Instituto de Cinema de SP

Lista | 10 Filmes para assistir no Dia dos Pais

O dia dos pais está chegando e nada melhor para aproximar as pessoas do que um bom filme, não é mesmo? Cada um especial à sua maneira, com qualidades e histórias diferentes e inspiradoras, assim como os nossos homenageados. E para enaltecer esse dia e essa pessoa tão especial, o Instituto de Cinema preparou uma lista bastante eclética, com filmes de diversos gêneros e épocas para vocês aproveitarem juntos essa data. Confira abaixo!


Cinema Paradiso (1988)


Nesse clássico do cinema italiano, o menino Totó (Salvatore Cascio/Marco Leonardi) se encanta pelo cinema e inicia uma grande amizade com o projecionista de sua pequena cidade, Alfredo (Philippe Noiret), que se torna sua figura paterna. Já adulto e agora cineasta bem-sucedido, uma notícia inesperada faz Totó relembrar de sua infância e saudosa relação com o mentor.


Doze é Demais (2003)


No melhor estilo sessão da tarde, acompanhamos Tom Baker (Steve Martin) ao decidir se mudar com sua numerosa família para outra cidade para conseguir o emprego de seus sonhos: treinar a equipe de futebol de sua pequena cidade. Porém, quando sua esposa viaja a trabalho, ele percebe que não será nada fácil ficar sozinho com os doze filhos.


Procurando Nemo (2003)


Que pai não cruzaria o oceano para salvar seu filho, não é mesmo? Nessa clássica animação da Pixar, é o que Marlin precisa fazer… literalmente. Marlin é um pai superprotetor que vive sozinho com seu filho Nemo. Em seu primeiro dia de aula, desafiando os conselhos do pai, Nemo nada além do limite permitido pela escola e é capturado por um mergulhador. Enquanto o peixinho tenta bolar um plano para escapar do aquário no qual foi parar, Marlin cruza o oceano para resgatar seu filho com a ajuda de sua amiga Dory.


À Procura da Felicidade (2006)


Chris (Will Smith) enfrenta sérios problemas financeiros e, para piorar, sua esposa decide partir, deixando-o sozinho para cuidar de seu filho Christopher (Jaden Smith), de 5 anos. Enquanto Chris busca por um emprego melhor, ambos passam por dificuldades e acabam despejados, precisando dormir em abrigos ou onde quer que consigam um refúgio. A mensagem de esperança do filme é linda e a química entre os atores, que também são pai e filho na vida real, torna a experiência de assistir ao filme ainda melhor.


Meu Malvado Favorito (2010)


O supervilão Gru possui um plano para roubar a Lua. Porém, além de ajuda de seu exército de minions, ele precisa invadir uma casa para roubar a arma de seu arqui-inimigo. Para isso, Gru adota três garotinhas, na espera de devolvê-las depois do trabalho. O que o supervilão não esperava era estabelecer uma conexão tão grande com elas e realmente se tornar pai.


Os Miseráveis (2012)


Para os papais que curtem um musical, esse não poderia faltar! Na França do século 19, o ex-prisioneiro Jean Valjean (Hugh Jackman), perseguido ao longo de décadas pelo policial Javert (Russell Crowe), busca redenção pelo seu passado e decide acolher a filha de Fantine (Anne Hathaway). A história conta com diversas outras versões e adaptações, mas o amor entre pai e filha e os sacrifícios feitos para mantê-la a salvo são uma constante.


Gonzaga: De Pai Pra Filho (2012)


Um filme nacional que conta a história de dois ícones da música brasileira: o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, e seu filho, Gonzaguinha, um símbolo da MPB. Uma história que retrata tanto o Brasil por meio do afeto e da música, e também a relação entre os dois.


Capitão Fantástico (2016)


Nas florestas do estado de Washington, um pai cria seus seis filhos longe da civilização, em uma rígida rotina alternativa que conta com diversas aventuras ao ar livre. Ele é forçado a deixar o isolamento e leva sua família para encarar o mundo pela primeira vez, precisando encarar seus ideais e desafiando sua ideia do que significa ser pai.


Antes Que Eu Me Esqueça (2017)


Esse filme nacional conta a história de Polidoro (José de Abreu), um poderoso e respeitado juiz aposentado que, aos 80 anos, resolve romper com a estabilidade de sua monótona aposentadoria e virar sócio de uma boate de strip-tease. Diante deste e outros comportamentos incomuns para os padrões rígidos e conservadores do pai, Beatriz (Letícia Isnard) resolve interditá-lo judicialmente. Paulo (Danton Mello), seu outro filho, se declara incapaz de opinar no processo, pois não mantém relações com o pai e, diante desta declaração, o juiz determina o encontro forçado de pai e filho e a reaproximação transforma suas vidas.


Uma Família De Dois (2017)


Samuel (Omar Sy, de Intocáveis) é um homem solteiro e despreocupado com a vida, até que Christine (Clémence Poésy), com quem ele teve um relacionamento casual, aparece com um bebê que diz ser sua filha. Sem mais explicações, Christine vai embora e deixa Gloria (Gloria Colston) com o pai despreparado. Após 8 anos de desafios da paternidade, descobertas e construção de uma relação entre Samuel e Gloria, Christine retorna iniciando uma disputa sobre a guarda da pequena.


BÔNUS: Saga Star Wars 


E é claro que não poderia faltar uma das histórias mais famosas e conturbadas sobre essa relação paternal, e que com certeza marcou a infância de muitos pais e muitos filhos mundo afora! Essa não precisa nem descrever, né? Vale maratonar a saga completa!


 


Por Ana Clara P.S.M.O.

voltar
Fale Conosco Ícone branco transparente WhatsApp