Guia de Responsabilidades do Diretor de Fotografia
Olá Diretor(a) de Foto! Está pronto para sua próxima gravação?
Para te ajudar a se preparar para o seu próximo filme, o Instituto de Cinema trouxe um Guia de Responsabilidades para que nenhuma surpresa desagradável apareça no seu caminho.
Antes de tudo é importante lembrar que cada profissional tem um fluxo próprio de trabalho e que, portanto, nem todas as atividades realizadas por um diretor de fotografia estão aqui. Mas de qualquer forma, para quem está começando é uma ótima referência! Vamos lá:
Guia de Responsabilidades:
Como comentamos no artigo sobre a Fotografia no Cinema, as responsabilidades de um diretor de foto acompanham todos os aspectos da produção de um filme, desde a pré até a pós, sendo sua participação em todas as etapas essencial para atingir o resultado desejado.
Pré-Produção:
1 . Pesquisa de Concepção
- Discutir com a Direção o roteiro do filme e planejar como traduzir o roteiro em imagens;
- Pesquisar o período, os eventos e outros elementos que ajudem a criar a atmosfera desejada;
- Decidir a abordagem visual do filme, o estilo;
- Chegar a um consenso com a Direção e a Direção de Arte sobre o visual do filme;
2 . Pesquisa Prática
- Montar o orçamento de Foto, checar se os valores dos equipamentos e da equipe estão dentro da realidade do filme;
- Fazer visitas de locação e marcar a posição do Sol para cada uma;
- Verificar a previsão do tempo para cada locação;
- Participar da aprovação do plano de filmagem;
- Discutir a construção dos cenários;
3 . Pesquisa Técnica
- Visitar locadoras de equipamentos;
- Estabelecer um workflow para a intermediação de imagens;
- Explorar e aprender como novos equipamentos funcionam;
- Ajudar a criar e aprovar o storyboard;
- Testar as luzes práticas dos cenários;
- Desenhar um plano de luz e de maquinaria (planta baixa);
4 . Controle de Qualidade
- Escolher e aprovar a equipe e os equipamentos a serem utilizados;
- Visitar locações em conjunto com todos os outros departamentos para discutir necessidades;
- Aprovar as cores e texturas dos cenários, além da maquiagem e penteados;
- Fazer listas de equipamentos de luz, maquinaria e câmera;
5 . Implementação
- Treinar a equipe para o uso de algum equipamento novo;
- Verificar o cenário e locações e revisar o plano de filmagem com o diretor;
- Listar equipamentos especiais para a Direção de Produção, indicando os dias e que serão necessários;
- Discutir a Ordem do Dia (cronograma de filmagem) com o Assistente de Direção;
- Checar o carregamento dos equipamentos a serem transportados para a locação;
- Visitar os ensaios do elenco;
- Rodar testes;
Produção:
1 . Planejamento
- Checar e aprovar todas os relatórios e ordem do dia;
- Assistir aos ensaios das cenas;
- Escolher a lente e a composição para aprovação do diretor;
- Certificar-se de que a composição e o movimento estão funcionando para a cena;
- Fazer marcações de câmera e de movimento;
- Posicionar Stand-ins para fazer marcações de foco, movimento, enquadramento e luz;
2 . Iluminação
- Iluminar o set da melhor forma possível para a história que está sendo contada, seja pelo estilo ou pela dramaticidade;
- Iluminar cada ator de maneira a reforçar e revelar seu personagem;
- Fazer com que o clima e o tom da luz contribuam para contar a história;
- Planejar a troca de iluminação para ter o mínimo de intervalo entre as cenas;
- Acertar a iluminação, contraste e exposição da cena;
- Acertar os efeitos de luz como dimmers, sports, mudanças de cor, etc;
3 . Fotografia
- Fotografar a cena;
- Aprovar ou corrigir o take;
- Verificar com o continuísta se não há nenhuma observação sobre a luz ou posicionamento de câmera;
- Garantir o preenchimento correto do relatório de câmera;
4 . Controle de Qualidade
- Discutir e aprovar as diárias;
- Assistir as filmagens do dia anterior com os outros departamentos;
- Estar em diálogo com a equipe de Arte;
- Verificar a devolução dos equipamentos;
5 . Contingência
- Caso o diretor seja impedido de terminar a diária, garantir que o trabalho do dia seja concluído;
Pós-Produção
1 . Fotografia
- Discutir as datas de entrega de material de toda a produção;
- Fotografar ou aprovar qualquer cena adicional, inserts ou efeitos especiais;
2 . Cor e Densidade
- Corrigir cor e densidade;
- Verificar a cor e densidade para aprovar o trailer ou teaser;
- Aprovar efeitos óticos e composições digitais;
3 . Controle de Qualidade
- Supervisionar e aprovar todos os formatos de janela do filme;
- Aprovar a cópia final;
Esse guia foi traduzido e adaptado do site da American Society Cinematographer (ASC), organização cultural, profissional e educacional norte americana para diretores de fotografia.