14ª edição do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo tem início nessa quarta-feira
Nesta quarta-feira (24) terá início o Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, onde serão exibidas diversas obras, e oficinas e rodas de conversa com personalidades importantes para o cinema acontecerão. Diante do atual cenário que enfrenta o cinema brasileiro, a 14ª edição do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo chega, também, para nos fortalecer e lembrar a importância do audiovisual.
Em sua maior edição, o festival exibirá 148 filmes de 16 países latino-americanos e caribenhos. As sessões se dividem entre diversas salas paulistanas, com destaque para o Memorial da América Latina e CineSesc, e uma sala de Campinas, no Instituto CPFL.
A abertura, que acontece nesta quarta-feira, será realizada no Auditório Simon Bolívar, no Memorial da América Latina, onde será passado o inédito filme Fakir, sétimo longa-metragem de Helena Ignez. A cineasta que esteve presente em movimentos importantes para o cinema brasileiro - como o Cinema Novo e Marginal - apresenta em seu documentário histórias sobre a prática que nos anos 50 era espetáculo no Brasil. Helena estará nas telas com a cinebiografia Mulher de Luz Própria, feita por sua filha Sinai Sganzerla, também cineasta.
Além dos debates e oficinas, a programação conta com homenagens a quatro nomes grandiosos para o cinema latino-americano: Léa Garcia, Patrício Contreras, Tata Amaral e Cláudia Priscilla. E na última noite, dia 31, um tributo a Antunes Filho, o diretor teatral e autor que tem apenas um longa-metragem, Compasso de Espera, que leva no elenco a também homenageada Léa Garcia.
Alguns filmes nacionais serão exibidos no Brasil pela primeira vez, como No Coração do Mundo, de Maurílio e Gabriel Martins, nova produção do coletivo Filmes de Plástico, oriundo de Contagem, na Grande BH; Eldorado, Mengele Vivo ou Morto?, de Marcelo Felipe Sampaio, e Ensaio sobre o Fracasso, de Cristiano Burlan, autor de Mataram meu Irmão, vencedor do Festival É Tudo Verdade. Os filmes preparados pela mostra Contemporâneos - Filmes da América Hispânica são todos inéditos em solo nacional.
O 14º Festival Latino Americano de São-Paulo acontece entre os dias 24 e 31 de julho, nos locais: Memorial da América Latina, CineSesc, Spcine Olido, Spcine Paulo Emílio do CCSP-Vergueiro, Auditório da Biblioteca Mário de Andrade (todas em São Paulo) e Sala Umuarama do Instituto CPFL (em Campinas). Em alguns espaços a entrada é gratuita, e quando não, os preços são acessíveis, entre R$ 5,00 e R$ 12,00. Você pode conferir mais informações sobre a programação em: www.festlatinosp.com.br