Começa hoje a 10ª edição do Cinefoot, mostra que une cinema e futebol - InC | Instituto de Cinema | Cursos de Cinema e Atuação

Instituto de Cinema de SP

Começa hoje a 10ª edição do Cinefoot, mostra que une cinema e futebol

Única mostra de cinema latino-americano dedicada aos amantes, da sétima arte e do futebol, o CineFoot, abre sua 10ª edição nesta quinta-feira (05), às 20h no Rio de Janeiro e vai até dia 16 de setembro, encerrando sua programação em São Paulo. O festival tem entrada gratuita e passará por quatro cidades, Rio de Janeiro, Niterói, Belo Horizonte e São Paulo. A curadoria do evento costuma escolher filmes marcados pela diversidade e que abordam os mais variados temas e olhares que estão relacionados a essa paixão nacional.


O Cinefoot é uma oportunidade ímpar para o público ter contato com uma cinematografia que, a cada ano, cresce em importância e movimenta a atenção dos espectadores. Por ser o 10º ano, a edição faz uma analogia com o número de camisa mais famoso do futebol e busca retratar toda áurea que o, dez representa. Os personagens escolhidos para inspirar toda essa magia são os dois maiores gênios que já vestiram a camisa 10 da seleção brasileira masculina e feminina: Pelé e Marta.


Durante os dias de mostra serão exibidos 17 filmes brasileiros e 15 internacionais, oriundo de países como Catar, Colômbia, Peru, Argentina, Itália, Inglaterra, França, Espanha e México o festival promete agradar os boleiros de plantão. Dentro da programação, existe a mostra Dente de Leite que exibe filmes voltados para o público infanto/juvenil, uma sessão em homenagem ao futebol feminino, onde serão apresentados sete curtas-metragens, seguido por um bate-papo sobre os desafios das mulheres no futebol. No encerramento em São Paulo, após a noite de premiação, será exibido o filme “25 anos sem Denner”, em homenagem ao talentoso atacante, morto em um acidente em 1994.


Os filmes de destaque do Cinefoot desses anos são “A Copa dos Trabalhadores”, documentário dirigido por Adam Sobel, retrata a vida dos trabalhadores que estão construindo os estádios no Catar, onde será realizada a próxima Copa do Mundo em 2022. O filme segue uma equipe de operários que vivem a realidade do trabalho e a fantasia do futebol em um mesmo ambiente. 


Outros excelentes filmes, se destacam como Pelé: O Rei Desconhecido, Futebol para Melhor ou para Pior (Marta é uma das protagonistas deste documentário), Oito de Julho (Doc sobre o 7 x 1) A Culpa é do Neymar, O Primeiro João, Dois Pés Esquerdos, El Hincha, Made In Várzea, entre outras atrações.


Todas as sessões terão entradas francas, os longos e curtas-metragens inscritos na competição irão concorrer à Taça Cinefoot de Melhor Filme, eleitos pelo voto popular. A programação completa do festival pode ser encontrada no site: https://cinefoot.org/


Datas e Locais:


Rio de Janeiro


As exibições acontecem entre 5 a 10 de setembro.


Estação Net Botafogo - 05/09 a 10/09


Rua Voluntários da Pátria, 88, Botafogo.


CCJF - Centro Cultural Justiça Federal - 06/09


Av. Rio Branco, 241 – Centro.


Ponto Cine - 06/09


Estrada Camboatá, 2300 – Guadalupe.


Niterói


Exibições acontecem entre 06 a 09 de setembro.


Cine Arte Uff - 06/09 a 09/09


R. Miguel de Frias, 9 – Icaraí, Niterói.


Belo Horizonte


Exibições acontecem entre 11 a 15 de setembro.


Cine Belas Artes - 11/09 a 15/09


R. Gonçalves Dias, 1581 – Lourdes.


Memorial Minas Gerais Vale - 11/09 a 15/09


Praça da Liberdade s/nº – Pampulha.


Mineirão - Cinefoot Tour - 14/09


Museu Brasileiro do Futebol (Av. Cel Oscar Paschoal, portão G2 do Mineirão).


São Paulo


Exibições acontecem entre 12 a 16 de setembro.


Museu Do Futebol - 12/09 a 16/09


Estádio do Pacaembu – Praça Charles Miller, S/N / AUDITÓRIO.


Por Marcela Servano


 

voltar