Instituto de Cinema de SP

Cineastas brasileiras: Julia Rezende

Julia Rezende nasceu no Rio de Janeiro em 1986, é filha do também diretor Sérgio Rezende e da Produtora Mariza Leão, e irmã da montadora Maria Rezende. Formou-se em História pela PUC-Rio e estudou Roteiro na escola Darcy Ribeiro.


Começou sua carreira no cinema como assistente de direção em programas de TV e filmes como "Zuzu Angel" (2006) e "De Pernas Para o Ar 1 e 2" (2010- 2012) de Roberto Santucci. Logo no início de sua carreira, teve seu curta-metragem "Nesta Data Querida" eleito como o melhor no Festival de Paulínia de Cinema em 2009.


Estreou como diretora de longa-metragem com o filme "Meu Passado Me Condena", comédia que teve a terceira melhor bilheteria de filmes brasileiros no ano de 2013, com 3,2 milhões de espectadores. Em 2015 lançou "Ponte Aérea", romance com Caio Blat e Letícia Colin e "Meu Passado Me Condena 2". Em 2016 estreou o filme "Um Namorado Para Minha Mulher", adaptação do filme argentino com o mesmo nome, estrelado por Ingrid Guimarães, em 2019 estreou  a sequência  "De Pernas Pro Ar 3", e neste ano prepara-se para lançar "Depois A Louca Sou Eu", comédia dramática estrelada por Débora Falabella, baseada no livro de Tati Bernardi.


Julia é uma das mais bem sucedidas e importantes cineastas brasileiras da atualidade. No total, seus filmes já levaram mais de 8 milhões de espectadores aos cinemas. Confira uma breve sinopse de sua obra:


Meu Passado Me Condena 2 (2015)


O primeiro longa-metragem de Julia Rezende foi a sequência da comédia brasileira estrelada por Fábio Porchat, conta a história de Fábio e Miá (Miá Mello), que casados há três anos, estão estressados e precisam lidar com suas diferenças. Para tentar salvar seu casamento, Fábio a convence a viajar para Portugal onde vive seu avô que acaba de ficar viúvo.


Ponte Aérea (2015)


Um vôo do Rio de Janeiro para São Paulo tem seu curso desviado para Belo Horizonte, devido à forte chuva que castiga a capital paulista. Diante do imprevisto, os passageiros são hospedados em um hotel para que, na manhã seguinte, sigam para São Paulo. Entre eles estão o carioca Bruno (Caio Blat) e a paulista Amanda (Letícia Colin), que se conhecem no hotel. Após um rápido flerte, eles passam a noite juntos mas se desencontram no dia seguinte, já que Bruno pega um voo logo cedo. Já em São Paulo, ele a procura bem no dia em que é promovida na agência de publicidade em que trabalha. Aos poucos o sentimento entre eles se intensifica, mesmo que tenham que lidar com as dificuldades dos 432 quilômetros de distância entre as cidades que vivem.


Um Namorado Para Minha Esposa (2016)


Chico (Caco Ciocler) está cansado do seu relacionamento e das reclamações da esposa, Nena (Ingrid Guimarães). Após 15 anos vivendo juntos, Chico não tem coragem de pedir divórcio. Ele decide seguir o conselho dos amigos e contrata um amante para sua esposa, o sedutor Corvo (Domingos Montagner), na esperança de que ela se envolva com ele e acabe com o casamento. 


De Pernas Pro Ar 3 (2019)


O sucesso da franquia Sex Delícia faz com que Alice (Ingrid Guimarães) rode o mundo, visitando os mais diversos países em uma correria interminável. Sem tempo para se dedicar à família, quem assume a casa é seu marido João (Bruno Garcia), que cuida dos filhos Paulinho (Eduardo Mello) e Clarinha (Duda Batista), de apenas seis anos. Cansada de tanta agitação, Alice decide se aposentar e entregar o comando dos negócios à sua mãe, Marion (Denise Weinberg). Porém, o surgimento de Leona (Samya Pascotto), uma jovem competidora, faz com que mude seus planos.


Depois A Louca Sou Eu (2019)


Jovem, intensa e autêntica, Dani (Débora Falabella) só queria levar uma vida normal. Mas, desde criança, vive em descompasso com seu mundo. Enquanto encanta a todos com o talento que a torna uma brilhante escritora, ela tenta de todas as formas controlar seus medos e constantes crises de ansiedade. O lançamento do filme foi adiado por conta da Pandemia, recentemente a atriz fez uma reflexão sobre o filme e a quarentena em que estamos vivendo.


 


Que tal ter aulas de direção com uma das mais bem sucedidas diretoras brasileiras?


O Instituto de Cinema apresenta o curso Direção de Longa-metragem com Julia Rezende - Online (AO VIVO).


Em 4 aulas, o curso pretende discorrer sobre as diversas etapas da realização de um filme a partir de perspectivas mercadológicas e autorais. Assim como o processo de criação do diretor com os atores, a relação com os demais parceiros criativos - como o diretor de fotografia, de arte, montador e roteiristas - e também técnicas de preparação e filmagem, distribuição e exibição.


A próxima turma começa dia 16/06!


Não perca essa chance! Acesse esse link e faça a sua matrícula!



Por Larissa Stubbe

voltar
Fale Conosco Ícone branco transparente WhatsApp