Instituto de Cinema de SP

Direção de Atores:
5 encontros

  • atuação
  • direção
  • todos
  • direção
  • todos
  • 800

Sinopse:

Curso de direção de atores que dará ferramentas para que a diretora e o diretor cheguem com seu elenco no registro de atuação que o projeto audiovisual em vista pede, assim como descortinará para cinéfilos, amantes e curiosos as engrenagens do mundo da direção de atores. Formato inovador, que conta com exercícios práticos do método de verbos de ação (emoções atuáveis) para trabalho de objetivos, super-objetivos e subtexto. Atores, textos e câmera serão empregados e os resultados do método na direção de cenas serão experimentados em tempo real pelos participantes.

OBJETIVO:

A primeira via de comunicação com o público são as atrizes e atores. Atuações fluidas e sagazes são o marco zero numa era em que educamo-nos com a gramática audiovisual desde a infância, treinados a julgar a credibilidade e pungência das atuações em poucos segundos, assim como sua elegância: é preciso que o público esqueça que os atores atuam, que seja hipnotizado por eles. Cabe a diretora e diretor fazer o difícil parecer fácil, fazer as atuações não chamarem atenção para si - é a grande narrativa da obra, na qual o público deve perder-se, que deve reinar. Muitas diretoras e diretores aspirantes intimidam-se com atrizes e atores. E há razões para isso. Uma mística foi criada em torno da direção de atores, como se fosse algo intuitivo, pouco ponderável e avaliável, um território apartado da direção de câmera, criando por vezes a ideia de que o uso de uma preparação de elenco é inevitável. Mas isso não é verdade. Existem métodos, técnicas e ferramentas racionais, claras - e ensináveis. Talvez setenta por cento do que se vê na telas utiliza técnicas de atuação vindas do naturalismo, fruto da interpretação estadunidense das técnicas de Stanislavski. Assim, o trabalho com verbos de ação (emoções atuáveis), super-objetivos, objetivos e subtexto, é uma base que qualquer diretora e diretor de audiovisual deve ter. Deste modo, o objetivo deste curso é desmistificar o ofício, apresentando métodos e ferramentas para que diretoras e diretores possam, enquanto técnicos do audiovisual, ter controle e precisão no tocante às performances de seu elenco. Exercício da capacidade de produção de subtexto através da interpretação com cenas simples, tomando como ponto de partida o predominante registro de atuação naturalista. Ensino do uso de verbos de ação. Verbos de ação tratam-se de verbos que propões ações/emoções atuáveis, que em vez de pedirem um resultado imediato, dão os passos para o processo que levará a este. Isso evita que a diretora ou diretor peçam coisas genéricas, ou chavões, e cria uma comunicação de emoções atuáveis em comum entre eles e o elenco, evitando frustrações entre ambos. Macetes para situações e casos específicos serão passados no último dia de aula.

DIFERENCIAIS DO CURSO:

Abordagem prática do método dos verbos de ação (emoções atuáveis), muito empregado em filmes e séries dramáticas, com atrizes/atores, cenas e câmera, trabalhando subtexto, objetivos e super-objetivos.

Investimento:

R$ 800,00

Aguardando fechamento de turma, CLIQUE AQUI e receba nossas notificações de disponibilidade.