10 Trilhas Sonoras mais marcantes do Cinema
Um dos aspectos mais importantes do cinema, com certeza é a trilha sonora. Ela não apenas pode mudar o tom de uma narrativa em questão de segundos, como também pode deixar o seu filme marcado na história.
Trilhas sonoras podem trazer desespero, felicidade, raiva, comoção, e muitas outras emoções em apenas duas horas ou menos durante uma sessão. Então confira a lista de 10 filmes com trilhas sonoras marcantes!
MOONLIGHT: SOB A LUZ DO LUAR
O filme dirigido Barry Jenkins narra a história de um adolescente negro do subúrbio dos Estados Unidos lidando com as durezas da vida enquanto tenta encontrar e entender sua sexualidade.
A trilha sonora é assinada por Nicholas Britell. Tentando fugir de gêneros musicais clichês para o filme em questão, Britell aposta em melodias clássicas com violinos e pianos bem marcantes que combina de maneira surpreendente com o filme, trazendo cenas bem tocantes e emocionantes.
O SENHOR DOS ANÉIS: TRILOGIA
A aclamada trilogia assinada por Peter Jackson, definitivamente traz uma das trilhas sonoras mais inesquecíveis do cinema. Acompanhando a história de hobbits, elfos, anões e homens em busca de derrotar o mal pela Terra-média, o filme evoca uma trilha sonora grandiosa, assinada por Howard Shore, acentuada por flautas, violinos, tambores e coros.
E o mais interessante na trilha de Senhor Dos Anéis é que cada raça da terra-média possui seu próprio tema musical que combina perfeitamente com ela. Como os Hobbits com uma simples flauta, mostrando que são um povo simples e alegre ou os senhores élficos, que são sempre acompanhados de coros angelicais, dando a entender que eles são seres quase divinos.
O PODEROSO CHEFÃO: TRILOGIA
Considerado por muitos críticos, especificamente o primeiro filme da trilogia, como o melhor filme de todos os tempos, O Poderoso Chefão, dirigido por Francis Ford Coppola, traz uma das trilhas sonoras mais lembradas do cinema.
Usando a mistura de violão, trompete, flauta e entre outros instrumentos, o compositor Nino Rota mistura elementos do jazz clássico com melodias de músicas italianas. Criando uma identidade que ainda é muito presente em filmes de máfia italiana.
GUARDIÕES DA GALÁXIA: VOL 1 E 2
Conhecido pelo bom humor e pelas músicas icônicas, Guardiões da Galáxia trouxe um visual único para o Universo Cinematográfico Marvel. Focando em contar a história de Peter Quill e seu grupo, o filme deixa de lado o teor de ficção científica na sua trilha. No lugar presenciamos músicas clássicas dos anos 60 a 80, que tem um suporte dramático para o arco do personagem principal Peter, levando uma identidade mais única ao filme.
INTERESTELAR
O diretor Christopher Nolan, mais conhecido pela trilogia Batman, se arrisca novamente em um novo filme de ficção científica com Interestelar. Na trama, acompanhamos o astronauta Cooper, que está incumbido da missão de encontrar um planeta habitável para salvar a humanidade.
Aqui vemos outra vez a situação de fugir do convencional. O compositor Hans Zimmer, ousa em abusar de um tom mais grave, acentuando o uso do piano, órgão e coro. Com essa mistura, temos uma trilha sonora épica e ao mesmo tempo inovadora para o gênero de ficção científica, deixando um espaço também para cenas emocionantes.
HALLOWEEN
Filmes de terror são muitos conhecidos por sua trilha sonora. Algumas vezes eles remetem a uma cena icônica ou a um personagem, este é o caso de Halloween. Na trama, acompanhamos o Serial Killer Michael Myers, que volta a sua cidade Natal para ir atrás de sua irmã, a única sobrevivente do massacre da família praticado pelo próprio irmão mais velho.
Aqui vemos um caso de a trilha ser refletida diretamente no personagem principal. Apesar de ser uma música icônica do cinema, ela é muito simples porque o Michael Myers é um vilão simples. Composta pelo mesmo diretor do primeiro filme, John Carpenter, a trilha é seguida apenas de um piano e um sintetizador. Atualmente, Halloween é lembrado por ser um dos melhores filmes de terror já feitos e por ter criado um dos Serial Killers mais famosos do cinema.
HARRY POTTER: A PEDRA FILOSOFAL
O primeiro filme que narra as aventuras de Harry Potter no mundo mágico é sem dúvidas, o favorito entre os fãs e a crítica. Os dois primeiros filmes têm Chris Columbus como diretor e o visionário John Williams na composição da trilha sonora.
Carregado com uma assinatura clássica do compositor e ainda assim mostrando mais uma vez sua originalidade, John utiliza muitos de instrumentos de sopro, violino e para destacar o tom fantasioso da saga, e um marcante triângulo como instrumento de percussão.
TEMPOS MODERNOS
O aclamado filme de Charlie Chaplin, narra a história de um trabalhador na época da revolução industrial que, após ter um surto dentro de uma das fábricas, se apaixona por uma moça que mora na rua.
Charlie Chaplin costumava assumir diversas funções na maioria de seus filmes. No caso de Tempos Modernos, ele assina a direção, atuação, roteiro e trilha sonora. Ao mesmo tempo que é uma boa trilha, remetendo à ação, aventura, drama e romance, a narrativa passa a sensação de ter sido moldada através de sua própria trilha sonora por ser tratar de um filme mudo. Então, através de instrumentos de sopro, percussão e violino, Charlie Chaplin faz a música ser um elemento crucial na arte de contar histórias.
O ILUMINADO
O filme de terror do aclamado Stanley Kubrick, baseado na obra de Stephen King é um sucesso de crítica e público. No filme, acompanhamos o personagem Jack, que aceita um emprego em hotel de inverno que fica em cima de um cemitério indígena.
A trilha sonora composta por Chuck Cirino, traz a ideia de uma evocação do mal. Muito lembrada atualmente e considerada uma das melhores trilhas de todos os tempos, ela é principalmente composta por sintetizadores, instrumentos de corda, órgão e coros.
STAR WARS: SAGA
Uma das maiores franquias de todos os tempos, carrega umas das trilhas sonoras mais lembradas. Sucesso de crítica e público, a saga Star Wars emana um tom de fantasia e abusa da técnica “leitmotiv”, ou seja uma pequena composição curta e recorrente, que no caso são aplicadas a cada personagem.
Durante a jornada de 40 anos pelo cinema, a saga teve nove filmes em sua sequência principal, todos com trilha composta e produzida por John Williams que ganhou três óscares durante a jornada.
Por Lucas Almeida
É apaixonado por trilha sonora?
Aproveite para conhecer o nosso curso Trilha Sonora: História, teoria e prática - Online (AO VIVO)!
Neste curso, você vai aprender a como usar a trilha musical para ajudar a contar uma história, e tudo que envolve sua criação e produção. Ao fim do curso, você terá um panorama completo da história, teoria e prática da trilha sonora no cinema, e conhecerá seus princípios teóricos e técnicos, desde sua concepção e criação, até a produção e sua sincronização.
Acesse esse link para saber mais!