Instituto de Cinema na abertura do Science Film Festival - InC | Instituto de Cinema | Cursos de Cinema e Atuação

Instituto de Cinema de SP

Instituto de Cinema na abertura do Science Film Festival

Na última quarta-feira (06), o Instituto de Cinema esteve presente na abertura do Science Film Festival que aconteceu no Goethe Institut (nosso parceiro <3). É a pela primeira vez do festival no Brasil - e mais precisamente na América Latina. A programação é composta por uma seleção de filmes científicos com narrativas divertidas e para todas as idades. 


Em cooperação com o ComKids, que tem a missão de criar e disseminar conteúdos audiovisuais para crianças e adolescentes, o festival compartilha dessa visão, trazendo para a seleção diversas produções audiovisuais com linguagem atrativa para os mais jovens e crianças. Essa é uma busca por tornar o audiovisual instrumento capaz de entreter e ajudar na educação.


A temporada temática da edição Humboldt e a Rede da Vida tem Alexander von Humboldt como personagem principal. Todos os países pelos quais o cientista passou e contribuiu com suas pesquisas e ensinamentos estão envolvidos no projeto organizado pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha e pelo Goethe-Institut na América Latina. 


A abertura do festival, que é uma grande celebração pelos 250 anos de Humboldt, se deu com um documentário justamente sobre ele. Humboldt e Redescoberta da Natureza nos mostra toda a expedição feita pelo cientista na América Latina e o quanto suas pesquisas e descobertas contribuíram para nosso entendimento perante a natureza, ecossistemas e geografia. 


Após a exibição, um debate sobre a importância de Humboldt como cientista e o tamanho de sua influência para a compreensão do meio ambiente por todas as pessoas e cientistas que viriam depois. O debate foi  teve a participação da pesquisadora e coordenadora de projetos do Ekos Brasil, Maria Cecília Wey de Brito e do professor da USP, Paulo Artaxo, importante cientista que estuda as mudanças climáticas globais.


O festival segue para o Circuito Spcine entre os dias 07 e 13 de novembro, com exibições acessíveis. Confira a programação aqui!


Por Mariana R. Marques

voltar