Instituto de Cinema de SP

10 Filmes para assistir no Dia dos Namorados

Todos gostam de uma boa história de amor. Seja para assistir junto àquela pessoa especial, seja para lembrar os momentos passados juntos, ou até mesmo para gastar um pouco as lágrimas, os romances são sempre muito queridos e revisitados, e por isso preparamos essa lista, com clássicas histórias de amor e também com novos romances, que tem algo a mais para nos contar.


Antes do amanhecer (1995)


Primeiro de uma trilogia (trilogia Before), esse filme, dirigido por Richard Linklater, nos conta a história de Jesse (Ethan Hawke) e Celine (Julie Delpy), dois viajantes de trem que acabam cruzando os caminhos, criando uma singular conexão. Celine, que estava a caminho de Paris, decide acompanhar Jesse em Viena, e os dois passam um dia juntos, cientes de que o inusitado encontro possui um prazo de validade, pois os dois precisarão se despedir pela manhã. Os dois vivem um impasse que se torna cada vez mais crescente, pois os laços que foram formados se tornam gradativamente mais fortes e profundos.


O filme venceu o Urso de Prata no Festival de Berlim de 1995, na categoria de Melhor Direção.


Blue Valentine (2010)


O filme conta a história do casal Cindy (Michelle Williams) e Dean (Ran Gosling), casados há vários anos e com uma filha, eles passam por um momento de crise, vendo o relacionamento ser contaminado por uma série de incertezas. Dispostos a seguir em frente, os dois tentam superar os problemas, buscando no passado e no presente os motivos que o mantiveram unidos até este momento e os fizeram se apaixonar um pelo outro.


O filme foi indicado a algumas premiações, e vale o destaque para a atuação de Michelle Willians e Ryan Gosling. Os dois também concorreram a diversos prêmios de atuação, tendo como principal a indicação ao Oscar de Melhor Atriz para Michelle Williams.


Me Chame Pelo Seu Nome (2017)


Adaptação da obra homônima de André Aciman, o filme é ambientado em uma pequena cidade no norte da Itália, e mostra a história de Elio (Timothée Chalamet), um jovem que passa a temporada de férias junto a seus pais em sua casa de campo. Seu pai, Samuel (Michael Stuhlbarg), um estudioso da cultura greco-romana, recebe em sua casa Oscar (Armie Hammer), um acadêmico que vai a Itália para ajudá-lo em suas pesquisas. Com o passar do tempo, Elio e Oscar acabam se aproximando, e o jovem garoto, em meio a sua emergente sexualidade, vê o início de seu primeiro grande romance.


O filme ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, além de receber indicações nas categorias de Melhor Filme, Melhor Música Original e Melhor Ator.


Jerry Maguire - A Grande Virada (1996)


Nesse filme, dirigido por Cameron Crowe, acompanhamos a vida de Jerry Maguire (Tom Cruise), um empresário de atletas de uma grande empresa. A vida de Jerry é considerada perfeita, ele é um profissional muito bem avaliado, importante na empresa, gerando grande lucro e representando cada vez mais atletas. Mas tudo começa a mudar quando ele percebe que a quantidade de clientes e o dinheiro se tornaram as coisas mais importantes, passando até por cima do cuidado com os atletas. Ele então muda sua maneira de agir de vez, e tudo que foi construído profissionalmente começa a ruir. Jerry decide começar sua carreira do zero, contando apenas com um único cliente, o jogador de futebol americano Rod Tidwell (Cuba Gooding Jr.). E junto com as mudanças de vida, ele decide dar espaço para viver um grande amor, ao conhecer Dorothy (Renée Zellweger), que se torna sua contadora e assistente. Os dois então começam a cuidar um do outro, frente às dificuldades de se reestabelecer no mercado esportivo. 


O filme levou, no Oscar daquele ano, o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante, além de receber indicações a Melhor Filme e Melhor Ator.


Se a Rua Beale falasse (2018)


Dirigido por Barry Jenkins, esse filme conta a história de Tish Rivers (Kiki Layne), uma jovem que está a espera do nascimento do primeiro filho, enquanto luta para livrar seu marido, Fonny Hunt (Stephan James), acusado injustamente de estupro. Os dois, amigos desde a infância, sofrem com a acusação, e acabam contratando um advogado para tentar libertar o rapaz, e provar o racismo absurdo que estão passando, em uma corrida contra o tempo para tê-lo em casa para o nascimento de seu bebê.


O filme recebeu três indicações no Oscar daquele ano, vencendo na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante.


Ela (2013)


Theodore (Joaquin Phoenix) é um solitário escritor que vive em Los Angeles, e carrega o peso de uma separação, lidando com a perda de maneira triste e melancólica. Tudo muda com a chegada de um novo sistema operacional em seu computador, a assistente virtual chamada Samantha (voz de Scarlett Johansson). Surpreendentemente, Theodore acaba se apaixonando por Samantha, e acaba vivendo uma relação de amor inusitada porém especial, onde passa por muitos aprendizados.


O filme foi premiado no Oscar de 2014 como Melhor Roteiro Original, além de receber mais quatro indicações, incluindo a de Melhor Filme.


La La Land (2016)


Nesse filme, dirigido por Damien Chazelle, acompanhamos as histórias de Mia (Emma Stone), uma aspirante a atriz, e Sebastian (Ryan Gosling), um pianista de jazz. Os dois levam suas vidas de maneira esforçada, mas com seus sonhos presos e sufocados pelas realidades em que se encontram. Quando subitamente os caminhos dos dois se cruzam, Mia e Sebastian se apaixonam, e se veem inspirados a perseguirem seus sonhos. Sebastian consegue enfim tocar jazz em uma banda, porém não da forma tradicional como desejava, enquanto Mia se arrisca com uma peça de teatro solo, mas acaba não fazendo sucesso. Conforme se concentram na busca pelo que desejam, os dois tentam fazer seu relacionamento dar certo.


O filme venceu 6 Oscars em 2017, além de ter sido indicado na categoria de Melhor Filme.


Carol (2015)


Ambientado na Nova Iorque dos anos 1950, este filme conta a história de Therese Belivet (Rooney Mara), uma atendente de uma loja de brinquedos que vive solitária e sem muitas certezas sobre o rumo de sua vida. Ela então conhece Carol Aird (Cate Blanchett), uma elegante e misteriosa mulher, que procura na loja um brinquedo para dar de Natal à sua filha. As duas fazem um primeiro contato, e logo sentem uma conexão. Descobrimos um pouco mais sobre Carol, que passa por um divórcio de seu marido, Harge (Kyle Chandler), que busca desesperadamente um meio de manter as aparências de seu casamento. Ambas decidem então fazer uma viagem juntas, e acabam por fim se envolvendo. O romance é interrompido quando Carol é ameaçada por Harge de tirar definitivamente a guarda da filha do casal, e então a relação entre as duas é colocada a prova.


O filme recebeu o Queer Palm e o Prêmio de interpretação feminina no Festival de Cannes de 2015.


Por lugares incríveis (2020)


Lançado no início de 2020, esse filme trás a história de Violet Markey (Elle Fanning), uma jovem que sofre com a perda da irmã por conta de um acidente. Levada pela dor e pelo luto, ela se depara com a presença de Theodore Fitch (Justice Smith), um colega misterioso da escola, que a ajuda em um momento de dor. A partir disso, os dois começam uma aproximação, com Fitch decidido a ajudar a nova amiga. Apesar de relutante, Violet aceita os esforços de Fitch, e a aproximação acaba se tornando algo a mais, com os dois se envolvendo intensamente à medida que se conhecem. O filme acrescenta ao romance assuntos como transtornos mentais e depressão, se destacando em meio a tantas outras adaptações de romances adolescentes.


Your Name (2016)


Ambientado no Japão, essa animação conta a história de Mitsuha Miyamizu, uma garota que mora no interior do país e tem o desejo de deixar a pequena cidade para tentar a sorte na gigante Tóquio. Enquanto isso, na capital, conhecemos Taki Tachibana, um jovem que trabalha em um restaurante, e deseja largar o emprego para se tornar um arquiteto. Os dois, mesmo sem nenhum tipo de contato, se veem conectados de uma forma misteriosa, e acabam vivendo a vida um do outro, quando acordam com os corpos trocados. A partir disso, uma história de amor se inicia, quando os dois partem em uma busca para se encontrarem, o que se mostra ser um grande desafio.


O filme foi um tremendo sucesso de crítica e bilheteria ao redor do mundo, tenho sido eleito como o Melhor Filme Animado do ano pela Associação dos Críticos de Cinema de Los Angeles, nos Estados Unidos.


 


Por Pedro Dourado.


 

voltar
Fale Conosco Ícone branco transparente WhatsApp