Instituto de Cinema de SP

7 séries brasileiras que você precisa assistir!

A produção audiovisual brasileira é extremamente versátil. Além de filmes e das famosas novelas, é preciso conhecer e reconhecer esse novo e adorado prisma que são as séries. Disponíveis em serviços de streaming como Netflix e Globoplay, separamos uma lista de 7 séries brasileiras para você conhecer melhor essa faceta da produção nacional!


Marielle: O Documentário


Esta série documental de 6 episódios conta a história da vereadora, ativista e socióloga Marielle Franco, assassinada no dia 14 de março de 2018. Marielle e o motorista Anderson Gomes voltavam de um evento que tinha acontecido naquele dia quando foram vítimas de um crime de ódio que chocou o Brasil. Vale a pena conhecer a história e o trabalho dessa mulher que se tornou um símbolo de resistência.


Aruanas


A série se passa no estado do Amazonas, acompanhando a vida de três mulheres e amigas que são líderes de uma ONG e sua estagiária. A organização investiga uma quadrilha de crimes ambientais na Amazônia envolvendo uma grande mineradora e, ao mesmo tempo em que lutam pela proteção do meio ambiente, têm que lidar também com seus próprios conflitos e relacionamentos. Em um momento político como este, no qual a palavra “ativismo” é carregada de negatividade e beira à uma ofensa, a série traz a realidade desse trabalho sem se comprometer politicamente. 


Impuros


O personagem principal, Evandro (Raphael Logam), indicado ao Emmy de Melhor Ator por seu trabalho na primeira temporada), é um jovem que mora na favela do Rio de Janeiro nos anos 90. Apesar de tentar ganhar a vida honestamente, quando seu irmão é morto pela polícia, ele busca vingança e acaba entrando no mundo do tráfico. Mesmo sendo uma história que se passa há 30 anos, continua extremamente atual, e é este retrato da sociedade e diálogo atemporal um dos grandes motivos de seu sucesso. 


Eu, a Vó e a Boi


Baseada em uma série de tweets publicados por Eduardo Hanzo, a história foi adaptada por Miguel Falabella e retrata uma vizinhança fundada em ódio por duas senhoras vizinhas de frente, Turandot, a “vó” (Arlete Salles) e Yolanda (Vera Holtz), a “Boi”. Ambas são avós de Roblou (Daniel Rangel), que, apesar de protagonista, tem um papel mais importante como observador e narrador dessa guerra familiar, quebrando constantemente a 4ª parede.


Com um clima sombrio, mas ao mesmo tempo cômico e caricato, toda situação é levada ao extremo, contando com disputa de água com mangueiras, uma associação de moradores do bairro corrupta e até mesmo algumas mortes. 


Sintonia


Doni (MC Jottapê), Nando (Christian Malheiros) e Rita (Bruna Mascarenhas) são três jovens que vivem em uma favela na cidade de São Paulo. Dirigido por KondZilla, a série mostra a vida dos três amigos enquanto buscam realizar seus sonhos no funk, no crime e na igreja. No início do ano, foi renovada para uma segunda temporada, com previsão de estreia ainda para 2020.


Coisa Mais Linda


Uma trama voltada para o empoderamento feminino no Rio de Janeiro durante a virada dos anos 50 para 60. Ah, e ao som de muita bossa nova. Nem precisaria dizer mais nada, né? Protagonizada por 4 mulheres que ganham vida com as atuações impecáveis de Maria Casadevall, Fernanda Vasconcellos, Pathy DeJesus e Mel Lisboa, Coisa Mais Linda consegue ser uma série leve, mas que aborda temas como violência doméstica, racismo e diferenças entre homens e mulheres no ambiente de trabalho com a devida seriedade e clareza, mostrando o quanto todas essas pautas ainda e, infelizmente, estão presentes no dia a dia de muitas mulheres.


3%


Atualmente com 3 temporadas, esse suspense e ficção científica brasileiro é baseado na diferença e luta de classes levada ainda mais ao extremo - não tão distante do que vivemos atualmente. Nesse Brasil pós-apocalíptico, todo cidadão que completa 20 anos pode se inscrever e participar do Processo, uma seleção de provas físicas, intelectuais e psicológicas, com o objetivo de ascender e poder viver no chamado Mar Alto, um lugar de abundância, fartura e muitas oportunidades. Porém, apenas 3% dos inscritos consegue chegar lá.


 


Todas as séries dessa lista estão disponíveis na Globoplay ou Netflix. Vale a pena conferir!


 


Por Ana Clara P.S.M.O.

voltar
Fale Conosco Ícone branco transparente WhatsApp