baile
Capa do curta - Pescada
Capa do curta - Playtopia
Capa do curta - A vizinha
Capa do curta - Amanhã é o dia
Capa do curta - Casa comigo?
Capa do curta - Super soldado!!
Capa do curta - Tudo certo?
Capa do curta - A última tela
Capa do curta - Venesa

O Beco Film Festival é a mostra e festival de curtas do INC, acontece no mês de Julho e conta com uma curadoria envolvendo importantes nomes do cinema nacional. Acompanhe nossa programação em nossas redes sociais.

Apoio a eventos Nacionais e Internacionais

Nestes anos o INC sempre busca estar presente em eventos bacanas e relacionados ao cinema. Foi assim com nosso apoio ao DOCSP em 2016 e 2017, no Giffoni Film Festival em 2014, no FILMtalks e muitos outros.

Programas de Inserção no Mercado

O INC possui um exclusivo programa de formação continuada e inserção. A parceria com diversas produtoras como a Operahaus Filmes, Gullane, Academia de Filmes entre outras, possibilita não só a visita técnica a sets profissionais, mas a projetos de empresas e alunos realizados por nossa Empresa Junior, a Camarada Filmes.

Além disso, em um processo orgânico e sinérgico, professores e alunos realizaram inúmeros trabalhos premiados, muitos com apoio do INC.

Bolsas

Nosso programa de bolsas se divide em institucionais, para entidades como Instituto Querô, Instituto Criar, Projeto Raíz bem com as provas de bolsa semestrais para jovens de baixa renda. Informe-se aqui no site ou pelo email: contato@institutodecinema.com.br

Quer ser nosso parceiro? Mande um e-mail para rp@insitutodecinema.com.br

Parcerias

Nossa escola tem parcerias com dezenas de empresas que dão descontos e trazem oportunidades a nossos alunos. Além disso batalhamos ser endorsee de marcas como Blackmagic, por exemplo. Aqui na escola você entra em contato com essas marcas e aproveita o melhor dessa iniciativa de nossa escola.

Concorrência

Tá com dúvida? Compare! São poucas as escolas de cinema no país. Algumas em São Paulo, outras no Rio e poucas no Nordeste. Algumas escolas de arte também dão cursos esporádicos. Sempre que sabemos de bons cursos de nossa concorrência indicamos. Mas é claro, se não estivessemos dando o máximo, não estaríamos em primeiro lugar. Tá com dúvida, assista o vídeo!

Conselho Gestor e Projeto Pedagógico

Sensibilidade - Técnica - Ação

Todo processo educativo é uma intervenção política na vida dos indivíduos, produzindo e reproduzindo socializações com seus saberes e reposicionando educador e educando no mundo. Assim, apresentamos um resumo de nosso projeto político pedagógico como uma carta de intenções, de caminhos que construímos para nossos processos educativos na direção de nosso manifesto, crenças e posições diante do mundo.

A semântica de arte em nosso tempo é bastante polissêmica. Trata-se, portanto, de uma noção. Acreditamos ser necessário assumir uma posição, um ponto de partida. O nosso é pragmático, mas nem por isso objetivo. Arte, para nosso coletivo, surge de elementos inidentificáveis e subjetivamente mensuráveis, quais sejam:

  • Sensibilidade – o quem – uma gradiente de percepção e interpretação do meio e emancipação do meio, consciente ou não, condicionando a ação do artista.
  • Técnica – o como – obras realizadas a partir de uma gradiente de técnicas e habilidades reconhecidas no campo artístico.
  • Ação – o que – fazer é essencial para a concretização do artista. Ele só o é depois deste fazer.

Essa é a tríade constitutiva da identidade do artista e de sua obra, são o sentido de nosso projeto político pedagógico e o significado das três pequenas esferas de nosso logo.

Ser artista pressupõe uma compreensão e\ou interpretação da condição humana, construindo um olhar em seu tempo e espaço.

Acreditamos que o grau de criticismo e, portanto, transformação, depende da emancipação intelectual e política deste artista sobre sua própria condição.

A motivação em fazer arte nasce da angústia, da paixão, da dor ante a esta condição. Dela se deriva a busca pela síntese da beleza, da pedagogia, da expressão pura e simples de qualquer obra.

As referências artísticas aguçam a sensibilidade, estabelecendo diálogos internos que fazem parte da motivação. A pergunta do poeta alemão Rilke, em Cartas a um jovem Poeta, “você morreria se não pudesse escrever?”, incita o postulado: o indivíduo é artista quanto mais indissociável este um é de seu outro.

A percepção artística de nosso grupo busca reconstruir alguns sólidos, na humanização e na politização da arte, buscando diálogo com todas as técnicas de produção desenvolvidas até aqui, e porque não dizer, buscando assumir um lado na dialética truncada de nosso tempo.

Sempre por agora, sempre em movimento, isto é o Instituto de Cinema.

Powered by: