Começou nessa segunda-feira o Festival ENTRETODOS, mostra de curtas-metragens dedicada aos direitos humanos - InC | Instituto de Cinema | Cursos de Cinema e Atuação

Instituto de Cinema de SP

Começou nessa segunda-feira o Festival ENTRETODOS, mostra de curtas-metragens dedicada aos direitos humanos

Com o olhar voltado para curtas-metragens nacionais e estrangeiros que se propõem a difundir a temática dos direitos humanos e o audiovisual, o festival ENTRETODOS, acontece entre os dias 09 e 14 de setembro, sendo exibido em mais de 40 pontos de cinema, cultura e educação na cidade de São Paulo.


A mostra existe desde 2007 e foi criada com intuito de discutir e provocar reflexões acerca das temáticas relacionadas aos Direitos Humanos através de filmes curtos de até 25 minutos. Neste ano, serão premiados os curtas selecionados para a Mostra Competitiva ENTRETODOS 12, em diversas categorias temáticas ou técnicas.


Debates, música, oficinas e outras atividades de fomento à educação sobre os direitos humanos completam a programação audiovisual. Mais do que uma simples exibição de filmes, o festival busca celebrar a defesa das liberdades e a promoção do encontro das diferenças. Os filmes ajudam a conscientizar os espectadores para a importância de se respeitar, tolerar, compreender e se colocar no lugar do outro. Este é o passo inicial para que a cidadania possa ser exercida em sua plenitude e o direito do próximo possa ser respeitado. 


A mostra conta com apoio do circuito Spcine, desde 2015 e tem exibições no Centro Cultural São Paulo, escolas públicas, penitenciárias, CEUs e cineclubes. Os municípios de Caraguatatuba e Diadema também receberão sessões de filmes. A programação é gratuita e pode ser conferida no site do evento. https://entretodos.com.br/


Por Marcela Servano

voltar