Curta "Réveillon" na Mostra Cine Birita - InC | Instituto de Cinema | Cursos de Cinema e Atuação

Instituto de Cinema de SP

Curta "Réveillon" na Mostra Cine Birita

O curta-metragem Réveillon, realizado por alunos do Instituto de Cinema, foi selecionado para participar da primeira edição de 2020 da Mostra Cine Birita.


O Cine Birita é uma mostra independente de curtas-metragens que realiza sessões de exibição em diferentes bares. Desde seu lançamento em 2018, a mostra já teve 13 edições, passando por seis bares de São Paulo e um no Rio de Janeiro. Agora, no próximo sábado dia 18 de janeiro, o evento acontece na Cervejaria Zuraffa, localizada na Rua Arthur Azevedo, 1902, em Pinheiros, tem entrada gratuita e início das projeções marcado para às 20h30.


Para abrir o ano, o Cine Birita se aliou ao Festival de Curtas dos Bancários, organizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, que teve sua última edição em dezembro do ano passado, para fazer um intercâmbio de filmes a serem exibidos. Os três curtas premiados no Festival poderão ser assistidos na sessão, junto com outros filmes especialmente selecionados pela curadoria da mostra. 


Dentre esses filmes está Réveillon, curta-metragem dirigido por Beatriz Keiko Abiko e produzido por Danilo Motta, ambos alunos do InC, formados na turma Eliane Caffé do curso de Cinema Total. O evento será a pré-estreia do curta que conta a história de uma menina que acorda sozinha em sua casa após uma festa de ano novo. Sem amigos ou a ex-namorada, lhe resta a pergunta: o que é pior, a rejeição ou a ressaca?


 


Confira abaixo a programação completa e não perca a chance de prestigiar os alunos do Instituto de Cinema na mostra!


Réveillon (Beatriz Keiko Abiko; pré-estreia): Ela acorda após uma festa de ano novo em sua casa. Sozinha, sem os amigos ou a ex-namorada. Afinal, o que é pior: a rejeição ou a ressaca?


Meu nome é Maria (Victor Lopes e João Luiz Prósperi; vencedor do Festival de Curtas dos Bancários): Maria, uma trabalhadora aposentada conta um empoderador relato sobre um confronto com seu "superior" na fábrica onde trabalhou como costureira.


Desigualdade social, onde está a solução? (Matheus Vilela, Thiago Ricarte e Matheus Viana; Festival de Curtas dos Bancários): Pessoas comuns - em meio a seus respectivos cotidianos - respondem perguntas que as provocam a refletir sobre a realidade de desigualdades sociais, enquanto são recitados excertos da obra do dramaturgo e poeta Bertolt Brecht.


Percepção (Caio Felipe; Festival de Curtas dos Bancários): Qual o verdadeiro sentido da vida? Mergulhe nos pensamentos profundo de um jovem solitario que compartilha sua rotina de vida e se auto questiona sobre a a propria existência. Enquanto passeia por belissimos pontos turistico da cidade de São Paulo, o personagem se aprofunda no entendimento humano sobre tudo que acontece ao seu redor.


Da terra vem (Camila Albrecht e Takeo Ito): Este vídeo resulta de um cruzamento de conversas e vivências com produtores em processo agroecológico de Pelotas/RS, e que trabalham dia a dia pela saúde através do cultivo de alimentos naturais.


Amo-te quando a neblina te transporta (Alecsander Alves, Eduardo Campos Ferreira, Ingryd Silva, Marcelo Engster, Paulo Oliveira,  Thauana Anjos): Ó cidade tão lírica e tão fria!


 


Por Isabella Thebas

voltar