Bruna Nogueira, importante maquiadora cinematográfica, nos contou sua trajetória e falou sobre o curso que ministrará no InC - InC | Instituto de Cinema | Cursos de Cinema e Atuação

Instituto de Cinema de SP

Bruna Nogueira, importante maquiadora cinematográfica, nos contou sua trajetória e falou sobre o curso que ministrará no InC

Bruna Nogueira é uma maquiadora reconhecida internacionalmente, trabalhando diretamente em alguns segmentos do entretenimento, principalmente no cinema, o qual conta ser sua paixão desde pequena. Nasceu em Curitiba e aos 19 anos se mudou para São Paulo com o intuito de estudar, é quando cursa cinema na Escola Panamericana de Arte e Design. Logo após trabalhou no MIS - Museu da Imagem e Som de São Paulo.


Em uma entrevista para o InC, Bruna contou que sua jornada para Hollywood começou quando seu filho foi jogar futebol em Los Angeles. Um dia, quando o filho gravava um comercial, Bruna conversou com a maquiadora, que a contou um pouco sobre esse mundo. Foi assim que decidiu embarcar numa aventura e aprender maquiagem. Estudou Beauty e FX no curso de Joe Blasco e Cosmetologia pela Santa Monica College, aprendendo com grandes nomes da maquiagem para cinema.


Percebe então que poderia fazer maquiagem diretamente para a sétima arte, que sempre foi sua paixão. Foi a diferentes lugares, como escolas, fazendo contato com estudantes de cinema para que pudesse ficar responsável pela maquiagem de seus filmes. Por pelo menos 3 anos desenvolveu experiência dessa forma, e somando isso aos ensinamentos de grandes mestres maquiadores, participou de grandes produções, estando dentro de importantes estúdios e produtoras.


Tem uma vasta lista de filmes e séries, como Jogos Vorazes: Em Chamas (2013), As Garotas da Tragédia (2017) e Meu Amigo Hindu (2015), além de séries como Teen Wolf (2012 - 2016) e CSI: Nova Iorque (2010 - 2013). Em outras mídias, fez a maquiagem dos figurantes no clipe de Man of The Woods (2019), de Justin Timberlake. Nessas produções trabalhou desde como assistente, até como chefe do departamento de maquiagem.


Publicou o livro Hollywood Makeup Lab, que hoje é usado como material didático em escolas dos EUA, além de estar presente em diversos países. Percebendo estar em meio aos grandes nomes da maquiagem para cinema, pensou: “quem tem emprego, dá emprego”, e assim cria um intensivo workshop para maquiadores, onde muitos conseguiram trabalho e hoje já são reconhecidos no meio.


Na entrevista que nos deram, Bruna e Mirella Oliveira nos contaram a história de sua parceria. Mirella nos conta que desejava fazer um bom curso de maquiagem cinematográfica, o que não encontrava no Brasil, e um dia foi apresentada a Bruna Nogueira. Com isso, foi para Los Angeles estudar com Bruna, com quem estagiou em dois longas, sendo um deles “Abe” (2019), com Noah Schnapp, o Will de Stranger Things, e Seu Jorge. O filme abriu Sundance. Mirella é hoje assistente de Bruna, e nesse curso será a ponte entre ela e os alunos, auxiliando sobre a vivência no Brasil. Juntas ministrarão um aqui um curso especial sobre maquiagem no cinema.


Ambas apresentavam o mesmo desejo desde o início, “mostrar pro cinema o que é a maquiagem de verdade, cinematográfica. De buscar esse respeito que o maquiador cinematográfico precisa e também de profissionalizar pessoas que queiram entrar no mercado”, nas palavras de Mirella. Dizem que a maquiagem no cinema é muito diferente, é “luz, câmera, ação”, vai além, dialogando com os demais departamentos da produção.


Bruna preza muito por essa interação com as outras áreas e com o ator/a atriz, para que possa entender quem aquele personagem será. A maquiagem sempre acompanha os atores, já que as estrelas estão sempre ao lado do setor (que vem com figurino, efeitos especiais, cabelo, etc). Nos sets, o Assistente de Direção sempre pergunta ao chefe do departamento se está tudo certo, e aí sim libera para gravação. “O rosto do ator está na tela, e quem cuida do rosto do ator somos nós”, como dizem Bruna e Mirella.


Perguntada sobre a importância de ensinar o que aprendeu, Bruna diz que não havia essa intenção inicialmente, e conta sobre quando conheceu Dick Smith, um dos maiores maquiadores da história do cinema, e o disse quão feliz estava por aprender o universo da maquiagem cinematográfica; Dick a abraçou e disse “share your knowledge” - ou seja, “compartilhe seu conhecimento”, o que ficou martelando em sua cabeça, e aí entende a importância de levar adiante todo seu aprendizado. Foi quando pensou ter chegado tão longe, indo do Brasil para Hollywood, e questiona-se sobre como pode compartilhar isso com seu país.


De oportunidade em oportunidade, muitas pessoas podem aprender, como foi com cada uma delas. É essa a intenção do curso que darão aqui no InC: levar adiante conhecimento que possa capacitar possíveis talentos escondidos, que estão em busca justamente de uma oportunidade.


Bruna diz que se lembra muito bem de quando tinha 11 anos e assistiu a E.T.: O Extraterrestre, após esse dia teve certeza do que queria e onde queria chegar, o seu “goal” era Hollywood, algo muito maior do que poderia imaginar. Se vê como “dona da chave do meu mundo”, onde vai testando de porta em porta, até que ela se abra, e é como incentiva as pessoas, “com a tua própria chave, do seu conhecimento, de você aprender e praticar muito e ter certeza do que você quer. Não tem como você chegar em algum lugar se não sonhar primeiro”.


Perguntadas sobre o que os alunos podem esperar do curso que darão, Mirella diz que Bruna trará, baseado em seu conhecimento na indústria do exterior, a importância do maquiador se envolver com todos os departamentos. Desde como ler o roteiro e procurar onde está a maquiagem dentro dele, até como se portar dentro de um set. Além de todas as questões técnicas que envolvem a maquiagem de um ator, levando em consideração a luz, a opinião do diretor e outros pontos importantes para uma produção completa.


Bruna diz: “são muitos conteúdos que a gente vai aprender em 10 dias, em um valor super acessível. Eu tô tão feliz que o Instituto de Cinema está dando a nós essa oportunidade”. O curso é importante para pessoas de outros departamentos também, para que entendam como é precioso o diálogo da maquiagem com todo o resto da produção.


E para finalizar, pedimos para que citassem 3 motivos para fazer o curso. Mirella, respondendo como aluna, diz que é uma oportunidade única para um curso de tamanha qualidade no Brasil, já que quando buscou por isso, teve que ir até Los Angeles, e agora através do InC, está disponível aqui no nosso país. Fala também sobre o valor, que é considerado muito acessível levando em consideração os 10 encontros. As técnicas que serão passadas por Bruna são outro motivo, muito importantes e avançadas, que junto à parte conceitual ensinará tudo sobre a real importância da maquiagem no cinema.


Bruna está em diversos filmes importantes e de diferentes gêneros. Diz que realizou seus sonhos e agora quer trazer tudo isso para o Brasil, para sua casa. Essa é uma chance única de estar em contato com um dos grandes nomes da maquiagem cinematográfica, que tirou 2019 para trazer ao Brasil este workshop de 10 encontros e tudo o que pode ensinar. Como diz Mirella: “Eu sou o exemplo vivo de que um aluno pode trabalhar com ela em Hollywood!”.


Poxa, você não vai perder essa oportunidade, né!? É o InC em conjunto com Bruna Nogueira e Mirella Oliveira em busca de disseminar conhecimento técnico e conceitual com muita propriedade e qualidade para nossos alunos.


O curso começará no dia 08/07, na parte da manhã, e conta com 10 encontros. Pra entender mais sobre as aulas e se matricular, é só entrar nesse link: https://institutodecinema.com.br/curso/maquiagem-cinematografica-curso-intensivo/manha


Por Mariana R. Marques

voltar