Instituto de Cinema de SP

Expocine 2019: Conheça a programação da 6ª edição

A Expocine - maior evento da América Latina ligado ao setor audiovisual - vem aí! Preparamos um conteúdo para te deixar por dentro e entender tudo o que está na programação da 6ª edição, que acontece em outubro. Continua aqui pra não perder nadinha. Antes de tudo, um resumão sobre o importante evento, caso você ainda não conheça muito. 


A Expocine


É considerada o maior encontro entre executivos do cinema da América Latina, sendo o segundo maior do mundo. Anualmente, os profissionais ligados aos segmentos de exibição e distribuição se encontram para discussões sobre as novidades, o presente e o futuro da operação de cinemas. Sempre estão presentes grandes nomes do mercado de exibidores de toda a América Latina. 


É uma realização da Tonks, empresa especializada em tecnologia e conteúdo para o mercado de entretenimento. Marcelo J. L. Lima, CEO da empresa, criou há seis anos o que hoje é uma das maiores e mais importantes convenções ligadas ao setor. 


O objetivo da Expocine é promover encontros e trocas que possam levar aprendizado, contribuindo com o mercado que cresce e se transforma constantemente. 


O Hub da Tela Grande


Em sua cinco edições anteriores, a Expocine reuniu os principais nomes do mercado de Exibição e Distribuição. Ainda com fornecedores de produtos, serviços e tecnologias para os segmentos. 


Em 2019, ano de sua 6ª edição, a novidade é a abertura das portas para o segmento de produção audiovisual, dessa forma, o evento se torna o único na América Latina a reunir toda a cadeia produtiva. Um grande momento, né!?


Ano passado, 17 países visitaram a Expocine. Vide seu constante crescimento e consolidação, em 2019 espera-se que a participação da América Latina seja ainda maior. Com isso, está sendo preparado um evento com conteúdo importante e interessante para todos os segmentos que envolve. 


Neste ano a convenção tem como tema “O Hub da Tela Grande”, e acontece entre os dia 01 e 04 de outubro. Apresentações exclusivas dos próximos lançamentos das distribuidoras, painéis e palestras, feira de negócios, e pitchings de projetos. Profissionais e empresas da América Latina estarão presentes para conferir novidade e fazer networking. 


Em tempos sombrios como os que enfrentamos no Brasil, a Expocine vem para nos lembrar também do valor de negócio que tem o cinema. O mercado cinematográfico latino-americano tem crescimento constante, tornando-se um dos mais importantes do mundo. 


De acordo com o Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual, o público em salas de exibição no Brasil foi de 161 milhões de pessoas, sendo que mais de 20 milhões de ingressos foram vendidos para produções brasileiras. Além do crescimento de salas, que em solo nacional passou de 1.500 para 3.000. 


Programação


Durante 4 dias serão oferecidos cursos, painéis e palestras, apresentação de distribuidores e uma feira com mais de 70 expositores. Mais de 20 palestrantes especializados no mercado de cinema de distribuição, exibição e produção, discutindo os assuntos mais relevantes do setor. As palestras possuem tradução simultânea para português, inglês e espanhol, além do suporte para estrangeiros. 


Estão confirmadas 24 palestras voltadas ao mercado cinematográfico, que se dividem entre temas como Panorama do Audiovisual, Políticas Públicas e Tecnologia e Tendências


O evento terá presença da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e alguns dos nomes já confirmados nas palestras são: Marcio Fracarolli, Luiz Gonzaga de Luca, Laís Bodanzky, Débora Ivanov, Patricia Cotta, James Dobbin, Christian de Castro e muitos outros que ainda serão revelados.


Desafios da distribuição na América Latina, A Experiência de Um Novo Consumidor, ANCINE - O papel do órgão regulador no combate à pirataria audiovisual, O futuro da projeção. Laser, LED ou Xênon?, Diversidade no audiovisual, Políticas públicas e privadas – o futuro do incentivo, são algumas das mais de 20 palestras programadas para o evento.


Além das palestras, a FAAP e FGV oferecerão cursos de Marketing Digital: Atingindo o cliente em todas as telas e Negócios do Audiovisual: Planejamento, Gestão e Estratégia, respectivamente


Distribuidoras Já Confirmadas Nos Pitchings Da Expocine


A entrada do segmento de produção torna possível que produtores tenham espaço para pitchings com as principais distribuidoras do mercado. Entre as empresas já confirmadas que devem analisar os projetos estão O2 Play, Boulevard Filmes, Downtown Filmes, Elo Company, Globo Filmes, Pandora, Paramount Pictures, Disney, Galeria Distribuidora, Paris Filmes, Sato Company. Além de outras distribuidoras internacionais e nacionais que estão em negociação e serão confirmadas em breve.


A ideia é que os produtores possam ter contato tanto com as majors de Hollywood quanto com as distribuidoras independentes brasileiras. “Este ano o evento tem como tema ‘O hub da tela grande’, por isso queremos que os pitchings para produtores e distribuidores sejam uma ferramenta para impulsionar e unir a indústria”, conta Cris Guzzi, produtora do evento.


Os pitchings acontecerão nos dias 2 e 3 de outubro das 14h às 19h. As inscrições já estão abertas e custam R$ 670, o que já inclui a credencial Premium que dá acesso a mais de 20 painéis e palestras, feira de negócios, café da manhã e confraternizações.


As inscrições acabam em 5 de agosto e serão 140 projetos selecionados para participar dos pitchings. A seleção será divulgada em 1 de setembro. Inscrições pelo link: https://www.expocine.com.br/pg-pitching, onde você pode conferir mais sobre o cronograma dos pitchings e rodadas de negócio. 


A Expocine acontece nos dias 01, 02, 03 e 04 de outubro no Centro de Convenções Frei Caneca. Para mais informações acesse: https://www.expocine.com.br/


Por Mariana R. Marques

voltar
Fale Conosco Ícone branco transparente WhatsApp