Instituto de Cinema de SP

Lista | 10 filmes para curtir o Natal

Natal é época de se passar com a família, quem sabe viajar para aproveitar o feriado em uma praia paradisíaca. Porém, esse ano, em razão da pandemia do coronavírus, a recomendação inclui evitar aglomerações e se manter em casa. Considerando essa nova situação pela qual o mundo vem passando, é uma ótima oportunidade para se aconchegar no sofá e curtir o Natal com uma boa seleção de filmes.


Pensando nisso, o Instituto de Cinema preparou uma lista de filmes 10 natalinos, com conteúdo para todos os gostos. Confira abaixo!


Tudo Bem no Natal que Vem (2020)


Um dos mais recentes lançamentos da Netflix, esse filme nacional estrelando Leandro Hassum traz a história de Jorge, um cara que odeia o Natal e, ironicamente, só “desperta” uma vez por ano, ficando preso justamente nessa data. É o primeiro filme natalino brasileiro da plataforma, por si só um bom motivo para conferir!


Noelle (2019)


Escrito e dirigido por Marc Lawrence e estrelando Anna Kendrick, Noelle está disponível no Disney Plus. Uma comédia emocionante para toda a família, é uma ótima opção para assistir com companhia - lembrando que a plataforma tem a função “GroupWatch”, que permite assistir com alguém mesmo à distância. Nessa história, Anna Kendrick dá vida à Noelle, a jovem filha do Papai Noel que mora no Polo Norte, onde tudo e todos são voltados à produção e preparação do Natal. Com o falecimento de seu pai, seu irmão mais velho deve assumir o posto de Papai Noel, mantendo a tradição da família, mas, faltando poucos dias para o Natal ele desaparece e cabe à Noelle trazê-lo de volta.


Esqueceram de Mim (1990)


Kevin McCallister é um garoto de oito anos que é esquecido em casa pela família rumo a uma viagem para Paris. Com os pais e irmãos viajando, Kevin aproveita o fato de estar sozinho, até perceber que dois ladrões planejam roubar sua casa. Agora sozinho, ele precisa proteger a casa destes atrapalhados ladrões.


Klaus (2019)


Um carteiro extremamente egoísta é enviado por seu pai para assumir o posto de uma isolada cidade. Lá conhece um fabricante de brinquedos recluso e muito talentoso e juntos passam a cultivar uma grande amizade aliada à entrega de brinquedos para as crianças. Primeiro longa de animação original da Netflix, Klaus é dirigido por Sergio Pablos e traz à tona o verdadeiro espírito natalino, emocionando a cada cena.


Os Fantasmas de Scrooge (2009)


Nesta animação dirigida por Robert Zemeckis (Forrest Gump, De Volta para o Futuro) e dublada por Jim Carrey, acompanhamos um senhor ranzinza chamado Ebenezer Scrooge ao receber a visita de três fantasmas que representam seu passado, presente e futuro. As visões tanto dos fantasmas, quanto daquilo que eles mostram para Scrooge, o faz repensar sua vida e a maneira como trata todos ao seu redor. Baseado em “O Cântico de Natal” de Charles Dickens, tanto a obra original como essa adaptação já se tornaram clássicos sobre o espírito natalino.


O Expresso Polar (2004)


Inspirada no livro infantil homônimo de Chris Van Allsburg, a animação também dirigida por Robert Zemecks conta com a participação de Tom Hanks no elenco e uma mensagem natalina bastante emocionante. Quando um jovem garotinho, que não acredita mais no papai noel, está cheio de dúvidas na véspera de Natal, o Expresso Polar aparece para lhe dar uma carona até o Polo Norte. A viagem acaba sendo uma metáfora para a viagem que é o autoconhecimento e o amadurecimento sem deixar para trás a magia dessa época e da infância.


Uma Invenção de Natal (2020)


O novo longa musical da Netflix é uma fantasia que combina contas numéricas e engenharia com sentimentos verdadeiros e talento. Jeronicus (Forest Whitaker) é um velho ranzinza e mal-humorado que um dia foi o melhor inventor da cidade, enchendo as crianças de alegria com seus brinquedos a cada ano. Com a visita surpresa de sua neta Journey (Madalen Mills), ambos vão ter que trabalhar ao mesmo tempo em sua relação e em novas invenções.


Dirigido por David E. Taubert, vale destacar que o elenco do filme é majoritariamente negro, uma característica comum em seus trabalhos e que, em se tratando de produções da Netflix, é muito mais do que bem-vinda (para não dizer extremamente necessária).


Amor com Data Marcada - “Holidate” (2020)


Um dos lançamentos da Netflix como parte de sua programação de fim de ano, é uma ótima opção para quem curte uma comédia romântica. Sloane (Emma Roberts) está cansada de ser a solteirona da família e sempre cobrada para arranjar um namorado. Quando chega o final do ano, a jovem decide seguir o conselho de sua tia e arranjar um “ferigato”, ou seja, um acompanhante para os feriados, mas que não envolva sentimentos ou amizade colorida. Como todo bom clichê, já sabemos que nem tudo vai acontecer como ela planejava.


O Grinch (2000)


Grinch é, com certeza, mais um clássico dessa época do ano. O famoso personagem rabugento que odeia o Natal é interpretado por Jim Carrey e faz de tudo para exterminar o Natal da “Cidade dos Quem”, local onde vive isolado no topo da montanha. 


10 Horas para o Natal (2020)


Um dos primeiros filmes natalinos nacionais, 10 horas para o Natal é uma aventura no melhor estilo sessão da tarde. Após a separação dos pais, acompanhamos os irmãos Julia, Miguel e Bia enquanto bolam um plano para tentar reunir novamente a família e celebrar a chegada do Papai Noel. Dirigido por Cris D’Amato, o longa foi lançado recentemente e está na programação de alguns cinemas (não se esqueça de conferir as restrições e tomar todos os cuidados necessários para poder aproveitar a experiência).



Por Ana Clara P.S.M.O.

voltar