Instituto de Cinema de SP

Lista | 10 Melhores Roteiros do Cinema

Roteiro é o documento utilizado para apresentar a história e funciona como uma diretriz narrativa para as diversas outras áreas envolvidas na produção de um filme, como direção, iluminação e figurino. A construção dos personagens, diálogos, estilo e ritmo são alguns dos elementos que fazem parte do processo de criação que ocorre na sala dos roteiristas.


Além dos elementos essencialmente criativos, a arte de compor um roteiro também demanda muita técnica de escrita e domínio de estruturas narrativas, bem como formatação do próprio documento no padrão exigido pelo mercado. É dominando essas técnicas básicas que o roteirista pode desafiá-las e aplicar a criatividade também na parte técnica, inovando nas estruturas e trazendo novos padrões ao universo audiovisual.


Considerando todos esses elementos, o Writers Guild of America (WGA), associação de escritores da América responsável pelo WGA Awards, elaborou uma lista do que consideram ser os 101 melhores roteiros da história do cinema. Confira abaixo os 10 primeiros!


Casablanca (Julius J. & Philip G. Epstein e Howard Koch, 1942)


Baseado na peça "Everybody Comes to Rick\'s", de Murray Burnett e Joan Alison, o filme de 1942 se passa durante a 2ª Guerra Mundial. Acompanhamos um exilado norte-americano que se refugia na cidade de Casablanca e passa a administrar uma casa noturna, na qual reencontra uma antiga paixão. Vencedor do Oscar de Melhor Filme e de Melhor Roteiro Adaptado de 1944.


Uma curiosidade a respeito dos roteiristas é que Julius e Philip eram irmãos gêmeos, mas tiveram carreiras separadas em Hollywood até que decidiram se unir em 1938.


O Poderoso Chefão - “The Godfather” (Mario Puzo e Francis Ford Coppola, 1972)


A obra gira em torno das tramas envolvendo a Família Corleone, uma das mais poderosas famílias da Máfia italiana nos Estados Unidos. Baseada no livro de Mario Puzo, estreou em 1972 e foi vencedora de diversos prêmios, inclusive o Oscar de Melhor Filme e de Melhor Roteiro Adaptado. O roteiro do filme também foi prestigiado nos prêmios Globo de Ouro e WGA Awards.


O livro no qual o filme foi baseado se tornou um best-seller na época, tendo vendido mais de 10 milhões de cópias.


Chinatown (Robert Towne, 1974)


O detetive particular Jake Gittes é contratado para investigar o marido de uma mulher extremamente rica que acredita estar sendo traída. Porém, Gittes logo descobre que a mulher não é quem diz ser e se encontra preso em um perigoso jogo de poder envolvendo pessoas ligadas à Companhia de Água e Energia. A originalidade do roteiro foi reconhecida pelos principais prêmios do cinema, e o filme de 1974 foi vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original, Globo de Ouro e Prêmio Edgar, BAFTA e WGA Awards desta categoria.  


Cidadão Kane (Herman Mankiewicz e Orson Welles, 1941)


Este filme de 1941 já é bastante conhecido pelo público e amantes do cinema, frequentemente apontado como uma obra prima da sétima arte. Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original, a trama gira em torno do magnata da imprensa Charles Foster Kane em uma sequência de flashbacks. Intrigado pela última palavra de Kane, um jornalista passa a entrevistar pessoas de seu passado em busca do significado.


A Malvada - “All about Eve” (Joseph L. Mankiewicz, 1950)


Acompanhamos a aspirante à atriz e ambiciosa Eve Harrington, que se infiltra no camarim e na vida da famosa Margo Channing, apenas com o objetivo de usá-la para entrar no showbiz. A obra de 1950 foi baseada em "The Wisdom of Eve" uma short de Mary Orr publicada pela revista Cosmopolitan em maio de 1946 e posteriormente produzida como um rádio drama para a NBC. 


O filme foi vencedor do Oscar de Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado, Globo de Ouro de Melhor Roteiro, Melhor Filme, dentre diversos outros prêmios. Foi também um dos primeiros papéis importantes da carreira e Marilyn Monroe. 


Noivo Neurótico, Noiva Nervosa - “Annie Hall” (Woody Allen e Marshall Brickman, 1977)


Conhecido em português pelo nome “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa”, o filme de 1977 foi originalmente pensado por Allen como um mistério de assassinato com um subplot de romance. Por fim, a obra acabou sendo uma comédia romântica na qual um humorista judeu se apaixona por Annie Hall, uma cantora em início de carreira com uma cabeça um pouco complicada. Em pouco tempo eles decidem morar juntos, mas as crises conjugais começam a aparecer e afetar os sentimentos de ambos.


Vencedor de mais de 15 prêmios, inclusive o Oscar de Melhor Filme, Melhor Roteiro Original e BAFTA de Melhor Roteiro.


Crepúsculo dos Deuses - “Sunset Blvd” (Charles Brackett & Billy Wilder e D.M. Marshman, Jr., 1950)


Norma Desmond é uma estrela veterana do cinema mudo que se recusa a aceitar que seu reinado acabou. Para continuar na ativa, contrata um jovem roteirista para ajudá-la a reconquistar o sucesso. Depois de 14 anos trabalhando juntos, Sunset Blvd. foi o último filme da colaboração entre Wilder and Brackett.


Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original, Globo de Ouro de Melhor Filme e WGA de Melhor Roteiro de Drama. 


Rede de Intrigas - “Network” (Paddy Chayefsky, 1976)


Lançado em 1976, o filme conta a história de Howard Beale, âncora da United Television Network, que, depois de 25 anos de carreira, é considerado velho demais para o posto. Em sua última aparição, Beale revela ao público o que se passa nos bastidores. Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original, bem como WGA Awards e Globo de Ouro na mesma categoria.


Quanto Mais Quente Melhor - “Some Like It Hot” (Billy Wilder e I.A.L. Diamond, 1959)


Baseado no filme alemão "Fanfare of Love” de Robert Thoeren e M. Logan, a obra de 1959 foi vencedora do WGA Awards de Melhor Roteiro de Comédia norte-Americano. 


Após testemunhar um assassinato da máfia, o saxofonista Joe e seu velho amigo Jerry improvisam um plano rápido para fugir de Chicago. A dupla se disfarça usando roupas de mulher e se infiltra em uma banda de jazz feminina, pegando um trem para Flórida. Enquanto Joe finge ser um milionário para ganhar Sugar (Marilyn Monroe), a cantora sexy da banda, Jerry vê-se perseguido por um verdadeiro milionário.


O Poderoso Chefão II - “The Godfather II” (Francis Ford Coppola e Mario Puzo, 1974)


A sequência do sucesso do item 2 da lista, também baseada na obra de Mario Puzo, teve sua estreia no ano de 1974 e, assim como o primeiro filme, foi vencedor do Oscar de Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado. Uma curiosidade a respeito da sequência é que os flashbacks do jovem Vito faziam parte da obra original de Puzo, mas não foram usados no primeiro filme.


Você pode conferir a lista completa dos 101 melhores roteiros no site oficial do WGA:  https://www.wga.org/writers-room/101-best-lists/101-greatest-screenplays/list


 


Por Ana Clara P.S.M.O.


 

voltar
Fale Conosco Ícone branco transparente WhatsApp