A 6ª edição do ShortCup Film Festival acontece no Instituto de Cinema em setembro - InC | Instituto de Cinema | Cursos de Cinema e Atuação

Instituto de Cinema de SP

A 6ª edição do ShortCup Film Festival acontece no Instituto de Cinema em setembro

Este ano o Instituto de Cinema recebe a sexta edição do ShortCup World Film Festival, conheça mais sobre esse evento incrível que nos aproxima de obras com narrativas diferenciadas. 


O Festival


O ShortCup World Film Festival é um festival internacional de cinema, que teve todas as suas edições passadas em Florianópolis. Desde 2014 o festival tem como objetivo democratizar o acesso e a discussão acerca do audiovisual. 


As produções são curtas-metragens independentes, selecionados no mundo todo por uma equipe especial de curadoria. Busca-se diversidade nos temas e estética dos filmes, exibidos em locais que possam dar voz aos espectadores, que têm participação maior no festival, sendo os responsáveis pela votação dos melhores trabalhos apresentados na edição. Dessa forma, filmes que estariam em espaços tradicionais de cinema chegam ao público com condições de júri oficial. 


Para diferenciar a experiência, a exibição acontece de maneira descontraída, em ambientes despojados que deixam de lado a rigidez de salas de cinema, substituindo a formalidade na hora de refletir sobre as produções assistidas. 


São duas mostras: a Mostra Competitiva e Mostra Espaço. A Competitiva divide os filmes em eliminatórias por países, premiando aqueles mais votados pelo público. Já a Espaço não é competitiva e dá espaço a produções com narrativas experimentais e psicodélicas, para imergir o público e aguçar seus sentidos antes das sessões de filmes que participam da competição, também os aproximando de produções diferentes. 


A 6ª edição acontece no Instituto de Cinema, na Rua Teodoro Sampaio, 1109 - Pinheiros, SP, entre os dias 3 e 7 de setembro, das 19h às 22h. O evento é gratuito. Você pode se inscrever pelo link: https://forms.gle/TKTQZyU7s7dAUG9k9


Vem fazer parte dessa experiência com a gente!


Por Mariana R. Marques

voltar