Guia de etiqueta para Sets de Filmagem

Você sabe como se portar corretamente em um set de filmagem profissional?
Pois fique tranquilo que o Instituto de Cinema preparou um guia incrível com tudo que você precisa saber para frequentar qualquer tipo de gravação!
A execução de um set de filmagem profissional é um empreendimento de alta pressão e também de alto risco. Saber como se conduzir no trabalho que lhe foi atribuído é de extrema importância para ter seu trabalho reconhecido como profissional. Por isso, vamos a algumas regrinhas:
#1 - Hierarquia
Existem algumas regrinhas implícitas no universo das produções cinematográficas, e a mais importante delas é respeitar sempre a hierarquia estabelecida no set.
Pode ser surpreendente para alguns, e até mesmo paradoxal, mas no momento de produção da arte do cinema, o set de gravação obedece uma hierarquia e rigidez quase militares. Trata-se de uma condição essencial para fazer com que tudo corra bem, cada um exercendo sua função para que o todo do filme aconteça.
Certas coisas nunca podem acontecer, como um assistente do departamento de arte olhando por cima do ombro do diretor e dizendo que ele não achou muito realista a performance do ator; ou o eletricista sentado atrás do diretor e dos chefes de departamento comentando sobre como a cena foi enquadrada, esse tipo de atitude nunca pode acontecer, okay?
#2 - Apenas o diretor diz “Corta!”
O diretor do filme é a única pessoa com autoridade para “cortar” um take. Antigamente, o operador de câmera também detinha esse poder, mas isso era quando o operador era o único que podia ver o plano, o que lhe proporcionava grande poder dentro do set.
Hoje em dia, quase todos em uma gravação estão de olho no monitor que transmite o que está sendo registrado pela câmera, fato que coloca todo o poder de volta nas mãos do diretor.
#3 - Atores ficam na frente da câmera
Se você é ator, essa regrinha é pra você. Uma das piores atitudes que podem acontecer em um set de filmagem é um ator que “corta” a si próprio no meio de uma cena. Um ator nunca deve julgar seu próprio desempenho ou tentar adivinhar a opinião do diretor. O ator, além de não estar vendo a cena como um todo, pode não conhecer o plano do diretor e assim estragar uma tomada valiosa, ou questionar a autoridade do diretor da obra.
#4 - Guarde os comentários para o fim do take
Nunca interrompa um take, nem converse enquanto ele está sendo gravado. Mesmo que você esteja falando baixo, os equipamentos de som podem captar a sua fala, atrapalhando a gravação. Sempre fique em silêncio enquanto filmam.
Agora, se o seu ofício exigir, você deve falar ao fim do take se algo em relação ao seu departamento não foi satisfatório.
Por exemplo, o diretor de som é o único ouvindo o áudio. Se um caminhão passar e interferir na tomada, ele teria que falar após o corta do diretor. Mas se, nas circunstâncias que aconteceram, ele sabe que seria possível corrigir o problema na pós-produção, ele pode informar o problema e então seguir o trabalho, sem a necessidade de repetir o take. Somente a experiência possibilita que o profissional identifique a diferença.
#5 - Aprenda as regras próprias de cada set
Todos os sets são diferentes, alguns são divertidos, onde todos brincam e conversam descontraidamente, outros são lugares calmos ou até sombrios, para que os atores possam fazer um trabalho sério a fim de realizar performances intensas em um ambiente seguro.
Siga a conduta dos chefes de departamento, principalmente do diretor e do primeiro assistente. Em caso de dúvida, não diga nada, a não ser que esteja diretamente ligado com o trabalho que você está fazendo.
#6 - Por fim, algumas dicas
- Sempre verifique tudo duas vezes;
- Sempre seja respeitoso, todos estão em seu local de trabalho;
- Seja breve, diga apenas o necessário;
- Não mexa em qualquer equipamento que não seja do seu departamento;
- Seja organizado, qualquer bagunça pode atrapalhar muito em um set;
- Apresente-se a todos no 1º dia de filmagens;
- Mantenha-se sempre ocupado, sempre há algo para se fazer em um set;
- Caso cometa um erro, desculpe-se e encontre uma solução;
- Aprenda o vocabulário da produção cinematográfica;
- Mantenha seu celular desligado, ou pelo menos no silencioso, até mesmo a vibração pode atrapalhar um take;
- Evite usar cores fortes em suas roupas, elas podem afetar a iluminação da cena;
- Não fique na frente do monitor se sua presença não for necessária assistindo aos takes;
- Sempre dê o seu melhor!
E ai!? Curtiu as dicas? O Instituto de Cinema deseja a você uma ótima gravação!
Se quiser saber mais sobre como se comportar em uma gravação, venha conhecer o FilmLab, um curso profissionalizante de dois anos, com 20 matérias, no qual você grava 4 curtas e aprende tudo que precisa saber para trabalhar em um set profissional, com o melhor custo benefício.
Matricule-se já, as próximas turmas começam dia 01 de março. Vem pro InC!!
Por Isabella Thebas