Instituto de Cinema de SP

4ª edição da Mostra de Cinemas Africanos começa no CineSesc

Começou nesta quarta (10) a Mostra de Cinemas Africanos organizada pelo CineSesc. Essa é uma oportunidade extremamente interessante para conhecer e prestigiar cinemas diferentes do que costumam anunciar no circuito comercial. Com essa iniciativa, que já está em sua quarta edição, o CineSesc traz para São Paulo filmes inéditos tanto na metrópole, quanto no Brasil. 


Com curadoria de Ana Camila e Beatriz Leal, o evento traz 23 títulos, de 14 países - todos destaques do cinema africano e afro-diaspórico. A mostra nos traz uma diversidade de estilos, indo desde o que há de mais clássico até às boas novidades, como o número (alto!) de filmes dirigidos por mulheres. 


O senegalês Djibril Diop Mambèty, precursor do cinema africano, será homenageado com dois de seus importantes filmes A Viagem da Hiena (1973) e Hienas (1992), em cópias restauradas. 


Outra importante participação é a de Rafiki (2018), filme da diretora queniana Wanuri Kahiu que chamou atenção no Festival de Cannes do ano passado. O longa conta a história de amor entre duas adolescentes lésbicas e foi censurado no Quênia. A censura se deu pelo comitê de classificação de filmes, que alegou legitimação da homossexualidade, que no país é considerada crime. O filme conta a história das adolescentes, passando pelo romance que as envolve e a intolerância com a qual têm de lidar.


O número de filmes dirigidos por mulheres mostra um futuro otimista para a inserção no cinema do continente. São nomes como da nigeriana Ema Edosio, a ganense Nuotama Bodomo, a queniana Wanuri Kahiu), a sul-africana Jenna Bass, a marroquina Meryen Benm’Barek-Aloïsi ou a liberiana Hawa Essuman. 


A mostra ainda conta com quatro produções árabes, da Tunísia o curta Irmandade e o longa-metragem Olhe Para Mim; do Marrocos o longa Sofia e do Egito o média-metragem Koko, O Açougueiro.


Algumas exibições serão comentados por críticos de cinema e especialistas, além de uma edição especial do Cinema da Vela, onde será discutida a desconstrução do esteriótipo dos cinemas africanos. Há ainda o curso Cinemas Africanos em Perspectiva, onde as serão oferecidas ferramentas para entendimento da diversidade e importância dessa manifestação artística de uma África complexa que transborda criatividade e novas propostas.


É um momento importante para prestigiar o cinema africano, que está em ascensão e cada vez mais encontrando espaço com grandes filmes. Serão exibidos curtas, longas e médias-metragens entre ficção e documentário. O CineSesc fica localizado na Rua Augusta, 2075 - Cerqueira César, SP e abaixo você confere a programação completa. 


4ª Mostra de Cinemas Africanos no CineSesc


11 de julho (quinta-feira)


15h - Nora + Bakosó – Afrobeats de Cuba


17h - A Dança das Máscaras + debate com Jusciele Oliveira


19h - Ame Quem Você Ama


19h - Curso – Cinemas Africanos em Perspectiva (dia 01)


21h - Rafiki


12 de julho (sexta-feira)


14h30 - Vaya


17h - Silas


19h - Olhe pra mim


19h - Curso – Cinemas Africanos em Perspectiva (dia 02)


21h - Kasala!


13 de julho (sábado)


15h - Sessão de curtas “Narrativas Urbanas”: Koka, O Açougueiro; O Rei do Mercado; Pela Ternura


17h - Irmandade + Lua Nova


19h - Nora + Bakosó – Afrobeats de Cuba


21h - Sofia + debate com Alessandra Meleiro


14 de julho (domingo)


14h30 - As Espadas + O Africano que Queria Voar


16h30 - Sessão de curtas “Afroturismo”: Pumzi, Afronautas, Gagarine, As Espadas + debate com Kênia Freitas


18h30 - Cinco Dedos por Marselha


21h - Olhe pra mim


15 de julho (segunda-feira)


15h - Supa Modo


17h - Kasala!


19h - Sofia


21h - Touki Bouki + debate com Lúcia Monteiro


16 de julho (terça-feira)


15h - Silas


17h - A Dança das Máscaras


19h - Irmandade + Lua Nova


19h30 - Cinema da Vela


21h - Cinco Dedos por Marselha


17 de julho (quarta-feira)


14h30 - Vaya


17h - Ame Quem Você Ama


19h - As Espadas + O Africano que Queria Voar


21h - Hienas


Por Mariana Marques


 

voltar
Fale Conosco Ícone branco transparente WhatsApp