Instituto de Cinema de SP

Filme “O Processo” terá sessão de debate no Instituto de Cinema

No dia 14/06 às 18 horas o Instituto de Cinema realizará uma sessão de debate com entrada gratuita sobre o filme “O Processo”, de Maria Augusta Ramos.


O evento conta com a presença da pesquisadora do filme, Luiza Basile, e da Doutoranda do Departamento de Ciência Política da USP, Daniela Costanzo. Elas irão compartilhar com os convidados como foi o processo de produção do documentário e os desafios enfrentados ao longo do projeto, além de debater a importância de “O Processo” na atual conjuntura política do Brasil.


O Instituto de Cinema fica localizado na Rua Teodoro Sampaio, 1121 – Pinheiros, São Paulo –SP.


Sobre o filme: “O Processo” acompanha a crise política que afeta o Brasil desde 2013 sem nenhum tipo de abordagem direta, como entrevistas ou intervenções nos acontecimentos. A diretora Maria Augusta Ramos passou meses no Planalto e no Congresso Nacional captando imagens sobre votações e discussões que culminaram com a destituição da presidenta Dilma Rousseff do cargo.


A estreia mundial ocorreu em 21 de fevereiro de 2018, no Festival de Berlim, onde ficou em terceiro colocado na categoria Melhor Documentário – Prêmio do Público. O documentário também venceu o Festival Visions du Réel como Melhor Longa Metragem e o Festival IndieLisboa como Melhor Longa-Metragem – Júri Silvestre e do Público.

voltar