CRÍTICA DE CINEMA - FICÇÃO E DOCUMENTÁRIO - InC | Instituto de Cinema | Cursos de Cinema e Atuação

Instituto de Cinema de SP

CRÍTICA DE CINEMA:
FICÇÃO E DOCUMENTÁRIO

  • todos
  • documentario
  • cultura fílmica
  • critica

Sinopse:

O curso procura apresentar um breve histórico da crítica cinematográfica, assim como o surgimento das teorias de cinema para produções ficcionais e documentais. Além disso, pretende discutir as concepções de alguns críticos notáveis que buscaram sedimentar o cinema como arte durante o século XX e a configuração do documentário enquanto possível gênero fílmico.

Datas e calendário:

  • Próximas turmas: 11/09/2019
  • Dias da semana e horário: Qua, Sex, das 19:00 às 22:00 horas.
  • Duração: 8 encontros
  • Carga horária: 24h (3h cada aula)

OBJETIVO:

As aulas propõem um debate sobre a formação da crítica de cinema para cinéfilos e público em geral, objetivando apresentar quais são as possibilidades de se escrever sobre um filme, percebendo neles seu conteúdo para interpretação crítica textual, audiovisual ou podcasts.

DIFERENCIAIS DO CURSO:

A proposta consiste na breve apresentação historiográfica da crítica de cinema, explorando suas potencialidades na atualidade com a emergência de redes sociais e produção da crítica que se deslocou das páginas impressas para um ambiente cibernético em redes sociais, blogs,sites especializados e agregadores de crítica. Além disso, busca-se uma produção textual dos alunos e alunas, discutindo um filme a ser escolhido na primeira aula durante a apresentação de uma pré-lista com 10 produções cinematográficas e documentais.

PROGRAMAS:

Aula 1

Breve História do Cinema: as teorias cinematográficas, os primeiros estudos críticos, as concepções do cinema enquanto forma de arte. A estética do filme. A vida moderna em projeção. Apresentação da lista contendo as obras fílmicas a serem trabalhadas no escrito crítico.

Marcus Repa

Marcus Repa

Aula 2

Os conceitos da linguagem cinematográfica: vocabulário para movimento de câmera, enquadramento, tempo narrativo e configurações de gêneros (drama, ação, comédia, entre outros). Os “segredos” dos filmes. Os tempos cinematográficos. A cinefilia como formadora de críticos e cineastas (Cahiers du Cinema, Nouvelle Vague, Cinema Novo, entre outros movimentos cinematográficos).

Marcus Repa

Marcus Repa

Aula 3

O conceito de crítica e sua possibilidade interpretativa da narrativa fílmica. As diferenças para a análise fílmica e o ensaio.

Marcus Repa

Marcus Repa

Aula 4

Breve História do Documentário: o que é um documentário e suas diferenças ou semelhanças com a ficção. As características documentais e seus aspectos estruturais narrativos.

Marcus Repa

Marcus Repa

Aula 5

O Documentário como representação: quais tipos existem, conteúdos abordados e os modos de classificação ou tipologia.

Marcus Repa

Marcus Repa

Aula 6

Apresentação de textos com críticas de cinema para exemplificar os temas elaborados na aulas anteriores. A importância do pensamento crítico para formação e informação dos(as) espectadores (as) Exemplos de percepção sobre o mesmo filme em diferentes autores. Os novos caminhos para realização da crítica de audiovisual, as possibilidades discursivas para o público atual e o incremento dos serviços on demand com mecanismos de avaliação direta dos espectadores.

Marcus Repa

Marcus Repa

Aula 7

Exibição de filmes ficcionais e documentários recuperando os conceitos das quatro primeiras aulas com discussão em conjunto.

Marcus Repa

Marcus Repa

Aula 8

Encerramento do curso com apresentações das críticas produzidas, debatendo conjuntamente as produções textuais, podendo exibir trechos dos filmes que recuperem temas elaborados no escrito.

Marcus Repa

Marcus Repa

Investimento:

À vista R$ 600,00 ou 3x de 200,00

Para mais informações,envie um email para matricula@institutodecinema.com.br ou nos ligue no (11) 3062-2794.