Instituto de Cinema de SP

Guia de Responsabilidades do Diretor de Fotografia

Olá Diretor(a) de Foto! Está pronto para sua próxima gravação?


Para te ajudar a se preparar para o seu próximo filme, o Instituto de Cinema trouxe um Guia de Responsabilidades para que nenhuma surpresa desagradável apareça no seu caminho.


Antes de tudo é importante lembrar que cada profissional tem um fluxo próprio de trabalho e que, portanto, nem todas as atividades realizadas por um diretor de fotografia estão aqui. Mas de qualquer forma, para quem está começando é uma ótima referência! Vamos lá:


Guia de Responsabilidades:


Como comentamos no artigo sobre a Fotografia no Cinema, as responsabilidades de um diretor de foto acompanham todos os aspectos da produção de um filme, desde a pré até a pós, sendo sua participação em todas as etapas essencial para atingir o resultado desejado. 


Pré-Produção:


1 . Pesquisa de Concepção


 - Discutir com a Direção o roteiro do filme e planejar como traduzir o roteiro em imagens;


 - Pesquisar o período, os eventos e outros elementos que ajudem a criar a atmosfera desejada;


 -  Decidir a abordagem visual do filme, o estilo;


 - Chegar a um consenso com a Direção e a Direção de Arte sobre o visual do filme;


2 . Pesquisa Prática


 - Montar o orçamento de Foto, checar se os valores dos equipamentos e da equipe estão dentro da realidade do filme;


 - Fazer visitas de locação e marcar a posição do Sol para cada uma;


 - Verificar a previsão do tempo para cada locação;


 - Participar da aprovação do plano de filmagem;


 - Discutir a construção dos cenários;


3 . Pesquisa Técnica


  - Visitar locadoras de equipamentos;


  - Estabelecer um workflow para a intermediação de imagens;


 - Explorar e aprender como novos equipamentos funcionam;


 - Ajudar a criar e aprovar o storyboard;


 - Testar as luzes práticas dos cenários;


 - Desenhar um plano de luz e de maquinaria (planta baixa);


4 . Controle de Qualidade


 - Escolher e aprovar a equipe e os equipamentos a serem utilizados;


 - Visitar locações em conjunto com todos os outros departamentos para discutir necessidades;


 - Aprovar as cores e texturas dos cenários, além da maquiagem e penteados;


 - Fazer listas de equipamentos de luz, maquinaria e câmera;


5 . Implementação


 - Treinar a equipe para o uso de algum equipamento novo;


 - Verificar o cenário e locações e revisar o plano de filmagem com o diretor;


 - Listar equipamentos especiais para a Direção de Produção, indicando os dias e que serão necessários;


 - Discutir a Ordem do Dia (cronograma de filmagem) com o Assistente de Direção;


 - Checar o carregamento dos equipamentos a serem transportados para a locação;


 - Visitar os ensaios do elenco;


 - Rodar testes;


 


Produção:


1 . Planejamento


 - Checar e aprovar todas os relatórios e ordem do dia;


 - Assistir aos ensaios das cenas;


 - Escolher a lente e a composição para aprovação do diretor;


 - Certificar-se de que a composição e o movimento estão funcionando para a cena;


 - Fazer marcações de câmera e de movimento;


 - Posicionar Stand-ins para fazer marcações de foco, movimento, enquadramento e luz;


2 . Iluminação


 - Iluminar o set da melhor forma possível para a história que está sendo contada, seja pelo estilo ou pela dramaticidade;


 - Iluminar cada ator de maneira a reforçar e revelar seu personagem;


 - Fazer com que o clima e o tom da luz contribuam para contar a história;


 - Planejar a troca de iluminação para ter o mínimo de intervalo entre as cenas;


 - Acertar a iluminação, contraste e exposição da cena;


 - Acertar os efeitos de luz como dimmers, sports, mudanças de cor, etc;


3 . Fotografia


 - Fotografar a cena;


 - Aprovar ou corrigir o take;


 - Verificar com o continuísta se não há nenhuma observação sobre a luz ou posicionamento de câmera;


 - Garantir o preenchimento correto do relatório de câmera;


4 . Controle de Qualidade


 - Discutir e aprovar as diárias;


 - Assistir as filmagens do dia anterior com os outros departamentos;


 - Estar em diálogo com a equipe de Arte;


 - Verificar a devolução dos equipamentos; 


5 . Contingência


 - Caso o diretor seja impedido de terminar a diária, garantir que o trabalho do dia seja concluído;


 


Pós-Produção


1 . Fotografia


 - Discutir as datas de entrega de material de toda a produção;


 - Fotografar ou aprovar qualquer cena adicional, inserts ou efeitos especiais;


2 . Cor e Densidade


 - Corrigir cor e densidade;


 - Verificar a cor e densidade para aprovar o trailer ou teaser;


 - Aprovar efeitos óticos e composições digitais;


3 . Controle de Qualidade


 - Supervisionar e aprovar todos os formatos de janela do filme;


 - Aprovar a cópia final;


 


Esse guia foi traduzido e adaptado do site da American Society Cinematographer (ASC), organização cultural, profissional e educacional norte americana para diretores de fotografia.

voltar
Fale Conosco Ícone branco transparente WhatsApp