30º Festival de Curtas-Metragens de São Paulo tem início no dia 22 de agosto - InC | Instituto de Cinema | Cursos de Cinema e Atuação

Instituto de Cinema de SP

30º Festival de Curtas-Metragens de São Paulo tem início no dia 22 de agosto

Já tá sabendo que vai começar o 30º Festival de Curtas-Metragens de São Paulo? Pois é, do dia 22 de agosto a 1 de setembro tem uma programação cheia de produções espalhadas pela cidade. Sendo gratuito, o Festival estará entre a Cinemateca Brasileira, CineSesc, Museu da Imagem e do Som – MIS, Espaço Itaú Augusta, Centro Cultural São Paulo – CCSP, Cine Olido, Cinusp, além dos CEU\'s Perus, Caminho do Mar e Vila Atlântica.


São filmes de 53 países diferentes, que somam um total de 324 produções, divididas em 4 sessões: Mostra Principal Internacional, Latino-Americana e Programas Brasileiros, que mostram como está o cinema no mundo todo atualmente; e a Mostra Limite, que é novidade e envolve curtas brasileiros e estrangeiros, com linguagens diferenciadas e narrativas ousadas - o título dessa Mostra é uma homenagem ao grande filme de Mario Peixoto. 


Outras atividades incluem os Programas Imersivos, Programas Especiais (como a Mostra infantojuvenil) e Atividades Paralelas, com debates e workshops como o Curta & Mercado e Kinoforum Labs. É também a primeira vez que o evento apresenta uma Mostra Competitiva, que carrega apenas filmes brasileiros, somando 14 títulos. 


Na Cinemateca será apresentado o Programa Imersivo, que dá visibilidade a outras criações audiovisuais, com mostras 3D, realidade virtual e games. Lá será possível conhecer o "Documentários Imersivos de Tadeu Jungle", uma seleção de curtas franceses em 3D apresentadas pela Unifrance e o Festival Courant3D e a mini-mostra "Do Curta ao Game", com curadoria de Marina Pecoraro e Arthur Protasio, que selecionaram quatro jogos de realidade virtual feitos no Brasil.


Outra oportunidade incrível apresentada na cinemateca as masterclasses com convidados especiais do Festival, como a que acontece amanhã (22) às 20h, com Jorge Furtado, que falará sobre seu curta-metragem Ilha das Flores e seu sucesso nacional e internacionalmente. Na sexta (23), às 20h, Bárbara Wagner e Benjamin de Burca falam sobre audiovisual multidisciplinar, e no dia 24, sábado, às 14h, o videomaker Tadeu Jungle aborda as novas tecnologias imersivas e sua aplicação em obras documentais.


O Curta & Mercado apresenta profissionais da área num encontro sobre a comercialização de conteúdos audiovisuais de curta duração, com convidados nacionais e estrangeiros, promovendo rodada de negócios entre agentes, realizadores e players que exibem e licenciam curtas-metragens, como Arte 1, Canal Brasil, Sesc TV e O2 Play. 


Confira a programação completa no site e não perca a oportunidade de estar por dentro de um evento grandioso e importante para o cinema. Contatos, conhecimentos e experiências sem igual!


Por Mariana R. Marques


 

voltar