Instituto de Cinema de SP

Instituto de Cinema fará exibição gratuita de "A Juventude" no dia 24/05

Em "A Juventude", o cineasta italiano Paolo Sorrentino (A Grande Beleza) propõe uma divagação sobre a vida conforme acompanhamos as histórias de figuras excêntricas hospedadas em um hotel luxuoso localizado nos deslumbrantes Alpes Suíços. Dentre os hóspedes do hotel está Fred Ballinger (Michael Caine), um maestro aposentado que se tornou mundialmente famoso por compor uma obra conhecida como Canções Simples. O maestro é requisitado pela Rainha Elizabeth II para orquestrar sua composição no aniversário do Príncipe Edward, mas recusa a proposta imediatamente por motivos que, de acordo com ele, são pessoais. Com ele, está seu amigo de longa data Mick Boyle (Harvey Keitel), um cineasta que após uma série de trabalhos frustrados dedica-se de corpo e alma a finalizar o filme que considera seu testamento final.


Em suas caminhadas diárias, os dois amigos relembram eventos do passado, como a primeira vez em que andaram de bicicleta, as mulheres por quem foram apaixonados e laços familiares que se enfraqueceram com o tempo. Além da dupla principal, o hotel abriga outros personagens interessantes como a filha de Fred, Lena (Rachel Weisz), e Jimmy (Paul Dano), um ator que se lamenta por sua interpretação mais conhecida ser a de um robô chamado “Mister Q” e atualmente se prepara para interpretar o papel de uma figura histórica em um novo filme. Nesse contexto, histórias individuais de figuras distintas se mesclam em um certo ressentimento sobre o passado, onde os arrependimentos são sempre evidentes, mesmo que nunca comunicados verbalmente.


Todos nós estamos sujeitos a enfrentar o peso do tempo; a forma como encaramos isso é o que define nosso olhar sobre a vida. Podemos enxergar o passar dos anos como uma bênção ou como um flagelo: a velhice traz memórias, sabedoria e experiências, mas ao mesmo tempo impõe limitações físicas e atenua nosso senso de nostalgia à medida que momentos agradáveis do passado ficam cada vez mais distantes. Sorrentino já havia pincelada sua intenção de trabalhar questões existenciais acerca da terceira idade em seu filme anterior, "A Grande Beleza", mas é em A Juventude que se aprofunda de vez no sentimento nostálgico vivido por esses personagens.


A Juventude é um filme que usa as entrelinhas de diálogos rotineiros para propor uma reflexão sobre o efeito do tempo em nossa percepção sobre a vida e tudo que faz parte dela.


Em parceria com o Instituto Italiano de Cultura, o InC fará uma exibição especial do filme às 19h30 do dia 24/05 aqui mesmo, na Rua Teodoro Sampaio, número 1109. E olha que legal: vai rolar venda de pizzas e vinhos da Pizzaria Ombra.


Não dá pra perder um filme especial e cheio de reflexões junto à pizza e vinho, né!? Então não fica de fora e se inscreve por esse link aqui: https://forms.gle/6V6sg6KXahcACQxeA


Contamos com sua presença!


 

voltar
Fale Conosco Ícone branco transparente WhatsApp