Instituto de Cinema de SP

Lista | 10 Séries baseadas em livros

Adaptações costumam gerar certa polêmica e disputa, especialmente para os fãs de uma obra já existente, como é o caso dos livros. Muito se ouve dos leitores que “o livro é melhor do que o filme”, mas, conforme mencionado em nosso post sobre roteiro adaptado, é sempre preciso ter em mente que se trata de linguagens diferentes. 


E isso vale, inclusive, para a equipe que pretende adaptá-los para o audiovisual. Hoje, com os inúmeros serviços de streaming disponíveis, a demanda por mais produtos e a busca dos consumidores por conteúdo, é possível perceber que mais e mais vezes livros são adaptados para o formato de séries, o que parece ter agradado bastante o público e faz com que ambas as obras tenham um alcance maior em razão da acessibilidade. 


Além disso, vale mencionar que o formato das séries, com mais episódios e a possibilidade de diversas temporadas, muitas vezes, acaba sendo realmente o mais adequado para se contar a trama do livro. Afinal, é possível explorar muito mais do universo e seus personagens do que em apenas 2h de filme.


Dito isso, o Instituto de Cinema preparou uma lista com algumas séries atuais e de bastante sucesso que foram baseadas em livros!


1. Little Fires Everywhere


Inspirado no livro escrito por Celeste Ng, a minissérie de apenas oito episódios acompanha a vida de duas famílias completamente diferentes que moram na aparentemente perfeita cidade de Shaker Heights, subúrbio de Cleveland. Elena Richardson (Reese Witherspoon) é a personificação da mentalidade perfeccionista da cidade, enquanto a recém-chegada na cidade e sua nova inquilina Mia Warren (Kerry Washington) é uma artista com um estilo de vida menos convencional. 


Disponível na Amazon Prime Video.


2. Bridgerton


Contando com ninguém mais, ninguém menos, que Shonda Rhimes (Grey’s Anatomy,  Scandal) como sua produtora executiva, Bridgerton é baseado na obra de Julia Quinn de oito livros, cada um acompanhando um dos irmãos de uma família parte da aristocracia inglesa do século XIX. Na primeira temporada, acompanhamos a trajetória de Daphne (Phoebe Dynevor), a mais velha das meninas, enquanto ingressa em sua temporada de apresentação à sociedade para o casamento, um costume da época.


Disponível na Netflix, Bridgerton já foi renovada para sua segunda temporada.


3. Normal People


Baseado na obra de Sally Rooney, que em 2019 ficou entre os 30 primeiros na lista do The Guardian dos 100 melhores livros do século XXI, a série foi adaptada em 2020 e lançada no Brasil pela Starzplay. A trama acompanha as idas e vindas de Marianne (Daisy Edgar-Jones) e Connell (Paul Mescal, que venceu o Emmy de Melhor Ator por seu trabalho), que se apaixonam durante diferentes momentos da vida na Irlanda. Assim como o livro, a série recebeu muitos elogios sobre como aborda relacionamentos.


A série também venceu o Emmy nas categorias de Melhor Direção e Melhor Roteiro (episódio 3). Disponível também no Amazon Prime Video.


4. Big Little Lies


No português “Pequenas Grandes Mentiras”, o livro de Liane Moriarty inspirou a série da HBO, que conta com duas temporadas. Adaptado e estrelado por Reese Witherspoon e Nicole Kidman, a história gira em torno de um assassinato que acontece em uma comunidade abastada. O elenco ainda conta com nomes como Shailene Woodley, Zoe Kravitz, Laura Dern e Alexander Skarsgard.


5. The Handmaid’s Tale 


Baseado no livro de 1985 da autora Margaret Atwood, O Conto Da Aia é uma distopia que se passa nos Estados Unidos, que agora se chama Gilead. Estrelada por Elisabeth Moss, acompanhamos o dia a dia das mulheres após um golpe de Estado em um novo governo machista e autoritário, retratando situações que vão desde casamento até imigração e a situação dos refugiados nos países vizinhos.


Um sucesso do público e da crítica, O Conto da Aia recebeu diversos prêmios, incluindo o Emmy para Elisabeth Moss e Ann Dowd. A série pode ser encontrada no Globoplay e no Paramount Plus.


6. Game of Thrones


A série épica de livros de fantasia de George R.R. Martin foi adaptada para a TV em 2011 e chegou ao seu final em 2019 depois de 8 temporadas de muito sucesso. Girando em torno de reinos, batalhas e dragões, a série está disponível na HBO GO e se tornou um fenômeno tão grande e independente que teve seu final antes mesmo do autor lançar seu último livro, pendente há mais de 10 anos.


7. Outlander


Essa é para os fãs de romance de época, e que não poderia ficar de fora. Outlander é uma série desse gênero e que ainda envolve viagem no tempo, acompanhando Claire Randall (Caitriona Balfe), em suas aventuras e relacionamentos entre 1945 e 1793. A série de livros conta com 9 volumes, enquanto a série disponível na Netflix tem 5 temporadas.


8. Orange is the New Black


Orange is the New Black é uma série de 2013, com 7 temporadas, que conta a história de Piper Chapman (Taylor Schilling) durante o tempo que passou em uma prisão feminina em Connecticut. Inspirado nas memórias de Piper Kerman, a série aborda questões como corrupção e saúde e bem-estar das presas. Todas as temporadas da série estão disponíveis na Netflix.


9. Watchmen


A série é baseada nas HQs de Alan Moore, e se passa mais de 30 anos após os acontecimentos dos quadrinhos. Dessa vez, os vigilantes são proibidos em razão de seus métodos violentos. Disponível na HBO GO, a adaptação foi um grande destaque no Emmy, recebendo até mesmo o prêmio de Melhor Minissérie de 2020.


10. Killing Eve


Baseado no livro Codinome Villanelle sobre uma assassina, a série tem uma abordagem mais focada na agente Eve (Sandra Oh), cuja missão é encontrar Villanelle (Jodie Comer), mas as duas acabam tendo uma relação de “cão e gato” intrigante. O drama de espionagem tem um tom único de humor que conquistou tanto o público quanto a crítica, levando a produção a quatro temporadas. No Brasil, Killing Eve está disponível no Globoplay.


 


                Por Ana Clara P.S.M.O.


 


voltar
Fale Conosco Ícone branco transparente WhatsApp