Instituto de Cinema de SP

Lista | 11 Séries de Terror

O terror é composto por diversos subgêneros, mas todos eles têm a mesma premissa em comum: despertar o sentimento de medo em seu espectador. Dito isso, confira abaixo uma lista com 11 séries incríveis que conseguem trazer essa sensação à tona. 


The Twilight Zone (1959)


Com histórias que misturam horror, ficção científica, fantasia e suspense, criada e escrita por Rod Serling, a série possui 5 temporadas e ganhou uma adaptação mais recente que conta com a participação do criador original, além de ser narrada por Jordan Peele.


Dentre outros prêmios, foi vencedora de três Emmys.


American Horror Story (2011)


Criada e produzida por Ryan Murphy e Brad Falchuk, a série que estreou em 2011 hoje conta com 9 temporadas. A obra é antológica, o que significa cada temporada conta com uma história diferente, mas igualmente aterrorizante. Uma curiosidade a respeito da série é que, apesar de tramas diferentes, comumente conta com os mesmos atores.


Vencedora de diversos prêmios, com destaque pelas atuações de Jessica Lange.


Bates Motel (2013)


Bates Motel é baseada no filme Psycho (1960) que, por sua vez, é baseado no romance homônimo de Robert Bloch. A série retrata a vida de Norman Bates e sua mãe Norma antes dos eventos do filme de Hitchcock. Contando hoje já com 5 temporadas, a trama se inicia com a compra de um motel por parte de Norma após a morte do marido, com o intuito de recomeçar a vida ao lado do filho em uma pequena cidade. Os dois mantêm uma complicada e intensa relação que fez de Norman um assassino em série na idade adulta.


Indicado a diversos prêmios desde sua estreia, ganhou o People\'s Choice Award de Melhor Drama na TV a cabo.


Hannibal (2013)


A obra, cujo gênero se aproxima mais do terror e suspense psicológicos e thriller criminal, explora o início da relação entre o psiquiatra Hannibal Lecter e seu paciente e analista comportamental do FBI, Will Graham. A série é baseada em elementos do livro Red Dragon e Hannibal de Thomas Harris, e conta com 3 temporadas.


Penny Dreadful (2014)


Um thriller psicológico que se passa numa Londres vitoriana. Penny Dreadful é uma série de terror e fantasia que explora as origens de icônicos personagens do mesmo gênero na literatura, como Dorian Gray, Dr. Victor Frankenstein, Van Helsing, além de diversas lendas urbanas e seres místicos. O título é uma referência às publicações que, na época, eram vendidas um um centavo, podendo ser traduzido para o português como os “centavos do terror”.


Indicada a mais de 15 prêmios, a série venceu 6, dentre eles o Critics Choice Television Award de Nova Série Mais Emocionante. 


Scream (2015)


Também antológica, a obra é uma adaptação para a televisão da série de filmes de terror de mesmo nome (Pânico, em português).


Disponível na Netflix.


The Terror (2018)


Adaptada do romance de Dan Simmons, baseado em fatos reais, The Terror narra a história da expedição de John Franklin na metade do século 19, com os navios Erubus e Terror para encontrar e mapear uma passagem por cima da América do Norte. Algum tempo depois, uma investigação constatou que todos os 128 tripulantes da expedição morreram e as embarcações desapareceram. A série, portanto, explora o que poderia ter acontecido durante esse período, contando com uma misteriosa criatura que acentua o terror psicológico.


Castle Rock (2018)


Uma mistura dos gêneros suspense, ficção sobrenatural e terror psicológico, Castle Rock possui 2 temporadas disponíveis na Hulu. A série antológica é baseada nas histórias criadas por Stephen King e sua cidade fictícia no Maine, cujo nome inspira o título da obra. Recebeu o prêmio de Melhor Roteiro Original de Filme ou Minissérie no Writers Guild Awards 2019.


Na primeira temporada acompanhamos Henry Deaver ao voltar à sua cidade natal e se envolver com os mistérios e segredos do passado. Já na segunda temporada, a trama gira em torno de Annie Wilkes, que sofre um acidente de carro com sua filha e passa a ter sua sanidade questionada quando começa a abusar de medicamentos durante sua recuperação.


A Maldição da Residência Hill (2018)


Esta série, criada por Mike Flanagan, é uma adaptação da obra “A assombração da Casa da Colina”. Acompanhamos um grupo de irmãos ao retornar à mansão na qual passaram a infância, hoje uma das mais famosas casas mal-assombradas do país, para confrontar as tragédias e os fantasmas de seu passado.


A segunda temporada, “A Maldição da Residência Bly” estreou recentemente na Netflix e já está sendo muito bem recebida pela crítica.


Kingdom (2019)


Kingdom é uma série sul-coreana de terror, mas também muita ação e suspense. É escrita por Kim Eun-hee, dirigida por Kim Seong-hun e baseada no romance gráfico da YLab Comics. A história se passa na época da Dinastia Joseon (1392-1897), onde acompanhamos um príncipe herdeiro, enviado numa missão suicida para investigar uma misteriosa praga que tem assolado o país. A verdade ameaça o reino, quando se descobre um misterioso surto de zumbis. A série mistura elementos históricos com elementos de ação e zumbis


Disponível na Netflix.


Marianne (2019)


Esta série francesa foi criada e dirigida por Samuel Bodin, que também a escreveu ao lado do roteirista Quoc Dang Tran. Sua única temporada até o momento é composta por 8 episódios, nos quais acompanhamos uma escritora de livros de terror que se vê assombrada pela vilã que ela mesma criou, a bruxa Marianne.


Disponível na Netflix.


 


 


Por Ana Clara P.S.M.O.

voltar