Instituto de Cinema de SP

9 Cinemas de rua em SP que você precisa conhecer

Pra quem ama cinema não há nada como o escurinho de uma sala, uma tela grande e um ótimo som. Na cidade de São Paulo não faltam opções para quem gosta de curtir um cineminha sozinho ou acompanhado, mas se você está afim de conhecer um pouco a cidade fora do circuito comercial de shoppings e compras, vem conferir essa lista de 9 cinemas de rua em SP que você precisa conhecer!


Cinemas de Rua


A primeira sala de cinema de São Paulo foi inaugurada no ano de 1907 e ficava na rua São João - antes mesmo de ser avenida -, no centro da cidade.  E desde então, ir ao cinema se tornou um hobby extremamente querido dos paulistanos, crescendo o número de salas espalhadas pela cidade.


Os cinemas de rua tiveram seu auge entre as décadas de 30 e 60, quando as salas chegavam a ter capacidade para mais de 800 pessoas. Nessa época, ir ao cinema era o programa em si, era tido pelos habitantes da cidade como uma forma de socialização, sair de casa para encontrar pessoas, diferentemente da lógica de consumo estabelecida hoje nos shoppings centers.


Essas salas começaram a entrar em decadência na década de 1970, dentre os motivos desse acontecimento, está o surgimento de novas tecnologias, como a TV e o VHS; O crescimento da metrópole como um todo -que causou um inchaço populacional-; A mudança no modelo de distribuição que aconteceu nessa época que não era mais compatível com a dimensão das salas (com a produção maciça de filmes, eram necessárias mais salas menores, capazes de “girar” uma quantidade maior de filmes); E ainda a falta de intervenção do poder público, que não deu a devida importância do cinema na estrutura da cultura de um povo, e não protegeu o cinema nacional diante do estrangeiro, que hoje domina a lógica do mercado de cinema no Brasil.


O que aconteceu foi que, na virada dos anos 1970 para 1980, os cinemas começaram a migrar para os shoppings centers, financiados com capital estrangeiro, o que submeteu os cinemas à lógica do consumo. Com a mudança dos espaços, mudou também a forma como as pessoas se relacionam com o cinema, dentro dos shoppings, o cinema deixou de ser um encontro social para ser apenas um ato de consumo, em uma experiência muito mais individualizada.


O Brasil é um país com pouquíssimas salas de cinema, sendo esse um dos grandes problemas do desenvolvimento do cinema nacional. Hoje, apenas 17% das salas do país não estão dentro de shoppings, esse número sendo dividido entre cinemas de rua e cineclubes. Na última semana, uma das salas remanescentes de São Paulo foi fechada. A Cinearte, localizada no Conjunto Nacional na Avenida Paulista, encerrou suas atividades no dia 19 de fevereiro, devido a falta de patrocínio, uma vez que a Petrobras optou por não renovar seu contrato. As duas salas do local completariam 57 anos de existência em 2020.


CINESALA


A Cinesala é referência na cidade de São Paulo desde 1962, quando nasceu como “Cine Fiammetta” e ficou com este nome por mais de 30 anos. Em 1989, transformou-se na Sala Cinemateca e exibia filmes clássicos e raros que fizeram a cabeça de muitos cinéfilos. A partir dos anos 2000, passou a ter outros nomes até ganhar o atual, Cinesala, em 2015. Com o objetivo de recuperar, valorizar espaços e proporcionar encontros de pessoas, o cinema vem com uma grande diversidade de filmes. Dentro do cinema, há opção de cadeiras individuais tradicionais e os sofás, que se assemelham com uma cama grande.


Endereço: Rua Fradique Coutinho, 361 - Pinheiros


Horários: Segunda a domingo, das 14h30 às 23h30


RESERVA CULTURAL


Em um dos cartões-postais mais famosos de São Paulo, a Avenida Paulista, está o Reserva Cultural, antigo Cine Gazetinha. O cinema fica no térreo do prédio da Fundação Cásper Líbero e é um dos poucos cinemas da capital que exibe filmes independentes e produções estrangeiras fora do circuito. As quatro salas comportam entre 110 e 190 pessoas, com espaços reservados para cadeirantes.


Endereço: Avenida Paulista, 900


Quando: Domingo a sexta, das 10h às 22h; sábado, das 10h às 23h59;


CINESESC


Localizado na badalada Rua Augusta, o CineSesc é um dos mais tradicionais espaços de cinema de arte de São Paulo. Bastante popular entre os amantes da sétima arte, o espaço se destaca por não exibir Blockbusters, mas prezar pelas exibições de filmes clássicos, alternativos ou que não foram lançados no circuito nacional das grandes redes, fazendo exibições de mostras durante todo o ano.


Endereço: Rua Augusta, 2075


Horários: Segunda a domingo, das 14h às 21h30


PLAYARTE MARABÁ


Inaugurado em 1945, o Cine Marabá foi por décadas um local de concentração cultural e sofisticação no centro da capital paulista. Hoje, PlayArte Multiplex Marabá, fica localizado na região central da cidade, bem perto do cruzamento mais famoso da capital, entre as avenidas Ipiranga e São João. O prédio foi construído na década de 40 e até hoje conserva a arquitetura e o glamour das salas de cinema da época - é completamente diferente do que estamos acostumados. A rede oferece várias salas de cinema com tecnologia avançada de som e imagem.


Endereço: Av. Ipiranga, 757 - Centro


Horários: Segunda a domingo, das 12h às 21h


CINEMATECA BRASILEIRA


A Cinemateca Brasileira foi criada em 1940 a partir do surgimento do Clube de Cinema de São Paulo. O local é responsável pela preservação da produção audiovisual do Brasil e desenvolve atividades para difundir e restaurar o acervo, que é um dos maiores da América Latina. O espaço realiza mostras temáticas e retrospectivas, além de eventos como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.


Endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207


Horário: Segunda a domingo, das 9h às 18h


PETRA BELAS ARTES


Conhecido pela programação alternativa que sempre privilegiou o cinema de arte e ofereceu reexibições de filmes clássicos, o Belas Artes - que antes tinha patrocínio da Caixa e hoje em dia é patrocinado pela cervejaria Petra - se tornou ponto de encontro de cinéfilos paulistanos e impulsionou a vida cultural na região da Avenida Paulista, garantindo a sobrevivência de um pequeno, porém movimentado, circuito de cinemas de rua.


Endereço: Rua da Consolação, 2423


Horários: Segunda a domingo, das 13h às 21h30


ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA


Antes conhecido como Espaço Unibanco de Cinema, o Espaço Itaú de Cinema é um dos melhores cinemas de rua da cidade. Localizado na badalada Rua Augusta, ele abriu as portas em 1995 com o objetivo de levar ao público filmes de qualidade artística e cultural, que não são facilmente encontrados nas salas comerciais. Por isso, tornou-se o queridinho dos paulistanos que buscam títulos alternativos e variedade nas opções. Com unidade na Rua Augusta, Frei Caneca e Pompéia, a rede de cinemas promove eventos culturais e exibe lançamentos e filmes do circuito com salas 3D, sendo 1 IMAX. 


Endereço: Rua Augusta, 1.475


Horários: Segunda a domingo, das 13h30 às 22h


SPCINE | GALERIA OLIDO


O Circuito Spcine é o projeto que vai levar a experiência do cinema a todas as regiões da capital, inclusive para a Galeria Olido, um dos cinemas mais antigos de São Paulo. Com ingressos a R$4,00 (inteira), a programação é bem variada e conta com filmes famosos e outros mais clássicos, agradando a todos. Vale a pena ficar de olho na agenda deles e ver quando vai ter sessão.


Endereço: Avenida São João, 473


CINE CENTRO CULTURAL SÃO PAULO


Com a proposta de abrir espaço a produções que não encontram janelas dentro do circuito ou que ficam pouquíssimo tempo em cartaz, a sessão CCSP Em cartaz pretende não apenas reconfigurar filmes mal distribuídos, como também dar espaço a obras subestimadas pelo público e salas, sempre sob a autoridade do bom desempenho na primeira semana nos cinemas. 


 Endereço: Rua Vergueiro, 1000


 


Por Isabella Thebas

voltar
Fale Conosco Ícone branco transparente WhatsApp