As câmeras do Oscar 2020
A cerimônia do Oscar chega a sua 92º edição no dia 09 do próximo mês. Com a proximidade do evento, os filmes indicados e suas especificidades não cessam de aparecer nas redes, despertando o interesse de cinéfilos ao redor de todo o mundo.
Para aqueles que se interessam pelas características técnicas dos grandes filmes reconhecidos por Hollywood, o Instituto de Cinema trouxe uma lista com as câmeras e lentes utilizadas nos principais filmes da premiação. É interessante notar a grande presença de câmeras analógicas nessa lista, revelando que o gosto da academia por filmes em película ainda permanece. E, mesmo com o crescimento de opções digitais - como a RED Helium, utilizada em “O Irlandês” -, neste ano a maioria dos filmes foi feito em película!
Confira:
1917
Diretor: Sam Mendes
Diretor de Fotografia: Roger Deakins
Câmeras: Arri Alexa Mini LF
Lentes: Arri Signature Prime
Adoráveis Mulheres
Diretor: Greta Gerwig
Diretor de Fotografia: Yorick Le Saux
Câmeras: Arricam LT e ST / 35 mm (Kodak Vision3 500T 5219)
Lentes: Cooke S4 e Angenieux Optimo
Coringa
Diretor: Todd Phillips
Diretor de Fotografia: Lawrence Sher
Câmeras: Arri Alexa 65, Arri Alexa LF e Arri Alexa Mini
Lentes: Hasselblad Prime DNA
Era Uma Vez Em… Hollywood
Diretor: Quentin Tarantino
Diretor de Fotografia: Robert Richardson
Câmeras: Aaton A-Minima, Arriflex 435, Bolex Camera e Panavision Panaflex Millennium XL2 / 16 mm (Kodak Ektachrome 100D 7285), 35 mm (Kodak Vision3 200T 5213, Vision3 500T 5219) e 8 mm (Kodak Ektachrome 100D 7294)
Lentes: Panavision Primo, C-, E-, T-Series, Ultra Speed Golden, Ultra Speed MKII, Normal Speed MKII, Cooke Varotal e Angenieux
Ford vs Ferrari
Diretor: James Mangold
Diretor de Fotografia: Phedon Papamichael
Câmeras: Arri Alexa LF
Lentes: Panavision C-, H- e T-Series
JoJo Rabbit
Diretor: Taika Waititi
Diretor de Fotografia: Mihai Malaimare Jr.
Câmeras: Arri Alexa Mini e Arri Alexa SXT
Lentes: Hawk V-Lite, Hawk V-Lite 1.3x Anamorphic, Leica Summicron-C, Summilux-C e Vantage One T1
História de um Casamento
Diretor: Noah Baumbach
Diretor de Fotografia: Robbie Ryan
Câmeras: Arricam LT, Arricam ST e Arriflex 435 / 35 mm (Kodak Vision3 200T 5213, Vision3 500T 5219)
Lentes: Panavision Primo
O Farol
Diretor: Robert Eggers
Diretor de Fotografia: Jarin Blaschke
Câmeras: Panavision Panaflex Millennium XL2 / 35 mm (Eastman Double-X 5222)
Lentes: Bausch & Lomb Baltar e Petzval
O Irlandês
Diretor: Martin Scorsese
Diretor de Fotografia: Rodrigo Prieto
Câmeras: Arri Alexa Mini, Arricam LT, Arricam ST e Red Helium / 35 mm (Kodak Vision3 250D 5207, Vision3 500T 5219)
Lentes: Cooke Panchro, i Classic, Zeiss Ultra Prime, Zeiss Compact Zoom e Angenieux Optimo
Parasita
Diretor: Bong Joon Ho
Diretor de Fotografia: Kyung-pyo Hong
Câmeras: Arri Alexa 65
Lentes: Hasselblad Prime DNA
O Instituto de Cinema acredita na importância de entrar em contato com grandes câmeras durante a sua profissionalização. Por isso o InC fez uma parceria com a Elitecam para que vocês aprendam com as melhores câmeras do mercado.
No FilmLab, os alunos têm a oportunidade de gravar seus curtas usando câmeras como a Arri Alexa Mini e a Red Helium, as mesmas utilizadas nos filmes O Irlandês, Jojo Rabbit, Coringa e 1917, que concorrem tanto em Melhor Filme como Melhor Fotografia. Já pensou em gravar suas ideias com as mesmas câmeras dos filmes do Oscar?! Não perca essa oportunidade, vem pro InC!
O FilmLab é um curso profissionalizante de dois anos onde você aprende tudo que precisa saber para começar a produzir seus filmes. Com 20 matérias e 30 professores atuantes no mercado, você tem a oportunidade de gravar 4 curtas com equipamento profissional e ainda fazer um projeto de longa até sua inscrição em leis de incentivo!
Não perca mais tempo, matricule-se hoje mesmo!
Por Isabella Thebas