Fellini no MIS - InC | Instituto de Cinema | Cursos de Cinema e Atuação

Instituto de Cinema de SP

Fellini no MIS

Neste mês, o Museu da Imagem e do Som celebra o centenário do diretor italiano Federico Fellini com uma exibição do longa (1963) no Cinematographo, programa mensal do MIS que exibe filmes com trilha sonora ao vivo. A obra de Fellini será sonorizada pela banda O Campo e a Cidade, formada pelo paraense Marcello Gabbay, o paulista Neto Rocha e o sergipano Tony Karpa. 


O evento vai acontecer neste domingo, dia 12 de janeiro, às 15h. Os ingressos, de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), começam a ser vendidos no dia 7 de janeiro, tanto na recepção do Museu quanto no site da Sympla.


Federico Fellini, um dos mais importantes cineastas da Itália, nasceu em 20 de janeiro de 1920, em Rimini, na Emília-Romanha, e morreu em 31 de outubro de 1993, em Roma. Naquele ano, venceu o Oscar Honorário pelo conjunto de sua obra. Entre seus filmes de maior sucesso destacam-se A Doce Vida, , Amarcord, Noites de Cabíria e A Estrada.


Sobre o filme


(Dir. Federico Fellini, 1963, Itália/França, Drama, p&b, 138min, Digital, 14 anos)


Prestes a rodar sua próxima obra, o cineasta Guido Anselmi (Marcello Mastroianni) ainda não tem ideia de como será o filme. Mergulhado em uma crise existencial e pressionado pelo produtor, pela mulher, pela amante e pelos amigos, ele se interna em uma estação de águas e passa a misturar o passado com o presente, ficção com realidade.  O clássico atemporal de Federico Fellini foi premiado com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro


Curso Fellini: do realismo poético à criação de seu próprio mundo


Ainda em comemoração aos cem anos de Fellini o MIS apresenta o curso Fellini: do realismo poético à criação de seu próprio mundo. Em quatro encontros, a partir do dia 22 de janeiro, o curso propõe uma exploração do universo lírico, psíquico e fantástico da vida e das principais obras do roteirista e diretor Federico Fellini, desde suas primeiras colaborações e filmes no pós-guerra até a abordagem de seu complexo processo criativo, imbricado de memórias, sonhos e fantasias. As inscrições podem ser feitas no site do MIS.

voltar