Descubra a função de Continuísta - InC | Instituto de Cinema | Cursos de Cinema e Atuação

Instituto de Cinema de SP

Descubra a função de Continuísta

O continuísta, apesar de não ser uma função tão popularmente conhecida, tem um papel imprescindível no set de filmagem!


Ele é o profissional responsável pelo espaço e tempo do filme, e deve prestar atenção em tudo o que acontece durante a cena - desde a posição dos atores, a maquiagem, o figurino, os objetos de cena, até a direção do olhar de cada personagem em cada plano.


O continuísta deve ser extremamente prático, detalhista, organizado, e principalmente ter um conhecimento completo do roteiro,  para que não haja falhas atemporais e para que o material filmado possa ser finalizado funcionalmente na pós-produção.


Quando assistimos a um filme, segue-se uma linearidade de começo, meio e fim. Porém, o filme não é filmado nessa sequência e, dependendo do set, uma cena que precede outra pode ter sido filmada com semanas de distância. E, sendo assim, podem ocorrer erros de continuidade que irão aparecer quando as cenas forem montadas na sala de edição.


Podemos perceber que não é um trabalho nada fácil e envolve muitas responsabilidades. Deve-se tomar nota de tudo que envolve as posições de câmera e fotografia, como planos, altura, distância, filtros, temperatura de cor, ou quaisquer observação feita pela direção de fotografia. Também é necessário prestar atenção em todos os detalhes da direção de arte, staging e performance dos atores e até mesmo na posição de figurantes.


O continuísta é responsável pela clareza da narrativa, participa da pré-produção no detalhamento técnico e atua em parceria com o diretor do filme, o primeiro assistente de direção e produtor de locação nas visitas aos locais de filmagem. Durante a filmagem, além das tarefas citadas acima, suas atividades só encerram após a revisão de todo material filmado.


Muitas vezes, o erro pode passar despercebido aos olhos dos telespectadores, porém alguns erros que podem ser citados como grandes exemplos de erro de continuidade foram: Recentemente, o copo de Starbucks que apareceu na série medieval “Game of Thrones” e virou piada na internet, no filme “Bastardos Inglórios”, na cena em que o major alemão aparece com um brasão no uniforme que desaparece logo em seguida, no clássico “Titanic” nas cenas vistas de cima, o aspecto do navio muda, entre muitos outros exemplos.


Aqui no InC, o curso de Continuidade (Online e Ao Vivo) tem o objetivo de ensinar aos alunos tudo o que engloba a posição do continuísta na produção de um filme, desde todo seu trabalho preparatório na pré-produção até suas diversas responsabilidades no set de filmagem. As aulas são planejadas com material de apoio didático e exercícios práticos, refletindo as funções atreladas à posição do continuísta.


A próxima turma tem início no dia 3 de Junho! Aproveitem e matriculem-se! ;)


 


Por Larissa Stubbe

voltar